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Supervisor de Pesquisas - Geral Supervisor de Pesquisa – Tecnologia de Informação e Comunicação
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IBGE 2021

Supervisor de Pesquisas - Gestão

Questão 1

IBGE 2021 - IBFC - Supervisor de Pesquisas - Gestão
1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
O trecho apresenta traços das relações familiares do protagonista Gregor com certa centralidade na questão financeira. A partir de sua leitura atenta, pode-se concluir que:

Questão 2

IBGE 2021 - IBFC - Supervisor de Pesquisas - Gestão
1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
A sequência lógica entre os parágrafos pode ser estabelecida através de elementos de coesão. No início do segundo e do terceiro parágrafos, a classe gramatical responsável por construir a relação de sentido com os parágrafos que antecedem cada um deles foi predominantemente:

Questão 3

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Na frase “Contudo, Gregor pensava muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo solenemente na noite de Natal” (1º§), ocorrem dois pronomes. Sobre eles, é correto afirmar que:

Questão 4

IBGE 2021 - IBFC - Supervisor de Pesquisas - Gestão
1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
No final do primeiro parágrafo, nota-se o emprego recorrente de um tempo verbal. Seu uso, nesse trecho, remete a ações:

Questão 5

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Na passagem “À medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a surpresa e a alegria inicial arrefeceram” (1º§), o vocábulo em destaque poderia ser substituído pelo seguinte sinônimo:

Questão 6

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
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Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
O pronome destacado, em “a despeito da desgraça que haviam sofrido, restava-lhes algum capital” (3º§), foi empregado em função:

Questão 7

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Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Na passagem “De onde estava, ele aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a inesperada provisão feita pelo pai.” (3º§), ao se observar o emprego das vírgulas antes e depois da expressão em destaque, conclui-se que foram usadas para:

Questão 8

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
No segundo parágrafo, a construção “agora inúteis” intercala a oração em que está inserida apresentando ao leitor, de forma abrupta, uma informação. A escolha dessa construção por parte do autor enfatiza a:

Questão 9

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Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Em “Na conversa sobre as finanças da família, o pai redundava nas explicações – seja porque há tempos não se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades para entender” (3º§), a repetição do conectivo indicado contribui para a sequência lógica do trecho em questão, apresentando um sentido de:

Questão 10

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Considerando o modo como as ideias foram estruturadas no texto, pode-se compreender como os fatos são apresentados ao leitor através do narrador. Nota-se uma sequência na qual:

Questão 11

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1
Aqueles foram bons tempos, mas que não se
 
repetiram – ao menos, não com a mesma intensidade –,
 
embora, de toda forma, Gregor ganhasse o suficiente para
 
arcar sozinho com as necessidades domésticas. À
5
medida que tudo isso foi se tornando costumeiro, a
 
surpresa e a alegria inicial arrefeceram e, assim, Gregor
 
entregava o dinheiro com prazer espontâneo e a família,
 
de bom grado, recebia. Apenas a irmã permanecia mais
 
próxima e afetuosa e, como ela, ao contrário de Gregor,
10
era amante da música e sabia tocar violino com muita
 
graça, ele tinha planos de enviá-la para o Conservatório
 
no ano seguinte, sem importar-se com os gastos extras
 
que isso acarretaria. Em conversas com a irmã, nos curtos
 
períodos em que ficava sem viajar, sempre mencionava o
15
projeto (que ela considerava lindo, mas impossível de se
 
concretizar), enquanto os pais demonstravam não
 
aprovar nem um pouco a ideia. Contudo, Gregor pensava
 
muito seriamente nisso e pretendia anunciá-lo
 
solenemente na noite de Natal.
20
 
Todos esses pensamentos, agora inúteis,
 
fervilhavam em sua cabeça, enquanto ele escutava as
 
conversas, colado à porta. De vez em quando o cansaço
 
obrigava-o a desligar-se, apoiando pesadamente a
25
cabeça na porta, mas logo recuperava a prontidão, pois
 
sabia que qualquer ruído era ouvido na sala e fazia com
 
que todos se calassem. “Novamente aprontando alguma
 
coisa”, dizia o pai instantes depois, certamente olhando
 
para a porta. Passado algum tempo, eles continuavam a
30
trocar palavras entre si.
 
