Marca_mapa

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

TRT 10ª 2013 - CESPE - Analista Judiciário - Administrativa

Acerca de noções de administração, julgue os itens a seguir.
1
Os modos de conversão do conhecimento (externalização, internalização, socialização e combinação) são operacionalizados nas organizações a partir dos espaços de interação, chamados de ba, em que conhecimentos, experiências, habilidades e demais recursos valiosos são combinados nas interações entre as pessoas.

UNESP 2012 - VUNESP - Assistente Técnico Administrativo

2
O conjunto de técnicas e ferramentas que permite identificar, analisar e administrar, de forma estratégica e sistêmica, o ativo intelectual da empresa e seus processos associados, é a definição de gestão:

TRF 2ª 2012 - FCC - Analista Judiciário - Área Administrativa

3
Numa visão estratégica de recursos humanos, a soma dos conhecimentos, informações e experiência de todos em uma empresa, que podem ser administrados a fim de gerar riqueza e vantagem competitiva, é:

Resolva questões organizadas
para o edital do seu concurso!

COMECE AGORA:
Home_ab_gente_mini
Splash_150_pequeno

MCTI 2012 - CESPE - Tecnologista Pleno I - Projetos de Tecnologia e Inovação

A respeito do Manual de Oslo, julgue os itens a seguir.
4
A gestão do conhecimento em uma empresa envolve não apenas a gestão dos fluxos de conhecimento em seu interior, mas também a gestão dos métodos e procedimentos de busca de conhecimento externo.

Metrô/SP 2012 - FCC - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Administração de Empresas

5
No processo de gestão do futuro da organização, é o conjunto de esforços ordenados e sistematizados com o objetivo de identificação do conteúdo empresarial existente, organização das informações obtidas, refinamento e agregação de valor ao conteúdo e sua socialização/distribuição pela organização:

MEC 2011 - CESPE - Atividade Técnica de Complexidade Gerencial - Analista de Processos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão do conhecimento.
6
Em uma organização, a socialização constitui forma de criação de conhecimento a partir da interação entre o conhecimento tácito e o explícito: por meio do desenvolvimento de um processo para compartilhar experiências, é criado o conhecimento tácito.

MEC 2011 - CESPE - Atividade Técnica de Complexidade Gerencial - Analista de Processos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão do conhecimento.
7
Considere que, em uma organização, os profissionais capazes de criar maquetes de prédios mostrem a seus aprendizes que, por meio da observação e imitação, eles obterão o conhecimento do assunto. Nessa situação, o processo de construção de conhecimento é realizado do conhecimento tácito para o explícito.

MEC 2011 - CESPE - Atividade Técnica de Complexidade Gerencial - Analista de Processos

Julgue os próximos itens, relativos à gestão do conhecimento.
8
A criação do conhecimento organizacional envolve processos como compartilhamento do conhecimento tácito e criação de conceitos. Uma equipe de desenvolvedores de software, por exemplo, inicia a promoção do conhecimento quando se reúne e compartilha o conhecimento tácito sobre uma parte desse software.

Assembleia Legislativa/SP 2010 - FCC - Agente Técnico Legislativo

9
Na gestão das organizações, a criação do conhecimento se dá pela interação entre o conhecimento tácito e o conhecimento explícito. O diálogo e a reflexão coletiva são características do modo de interação do conhecimento tácito e explícito denominado

BAHIAGÁS 2010 - FCC - Analista de Processos Organizacionais - Administração

10
Os dois principais direcionadores estratégicos da criação de ambientes hipercompetitivos e que influenciam a natureza do cenário competitivo do século XXI são: a) o surgimento da economia e tecnologia globalizada, e b) mudanças tecnológicas rápidas.

Analise:

I. As tecnologias disruptivas surgem frequentemente nos mercados competitivos de hoje.

II. Uma tecnologia disruptiva pode criar algo que é essencialmente uma nova indústria ou prejudicar os incumbents das indústrias.

III. Em um mercado hipercompetitivo, as empresas geralmente desafiam agressivamente seus concorrentes na esperança de manter sua posição competitiva e seu desempenho.

IV. Uma das oportunidades que surge ao se entrar no mercado globalizado é que normalmente as empresas têm um tempo razoável para aprender como competir em mercados novos para elas.

V. Na economia globalizada, os concorrentes às vezes imitam as ações competitivas bem sucedidas de uma empresa em apenas alguns dias e a fonte de vantagem competitiva que a empresa possuía por meio das patentes do produto é extinta pela velocidade atual da difusão tecnológica.

É correto o que consta APENAS em:

TRE/AC 2010 - FCC - Analista Judiciário - Judiciária

11
O instrumento estratégico de articulação e gestão das políticas públicas do Governo Eletrônico é conhecido como:

INMETRO 2009 - CESPE - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
12
Na gestão do conhecimento, o modo de internalização só pode ocorrer caso se possa reexperimentar as experiências de outras pessoas.

INMETRO 2009 - CESPE - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
13
Denomina-se socialização a criação do conhecimento realizada por meio da educação e do treinamento formal, que se serve da sistematização de conjuntos de conhecimento combinado.

INMETRO 2009 - CESPE - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
14
Quando os aprendizes trabalham com seus mestres e aprendem sua arte não por meio da linguagem, mas, sim, por meio da observação, imitação e prática, verifica-se a conversão do conhecimento, por intermédio da internalização.

INMETRO 2009 - CESPE - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Desenvolvimento de Recursos Humanos

Julgue os itens de 111 a 115 com relação à gestão de conhecimento e à gestão por competências.
15
A conversão do conhecimento de tácito em explícito efetua- se, segundo Nonaka e Takeuchi, de três modos: absorção, identificação e prática.
Esse tópico também aparece nos editais com os seguintes nomes:
  • - Gestão do conhecimento
  • - Gestão por competências e gestão do conhecimento
  • - Gestão do conhecimento e mapeamento de competências
 
-->
contato@mapadaprova.com.br
MAPA DA PROVA 2013. Todos os direitos reservados.

CNPJ 16.506.903/0001-89. PROCON: 151.