Marca_mapa

CNJ 2013

Analista Judiciário - Pedagogia

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, relacionados ao sistema operacional Windows 7.
1
Por meio do Windows 7 é possível disponibilizar para acesso remoto todo o conteúdo do Windows Media Player 12 armazenado em um computador, desde que esse computador esteja conectado à mesma rede local, com ou sem fio.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca do ambiente Microsoft Office 2010, julgue os próximos itens.
2
No Word 2010, por meio do recurso de compartilhamento de documento, diferentes usuários podem editar um mesmo documento, ao mesmo tempo, mantendo a sincronia das alterações efetuadas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, a respeito de Internet e intranet.
3
O SafeSearch é um recurso configurável do Google para impedir que sejam listados, como resultado da pesquisa, links de sítios suspeitos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito da organização de arquivos e pastas, julgue os itens subsequentes.
4
A compactação de arquivos nem sempre apresenta resultados expressivos, embora normalmente resulte em otimização do espaço de armazenamento de arquivos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando a crescente importância da China no cenário global contemporâneo, julgue os itens seguintes.
5
A experiência chinesa de modernização econômica acompanha, em larga medida, situações vividas por muitos outros países no mundo contemporâneo, em que a industrialização provoca a urbanização da sociedade, o que explica o esforço empreendido pelo país para qualificar, via educação, os milhões de jovens trabalhadores egressos do campo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando a crescente importância da China no cenário global contemporâneo, julgue os itens seguintes.
6
Em sua arrancada para promover o desenvolvimento econômico, a China demonstra ter compreendido uma das exigências centrais da atual economia globalizada, qual seja, o domínio do conhecimento como condição essencial para bem situar-se em um cenário econômico altamente competitivo e impulsionado por incessantes inovações tecnológicas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando a crescente importância da China no cenário global contemporâneo, julgue os itens seguintes.
7
A aposta chinesa na universalização educacional denota outro aspecto marcante da transformação econômica vivida por esse país asiático na atualidade: a abertura da economia, incluindo a presença significativa de capitais privados externos, se faz acompanhar da indispensável abertura política, mediante a identificação de seu regime de governo com os padrões ocidentais de democracia.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Tendo o texto acima como referência inicial, e considerando a crescente importância da China no cenário global contemporâneo, julgue os itens seguintes.
8
Com peso cada vez maior no mercado global, a China, por ser detentora de enorme população — que produz e consome — e de todos os recursos naturais de que necessita para sustentar seu desenvolvimento, tem sido constantemente acusada de protecionismo, buscando exportar e praticamente nada importar.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens .
9
O servidor público que, ao constatar falta ética de seu colega de trabalho, deixe de representar contra a referida pessoa não deverá ser apenado, pois a delação no serviço público tem caráter discricionário.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens .
10
Se um servidor for desviado de função por sua chefia imediata, em virtude de necessidade particular do trabalho, ele deverá cumprir suas novas atribuições, pois é seu dever ético.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens .
11
Quando as decisões morais são baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade, a ética pode diferenciar substantivamente as pessoas em relação às suas características particulares, mediante a explicitação clara de regras de conduta.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à ética no serviço público, julgue os itens .
12
No intuito de solucionar o problema de um cidadão, o servidor público pode criar mecanismos para evitar a morosidade da burocracia organizacional, inclusive desconsiderando, caso seja necessário, as regras hierárquicas que possam impedir a fluidez do trabalho.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que concerne ao Plenário do Conselho Nacional da Justiça (CNJ), julgue o item a seguir com base no Regimento Interno desse conselho.
13
O quórum para que o Plenário do CNJ se reúna validamente é de nove conselheiros ou três quintos de seus integrantes.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.
14
A colheita de provas indispensáveis à instrução processual é competência privativa do conselheiro relator, não sendo, portanto, suscetível de delegação.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.
15
Compete ao conselheiro relator determinar o arquivamento liminar do processo em que for deduzida pretensão manifestamente improcedente.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação às disposições regimentais aplicáveis ao conselheiro relator no âmbito do CNJ, julgue os itens subsequentes.
16
O conselheiro relator pode, a qualquer momento, propor conciliação às partes envolvidas em procedimento de controle administrativo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens que se seguem relativos aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF).
17
A República Federativa do Brasil rege-se, nas suas relações internacionais, pelos seguintes princípios: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e concessão de asilo político.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens que se seguem relativos aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF).
18
É fundamento da República Federativa do Brasil a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à CF e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, julgue os itens seguintes.
19
Serão considerados equivalentes às emendas constitucionais os tratados internacionais sobre direitos humanos referendados em ambas as Casas do Congresso Nacional em dois turnos de votação e por um terço dos respectivos membros.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à CF e aos direitos e garantias fundamentais dos cidadãos brasileiros, julgue os itens seguintes.
20
Será concedido habeas corpus àquele que sofrer ou se achar ameaçado de sofrer violência ou coação em sua liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca das competências da União, julgue o item a seguir.
21
Compete privativamente à União legislar sobre transporte, energia, propaganda comercial e registros públicos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, regido pela Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subsecutivos.
22
O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de caráter permanente, é irredutível, salvo nos casos de calamidade pública ou guerra externa.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, regido pela Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subsecutivos.
23
São penalidades disciplinares a advertência, a suspensão e a destituição de cargo em comissão.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, regido pela Lei n.º 8.112/1990, julgue os itens subsecutivos.
24
Em caso de afastamento ou impedimento legal do servidor titular superior a quinze dias consecutivos, o servidor substituto terá direito a retribuição pelo exercício do cargo ou função de direção ou chefia ou de cargo de natureza especial, paga na proporção dos dias de efetiva substituição que excederem o referido período.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue o item abaixo referente ao processo administrativo no âmbito da administração pública federal, regido pela Lei n.º 9.784/1999.
25
É defeso à administração recusar imotivadamente o recebimento de documentos. Nesse caso, o servidor deverá orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
26
De acordo com o autor do texto, a imparcialidade do Estado em relação à discriminação de grupos minoritários é condição essencial para a redução das desigualdades sociais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
27
Sem prejuízo para a coerência e a correção gramatical, os dois primeiros períodos do texto poderiam ser condensados no seguinte período: A discriminação, elemento indissociável do relacionamento entre seres humanos, reveste-se inegavelmente de uma roupagem competitiva, porquanto corresponde a uma tentativa de se reduzirem as perspectivas de uns em benefício de outros.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
28
Sem prejuízo das ideias do texto, as palavras “clivagem” (L.7) e “influxo” (L.13) poderiam ser substituídas, respectivamente, por rivalidade e ataque.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os próximos itens.
29
A expressão “essa dinâmica perversa” (L.13) está empregada em referência à “lógica” (L.8) que se revela no trecho “Quanto mais intensa a discriminação e mais poderosos os mecanismos inerciais que impedem o seu combate, mais ampla é a clivagem entre discriminador e discriminado” (L.5-8).