 
Na conversa sobre as finanças da família, o pai
 
redundava nas explicações – seja porque há tempos não
 
se ocupava disso, seja porque a mãe tinha dificuldades
35
para entender –, e Gregor, com satisfação, tomou
 
conhecimento de que, a despeito da desgraça que haviam
 
sofrido, restava-lhes algum capital, que, se não era muito,
 
ao menos tinha crescido nos últimos anos por conta dos
 
rendimentos de juros acumulados. Além disso, o dinheiro
40
que Gregor entregava (retinha apenas uma pequeníssima
 
parte) não era gasto integralmente, e pouco a pouco
 
ampliava o montante economizado. De onde estava, ele
 
aprovou, com a cabeça, o procedimento, contente com a
 
inesperada provisão feita pelo pai. Era verdade que
45
aquele dinheiro poderia ter paulatinamente saldado a
 
dívida que o pai tinha com seu patrão, livrando-o daquele
 
constrangimento. Não obstante, ele julgou que pai havia
 
procedido corretamente.
(KAFKA, Franz. A Metamorfose. Trad. Lourival Holt Albuquerque. São Paulo: Abril, 2010, p.40-41)
Em “colado à porta” (2º§), o acento grave é empregado de modo correto. Analise, atentamente, as frases abaixo e assinale a única que também está de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

Questão 12

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1
O nada e o não,
 
ausência alguma,
 
borda em mim o empecilho.
 
Há tempos treino
5
o equilíbrio sobre
 
esse alquebrado corpo,
 
e, se inteira fui,
 
cada pedaço que guardo de mim
 
tem na memória o anelar
10
de outros pedaços.
 
E da história que me resta
 
estilhaçados sons esculpem
 
partes de uma música inteira.
 
Traço então a nossa roda gira-gira
15
em que os de ontem, os de hoje,
 
e os de amanhã se reconhecem
 
nos pedaços uns dos outros.
 
Inteiros.
(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)
O poema de Conceição Evaristo aborda uma importante relação com o tempo. No título, há uma locução adjetiva caracterizando o substantivo “roda”. A partir de uma leitura atenta do poema, pode-se concluir que essa locução:

Questão 13

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1
O nada e o não,
 
ausência alguma,
 
borda em mim o empecilho.
 
Há tempos treino
5
o equilíbrio sobre
 
esse alquebrado corpo,
 
e, se inteira fui,
 
cada pedaço que guardo de mim
 
tem na memória o anelar
10
de outros pedaços.
 
E da história que me resta
 
estilhaçados sons esculpem
 
partes de uma música inteira.
 
Traço então a nossa roda gira-gira
15
em que os de ontem, os de hoje,
 
e os de amanhã se reconhecem
 
nos pedaços uns dos outros.
 
Inteiros.
(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)
No primeiro verso, os vocábulos “nada” e “não” apresentam a ideia de negação. Considerandose o contexto, morfologicamente, devem ser classificados como:

Questão 14

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1
O nada e o não,
 
ausência alguma,
 
borda em mim o empecilho.
 
Há tempos treino
5
o equilíbrio sobre
 
esse alquebrado corpo,
 
e, se inteira fui,
 
cada pedaço que guardo de mim
 
tem na memória o anelar
10
de outros pedaços.
 
E da história que me resta
 
estilhaçados sons esculpem
 
partes de uma música inteira.
 
Traço então a nossa roda gira-gira
15
em que os de ontem, os de hoje,
 
e os de amanhã se reconhecem
 
nos pedaços uns dos outros.
 
Inteiros.
(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)
Considere o verso “e os de amanhã se reconhecem” (v.16) e o contexto em que está inserido. A construção em destaque ilustra:

Questão 15

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1
O nada e o não,
 
ausência alguma,
 
borda em mim o empecilho.
 
Há tempos treino
5
o equilíbrio sobre
 
esse alquebrado corpo,
 
e, se inteira fui,
 
cada pedaço que guardo de mim
 
tem na memória o anelar
10
de outros pedaços.
 
E da história que me resta
 
estilhaçados sons esculpem
 
partes de uma música inteira.
 
