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Questões de Concursos de Administração > Gestão de Pessoas

Questões sobre Avaliação de desempenho

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

TRT 9ª 2013 - FCC - Analista Judiciário - Área Administrativa

1
Quando num processo de avaliação de desempenho, o gestor se deixa levar por alguma característica do avaliado que o tenha marcado de forma significativa a ponto de impedir que ele interprete outras características relevantes com isenção e objetividade, este se encontra sob a influência

CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Acerca de gestão de pessoas, julgue os itens seguintes.
2
A gestão do desempenho é realizada nas organizações a partir da premissa do controle e da direção administrativa, a fim de garantir o alcance dos resultados individuais e organizacionais.

CEITEC 2012 - FUNRIO - Administração/Ciências Contábeis - AAO-RECHUMA

3
Com relação à avaliação de desempenho, é correto afirmar o seguinte:

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CEITEC 2012 - FUNRIO - Administração/Ciências Contábeis - AAO-RECHUMA

4
O nível hierárquico de controle em que ocorre a avaliação das taxas de desempenho dos recursos humanos denomina-se:

TST 2012 - FCC - Analista Judiciário Área Administrativa

5
Em abordagens de avaliação de desempenho, tem-se ‘vicios de julgamento’ que dão origem a críticas que apontam para a subjetividade de sistemas de avaliação. Tais ´vícios` são classificados como conscientes ou inconscientes. Dois efeitos são tidos como conscientes e são vistos com maior frequência no mundo das organizações que se valem de avaliação de desempenho. São eles:

MPE/RN 2012 - FCC - Analista do Ministério Público Estadual - Administrativo

6
Dentre os métodos de desenvolvimento de pessoas no cargo atual, aquele que também proporciona oportunidades para uma avaliação de desempenho mais ampla e confiável do funcionário é o de

MPE/RN 2012 - FCC - Analista do Ministério Público Estadual - Administrativo

7
A avaliação do desempenho dos funcionários de uma organização competitiva deve priorizar

MPE/AP 2012 - FCC - Analista Ministerial - Administração

8
O sistema em que o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos externos e sem analisar especificamente traços de personalidade, denomina-se método

ARCE 2012 - FCC - Analista de Regulação - Administrador

9
São campos influentes para a obtenção de resultados positivos numa avaliação de desempenho:

I. O querer e o saber.

II. A estrutura familiar.

III. As metas.

IV. As possibilidades.

V. O distanciamento.

VI. O absenteísmo.

Está correto o que consta APENAS em

ARCE 2012 - FCC - Analista de Regulação - Administrador

10
Um processo de avaliação de desempenho é INADEQUADO para as organizações na Era da Informação quando

SPPREV 2012 - FCC - Analista em Gestão Previdenciária

11
Os métodos utilizados para a avaliação de desempenho funcional permitem identificar necessidades de treinamento, facilitam o fornecimento de feedback, bem como subsidiam promoções na carreira. Os métodos usuais de avaliação de desempenho são de

BASA 2012 - CESPE - Técnico Científico - Administração

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
12
A verificação contínua de resultados de desempenho cotejados com os planejamentos estratégico, tático e operacional é um dos objetivos da avaliação de desempenho.

Metrô/SP 2012 - FCC - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Administração de Empresas

13
Tratando-se de avaliação de desempenho, considere:

I. No método 360 graus, o trabalhador é avaliado por, praticamente, todos os elementos que tenham contato com ele: subordinados, superiores, pares e demais colaboradores da organização.

II. No método de incidentes críticos, o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado, apontando comportamentos extremos e sem analisar especificamente traços de personalidade.

III. Efeito Halo é a tendência que um avaliador imprime ao processo de avaliação quando se deixa levar por alguma característica do avaliado que o marcou de forma tão significativa e que lhe impede de interpretar as demais características com neutralidade e clareza.

IV. Identificam-se três campos influentes para a obtenção de resultados positivos: o querer e o saber, que possui a variável volitiva; as metas, que possuem a variável teleológica; e as possibilidades, que possuem a variável de infraestrutura.

É correto o que consta em:

SESA/ES 2011 - CESPE - Esp. Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde - Administrador Auditoria/Gestão

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens.
14
Considerando-se que o gerente do departamento de marketing de determinada organização tenha avaliado o desempenho de sua equipe de trabalho com base na avaliação que os membros dessa equipe fazem uns dos outros e na avaliação que cada membro faz de si próprio, é correto afirmar que o gerente recorreu à técnica de avaliação 360 graus.

SESA/ES 2011 - CESPE - Esp. Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde - Administrador Auditoria/Gestão

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens.
15
O gerente que, para avaliar o desempenho de seus subordinados, utiliza um formulário de dupla entrada cujas linhas representam os fatores que estão sendo avaliados, e as colunas, os graus de avaliação, faz uso de escalas de observação dirigida.
Esse tópico também aparece nos editais com os seguintes nomes:
  • - Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens.
  • - Liderança, motivação e desempenho
  • - Motivação, liderança, desempenho
  • - Métodos de avaliação de desempenho: características, vantagens e desvantagens
  • - Avaliação de desempenho
  • - Gestão do desempenho
  • - Comportamento organizacional: relações indivíduo/organização, motivação, liderança, desempenho
  • - Relações humanas, desempenho profissional, desenvolvimento de equipes de trabalho
  • - Avaliação de desempenho; Sistemas de recompensas
  • - Gestão de pessoas
  • - Avaliação
  • - Gestão de desempenho
  • - Desempenho
  • - Treinamento e Desenvolvimento
  • - Gestão de desempenho: conceitos, objetivos e métodos
  • - Gestão de desempenho.
  • - Avaliação de Desempenho
  • - Gestão de desempenho: avaliação de desempenho, feedback, reconhecimento, elementos que favorecem desempenho de equipes
  • - Gerenciamento de desempenho
  • - Avaliação de desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens
  • - Avaliação de Desempenho: objetivos, métodos, vantagens e desvantagens
  • - Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas
  • - Uso de controles e indicadores de produtividade
 
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