Questões de Direito Constitucional - Tributação e orçamento - Repartição das receitas tributárias

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 83

64f75b7145bb1f0c840217cd

copy

Banca: FCC

Órgão: Secretaria de Estado da Fazenda do Amapá

Cargo(s): Auditor Fiscal da Receita Estadual

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento > Repartição das receitas tributárias

Determinada lei estadual estabelece que 8% da parcela da receita do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) pertencente aos Municípios serão distribuídos com base em indicadores de melhoria nos resultados de aprendizagem e de aumento da equidade, considerado o nível socioeconômico dos educandos. À luz da Constituição Federal, referida lei é

constitucional, pois até 35% da parcela de receita do ICMS pertencente aos Municípios serão creditadas conforme critérios estabelecidos em lei estadual.

constitucional, pois até um quarto da parcela de receita do ICMS pertencente aos Municípios será creditado conforme critérios estabelecidos em lei estadual.

inconstitucional, por versar sobre matéria reservada à lei complementar federal.

inconstitucional, pois invade competência legislativa e administrativa dos Municípios, aos quais pertencem 25% do produto da arrecadação do ICMS.

inconstitucional, porque não atende ao percentual mínimo a ser observado obrigatoriamente para esse fim.

Questão: 2 de 83

Gabarito Preliminar

650c23131100e8450106faca

copy

Banca: FGV

Órgão: Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento do Rio de Janeiro

Cargo(s): Agente Fiscal de Rendas

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento > Repartição das receitas tributárias


A União almejava celebrar com o Município Alfa um convênio visando à construção de unidade de acolhimento para crianças e adolescentes que não estivessem amparados por seus familiares.
Nesse ajuste, caberia à União repassar os recursos a serem utilizados na construção, enquanto Alfa deveria disponibilizar um terreno de sua propriedade, no qual seria realizada a referida construção. O órgão federal responsável pelas tratativas iniciais consultou a Advocacia-Geral da União (AGU) a respeito da inserção de uma cláusula prevendo que, caso os recursos federais não fossem aplicados da forma alvitrada, os respectivos valores seriam descontados do montante que a União deveria repassar a Alfa de acordo com a sistemática constitucional.

A AGU, à luz da Constituição da República de 1988, respondeu, corretamente, que a cláusula alvitrada:

deve ser inserida no convênio, caso os valores repassados pela União sejam superiores a 1% da receita corrente líquida de Alfa;

não pode ser inserida no convênio, considerando a superioridade política e econômica da União, o que esvazia o poder negocial de Alfa;

deve ser inserida no convênio, mas o seu alcance ficará restrito ao montante correspondente às cotas de Alfa nos Fundos de Participação ou aos precatórios federais;

pode ser inserida no convênio caso seja livremente pactuada com Alfa, sendo que o seu alcance pode se estender a qualquer crédito deste ente federativo com a União;

pode ser inserida no convênio caso seja livremente pactuada com Alfa, mas somente pode alcançar os valores correspondentes aos impostos federais que a ordem constitucional atribui a este ente federativo.

Questão: 3 de 83

Gabarito Preliminar

653906a062d58abe320ea83b

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Cargo(s): Analista de Tecnologia da Informação - Advocacia

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento > Repartição das receitas tributárias

Julgue o item que se segue, acerca de impostos, taxas e empréstimos compulsórios, conforme estabelece a Constituição Federal de 1988 (CF).
Metade da arrecadação estadual decorrente de imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) licenciados em sua capital deverá ser repassada a essa municipalidade.

Questão: 4 de 83

65576340d29e10980307a3b8

copy

Banca: FGV

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão

Cargo(s): Técnico de Gestão Administrativa - Controlador

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento > Repartição das receitas tributárias


O Governador do Estado Alfa solicitou que sua assessoria indicasse o montante auferido pelo referido ente federativo no exercício financeiro X, considerando o produto da arrecadação dos impostos de competência da União, produto este que, observadas as diretrizes constitucionais, lhe deve ser diretamente direcionado.
Para fornecer a informação solicitada, o estagiário da assessoria realizou uma pesquisa preliminar e esclareceu que, nos termos da Constituição da República, com os balizamentos ali estabelecidos, deve-se considerar:

1. a totalidade do imposto sobre exportações realizadas a partir de área de livre comércio situada no território de Alfa.

2. a totalidade do imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza incidente na fonte, da forma indicada pela ordem constitucional.

3. um percentual do imposto instituído pela União, no exercício de sua competência tributária residual.

4. um percentual do imposto sobre a propriedade industrial arrecadado em razão de operações realizadas no território de Alfa.

Em relação aos esclarecimentos do estagiário, é correto afirmar que

todos estão corretos.

apenas os esclarecimentos 2 e 3 estão corretos.

apenas os esclarecimentos 1 e 4 estão corretos.

apenas os esclarecimentos 1, 2 e 3 estão corretos.

apenas os esclarecimentos 2, 3 e 4 estão corretos.

Questão: 5 de 83

65fb08fe800d45f3350ac45e

copy

Banca: ITAME

Órgão: Câmara Municipal de Pires do Rio/GO

Cargo(s): Consultor Legislativo

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Direito Constitucional > Tributação e orçamento > Repartição das receitas tributárias


Sobre a repartição das receitas tributárias previstas na Constituição Federal, é correto afirmar que pertencem aos municípios:

Vinte e cinco por cento do produto da arrecadação do imposto da União sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados, cabendo a totalidade na hipótese da opção a que se refere o art. 153, § 4º, III;

Cinquenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação;

O produto da arrecadação do imposto da União sobre renda e proventos de qualquer natureza, incidente na fonte, sobre rendimentos pagos, a qualquer título, por eles, suas autarquias e pelas fundações que instituírem e mantiverem;

Trinta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado sobre a propriedade de veículos automotores licenciados em seus territórios;