Traço então a nossa roda gira-gira
15
em que os de ontem, os de hoje,
 
e os de amanhã se reconhecem
 
nos pedaços uns dos outros.
 
Inteiros.
(EVARISTO, Conceição. Poemas da Recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Malê, 2017, p. 12)
No verso “ tempos treino/ o equilíbrio sobre” (v.4/v.5), destacam-se dois verbos. Ao analisálos com atenção, é correto afirmar que:

Questão 16

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Motivação e liderança são conceitos interligados e estudados na escola de relações humanas. Sobre liderança e o líder, analise as afirmativas abaixo:

I. Líder de um time é aquele capaz de coordenar esforços para a obtenção de um objetivo comum.
II. O bom líder é aquele que consegue despertar o que há de melhor no outro, conciliando os interesses individuais e particulares com os objetivos comuns.
III. Ao líder é delegado o poder e responsabilidade de facilitar a existência de condições propícias à realização do trabalho.

Assinale a alternativa correta.

Questão 17

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Sobre o trabalho do administrador, analise as afirmativas abaixo:

I. Um dos principais componentes do trabalho do administrador é a tomada de decisão.
II. As decisões são escolhas que os gestores fazem, como resultado do julgamento de alternativas.
III. As alternativas originam-se da análise de situações que oferecem problemas e oportunidades.

Assinale a alternativa correta.

Questão 18

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Competências são os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para uma pessoa desempenhar atividades. Assinale a alternativa que contém a competência que o gerente usa para liderar sua equipe, trabalhar com seus colegas, superiores e clientes e relacionar-se com todas as outras pessoas de sua rede de contatos.

Questão 19

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Qualidade indica uma das principais medidas do desempenho das organizações e faz parte do dia a dia dos administradores. Qualidade está ligada a algumas características, dentre elas ______ que é a qualidade planejada, a definição de como o produto deve ser.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 20

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Avaliar o desempenho das organizações é algo muito importante. Todas as organizações são sistemas de recursos que perseguem objetivos. Sendo assim, o desempenho de uma organização pode ser avaliado pela medida em que os objetivos são realizados.

Assinale a alternativa que apresenta o nome que se dá ao realizar tarefas de maneira correta, sem erros sem atrasos, de maneira inteligente, com o mínimo de esforço e o maior aproveitamento dos recursos disponíveis.

Questão 21

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Todos os processos da Administração são processos de tomar decisões. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades. O processo de tomar decisões é uma atividade humana, passível de erros. Sendo assim, há técnicas para estruturar o processo decisório ajudando a eliminar improvisação e aumentar o grau de certeza na tomada de decisão. Assinale, dentre as alternativas, aquela que apresenta a técnica correta na fase de tomada de decisão chamada “escolha de uma ALTERNATIVA”.

Questão 22

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Motivação para o trabalho é um estado psicológico de disposição, interesse ou vontade de perseguir ou realizar uma tarefa ou meta. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo:

I. A motivação para o trabalho é resultante de uma interação complexa entre os motivos internos das pessoas e os estímulos da situação ou ambiente.
II. São exemplos de motivos internos: necessidade, interesse e recompensa.
III. São exemplos de motivos externos: valores, incentivos e punições.

Assinale a alternativa correta.

Questão 23

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A motivação humana é um tema tratado na administração. Maslow escreveu em seu livro Motivação e Personalidade sua teoria da hierarquização das necessidades humanas. A necessidade, que é o desejo dos indivíduos de renovar e reciclar seu potencial e tornar-se cada vez mais o que cada um seria capaz de ser é uma das necessidades da teoria da hierarquização das necessidades humanas de Maslow. Assinale a alternativa em que está o nome dessa necessidade descrita acima.

Questão 24

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Liderança no trabalho é um tema que deve ser tratado dentro das empresas. Sobre esse tema analise as afirmativas abaixo:

I. Liderança situacional tem como premissa o nível de desenvolvimento dos membros da equipe.
II. Liderança situacional tem como premissa a situação a ser enfrentada e resolvida.
III. O único responsável por uma boa liderança é o líder.

Assinale a alternativa correta.