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
30
Pelos sentidos do texto, infere-se que a expressão “todo excesso” (L.21) é empregada para caracterizar qualquer forma imoderada de agir.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
31
O trecho “apresentar a moderação, ou bom senso, como a virtude suprema” (L.2-3) poderia ser corretamente reescrito, sem prejuízo do sentido do texto, da seguinte forma: apresentar a moderação, ou seja, o bom senso, como a virtude suprema; assim como o segmento “dever de respeitar a promessa feita, ou de cumprir o contratado” (L.14-15) poderia ser corretamente reescrito da seguinte maneira: dever de respeitar a promessa feita, isto é, de cumprir o contratado.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
32
O termo “devido” (L.15) está empregado, no texto, com o sentido de merecido, justo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
33
A mesma regra de acentuação gráfica, justifica o emprego de acento gráfico nas palavras “construída” e “possíveis”.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
34
As orações “que manipula o instrumental legal” (L.3) e “que estrutura discursos de dominação” (L.3-4) têm sentido restritivo, isto é, especificam os termos a que se referem — “poder social” (L.2) e “poder-saber” (L.3), respectivamente.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
35
Infere-se da leitura do texto que o contraditório e a ampla defesa protegem o cidadão de forma simples e prática.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Mostrar texto
Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
36
Segundo o autor do texto, para que haja justiça, é necessário o controle sistemático dos processos judiciais pelos agentes públicos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia



Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República,.
37
o nome do órgão em que trabalha a pessoa que subscreve o documento deve ser retirado do espaço destinado à identificação do signatário, permanecendo, nesse espaço, apenas o nome e o cargo de quem assina o expediente.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia



Para que o ofício hipotético acima esteja de acordo com os padrões estabelecidos no Manual de Redação da Presidência da República,.
38
a identificação do tipo e do número do expediente deve ser alterada para: Ofício n.º 265/2013/GC-EAS.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Nos itens seguintes, são apresentadas propostas de trechos de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.
39
Dadas a funcionalidade, a relevância e as características gerais do software de registro de ocorrências via Web, manifestamos o interesse desta instituição em implementá-lo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Nos itens seguintes, são apresentadas propostas de trechos de correspondências oficiais. Julgue-os quanto à correção gramatical e à adequação às normas de redação oficial.
40
No que pertine aos problemas tratados na reunião hora em comento, informamos que as providências necessárias já foram tomadas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.
41
Empreender, para o governo, significa mobilizar competências individuais e organizacionais para provocar inovações e mudanças tecnológicas nos sistemas informatizados nos modelos de gestão exceto nas políticas públicas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.
42
A busca pela eficiência, eficácia e efetividade é um exemplo de como as gestões pública e privada convergem em termos de filosofia de gestão e prestação de serviços na atualidade.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.
43
Um dos exemplos de motivadores das transformações dos modelos organizacionais e de gestão pública foi a crise da eficiência do Estado brasileiro, nas décadas de 70, 80 e 90 do século XX.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.
44
Os princípios da organização racional do trabalho foram decisivos para a incorporação dos aspectos humanos e sociais nos formatos organizacionais da administração pública moderna.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca dos aspectos estruturais e organizacionais da administração pública, julgue os itens a seguir.
45
A mudança cultural nas organizações públicas é um processo contínuo e paulatino, pois há aspectos objetivos e subjetivos da cultura que sofrem transformações e demandam tempo para sedimentação nas mentes das pessoas e nas práticas sociais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
46
Mapeamento, redesenho e registro de processos organizacionais mais inteligentes e modernos têm sido a base para a implantação de novas tecnologias de informação e comunicação nas organizações públicas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
47
O estabelecimento de metas organizacionais nas diversas organizações do Estado brasileiro tem feito que novas formas de remuneração de servidores públicos surjam como alternativas gerenciais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
48
A mensuração da qualidade do serviço público deve incorporar a noção de mudança e melhoria na condição da sociedade para que se configure a prestação do serviço de fato.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
49
Serviços públicos devem ser gerenciados e ofertados conforme o princípio da coprodução, segundo o qual os cidadãos se envolvem e participam da construção de excelência e qualidade desses serviços.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Em relação a gestão de organizações e de serviços públicos, julgue os itens subsequentes.
50
O nível estratégico da gestão de projetos revela o modo como a maturidade organizacional é monitorada pelos dirigentes.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
51
As ideias de Piaget vão ao encontro da sistemática adotada pela escola tradicional, que incentiva precipuamente a formação de inteligências inventivas e críticas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
52
A criança, consoante a teoria de Montessori, é educadora de sua própria personalidade, sendo o educador formal um participante secundário da autoformação infantil.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
53
A concepção de que o homem é um ser modelado por estímulos tanto do ambiente externo como do interno foi defendida por Skinner.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
54
De acordo com Durkheim, o objetivo da educação é desenvolver aptidões que proporcionem a criação de novas estruturas sociais pelas crianças.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

