Questões de Administração - Administração pública - Gestão de resultados em serviços públicos

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 204

64c90fd3521586315d4134e2

copy

Banca: FGV

Órgão: Ministério Público do Estado de Goiás

Cargo(s): Secretária - Assistente

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública > Gestão de resultados em serviços públicos


A mudança do momento de avaliação das tarefas atribuídas foi uma das grandes inovações da Administração Pública, proposta durante a reforma gerencial, ocorrida no Brasil ao final do século passado.

Esse modelo de gestão é conhecido como gestão

por resultados.

por processos.

procedimental.

por supervisão direta.

patrimonialista.

Questão: 2 de 204

64f0ae4329786d3b300fa561

copy

Banca: FGV

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão

Cargo(s): Técnico Judiciário - Área Administrativa

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública > Gestão de resultados em serviços públicos


A competição administrada, filosofia na qual unidades internas da Administração Pública são estimuladas a competirem entre si, em termos de produtividade, é uma característica do modelo de gestão conhecido por

burocracia.

patrimonialismo.

gestão participativa.

administração clientelista.

gestão por resultado.

Questão: 3 de 204

Gabarito Preliminar

65774008b9c0a081150d1859

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Cargo(s): Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública > Gestão de resultados em serviços públicos

No que diz respeito à gestão por resultados, gestão de pessoas por competências e gestão de redes organizacionais, julgue o próximo item.
A gestão por resultados contribui para o alinhamento de expectativas entre os diversos agentes internos e externos à organização no que se refere à contratualidade de resultados e às consequências decorrentes dos resultados obtidos.

Questão: 4 de 204

Gabarito Preliminar

65774008b9c0a081150d185d

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Cargo(s): Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública > Gestão de resultados em serviços públicos

No que diz respeito à gestão por resultados, gestão de pessoas por competências e gestão de redes organizacionais, julgue o próximo item.
Entre as características das redes de conexão do governo destacam-se a interatividade dos participantes e a rígida organização dos níveis hierárquicos para solucionar problemas.

Questão: 5 de 204

6582e61818de767147223c12

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Ministério de Minas e Energia

Cargo(s): Administrador

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração pública > Gestão de resultados em serviços públicos

Acerca da gestão de resultados, das convergências e diferenças entre gestão pública e privada e do paradigma do cliente na gestão pública, julgue o próximo item.
Para que a gestão de resultados ocorra de maneira efetiva, é necessário estabelecer os resultados desejados em decorrência dos objetivos governamentais; realizar o monitoramento e a avaliação do desempenho; e retroalimentar o sistema de gestão.