Questão 25

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Desempenho humano é o ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. Avaliação de desempenho é o instrumento gerencial que permite ao administrador mensurar os resultados obtidos por um empregado ou por um grupo, em período e área específicos. Sobre os objetivos e as utilidades de se fazer avaliação de desempenho, assinale a alternativa incorreta.

Questão 26

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Sobre Avaliação de Desempenho, analise as afirmativas abaixo:

I. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho é o querer e o saber.
II. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as metas.
III. Um campo que influencia na obtenção de resultados positivo numa avaliação de desempenho são as possibilidades.

Assinale a alternativa correta

Questão 27

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A figura do gestor é essencial em uma empresa. Sobre o papel do gestor, analise as afirmativas abaixo:

I. O gestor deve ter poder de decisão adequado às responsabilidades do cargo.
II. O gestor deve ter estímulos compatíveis e recompensadores tendo em vista os desafios da sua atividade.
III. O gestor deve ter informações disponíveis para a tomada de decisões, em termos de quantidade, qualidade e rapidez.

Assinale a alternativa correta.

Questão 28

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Sistemas são conjuntos de componentes ou partes interdependentes de um todo, alguma forma de interação. A visão sistêmica melhora o entendimento e a explicação sobre o relacionamento entre as partes de um conjunto e desse conjunto com seu meio. Sobre a visão sistêmica da Administração, assinale a alternativa incorreta.

Questão 29

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Sobre Administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Administração é processo porque tem o significado de norte, de caminho a ser percorrido e buscar um resultado comum.
II. Administração é solução de problemas porque é uma atividade contínua.
III. Administração é coordenação porque o administrador é como um maestro e precisa reger a empresa.

Assinale a alternativa correta.

Questão 30

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Planejamento é um dos elementos essenciais da administração. Sobre planejamento, assinale a alternativa incorreta.

Questão 31

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A Lei nº 8.112/1990 trata em seu artigo 127 das denominadas “penalidades disciplinares”. Acerca das disposições da supracitada lei, assinale a alternativa que apresente uma penalidade disciplinar.

Questão 32

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A Lei nº 8.112/1990 dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais e traz em seu artigo 132 as hipóteses em que a pena de demissão será aplicada. Sobre as hipóteses de aplicação da demissão, assinale a alternativa incorreta.

Questão 33

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Acerca da prescrição da ação penal e as disposições da Lei nº 8.112/1990, analise as afirmativas abaixo e dê valores de Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) A ação disciplinar prescreverá em 8 (oito) anos, quanto às infrações puníveis com demissão.
( ) A ação disciplinar prescreverá em 180 (cento e oitent (A) dias, quanto às infrações puníveis com advertência.
( ) A ação disciplinar prescreverá em 2 (dois) anos, quando às infrações puníveis com suspensão.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Questão 34

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Leia abaixo uma regra deontológica prevista no Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE):

III - A ___ da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a ___ do ato administrativo. Para melhor exercício de sua função pública no IBGE, o servidor deve ter consciência da relevância das informações estatísticas e geocientíficas, a fim de atender ao direito à ___ de modo imparcial e com igualdade de acesso. É imprescindível que o servidor do IBGE zele pela qualidade dos processos de produção das informações oficiais, adotando critérios de boas práticas tanto nas atividades finalísticas quanto nas atividades de apoio.

(Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98031.p df. Acesso em 21 mar.2021, p.09 e ss)

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

Questão 35

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O Código de Ética Profissional do Servidor Público do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) traz em seu bojo os principais deveres do servidor público do IBGE. Acerca dos deveres fundamentais do servidor do IBGE, assinale a alternativa incorreta.

Questão 36

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Sobre as premissas da Administração, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A Administração deve sustentar a constituição e a continuidade das organizações.
II. A aplicação da Administração deve estar sustentada pelos otimizados uso e equilíbrio da teoria e da prática administrativa.
III. A qualidade da Administração está diretamente correlacionada ao estilo de atuação e ao nível de conhecimento administrativo dos executivos e funcionários das organizações.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 37

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A Administração tem seus conceitos, premissas e princípios. A respeito dos princípios da Administração assinale a alternativa incorreta.

