Marca_mapa

INPI 2013

Gestão de Pessoas - Pedagogia

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
A partir das ideias veiculadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
1
Depreende-se do texto que são direitos autorais os que a pessoa criadora de obra intelectual tem de gozar dos benefícios morais e econômicos resultantes da produção de suas criações.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
A partir das ideias veiculadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
2
No texto se afirma que o direito outorgado aos autores é personalíssimo, vitalício e perpétuo, mas se ressalta a exceção legal de ser concedido por prazo certo e determinado.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
A partir das ideias veiculadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
3
Infere-se do texto que o inciso XXIX da Constituição Federal trata da propriedade industrial, que abrange o direito sobre as criações industriais, cuja proteção é conferida em nome do interesse social e do desenvolvimento tecnológico e econômico do Brasil.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
A partir das ideias veiculadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
4
De acordo com o texto, o Estado oferece dois tipos diferentes de proteção da propriedade intelectual.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
A partir das ideias veiculadas no texto acima, julgue os itens a seguir.
5
Deduz-se do texto haver, para se assegurar o direito expresso nos citados incisos da Constituição Federal, necessidade da criação de leis específicas para regular a proteção às criações intelectuais.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
6
A palavra “proteção”, nas linhas 3 e 9, poderia ser corretamente substituída por tutela, sem prejuízo aos sentidos do texto.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
7
Mantendo-se a correção gramatical e os sentidos originais do texto, o trecho “No inciso XXIX (...) utilização” (ℓ.6-9) poderia ser reescrito da seguinte forma: O inciso XXIX determina que é garantido aos autores a autorização temporária para utilizarem as criações industriais.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
8
O trecho “aos autores (...) fixar” (ℓ.4-6) poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: pelo tempo que a lei permitir pertence, aos autores, o direito exclusivo de utilização, de publicação ou de reprodução de suas obras, o qual é transmissível a seus herdeiros.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
9
Mantendo-se a correção gramatical e o nível de formalidade do texto, seu primeiro período poderia ser reescrito da seguinte maneira: No artigo 5.º tratando dos direitos e deveres dos indivíduos e da sociedade, a Constituição Federal instituiu o direito a proteção da propriedade intelectual.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
10
A grafia correta da forma verbal derivada do nome “individuais” (ℓ.2) é individualizar.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
11
A substituição de “aos autores” (ℓ.4) por a eles manteria a correção gramatical e os sentidos do trecho em que se insere.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
12
As palavras “transmissível” e “tecnológico” são acentuadas em decorrência de mesma regra gramatical.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
13
A forma verbal correta derivada do vocábulo “privilégio” (ℓ.8) é previlegiar.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
14
Atendendo-se à norma gramatical, o trecho “proteção às criações industriais (...) e a outros signos distintivos” (ℓ.9-11) poderia ser reescrito do seguinte modo: proteção a criações industriais, propriedade das marcas, nomes de empresas e outros signos distintivos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Com base no texto, julgue os itens .
15
A substituição da expressão “bem como” (ℓ.9) pelo elemento e, com a retirada da vírgula que a antecede manteriam a correção gramatical do trecho.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e interpretação do texto, julgue os seguintes itens.
16
Segundo o texto, a tutela estatal à criação intelectual decorre não só da necessidade de reconhecimento do prestígio dos inventores e autores, mas também do fato de a criação servir para resolver um problema técnico.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e interpretação do texto, julgue os seguintes itens.
17
O primeiro período do texto poderia ser corretamente reescrito da seguinte forma: Dotado o ser humano de inteligência e sabedoria, é capaz de criar.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e interpretação do texto, julgue os seguintes itens.
18
Infere-se do texto que toda criação humana deve ser tratada como propriedade intelectual, devendo, portanto, ser legalmente protegida e regulada pelo Estado.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e interpretação do texto, julgue os seguintes itens.
19
Do texto se infere que patentes, marcas, desenhos industriais, indicações geográficas e até plantas completas produzidas mediante técnicas de cultivo podem ser consideradas criações intelectuais passíveis de proteção legal.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
Considerando os aspectos relacionados à análise, compreensão e interpretação do texto, julgue os seguintes itens.
20
De acordo com o texto, as criações intelectuais se confundem com a propriedade industrial.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
21
Protection granted by industrial property rights is exclusive to those products in which the aspects of intellectual creation are explicit.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
22
“Intellectual property” is an umbrella term which defines a group of laws, including those concerning industrial property.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
23
The term “property” can be replaced by the word propriety, without distorting the general meaning of the text.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
24
Copyright and Industrial Property are normally considered as the two constituents of Intellectual Property.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
25
The international organization WIPO is responsible for enacting legislation intended to regulate intellectual property in every country.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the text above, judge the following items.
26
Intellectual property laws concern themselves with the property of the copies of artistic or industrial products.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
27
The basis of a system for protecting intellectual inventions was already stated in the U.S. Constitution.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
28
Innovation was one of the criteria required by the committee responsible for examining the applications for patents.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
29
In the American patent system, the idea of protection of individual rights goes against the idea of collective welfare.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
30
Some economists establish a cause and effect relation between patent laws and the constitution of monopolies.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
31
The American judiciary argues that the difference between patentees and monopolists lies in the innovative skills that the former display.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
32
Although they play an important role in the economic development of countries, patents and copyrights are still questioned as effective instruments for dealing with intellectual inventions.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
33
The British patent system is the oldest one in the world, but it only took the form that we are familiar with today, i.e. protection for inventors, after the seventeenth century.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
34
Before regulation, British monarchs would use the patent system unfairly, thus favoring some people over others, which led to the increase in the prices of goods.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
35
The word “patentees” (ℓ.12) can be understood as patent holders.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
36
The new class of administrators that emerged from the patent fees system would not agree with the high costs of the patent procedure.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
37
In mid-nineteenth century, the British patent system was adjusted in order to be able to face business competition with the expanding American market.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
38
Up to the end of the nineteenth century, not all patents requested would be granted; they had to be approved by the Crown.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