» Esta questão foi anulada pela banca.
Com relação à teoria educacional desenvolvida no âmbito da filosofia, da história e da sociologia, julgue os itens a seguir.
55
Segundo Gramsci, a escola deveria dividir-se em clássica e profissional; a primeira destinada aos intelectuais e a segunda, às classes instrumentais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

De acordo com Paulo Freire,.
56
o processo educativo deve preparar o sujeito para que ele seja um partícipe social.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

De acordo com Paulo Freire,.
57
o docente deve ser investigador da realidade social de seus educandos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

De acordo com Paulo Freire,.
58
a leitura de textos deve dissociar-se da leitura do mundo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
59
A realização de pesquisa participante proporciona a produção de conhecimento por pesquisador e pesquisados.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
60
A pesquisa participante deve ser realizada de modo que a relação entre pesquisador e pesquisado ocorra de forma neutra.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da pesquisa participante, julgue os itens que se seguem.
61
A pesquisa participante destina-se ao levantamento de problemas e de possibilidades de resolução, sendo muito realizada com classes populares.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
62
A ação supervisora é uma atividade de natureza psicossocial, com foco exclusivo ou específico nas relações intrapessoais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
63
O supervisor desenvolve atividades exclusivamente destinadas à monitoração da escola.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, relativos à atuação do supervisor no contexto educacional atual.
64
O supervisor pode ajudar a construir o conhecimento pedagógico, contribuindo para a compreensão dos fenômenos educativos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
65
Consoante a perspectiva multiculturalista de currículo, a igualdade só será obtida por meio do acesso ao currículo hegemônico.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
66
Segundo Althusser, a escola é um aparelho do Estado que atua ideologicamente mediante a imposição de um currículo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
67
O modelo de currículo proposto por Bobbitt integra a teoria pós-crítica de currículo, cujo foco é a economia.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
68
De acordo com Pierre Bourdieu e Passeron, o currículo escolar fundamenta-se na cultura dominante, tornando a educação um processo de dominação cultural.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às teorias relativas a currículo, julgue os próximos itens.
69
O currículo, como uma narrativa étnica e racial, restringe a discussão sobre raça, tornando-a apenas um tema transversal.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
70
A construção do projeto político-pedagógico compreende a análise dos elementos que constituem o trabalho pedagógico de dada realidade.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
71
Os princípios norteadores do projeto político-pedagógico incluem a qualidade e a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