Questão 38

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A Administração tem características próprias que os estudiosos e práticos devem considerar. Sobre isso, assinale a alternativa incorreta.

Questão 39

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Sobre as funções da Administração, analise as afirmativas abaixo:

I. Planejamento é a metodologia administrativa que permite diagnosticar e analisar situações atuais, de estabelecer resultados a serem alcançados pelas organizações e de delinear ações para alcançar esses resultados, bem como estabelecer leis e normas que servem de sustentação a esse procedimento administrativo.
II. Organização é a capacidade e habilidade administrativa de supervisionar e orientar os recursos alocados nas atividades das organizações, visando otimizar o processo decisório ao alcance dos resultados estabelecidos no planejamento.
III. Controle é a metodologia administrativa que procura medir e avaliar o desempenho e o resultado de ações, com a finalidade de realimentar com informações os tomadores de decisões, de forma que possam corrigir ou reforçar esse desempenho, para assegurar que os resultados estabelecidos pelo planejamento sejam alcançados.

Assinale a alternativa correta.

Questão 40

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A Administração nas organizações é dividida em níveis e estão ligados aos níveis decisórios. Sobre os níveis da organização, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Nível estratégico é o que consolida a interação entre os aspectos internos ou controláveis e os aspectos externos e não controláveis das organizações.
II. Nível tático é o que trabalha com determinada área de resultado e não com toda a organização.
III. Nível operacional é o que formaliza, principalmente através de documentos escritos, cumprindo os processos administrativos estabelecidos para o desenvolvimento das organizações.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 41

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A Administração tem alguns fatores de influência, um deles é a Eficácia que é a contribuição dos resultados obtidos para o alcance dos objetivos estabelecidos pelas organizações em seus processos de planejamento. Sobre os aspectos da Eficácia, assinale a alternativa incorreta.

Questão 42

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___ é a relação equilibrada e otimizada entre os resultados alcançados e os objetivos propostos ao longo do tempo pelas organizações.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 43

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A Administração por Processos contribuiu para o desenvolvimento de instrumentos administrativos bem estruturados e foram rapidamente assimilados pelas organizações. Sobre as principais contribuições da Administração por Processos, analise as afirmativas abaixo:

I. Plena estruturação e consolidação otimizada do processo decisório nas organizações.
II. Efetiva busca da eficácia organizacional.
III. Consolidação do modelo japonês de Administração.

Assinale a alternativa correta.

Questão 44

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___ é a metodologia estruturada de identificar, ordenar em sequência lógica e otimizada, implementar e avaliar as atividades que contribuem, direta ou indiretamente, para o maior valor agregado para as organizações, bem como seus diversos públicos.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 45

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Analise as afirmativas abaixo sobre as críticas à Administração por Processos e assinale a alternativa correta.

I. Dificuldade em estruturar processos que proporcionem resultados efetivos para as organizações.
II. Descrença em processos administrativos por modismos e mal aplicados pelas organizações.
III. Os processos vão se tornar, cada vez mais, focos de análises das realizações consolidadas nas organizações.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 46

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___ é aquilo que é percebido pelos empregados e a forma como essa percepção cria um padrão de crenças, valores e expectativas.

Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

Questão 47

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Motivação são forças internas que atuam no empregado e que iniciam e direcionam comportamentos. O ponto de partida da motivação é o indivíduo. Assinale a alternativa que contém a ordem correta das teorias motivacionais de conteúdo e de processo, do ponto de vista de um gestor.

I. Buscar formas para satisfazer as necessidades.
II. Componentes direcionado a metas.
III. Necessidades.
IV. Necessidades reavaliadas pelo emprego.
V. Recompensar e punições.
VI. Desempenho (avaliação das metas qualificadas).

Questão 48

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Sobre motivação, analise as afirmativas abaixo:

I. As teorias motivacionais podem ser classificadas em teorias de conteúdo ou de processo.
II. Uma teoria motivacional complexa e difícil de ser avaliada é a baseada na expectativa. Essa teoria examina os processos e as etapas seguidas por uma pessoa na busca e obtenção de resultados.
III. A teoria motivacional da equidade enfoca as percepções do indivíduo em relação ao nível de justiça e tratamento que ele recebe em comparação com outros indivíduos.