» Esta questão foi anulada pela banca.
Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
39
The Crown had the power to refuse the issuing of patents that would violate the laws or raise the prices of goods unjustifiably.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Mostrar texto
According to the information provided by text, judge the items below.
40
It is believed that the outstanding performance of the US industry is due to the efficiency of this country’s patent system.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
41
No Brasil, a patente está vinculada aos denominados direitos de propriedade industrial, cujas normas estão contidas em instrumento aprovado pelo Congresso Nacional: a Lei da Propriedade Industrial.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
42
Pelas normas legais vigentes no Brasil, invenção, utilidade e desenho industrial são três modalidades de registro de patente.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
43
A modalidade de patente identificada como Modelo de Utilidade aplica-se a objeto de uso prático, no todo ou em parte, passível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, cujo resultado seja a melhoria funcional no seu uso ou em sua fabricação.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
44
Em sua concepção clássica, patente é uma concessão pública. Ao fazê-la, o poder público assegura ao titular da patente o direito de explorar comercialmente sua criação.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
45
Na economia globalizada dos dias atuais, compete à Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de duas de suas agências especializadas — Organização Mundial do Comércio e Banco Internacional de Reconstrução e de Desenvolvimento —, a tarefa de coordenar a concessão de cartas-patentes pelos Estados que a integram.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
46
Em determinados setores da atividade econômica, tão importante quanto a marca ou a tecnologia é o design apresentado pelo produto, o que explica a imperiosa necessidade de se proceder ao registro de desenho industrial, atitude fundamental para se evitar a cópia.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
47
Seguindo tendência universal, na concessão de registro de desenho industrial, a legislação brasileira veda a entrada de pedido de nulidade do processo por parte de terceiros.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
48
Para desburocratizar os trâmites e eliminar etapas desnecessárias à conclusão do processo, a concessão de patente de invenção e de modelo de utilidade pelo INPI tem prazo de validade indeterminado.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
49
O sistema produtivo contemporâneo depende essencialmente da inovação tecnológica. No Brasil, um setor do INPI, o Centro de Disseminação da Informação Tecnológica (CEDIN), busca oferecer a empresas, inventores e instituições de investigação científica o acesso a fontes de informação, o que possibilita ampliar pesquisas, acompanhar tendências tecnológicas e monitorar o que está sendo desenvolvido e por quem.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A civilização contemporânea é marcada, entre outros aspectos, pelo acentuado desenvolvimento científico-tecnológico, que acabou por se constituir no sustentáculo de um sistema produtivo cada vez mais tecnicamente sofisticado e espacialmente globalizado. As três décadas que separam a segunda metade dos anos 40 do século passado e a crise do petróleo, em 1973, assinalaram a Era de Ouro do século, momento em que a expansão do conhecimento em escala, até então desconhecida, acelerou, de modo exponencial, a capacidade de produzir, ampliando sobremaneira o volume do comércio mundial, tal como se vê na atualidade. Esse cenário explicitou a importância da defesa da titularidade de inventos e de criações inovadoras, processo que remete a patentes, marcas e a variadas formas de propriedade. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.
50
A documentação de patente é considerada, no presente estágio de desenvolvimento do sistema produtivo mundial, uma fonte subsidiária de pesquisa. Segundo a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), essa fonte, conquanto raramente utilizada por empresas norte- americanas, europeias e japonesas, é utilizada em larga escala pelos países emergentes ou em vias de desenvolvimento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
51
De acordo com a economia política clássica, é preciso fornecer mínimas instruções aos trabalhadores, mas que isso não seja ultrapassado, para não contradizer a ordem social.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
52
A escola está relacionada ao processo de desenvolvimento do capitalismo, como agência educativa ligada às necessidades do progresso e às necessidades de hábitos civilizados, que corresponde à vida nas cidades.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
53
A criação das áreas de evento de treinamento e desenvolvimento (T&D), bem como a criação das universidades corporativas foram iniciativas do Estado, após as empresas perceberem que a educação compõe um dos pilares do diferencial competitivo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
54
No século passado, o surgimento de um novo ambiente empresarial, caracterizado por intensas e frequentes mudanças, pela necessidade de respostas cada vez mais ágeis e para garantir a sobrevivência da organização, gera um impacto significativo do perfil dos gestores e dos colaboradores que as empresas esperam formar nesses novos tempos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca da educação e da esfera do trabalho, julgue os itens a seguir.
55
A situação da escola como não trabalho tendeu a se alterar a partir da década de 60 com o surgimento da Teoria do Capital Humano. A educação deixou de ter, então, caráter meramente ornamental.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
56
As organizações, na atualidade, encaram a complexidade e a incerteza. Para enfrentar as mudanças, é preciso investir na qualificação e potencializar o poder da gestão, atribuindo-lhe funções mais complexas.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
57
O papel do especialista em T&D tem mudado. Em vez de apenas oferecer cursos e workshops, ele está agora no centro do processo de aprendizagem e inovação da empresa para ajudar a organização e as pessoas a crescerem e a alcançarem o sucesso, em alinhamento com a estratégia organizacional.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
58
As habilidades aprender a aprender; comunicação e colaboração; raciocínio criativo e solução de problemas; conhecimento tecnológico; conhecimento global dos negócios; e liderança e autogerenciamento da carreira são requeridas ao profissional desde o advento do Taylorismo/Fordismo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
