Questões de Administração - Administração geral - Descentralização e delegação
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Questão: 1 de 176
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Banca: FGV
Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo
Cargo(s): Auditor de Controle Externo - Auditoria Governamental
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Descentralização e delegação
O Município Ômega editou lei municipal dispondo sobre o processo administrativo em nível municipal. Sabe-se que, em matéria de competência administrativa, o diploma legal municipal repetiu a redação da lei do processo administrativo federal. Dessa forma, ficou estabelecido que um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.
Nesse contexto, é correto afirmar que tal delegação:
é irrevogável;
pode ter por objeto a edição de atos de caráter normativo;
pode ter por objeto a decisão de recursos administrativos;
aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes;
pode ter por objeto as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.
Questão: 2 de 176
64c90fd2521586315d4134d1
Banca: FGV
Órgão: Ministério Público do Estado de Goiás
Cargo(s): Secretária - Assistente
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Descentralização e delegação
Um empresário, ao perceber oportunidades de crescimento de sua empresa, estimulou a descentralização decisória.
Ele pode esperar como consequências
decisões mais adaptadas às condições locais.
maior uniformidade de procedimentos.
ações mais consistentes com os objetivos globais.
redução nos processos de inovação.
aumento no tempo para a implementação das decisões.
Questão: 3 de 176
64d0f6de834928fca004d66d
Banca: VUNESP
Órgão: Câmara Municipal de Olímpia/SP
Cargo(s): Agente Legislativo
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Descentralização e delegação
As organizações caracterizam-se por uma___________ de autoridade, isto é, pela diferenciação de____________ , e desdobram-se em três níveis: institucional, gerencial e técnico ou___________ .
determinação … holarquias … operacional
grade … heterarquias … intermediário
holarquia … poder … intermediário
heterarquia … poder … administrativa
hierarquia … poder … operacional
Questão: 4 de 176
64e4a20f085d97ce42048905
Banca: UFES
Órgão: Universidade Federal do Espírito Santo
Cargo(s): Administrador
Ano: 2021
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Descentralização e delegação
I. A autoridade deve ser delegada na medida necessária para a realização dos resultados esperados.
II. A autoridade deve ser proporcional ao nível de responsabilidade inerente ao cargo ou à função.
III. A responsabilidade deve ser delegada até o limite das atribuições, pois a responsabilidade fica somente a cargo do subordinado que recebeu a delegação.
IV. A clareza na delegação é fundamental, com designação precisa, entendida e aceita.
É CORRETO o que se afirma em
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
Questão: 5 de 176
64f5cd4a418803f58507e352
Banca: FGV
Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Tocantins
Cargo(s): Auditor de Controle Externo - Administração
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Descentralização e delegação
Em Administração, centralização “significa que a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo da organização, enfatizando assim a cadeia de comando. Por outro lado, descentralização significa que a autoridade é distribuída pelos níveis inferiores da organização” (Sobral e Peci, 2013, p.265).
São uma vantagem e uma desvantagem da centralização em relação à descentralização, respectivamente:
estímulo à responsabilização dos gerentes médios; aproveitamento insuficiente dos especialistas;
decisões mais consistentes com os objetivos globais da organização; pouco estímulo à criatividade e à inovação;
decisões mais próximas dos fatos e das circunstâncias locais; aumento dos custos operacionais;
flexibilidade e rapidez na tomada de decisões; dispersão dos canais de comunicação organizacional;
eliminação de esforços duplicados de vários tomadores de decisão; perda de uniformidade de procedimentos e práticas.