Questões de Tecnologia da Informação - Engenharia de Software - Engenharia de usabilidade

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 50

63ceaa79ab58b2236c42f984

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Estado de Rondônia

Cargo(s): Analista Judiciário - Programador

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software > Engenharia de usabilidade


Durante a utilização do sistema, existe uma sensibilidade ao contexto e, em vez de inúmeras opções, é indicado apenas o que se deve fazer como próximo passo válido; assim, o usuário pode inferir o que o sistema espera que seja feito em seguida.
Sabendo que, na engenharia de usabilidade, devem ser observados alguns princípios do projeto de interação, assinale a opção que indica o princípio do projeto de interação abordado no texto precedente.

consistência

restrições

feedback (retorno)

mapeamento

visibilidade

Questão: 2 de 50

63d15d6d78a7e1417f094662

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Banco da Amazônia

Cargo(s): Técnico Científico - Análise de Sistemas

Ano: 2012

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software > Engenharia de usabilidade

Com relação a interface de interação com usuário, julgue o item abaixo.
Os landmarks são pontos ou marcas de referência utilizados por leitores de tela específicos para portadores de necessidades especiais, como o Jaws. Por meio desses pontos, é possível ajudar o usuário a localizar, na página consultada, especificamente o que ele busca, como, por exemplo, menu, conteúdo principal, campos de busca etc. Para criar esses pontos, deve-se utilizar o atributo role seguido de = e do valor da marca, entre aspas, com sua semântica.

Questão: 3 de 50

6454e621043c2a277d10530c

copy

Banca: FGV

Órgão: Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo

Cargo(s): Auditor de Controle Externo - Tecnologia da Informação

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software > Engenharia de usabilidade


A analista Carla aprimorou a usabilidade da página web principal do TCE/ES. Para tanto, Carla examinou todos os elementos da interface da página web a fim de determinar a conformidade da interface com princípios de usabilidade já reconhecidos e recomendados pela literatura da Engenharia de Usabilidade, aplicando assim o método de avaliação da usabilidade por:

análise de tarefas;

percurso cognitivo;

percurso pluralista;

avaliação heurística;

inspeção semiótica.

Questão: 4 de 50

64de11a441189451184336f3

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Fundação Universidade de Brasília

Cargo(s): Analista de Tecnologia da Informação

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software > Engenharia de usabilidade

Acerca de engenharia de requisitos, prototipação e engenharia de usabilidade, julgue o item subsequente.
Etnografia é uma técnica de elicitação de requisitos que pode ser usada para compreender processos operacionais por meio da imersão no ambiente de trabalho em que o sistema será usado, porém é ineficaz em descobrir requisitos derivados da cooperação e do conhecimento das atividades das pessoas.

Questão: 5 de 50

64de11a441189451184336f6

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Fundação Universidade de Brasília

Cargo(s): Analista de Tecnologia da Informação

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Engenharia de Software > Engenharia de usabilidade

Julgue o item a seguir, a respeito de metodologias ágeis, métricas e qualidade de software.
O processo unificado organiza o desenvolvimento do projeto em quatro fases (concepção, elaboração, construção e transição), cada uma delas correspondendo a, no mínimo, uma sprint, que, de acordo com o Scrum, pode ser considerada um projeto com horizonte não maior que um mês.