59
A gestão do conhecimento requer, necessariamente, interdisciplinaridade, e visão integrada e holística.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
60
A gestão por competência requer uma estrutura organizacional totalmente diferente da estrutura convencional e tradicional. E, por essa razão, requer também um contexto organizacional e cultural diferente, que envolve cargos e departamentos isolados, estáveis e definitivos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito das formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, julgue os itens que se seguem.
61
Na moderna gestão de pessoas, tem-se verificado forte tendência para o deslocamento do foco nos cargos para o foco nas competências das pessoas. Isso significa que todo o processo de recrutar, selecionar, aplicar, avaliar, treinar, desenvolver, remunerar e incentivar as pessoas deixa de considerar os requisitos dos cargos ocupados, deslocando-se para as habilidades e as competências relevantes que as pessoas possuem e oferecem para a organização.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.
62
A prática educativa pressupõe a superação dos elementos formais do programa de aprendizagem, não os excluindo, mas evoluindo da simples organização formal para uma organização educativa, na qual o objetivo, o conteúdo, a metodologia e a avaliação são percebidos de forma interligada, sofrendo modificação, seleção e adaptação, de modo a interferir na organização intelectual do sujeito.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.
63
Nos dias atuais, mudança e gestão do conhecimento são palavras de ordem dentro das organizações. Nesse contexto, o papel do pedagogo é fundamental, pois todo processo de mudança exige uma ação educacional. Além disso, gerir o conhecimento é uma tarefa de modificação de valores organizacionais.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.
64
O papel do educador corporativo está diretamente ligado à principal força da organização, que consiste no treinamento por áreas de atuação em cada departamento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Com relação às dimensões pedagógicas dos processos de organização e gestão do trabalho, julgue os próximos itens.
65
São atribuições de todos os membros da organização a liderança, o planejamento educacional, a comunicação, a organização, a avaliação e motivação para a aprendizagem.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de projetos.
66
Estudo de mercado, escolha de tecnologia, definição de custos, análise das condições legais de realização, análise de risco, consideração do processo de recrutamento e formação são elementos que devem ser considerados na fase de execução de um projeto na empresa.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de projetos.
67
A forma de estimativas de custos, bem como a de controle e a de ligação ao fator tempo são pontos excludentes na gestão de projetos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de projetos.
68
O principal objetivo a ser atingido na gestão do projeto é um produto final com o melhor desempenho possível, sob uma perspectiva dinâmica e flexível, realizando as alterações necessárias durante o avanço do projeto.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão de projetos.
69
A gestão do projeto forma um ciclo dinâmico, que se inicia no planejamento, com fixação de objetivos, estabelecimento de recursos e definição de estratégias, passando à execução, com alocação de recurso, gestão da execução e coordenação de esforços, e, finalmente, chegando ao controle, com avaliação de resultados, elaboração de relatórios e resolução de problemas com eventual tomada de medidas.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
70
Selecionar e admitir pessoal são tarefas que não cabem ao gestor de projeto.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
71
A estratégia mais viável ao gestor de projeto é a manutenção da equipe do início ao fim dos trabalhos, dado que a flexibilidade compromete os resultados.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
72
Ser específico, comunicar-se com clareza e ser oportuno são atitudes requeridas ao gestor de projetos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
73
Autoritário, democrático e laissez-faire são estilos de liderança.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação à formação de equipes na organização, julgue os itens seguintes.
74
Em relação aos estilos de liderança, o modelo das cinco posições de Heller apresenta as alterações de exercício do poder que formam um continuum, na seguinte sequência: a influência das decisões pessoais do líder sem consulta ou informação prévia; as decisões pessoais do líder com explicação posterior; as decisões com consulta prévia; as decisões compartilhadas; e a delegação de decisões aos subordinados.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
75
Segundo Paulo Freire, a transformação do meio só acontece com uma educação libertadora em que o homem opere a realidade. Nesse sentido, a organização deve facilitar o processo de expressão e reflexão para que as pessoas se sintam importantes para o processo de aprendizagem.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
76
A educação profissional compreende três etapas interdependentes, mas perfeitamente distintas: formação profissional, desenvolvimento profissional e treinamento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
77
A etapa da educação profissional que visa adaptar a pessoa para a execução de tarefa específica, em determinada organização, com objetivos imediatos, denomina-se formação profissional.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
78
Julgamento é o fator que representa o desempenho do profissional e geralmente está ligado ao conceito de talento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Julgue os itens a seguir, a respeito da prática educativa no desenvolvimento de pessoas.
79
O planejamento dos conteúdos de aprendizagem é o elemento mais importante para o educador corporativo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
80
Comportamentalismo e cognitivismo são teorias que auxiliam a compreender o processo de aprendizagem do indivíduo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
81
No comportamentalismo, ou behaviorismo, os processos mentais são invisíveis e não podem ser estudados cientificamente. Contudo, esses processos podem ser observados externamente, por meio do comportamento exterior das pessoas.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
82
Na corrente cognitivista, os experimentos com cães e ratos em laboratórios influenciaram inicialmente o modelo de condicionamento clássico (com Pavlov, Thorndike, Watson e Guthrie) e, posteriormente, o modelo de condicionamento operante (com Skinner).

