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Questões de Concursos comentadas por professores

Tecnologia da Informação

Gerenciamento de Processos de Negócio - BPM

Questão do concurso Petrobrás 2012|Analista de Sistemas Júnior – Processos de Negócio

A respeito de padrões para modelagem de processos, considere as afirmativas a seguir.
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I - A Rede de Petri é um instrumento gráfico adequado para modelar fluxos em processos de negócios.

II - A BPEL é uma linguagem de especificação de processos de negócios.

III - O diagrama de atividades da UML tem características tanto das técnicas de fluxograma quanto de um caso especial de máquinas de estado.

É correto o que se afirma
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III apenas.
GABARITO PRELIMINAR: E
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
I – Afirmativa CERTA. Uma Rede de Petri é um método matemático formal para representação de sequências de posições (ou estados) e transições entre essas posições, que podem ser sujeitas a determinadas condições. Pelas suas características, pode ser utilizada para modelar, com maior rigor formal, os fluxos de processos de negócio. (PADUA et al, 2004)

II – Afirmativa CERTA. A WS-BPEL (Web Services Business Process Execution Language), ou simplesmente BPEL, é uma linguagem padronizada pela OASIS (Organization for the Advancement of Structured Information Standards) para especificação de processos de negócio executados com o suporte de web services. (bpel.xml.org)

III – Afirmativa CERTA. Trata-se de característica do diagrama de atividades na UML 1.x, onde o fluxo de atividades simulava um conjunto de transições entre um estado inicial e um estado final. Na UML 2.x, o diagrama de atividades passou a ser baseado em Redes de Petri, com maior flexibilidade para modelagem de fluxos mais complexos. (UML 2.4.1, p. 333)

Questão do concurso Petrobrás 2012|Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio

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O dono de uma pequena fábrica de bonecas percebeu que 4% dos olhos de cada lote que adquiria para suas bonecas eram rejeitados por algum motivo. Em consequência dessa rejeição, modificou as especificações do processo de suas compras de olhos para reduzir essas perdas. No lote seguinte, dos mesmos 1.600 olhos que sempre comprava, apenas 16 olhos foram rejeitados pelo controle de qualidade.
O valor da melhoria alcançada, expresso percentualmente, é
1%
25%
75%
100%
400%
GABARITO PRELIMINAR: C
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
Trata-se de uma questão cuja dificuldade reside essencialmente na interpretação do enunciado. O processo possuía uma taxa de rejeição de 4% e, após melhoria, alcançou uma taxa de rejeição de 1% (16 em 1.600). Portanto, a melhoria do processo resultou em uma redução da taxa de defeitos igual a 75%. Era necessário, portanto, identificar que o “valor da melhoria alcançada” solicitado pela questão referia-se a essa redução da taxa de defeitos.

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O mestre de uma oficina mecânica controla o ajuste em suas máquinas e a qualidade das ferramentas com as quais fabrica determinadas peças pela variação das medidas das próprias peças. Sempre que essas medidas ultrapassam os limites de controle preestabelecidos, ele aciona a sua equipe para determinar os motivos dessas variações e estabelecer medidas corretivas.
As ferramentas indicadas para essas atividades são:
fluxograma e gráfico de Pareto
fluxograma e histograma
diagrama de pert e carta de controle
diagrama de espinha de peixe (Ishikawa) e cronograma
carta de controle e diagrama de espinha de peixe (Ishikawa)
GABARITO PRELIMINAR: E
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
São cobrados conhecimentos básicos sobre as ferramentas típicas para gerenciamento de qualidade de processos, no que se refere às suas aplicações típicas, descritas a seguir:
- Fluxograma: representação gráfica do fluxo de atividades de um processo
- Gráfico de Pareto: priorização de causas de problemas de um processo
- Histograma: representação da frequência de ocorrência de problemas
- Diagrama de Pert: análise de dependências entre tarefas de um projeto
- Carta de controle: análise de variações de resultados de um processo
- Diagrama espinha de peixe: análise de causas de problemas de um processo
- Cronograma: representação da sequência de tarefas de um projeto

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Para implementar melhorias na área de RH, um   Analista de negócios é instruído a realizar, inicialmente, apenas o mapeamento de processos As Is.
Geralmente, essa forma de tratar a modelagem de processos de negócio é importante para
conhecer o estado desejável do processo futuro.
confirmar que o processo desejável está alinhado com a estratégia.
fornecer detalhes para o plano de comunicação do processo alterado.
refletir o processo redesenhado em alto nível.
abordar mais cuidadosamente as mudanças em contextos sujeitos a conflitos.
GABARITO PRELIMINAR: E
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
A modelagem de processos pode ser aplicada tanto para documentar os processos existentes como para definir processos novos ou alterados a serem implementados. No primeiro caso, tem-se os modelos AS-IS, que representam os processos “como são”; no segundo caso, os modelos TO-BE, que representam como “vão ser” os processos. As alternativas A a D da questão todas referem-se a processos alterados, desejáveis ou redesenhados, que seriam objeto de um modelo TO-BE.
Nesse contexto, a alternativa E acaba sendo a “menos errada” de todas, por ser a única que pode ser ligada ao mapeamento do processo existente. Entretanto, cabe recurso para tentar anulação da questão, uma vez que não é correto dizer que “geralmente” o modelo AS-IS seja importante para abordar mudanças em contextos sujeitos a conflitos. A importância desse modelo reside no conhecimento da situação atual do processo a ser alterado, independente da existência ou não de riscos de conflitos.