A respeito de projeto político-pedagógico, julgue os itens subsecutivos.
72
O processo de formação continuada dos docentes é um tema que deve constar do projeto político-pedagógico.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens a seguir.
73
A autorização e o reconhecimento de cursos superiores podem ser feitos a qualquer tempo, garantindo-se, assim, o credenciamento das instituições de ensino superior pelo Estado.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens a seguir.
74
A gestão democrática é um princípio que se aplica tanto à rede pública de ensino como à rede privada.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens a seguir.
75
A educação básica pode ser organizada em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, julgue os itens a seguir.
76
O calendário escolar deve adequar-se às peculiaridades de cada sistema de ensino, podendo a carga horária prevista para o ano letivo ser reduzida.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, referentes à competência.
77
A formação de esquemas de mobilização de conhecimentos, que são empregados nas práticas sociais, é propiciada pelo desenvolvimento de competências.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Julgue os itens seguintes, referentes à competência.
78
Cabe ao educador participar da administração da escola e manter-se em contínuo processo de formação.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
79
A convivência harmoniosa entre os membros de uma comunidade escolar constitui um princípio do planejamento participativo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
80
O planejamento participativo é feito com base nas necessidades dos docentes, considerando-se as necessidades dos alunos apenas se os pais e responsáveis solicitarem explicitamente a inclusão destas no plano.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca do planejamento participativo, julgue os itens subsequentes.
81
O planejamento participativo compreende o diagnóstico da realidade dos alunos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
82
De acordo com a pedagogia construtivista, os conhecimentos adquiridos pelos alunos devem ser repetidos nas provas e testes, respeitando-se as formas de interação dos alunos com o conhecimento.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
83
Ao elaborar uma avaliação, o professor deve priorizar questões com nível de dificuldade mais elevado em relação ao nível de dificuldade dos conteúdos ensinados em sala de aula.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
84
Recomenda-se que as questões sejam organizadas por blocos de conteúdos nas avaliações, a fim de que os educandos possam sistematizar os conhecimentos ensinados e aprendidos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação à avaliação, julgue os itens que se seguem.
85
A avaliação, procedimento mediante o qual se diagnostica o nível de desenvolvimento das habilidades e das competências dos educandos, gera subsídios para a tomada de decisão dos professores e contribui para a construção de conhecimentos pelos alunos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
86
De acordo com a abordagem atual, o planejamento de ensino integra o projeto pedagógico curricular.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
87
O plano de unidade é desenvolvido com base em um tema central ou assunto significativo para o aluno e caracteriza-se pelas relações que objetivos e meios empregados mantêm com o foco do tema central da unidade.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
88
O planejamento é próprio de diferentes atividades humanas, no caso da profissão docente esta tarefa aparece como uma imposição legal.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
89
A preparação do plano de aula, um detalhamento do planejamento de ensino, deve considerar a aula como um período de tempo fixo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
90
A preparação, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento são fases do planejamento de ensino.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que diz respeito aos elementos constitutivos do planejamento de ensino, julgue os itens a seguir.
91
Na fase de aperfeiçoamento, há ênfase na ação do aluno e do professor, pois o trabalho gradativamente desencadeado desenvolve e aprimora os níveis de desempenho.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
92
Com a globalização, nos países em desenvolvimento, onde se forma grande número de profissionais no ensino superior, um fator de preocupação é a “fuga de cérebros”.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
93
A visão de que a ciência, o conhecimento e a técnica estão assumindo o papel de força produtiva em lugar dos trabalhadores, visto que seu uso crescente faria crescer a produção e diminuiria significativamente o trabalho humano, caracteriza-se como um tipo de determinismo científico-tecnológico.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
94
A terceira revolução científica e tecnológica, iniciada na Inglaterra, foi caracterizada pela industrialização aplicada à produção de mercadorias, advinda da evolução do conhecimento e da tecnologia.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
95
Com a divisão do trabalho, o desenvolvimento científico possibilita que as partes especializadas contribuam para a construção de um todo organizado, gerando economia de recursos humanos e materiais, sem a fragmentação do saber.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca da interdisciplinaridade e globalização do conhecimento, julgue os itens que seguem.
96
No atual período da globalização, a escola não é mais o único meio ou o meio mais eficiente e ágil de socialização de conhecimento técnico e científico.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
97
De acordo com a tendência pedagógica não diretiva, a relação entre o professor e o aluno deve ser orientada para a igualdade, o que, para essa tendência, constitui uma das medidas para solucionar o autoritarismo pedagógico.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
98
Quando, por meio de lei, se impõe às autoridades responsáveis a necessidade de haver uma relação adequada entre o número de alunos e o de professores nos estabelecimentos de ensino, demonstra-se a importância da relação entre o professor e o aluno no processo de ensino e aprendizagem.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
99
Os procedimentos de ensino são definidos como o conjunto de atividades unificadas e selecionadas como meios de auxílio para o alcance dos objetivos pretendidos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