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
83
O cognitivismo assegura que a mente humana é altamente complexa e que seus processos mentais podem ser identificados e estudados.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
84
Na perspectiva do Pós-modernismo, que se propõe a explicar os esforços individuais para explanar o mundo real, a realidade somente emerge a partir da interpretação individual.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Acerca das teorias de aprendizagem, julgue os itens subsequentes.
85
O construtivismo é uma variante do cognitivismo e está centrado no princípio de que cada indivíduo constrói sua própria compreensão do mundo em que vive, sendo ela o reflexo de suas experiências pessoais.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi é baseada na dinâmica dos elementos que compõem as dimensões epistemológica e ontológica desse modelo. Com base nas proposições desses autores a respeito da criação do conhecimento organizacional, julgue os itens.
86
A criação do conhecimento organizacional é um processo em espiral que se inicia no nível individual e estende-se a partir das comunidades expandidas de interação, atravessando os limites dos diferentes níveis de uma estrutura organizacional.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi é baseada na dinâmica dos elementos que compõem as dimensões epistemológica e ontológica desse modelo. Com base nas proposições desses autores a respeito da criação do conhecimento organizacional, julgue os itens.
87
Os referidos autores postulam modos de conversão do conhecimento mediante os processos de socialização, externalização, combinação e internalização, tendo como pressuposto de que o conhecimento organizacional é criado por meio da interação entre conhecimento tácito e conhecimento explícito.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi é baseada na dinâmica dos elementos que compõem as dimensões epistemológica e ontológica desse modelo. Com base nas proposições desses autores a respeito da criação do conhecimento organizacional, julgue os itens.
88
O processo de conversão do conhecimento explícito em conhecimento tácito ocorre pela transmissão de conhecimento na forma de modelos mentais ou conhecimento técnico transmitido de indivíduo para indivíduo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A teoria da criação do conhecimento organizacional de Nonaka e Takeuchi é baseada na dinâmica dos elementos que compõem as dimensões epistemológica e ontológica desse modelo. Com base nas proposições desses autores a respeito da criação do conhecimento organizacional, julgue os itens.
89
No nível organizacional, o investimento na autonomia dos funcionários é uma condição necessária para promover a espiral de conhecimento. Nesse sentido, deve-se conceder liberdade para criar, para acumular e para utilizar conhecimento individual, independentemente do contexto da organização.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
90
A inteligência competitiva, a aprendizagem organizacional e as comunidades de prática constituem abordagens e ferramentas gerenciais da gestão do conhecimento organizacional.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
91
A gestão do conhecimento originou-se da gestão de recursos informacionais, caracterizada por apresentar inovação organizacional advinda da transição da era industrial para a era da informação.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
92
O pensamento sistêmico aplicado ao contexto organizacional refere-se à modificação das habilidades de diálogo e pensamento coletivo, a fim de desenvolver inteligências e habilidades em equipes.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
93
A capacidade adaptativa, por meio da aprendizagem organizacional, é uma característica comumente atribuída à organização inteligente. Nesse contexto, considera-se a aprendizagem como o principal componente para um comportamento organizacional inteligente em ambiente altamente dinâmico e mutável.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
94
A organização inteligente é uma organização de aprendizagem voltada para a criação, para a aquisição e para a transferência de conhecimento, sendo capaz de promover mudanças no comportamento organizacional, a partir de novos conhecimentos, ideias e estímulos percebidos no ambiente.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
95
A inteligência organizacional é composta por um ciclo contínuo de atividades que inclui o sensoriamento do ambiente, o desenvolvimento de percepções e a criação de significados.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito da construção e gestão do conhecimento e da inteligência organizacional, julgue os próximos itens.
96
Um objetivo da gestão do conhecimento organizacional é a criação de condições para que a organização possa utilizar a informação e o conhecimento adequados, reconhecendo, assim, processos de gestão da informação como processos de gestão do conhecimento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
97
