Questões de Administração - Administração geral - Gestão de Processos

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 114

6308de6665b85058f27d3211

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro

Cargo(s): Técnico Processual

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Processos

Acerca da gestão de processos nas organizações, julgue o item
que se segue.
Os processos centrais estão relacionados com transformação de insumos para gerar os produtos ou serviços destinados ao cliente final da organização.

Questão: 2 de 114

6328662e9c677d097b6fbf33

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Ceará

Cargo(s): Auditor Fiscal Contábil-Financeiro da Receita Estadual

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral

A respeito de aspectos da administração geral, julgue o seguinte item.
O conceito de eficácia possui ênfase nos métodos e procedimentos, enquanto o de eficiência dá enfoque ao alcance de resultados.

Questão: 3 de 114

632dbd36f488970e5739d87c

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Cargo(s): Analista Legislativo - Administração

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão de Processos


A etapa do ciclo de vida da gestão de processos de negócio em que ocorrem o seu mapeamento e a sua diagramação e se identificam o fluxo de trabalho, os pontos críticos, os insumos, e os produtos e serviços é a etapa de

refinamento.

planejamento.

modelagem.

implementação.

monitoramento.

Questão: 4 de 114

6331f06aa139fb6c776a9742

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Fundação Universidade de Brasília

Cargo(s): Assistente Administrativo

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral

Determinada universidade pública, com a finalidade de se adaptar ao regime de trabalho virtual imposto pela pandemia, estabeleceu um amplo programa de redesenho dos cargos. Nesse processo, ficou decidido que os cargos gerenciais receberiam novas responsabilidades e maior autonomia, enquanto as tarefas menos complexas seriam repassadas a cargos de nível inferior.
Ressalta-se que, nesse redesenho, os funcionários não teriam qualquer acréscimo salarial.


Considerando essa situação hipotética, julgue o item que se segue.
O tipo de redesenho de cargos gerenciais realizado pela universidade foi o de downsizing.

Questão: 5 de 114

63344ab94f7c156b4a734487

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

Cargo(s): Técnico Legislativo

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral


Comunicações que percorram a organização verticalmente, entre chefes e subordinados em seus respectivos níveis hierárquicos, são denominadas

transversais.

descendentes.

ascendentes.

lateralizadas.

horizontalizadas.