Questões de Comunicação - História - Diplomacia - História - Regime Militar - História do Brasil

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 20

6218bb89dfd3ab098b201f28

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Polícia Militar do Estado de São Paulo

Cargo(s): Tecnólogo de Administração

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Regime Militar

Durante a Revolução de 1924, ocorre uma das primeiras ações de guerra psicológica da história militar brasileira, promovida pelo Tenente da Força Pública, João Cabanas, enquanto os revolucionários retiravam-se da capital paulista. Em que consistia essa ação?

Os revolucionários distribuíram panfletos pela cidade de São Paulo, exortando a população a continuar a luta contra os representantes da política do “Café com Leite”.

Narrativas de atos de crueldade foram difundidas pelos jornais do estado, com o intuito de minar possível resistência durante a passagem dos revoltosos em fuga pelas cidades do interior.

Mensagens que superestimavam o efetivo e o equipamento bélico dos revoltosos foram transmitidas às estações telegráficas das cidades por onde passaria o contingente em retirada.

Mensagens de apoio aos revoltosos em fuga foram difundidas à população, pelas estações clandestinas de rádio, instaladas durante o período de ocupação da capital paulista.

Notícias de que mulheres e crianças, aprisionadas durante a ocupação da capital, foram distribuídas nos vagões dos trens utilizados pelos revoltosos para fugir, garantiu uma retirada sem resistências.

Questão: 2 de 20

63c689b84f767713315452ad

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará

Cargo(s): Bombeiro Militar - Soldado

Ano: 2014

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Regime Militar

No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue o próximo item.
O fato de a burguesia ter se voltado contra o governo e as instituições democráticas, devido à instabilidade provocada pela radicalização e às ameaças em seus interesses econômicos, constitui uma causa do golpe militar de 1964.

Questão: 3 de 20

6447dc4a71937b7c50355bf5

copy

Banca: FGV

Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Regime Militar


Assinale a afirmativa que descreve corretamente as relações entre desenvolvimento capitalista, relações trabalhistas e a ditadura brasileira, com base no trecho.

A colaboração entre a companhia automotiva e os agentes da ditadura é um exemplo do apoio de setores empresariais ao golpe.

A elevada ocorrência de acidentes de trabalho na fábrica indica a decadência do sistema produtivo da indústria automobilística nos anos 1970.

As estratégias de vigilância e punição dentro da fábrica eram executadas por militares da ativa, a mando do governo, para proteger o parque industrial de ataques subversivos.

A atuação dos órgãos de repressão se dava de forma centralizada, vinculada Ministério do Exército.

A instalação da indústria alemã Volkswagen no Brasil nos anos 1970 foi facilitada pelo governo brasileiro, em troca da colaboração da montadora com o sistema repressivo vigente.

Questão: 4 de 20

644bc82ba6a50a58212eaef8

copy

Banca: UPENET/IAUPE

Órgão: Polícia Militar do Estado de Pernambuco

Cargo(s): Policial Militar - Soldado

Ano: 2018

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Regime Militar

No dia 1 de abril de 1964, o Brasil começava a vivenciar uma história que se estenderia até 1985, período esse denominado de ditadura, ditatorial ou ainda anos de “chumbo”; desse modo, desenvolver-se-ia, assim, uma história de lutas de confrontos diretos e indiretos. Essas lutas se davam no intuito de sobrepor o poder que o Estado exercia sobre a população através de um governo opressor, evidenciando os constantes combates urbanos, que se davam na forma explícita de repressão.

(http://www.sul2013.historiaoral.org.br/resources/anais/2/1267925985_ARQUIVO_ArtigocompletoaserenviadoaoXEncontroNacionaldeHistoriaOral.pdf).

Em relação a esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

Dom Hélder Câmara, à frente da Arquidiocese de Recife e Olinda, adotou uma postura imparcial em relação ao regime civil-militar instaurado em 1964. Ele fazia parte de setores da Igreja Católica que buscavam se aproximar do regime, já que este defendia os ideais cristãos.

Durante muito tempo relacionada aos militares, a morte obscura do padre Henrique foi investigada pela Comissão da Verdade e por alguns historiadores. Foi concluído, entretanto, que os militares não tiveram envolvimento nesse episódio, contrariando, assim, a historiografia marxista.

Politicamente alheia às transformações e perturbações políticas que aconteciam, as camadas populares, assim como ocorreu no episódio da proclamação da república, assistiram atônita à ruptura democrática.

Francisco Julião (1965-1969), considerado por muitos como um dos mais radicais líderes de esquerda no período pré1964, no Brasil, dirigente das Ligas Camponesas e deputado socialista, foi exilado para o México em 1965.

Após as investigações iniciadas pela inteligência das forças armadas, vários ex-integrantes das ligas camponesas foram presos sob a acusação de serem guerrilheiros. De fato, documentos da época comprovam a ida de vários deles para Cuba, onde receberam treinamento militar.

Questão Anulada

Questão: 5 de 20

64a6b048000861999d0340ff

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville/SC

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2022

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Regime Militar


Assinale a opção correta referente à ditadura civil-militar brasileira.

Não se tratava de uma ditadura, mas apenas de um regime militar, em que as liberdades democráticas eram respeitadas, sem censura ou repressão política.

Os direitos humanos eram respeitados, não tendo ocorrido nenhum caso de tortura, desaparecimento ou morte de opositores políticos.

A Constituição de 1988 foi um dos principais marcos da redemocratização, estabelecendo as eleições diretas para presidente.

Não havia criminalidade no período e o cidadão poderia andar armado para se defender.

O “milagre brasileiro” acabou com a desigualdade social no Brasil, levando a pobreza extrema a níveis semelhantes aos de países europeus como França e Inglaterra.