A andragogia e a pedagogia transformadora são modelos pedagógicos antagônicos, inexistindo, entre eles, elementos que evidenciem semelhanças nos pressupostos que os fundamentam.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
98
Uma das premissas da andragogia é que os adultos apresentam numerosas experiências de vida, segundo as quais constroem a base de seu aprendizado. Essas experiências devem, portanto, ser incluídas no processo educativo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
99
Entre os elementos essenciais que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo, em substituição à ênfase no conteúdo.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos.
100
presume que grande parte da responsabilidade pelo aprendizado advém do aprendente, o qual deve ser estimulado a ter autonomia no processo de planejamento e na condução de sua aprendizagem.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos.
101
atribui ao professor o papel de facilitador da aprendizagem, pressupondo que a relação entre professor e aluno é horizontal, e orienta-se a partir do diálogo, do respeito, da colaboração e da confiança.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos.
102
considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos.
103
recomenda a aplicação de níveis crescentes de diretividade e ensino transmitido pelo facilitador, especialmente em situações em que os aprendentes têm pouca vivência de processos autodirigidos de aprendizagem.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação às proposições de Chiavenato (1999) a respeito do planejamento estratégico da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
104
A contribuição da gestão de pessoas, para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais, dá-se a partir de cuidadoso planejamento estratégico das necessidades de pessoas e dos talentos humanos para a realização de ação organizacional futura.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação às proposições de Chiavenato (1999) a respeito do planejamento estratégico da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
105
O modelo de planejamento integrado da gestão de pessoas refere-se ao mapeamento de substituição ou à construção de organogramas de encarreiramento para o planejamento de funcionários, com base em um sistema de informação acerca de promovabilidade e avaliação de desempenho.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação às proposições de Chiavenato (1999) a respeito do planejamento estratégico da gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
106
Nas organizações, o absenteísmo, a rotatividade e as mudanças nos requisitos do trabalho são problemas que apresentam baixo impacto no planejamento da gestão de pessoas.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
107
No processo de planejamento instrucional, os procedimentos são eventos ou situações que facilitam o alcance dos objetivos de aprendizagem, sendo recomendável que sua definição preceda a etapa de decisão dos conteúdos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
108
Os componentes ou as fases interdependentes que definem o sistema típico de treinamento no contexto organizacional são a avaliação das necessidades de treinamento, o planejamento e a execução do treinamento, e a avaliação do treinamento.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
109
O diagnóstico de necessidades de treinamento compõe-se de um conjunto de levantamentos acerca dos interesses de aprendizagem do empregado, com o objetivo de orientar seu posicionamento na carreira e identificar necessidades de esclarecimentos sobre a organização.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
110
O desenvolvimento de pessoas refere-se ao conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem proporcionado pela organização, no intuito de apoiar o crescimento pessoal do empregado, sem encaminhá-lo, especificamente, para uma direção profissional.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
111
Devido à crescente utilização das tecnologias da informação e comunicação nos programas de capacitação, a lógica de economia de custos nas ações de capacitação não deve sobrepor o princípio da promoção da aprendizagem, que deve orientar o uso desses recursos.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Em relação ao desenvolvimento e à capacitação de pessoas, conforme visão de Andrade & Abbad (2006), julgue os itens.
112
A avaliação de programas de capacitação e desenvolvimento de pessoas prescinde da emissão de juízo de valor pelo avaliador acerca do conjunto das atividades que é objeto de avaliação.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Na atualidade, constata-se crescente interesse na avaliação e na pesquisa qualitativa de programas sociais. Apesar dos significativos avanços, a avaliação desses programas ainda carece de debates mais aprofundados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
113
A avaliação de programas do setor público deve fortalecer a posição do Estado quanto aos processos de formulação e implementação de políticas públicas, em vez de ser focalizada no interesse social e na assertividade e eficiência dessas políticas.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

