Questões de Administração - Administração geral - Gestão do conhecimento
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 192
6410795886c4806f463eae63
Banca: Instituto QUADRIX
Órgão: Conselho Regional de Educação Física do Estado de Santa Catarina
Cargo(s): Administrador
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento
Questão: 2 de 192
64bfeb3f8201f7b1b90c4a14
Banca: FGV
Órgão: Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba
Cargo(s): Técnico Judiciário - Área Administrativa
Ano: 2022
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento
Suponha que um escritório de advocacia faça um mapeamento das competências de seus funcionários e verifique que existe uma carência de profissionais com instrução sobre as doutrinas do direito.
Se o escritório decidir contratar novos profissionais considerando o resultado do mapeamento, deve priorizar a competência denominada
habilidade.
conhecimento.
atitude.
técnica.
aptidão.
Questão: 3 de 192
652e975f4dbad36f3e078ca8
Banca: IBGP
Órgão: Prefeitura Municipal de Mário Campos/MG
Cargo(s): Agente - Administrativo
Ano: 2020
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento
O significado de cada letra da sigla CHA para o gestor é, EXCETO:
Administração.
Conhecimentos.
Habilidades.
Atitudes.
Questão: 4 de 192
65521f87af995168bf0bfe38
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S/A
Cargo(s): Analista Júnior - Gestão
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento
Questão: 5 de 192
65b11df94660a49f580abb17
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Petrobras Transporte
Cargo(s): Profissional de Nível Superior - Administrador
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Gestão do conhecimento
Em 2013, foi apresentada uma dissertação de mestrado em Administração na Universidade Federal da Bahia, em que eram analisadas as barreiras para a efetivação da gestão de conhecimento na Transpetro. Dentre as barreiras organizacionais identificadas, foi ressaltada a percepção dos entrevistados de que “Gestão de Conhecimento é modismo”.
Para melhoria dessa barreira organizacional, é necessário que a empresa
divulgue boas práticas e iniciativas positivas, no intuito de reunir, estruturar e compartilhar o conhecimento, independentemente da cultura organizacional.
implemente um processo de Gestão do Conhecimento com ações focadas apenas nas áreas funcionais e nos níveis técnicos da empresa.
internalize os conceitos de Gestão do Conhecimento e justifique a ideia de que os seus benefícios serão favoráveis para toda a organização.
evite a colaboração sinérgica entre vários setores ou departamentos dentro da organização e favoreça a redundância de informações.
trate a Gestão do Conhecimento como uma mola de eficiência operacional, distanciada da estratégia empresarial.