» Esta questão foi anulada pela banca.
No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
100
A pedagogia liberal tradicional é caracterizada pelo processo de ensino e aprendizagem com ênfase na comunicação de verdades científicas pelo professor e no papel do aluno como receptor dessas mensagens.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que concerne ao processo de ensino e aprendizagem e à relação entre o professor e o aluno, julgue os itens seguintes.
101
Durante o processo de ensino e aprendizagem, o emprego de procedimentos de ensino especiais envolve a apresentação de estímulos e feedback.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
102
Os currículos do ensino fundamental e médio têm uma base nacional comum, que impõe limitações aos diferentes sistemas de ensino no que se refere à inserção de elementos locais, como cultura, economia e clientela.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
103
Segundo Ausubel, o vínculo entre o novo material de aprendizagem e os conhecimentos prévios do aluno é mais importante para uma aprendizagem significativa do que a significância interna dos conteúdos.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
104
De acordo com os essencialistas, os objetivos curriculares devem ser formulados com base em estudos psicológicos da criança, a fim de que se descubram seus interesses e necessidades.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
105
De acordo com a psicologia genética, há correspondência entre formas de organização mental em diferentes etapas do desenvolvimento cognitivo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Com relação ao currículo e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue os itens a seguir.
106
Segundo Vygotsky, zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o que o aluno é capaz de aprender e de fazer sozinho e o que ele é capaz de aprender e fazer ao observar outras pessoas ou ao seguir orientações, o que delimita a margem de incidência da ação educativa.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
107
A teleconferência, modalidade de EAD na qual um professor transmite sua aula para muitas salas, em diferentes localidades, tem como limitação o pouco emprego do texto impresso como material de apoio.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
108
Uma alternativa bastante eficaz para o atendimento de alunos jovens, em fase de formação, como os dos cursos de graduação, é o curso bimodal.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
109
O processo de avaliação é único, entretanto, é possível distinguir entre avaliação formal e avaliação informal; esta refere-se aos juízos gerais sobre o aluno e é assistemática.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
110
Segundo Illich e McLuhan, o desenvolvimento de novas tecnologias da comunicação e informação provocaria o fim da escola nos moldes tradicionais. No entanto, tal fato não ocorreu devido à facilidade dos educadores em incorporar as novas tecnologias ao processo de ensino e aprendizagem.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

No que se refere às novas tecnologias aplicadas à educação, às plataformas de aprendizagem virtuais e à avaliação educacional, julgue os próximos itens.
111
O emprego de novas tecnologias para a educação a distância (EAD) só foi efetivamente regulamentado com a edição da Lei n.º 9.394/1996, que determina ao poder público o incentivo ao desenvolvimento e à veiculação de programas de EAD, em todos os níveis e modalidades de ensino.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.
112
No mundo do trabalho, frequentemente não se percebe a origem cultural dos valores éticos, do senso e da consciência moral que impõe um tipo de conduta ao profissional, podendo falar-se mesmo em uma atuação ideológica no que se refere à naturalização dos valores.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.
113
A comissão de ética dos órgãos e entidades da administração pública tem por finalidade orientar e aconselhar sobre ética profissional e, nos casos necessários, aplicar a pena de censura.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.
114
Um dos dilemas dos servidores na escala inferior de uma organização é o fato de terem de compensar, muitas vezes sem dispor de todos os meios necessários, os efeitos e a carência da lógica de mercado.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Acerca de ética e trabalho, julgue os itens subsequentes.
115
A Constituição Federal de 1988 fixou os princípios da administração pública e impôs, explicitamente, a todos os servidores públicos um conjunto de normas morais que inclui o comportamento ético inclusive fora do cargo.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.
116
O Programa Integrar, ferramenta de atuação na coordenação e promoção da educação corporativa dos servidores do Poder Judiciário, permite a atuação conjunta de equipes multidisciplinares formadas por magistrados e servidores devidamente qualificados para o atendimento dos objetivos do programa.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.
117
As competências atribuídas ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário são taxativas.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.
118
A coordenação das atividades desenvolvidas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário é de competência do Plenário do CNJ.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.
119
Compete ao CNJ, que atua por meio do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário, em conjunto com os Tribunais de Justiça, a promoção e a coordenação da educação corporativa dos servidores do Poder Judiciário, assim como a otimização dos serviços judiciais.

CNJ 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Pedagogia

Consoante à Resolução n.º 111/2010 do CNJ, julgue os seguintes itens.
120
Compete ao Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário avaliar os resultados de projetos e ações de capacitação e qualificação de servidores do Poder Judiciário, sem prejuízo da atuação do CNJ, na condição de órgão de controle administrativo do Poder Judiciário.


Provas de Concursos » Cespe 2013
 
contato@mapadaprova.com.br
MAPA DA PROVA 2013. Todos os direitos reservados.

CNPJ 16.506.903/0001-89. PROCON: 151.