Na atualidade, constata-se crescente interesse na avaliação e na pesquisa qualitativa de programas sociais. Apesar dos significativos avanços, a avaliação desses programas ainda carece de debates mais aprofundados. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
114
As críticas mais recorrentes em relação à avaliação de programas são a fragilidade da metodologia empregada e a escassa utilização dos resultados nos processos de tomada de decisão, especialmente na América Latina.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
115
É finalidade da política nacional de desenvolvimento de pessoal o ajustamento das competências dos servidores aos objetivos dos órgãos e das entidades da administração pública, em consonância com o plano plurianual.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
116
Os servidores sem vínculo efetivo com a administração pública estão excluídos dos eventos de desenvolvimento de pessoal relacionados à política nacional de desenvolvimento de pessoal.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
117
Entre as diretrizes previstas na referida política constam a articulação das atividades de capacitação com a promoção do servidor nas carreiras da administração pública federal e a complementaridade entre o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
118
As atividades de desenvolvimento de pesquisas, a realização de visitas técnicas e a produção técnico-científica estão incluídas nos eventos de capacitação.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
119
Do total de recursos orçamentários aprovados e destinados à capacitação, os órgãos e as entidades podem utilizar percentual fixado a seu critério para atendimento a públicos- alvo e a conteúdos prioritários.

INPI 2013 - CESPE - Gestão de Pessoas - Pedagogia

A respeito do Decreto n.º 5.707/2006, que institui a política e as diretrizes para o desenvolvimento de pessoal da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, julgue os itens consecutivos.
120
As escolas de governo e o comitê gestor são instâncias institucionais de aporte à execução da política nacional de desenvolvimento de pessoal.


Provas de Concursos » Cespe 2013
 
contato@mapadaprova.com.br
MAPA DA PROVA 2013. Todos os direitos reservados.

CNPJ 16.506.903/0001-89. PROCON: 151.