Assinale a alternativa correta.

Questão 49

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Grupo é um conjunto de indivíduos no qual o comportamento e/ou desempenho de um dos membros é influenciado pelo comportamento e/ou desempenho de outros membros. Assinale a alternativa que contém o tipo de grupo que é especificado no organograma da organização, é composto de subordinados que se reportam diretamente a um determinado supervisor.

Questão 50

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O processo de desenvolvimento de um grupo tem um ciclo de maturidade. São cinco estágios. Assinale a alternativa que dá nome ao estágio que o grupo começa a trabalhar efetivamente junto.

Questão 51

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Equipes são um tipo especial de grupo de tarefas, constituído de dois ou mais indivíduos responsáveis pelo cumprimento da meta ou do objetivo. As equipes podem ser classificadas em cinco categorias. Assinale a alternativa que dá nome à categoria de equipe que monitora, padroniza e aperfeiçoa processos de trabalho envolvendo diferentes partes da organização.

Questão 52

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Os gestores das organizações formam equipes de trabalho pelos mais diversos motivos. Sobre esses motivos, assinale a alternativa incorreta.

Questão 53

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Liderança é uma tentativa de se usar influência para motivar os indivíduos a atingirem alguma meta. Analise as afirmativas abaixo sobre líder e liderança:

I. Líder centrado no trabalho é a pessoa que supervisiona e observa de perto o trabalho dos demais.
II. Líder centrado no empregado é a pessoa que supervisiona o trabalho dos demais apenas no geral, tentando proporcionar-lhe uma sensação de autonomia e suporte.
III. Estruturação são atos de liderança que implicam a estruturação de tarefas e as responsabilidades dos cargos dos afiliados.

Assinale a alternativa correta.

Questão 54

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Estrutura Organizacional é o padrão dos cargos e dos grupos de cargos dentro de uma organização. Sobre estrutura organizacional, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A estrutura organizacional exerce uma grande fonte de influência e atua como recurso de controle ou de distinção das partes da organização.
II. Toda organização é dotada de uma estrutura de cargos.
III. Cargos não são os únicos componentes da organização.

Estão corretas as afirmativas:

Questão 55

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Há modelos de estrutura organizacional. No modelo mecanicista, a definição da estrutura organizacional é apenas mais uma das muitas tarefas gerenciais, entre as quais o planejamento e o controle. O modelo mecanicista tem alguns princípios. Assinale a alternativa que nomeia o princípio que diz que os cargos devem ser agrupados conforme a especialidade.

Questão 56

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As estratégias da organização são respostas aos desafios e oportunidades do ambiente e dos sistemas internos. Sobre as categorias de estratégias, assinale a alternativa incorreta.

Questão 57

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Sobre os objetivos específicos da área de treinamento de uma organização, analise as afirmativas abaixo:

I. Treinamento tem como objetivo específico a formação profissional, tem como meta alcançar um grau ideal de capacidade laboral para determinada profissão.
II. Treinamento tem como objetivo específico a especialização, oferecendo ao treinando um campo de conhecimento ou prática específica dentro da área de trabalho para otimização dos resultados.
III. Treinamento tem como objetivo específico a reciclagem, que tem como finalidade básica rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.

Assinale a alternativa correta.

Questão 58

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Um treinamento pode ser aplicado para um aperfeiçoamento técnico ou comportamental. Uma organização treina seus funcionários objetivando alguns resultados. Assinale a alternativa que não apresenta resultado com treinamentos.

Questão 59

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Quando uma organização busca desenvolver talentos, busca despertar suas potencialidades permitindo que essas aflorem e cresçam até o nível desejado de resultados. Para isso, estimulam a participação de seus funcionários em eventos que possibilitem e levem à reflexão em temas que colaborem com o seu trabalho. Sobre esses eventos, assinale a alternativa incorreta.

Questão 60

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Planejamento estratégico é o processo de definir os objetivos de longo prazo da organização. Um processo sistemático de planejamento estratégico é uma sequência de análises e decisões que compreendem alguns componentes.

Assinale a alternativa que não apresente um desses componentes.



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