Questão do concurso Petrobrás 2012|Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio

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Um restaurante preparou um conjunto de receitas na forma de processos de produção de pratos. Analisando o resultado de um dia de trabalho, o dono do restaurante chegou às seguintes conclusões:
• enquanto ele esperava atender 200 clientes por hora, atendeu apenas 190.
• de cada 1 kg de carne que ele planejou usar, 100 g foram jogados fora durante os cortes.
Com esses dados, o dono do restaurante calculou que a eficácia e a eficiência de seu processo foram, respectivamente,a
10% e 95%
90% e 5%
90% e 95%
95% e 10%
95% e 90%
GABARITO PRELIMINAR: E
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
A eficácia refere-se à medida da capacidade do processo em cumprir seu objetivo. Assim, se o objetivo era atender a 200 clientes por hora e foram atendidos apenas 190, a eficácia desse processo é de 95% (190/200).
A eficiência refere-se ao aproveitamento otimizado de recursos (ou insumos) pelo processo. Assim, se houve uma perda de 100g a cada 1kg de carne consumido, a eficiência desse processo é de 90% (900/1000).

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João acorda todo dia, escova seus dentes, toma banho e coloca a sua roupa. Depois vai para a cozinha preparar o seu café. Ele junta os ingredientes e prepara um copo de café e seu sanduíche, come-o e vai trabalhar. Na eventualidade de faltar algum ingrediente, ele sai de casa e vai à padaria comprá-lo, retornando depois para completar essa rotina.
Pensando nessa rotina como um processo de negócio e analisando essa situação com base nos conceitos do BPM, como pode ser chamada a ida à padaria?
Fluxo
Workflow
Parceiro Externo
>
Tratamento de Falha
Falha ou exceção
GABARITO PRELIMINAR: D
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
A ida à padaria para compra de ingredientes é um subprocesso executado somente quando há falta de algum ingrediente (insumo) necessário ao processo. Trata-se, portanto, da resposta a uma situação de exceção, o que no padrão BPMN é referenciado como um tratamento de exceção (ou de falha). (BPMN 2.0, p. 35)

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No processo de aplicação de uma prova em uma determinada faculdade, o professor prepara o texto da prova e a envia para a secretária, que digita a prova e a envia, simultaneamente, ao professor e ao coordenador para aprovação. Uma vez conseguidas as duas aprovações, a secretária verifica o número de alunos da turma, faz todas as cópias, coloca-as em um envelope lacrado e entrega a prova para o professor, que a aplica e a corrige, colocando a nota no sistema. Considere a faculdade como uma empresa, e a preparação da prova como um processo de negócios.
Modelando esse processo usando as técnicas de BPM, verifica-se que
existe um erro de modelagem, pois um ator como o professor não pode realizar duas atividades dentro do mesmo processo.
existe um erro de modelagem, pois duas atividades não podem ocorrer ao mesmo tempo.
a colocação das provas em um envelope lacrado pode ser considerada uma atividade automática, pois não requer ordem para começar.
a sequência de atividades realizada pela equipe para fazer uma prova é uma fila de tarefas.
uma prova de uma matéria específica, preparada e corrigida de acordo com essa descrição, é uma instância desse processo
GABARITO PRELIMINAR: E
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
Um ator pode executar mais de uma atividade em um processo, e atividades podem ser executadas em paralelo (desde que por atores diferentes); logo, as alternativas A e B estão erradas. A colocação de provas no envelope depende de uma intervenção da secretária e, portanto, não é uma atividade automática. Por fim, a sequência de atividades realizada é um processo (e não uma fila de tarefas, alternativa D errada), que é instanciado a cada prova preparada e corrigida (alternativa E certa).

Questão do concurso Petrobrás 2012|Analista de Sistemas Júnior - Processos de Negócio

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Um processo de cotação pode ser descrito da seguinte maneira: o departamento interessado na compra pede o preço ao departamento de compras, que verifica todos os fornecedores disponíveis e, em paralelo, envia um pedido de cotação para cada fornecedor, esperando receber de cada um primeiramente uma confirmação do recebimento (ack), depois, o preço pedido. Após receber todas as respostas, o departamento de compras seleciona o menor preço e o envia para o departamento interessado.
À luz dos conceitos de gestão de processos integrados de negócios (BPM), essa descrição consiste em uma
coreografia
exceção
fila de atividades
instância de processo
orquestração
GABARITO PRELIMINAR: A
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COMENTÁRIO DO PROFESSOR
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Professor Gledson Pompeu
Segundo a especificação do BPMN, uma coreografia é um tipo específico de processo que formaliza as interações entre as entidades participantes de um processo de negócio, enquanto uma orquestração (ou processo padrão) representa as atividades de uma única entidade. Enquanto o foco na orquestração é sobre o fluxo de atividades, o foco na coreografia é sobre o fluxo de mensagens entre as entidades (BPMN 2.0, p. 314).
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