Marca_mapa
Questões de Concursos de Ética

Questões sobre Ética e função pública

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Técnico de Apoio Administrativo e Secretariado

1
Pedro é contratado temporariamente por uma Sociedade de Economia Mista para fazer a manutenção das máquinas copiadoras. Pedro é responsável pela troca de peças e consertos em geral. Frequentemente, Pedro substitui peças com defeito por peças usadas em boas condições e as fatura pelo preço de peças novas.

Para fins de apuração do comprometimento ético, a conduta de Pedro é

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Técnico de Apoio Administrativo e Secretariado

2
O Sistema de Gestão da Ética do Poder Executivo Federal, instituído pelo Decreto nº 6.029, de 2007,

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Técnico de Apoio Administrativo e Secretariado

3
Maria, servidora pública civil do Poder Executivo Federal, está passando por sérias dificuldades financeiras desde que ficou viúva. Resolveu então fazer uma rifa, entre seus colegas de trabalho, de um laptop recebido como presente de aniversário. A conduta de Maria é

Resolva questões organizadas
para o edital do seu concurso!

COMECE AGORA:
Home_ab_gente_mini
Splash_150_pequeno

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Técnico de Apoio Administrativo e Secretariado

4
São deveres fundamentais do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, EXCETO

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Técnico de Apoio Administrativo e Secretariado

5
Dentre as regras deontológicas do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, destaca-se o[a]

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Analista - Administração de Materiais e Licitações

6
Sobre o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, considere as afirmativas abaixo.

I - O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal aplica-se ao servidor público que preste serviços remunerados de natureza permanente a qualquer órgão do poder estatal.

II - A Comissão de Ética de cada órgão, ao receber a denúncia contra servidor, deve afastá-lo de suas atribuições até a finalização das investigações.

III - A Comissão de Ética de cada órgão pode aplicar a pena de censura ao servidor público, com fundamentação escrita e assinada por todos os seus integrantes.

Está correto o que se afirma em

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Analista - Administração de Materiais e Licitações

7
João Paulo, cidadão brasileiro, foi maltratado em um órgão público do Executivo Federal. O servidor público que o atendeu não foi solícito e nem tentou ajudá-lo a encontrar a informação desejada. O servidor justificou sua atitude dizendo que aquela não era sua função e que não tinha a obrigação de fazer o trabalho de outro servidor que se encontrava de licença.

Em vista do ocorrido, João Paulo deve

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Analista - Administração de Materiais e Licitações

8
Vitor, servidor público do alto escalão do Executivo Federal, é superior hierárquico de Joaquim, também servidor. Diversas vezes, Joaquim flagrou Vitor usando sua função para obter favorecimentos pessoais.

De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, Joaquim deve

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Analista - Administração de Materiais e Licitações

9
Em caso de omissão do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, as Comissões de Ética devem

FINEP 2011 - CESGRANRIO - Analista - Administração de Materiais e Licitações

10
A comissão de ética, prevista no Código de Ética Profissional do Servidor Público, Decreto nº 1.171/1994, é encarregada de

CNPq 2011 - CESPE - Assistente I

No que se refere à ética no serviço público, julgue os itens a seguir.
11
Considere que, após aguardar atendimento por mais de duas horas, um usuário do serviço público reclame, por escrito, com o único servidor que está atendendo o público. Considere, ainda, que esse servidor, que ostensivamente se desviava do cumprimento de sua obrigação, se dirija ao seu superior e transmita a reclamação, mas, ao fazê-lo, altere, verbalmente, o seu conteúdo. Nesse caso, a conduta do servidor não é considerada antiética ou imoral, não podendo, pois, acarretar- lhe, por via de consequência, qualquer prejuízo.

PREVIC 2011 - CESPE - Técnico Administrativo

No que se refere a ética e conduta pública, julgue os itens a seguir.
12
A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao serviço público caracterizam o esforço pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimônio público, deteriorando-o, por descuido ou má vontade, não constitui apenas uma ofensa ao equipamento e às instalações ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligência, seu tempo, suas esperanças e seus esforços para construí-los.

SMF - Pref. Rio de Janeiro/RJ 2010 - ESAF - Fiscal de Rendas

13
Um cidadão solicitou a um servidor público que redigisse um requerimento em seu nome (nome do cidadão) postulando certo benefício que ele (cidadão) entendia ter direito. Prometeu-lhe pagar certa quantia em dinheiro caso a postulação fosse atendida. O assunto não se inseria na esfera de atribuições do servidor, mas, mesmo assim, ele se prontificou a atender à solicitação. Feito o acordo entre os dois, o servidor redigiu um requerimento, nos devidos termos, o qual foi assinado e protocolizado pelo interessado. Valendo-se do conhecimento que tinha com o responsável por decidir o requerimento, o servidor cuidou para que o direito postulado fosse reconhecido e deferido o mais breve possível. Neste caso, esse servidor:

SMF - Pref. Rio de Janeiro/RJ 2010 - ESAF - Fiscal de Rendas

14
O servidor que exige de um cidadão certa quantia em dinheiro para praticar ato regular e lícito, relativo às suas funções, comete, em tese, o crime de:

SMF - Pref. Rio de Janeiro/RJ 2010 - ESAF - Fiscal de Rendas

15
De acordo com o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Municipal, aprovado pelo Decreto n. 13.319, de 20 de outubro de 1994, é vedado ao servidor público:

I. fazer uso de informação privilegiada obtida no âmbito interno do seu serviço, salvo quando a informação afetar interesse do próprio servidor;

II. determinar a servidor que lhe é subordinado que realize serviços do seu interesse particular (do interesse particular do mandante);

III. utilizar-se da influência do cargo para obter emprego para um parente próximo;

IV. procrastinar decisão a ser proferida em processo de sua competência, em razão de antipatia pela parte interessada;

V. aceitar ajuda financeira, para si ou para familiares, fornecida pela parte interessada, para fins de praticar ato regular e lícito, inserido em sua esfera de atribuições.

Estão corretas:
Esse tópico também aparece nos editais com os seguintes nomes:
  • - Ética no serviço público
  • - Papel do Estado
  • - Ética e função pública
  • - Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal (Decreto nº 1.171/1994).
  • - Ética e função pública.
  • - Ética no serviço público: comportamento profissional, atitudes no serviço, organização do trabalho, prioridade em serviço
 
-->
contato@mapadaprova.com.br
MAPA DA PROVA 2013. Todos os direitos reservados.

CNPJ 16.506.903/0001-89. PROCON: 151.