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Câmara de Barroso/MG 2012

Oficial Administrativo

Questão 1

Câmara de Barroso/MG 2012 - IDECAN - Oficial Administrativo
1
O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
 
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
 
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
 
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
5
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
 
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
 
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
 
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
 
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
10
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
 
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
 
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
 
gerando receitas significativas, além de impostos. [...]
(disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)
De acordo com as ideias do texto, analise.

I. Houve um aumento no consumo de água engarrafada não só no Brasil, mas também no mundo.

II. A água é objeto de venda.

III. A água é vista como mercadoria na sociedade capitalista.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

Questão 2

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1
O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
 
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
 
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
 
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
5
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
 
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
 
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
 
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
 
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
10
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
 
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
 
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
 
gerando receitas significativas, além de impostos. [...]
(disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)
Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa INCORRETA.

Questão 3

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1
O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
 
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
 
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
 
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
5
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
 
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
 
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
 
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
 
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
10
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
 
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
 
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
 
gerando receitas significativas, além de impostos. [...]
(disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)
Em “A água é uma realidade material necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos.” a palavra destacada exprime circunstância de

Questão 4

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1
O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
 
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
 
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
 
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
5
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
 
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
 
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
 
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
 
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
10
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
 
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
 
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
 
gerando receitas significativas, além de impostos. [...]
(disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)
“Quanto mais rara, maior o seu valor.” A palavra destacada apresenta como significado correto

Questão 5

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1
O homem é o único animal capaz de distinguir a água comum da água benta. A água é uma realidade material
 
necessária em nossas vidas, mas é também um universo de sonhos e símbolos. Na sociedade capitalista, a água tende a
 
ser vista como uma mercadoria. Fala-se da água como um bem, como algo a ser cuidado, porque tem valor. A água é
 
objeto de venda. As companhias de tratamento e distribuição de água são cada vez mais privatizadas. A água é a base de
5
seu negócio. Quanto mais rara, maior o seu valor.
 
O consumidor brasileiro está pedindo água. O consumo de águas minerais engarrafadas mobiliza um gigantesco
 
mercado em todo o país, ampliado pela baixa qualidade das águas oferecidas pelas empresas de abastecimento dos
 
grandes núcleos urbanos. Somente em 2001, o volume de produção e consumo de águas minerais engarrafas cresceu 23%
 
em relação ao ano anterior, somando 4,32 bilhões de litros. Beber água engarrafada tornou-se um fenômeno social global.
10
O Brasil importa e exporta água engarrafada. Muitas marcas são mais caras do que um litro de leite ou de combustível. É
 
o negócio mais dinâmico da indústria de bebidas, dominado por gigantes, como Nestlé, Danone, Perrier e Coca-cola. O
 
crescimento é de 7% por ano e a margem de lucro de até 30%. O faturamento do setor foi de US$ 22 bilhões em 2002,
 
gerando receitas significativas, além de impostos. [...]
(disponível em: http://www.aguascnpmembrapa.br/vida/aguatodoshtm.acesso em 02/02/07)
De acordo com a concordância, assinale a afirmativa INCORRETA.

Questão 6

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Em relação ao aplicativo para edição de textos Microsoft Word versão 2003 (configuração padrão), assinale a alternativa que representa, correta e respectivamente, as imagens a seguir.

Questão 7

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“Infraestrutura particular, composta de vários setores que se relacionam através de uma rede própria, onde os usuários trocam informações constantemente, passam e-mails.” A estrutura citada na afirmativa anterior é

Questão 8

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No aplicativo para criação de planilhas eletrônicas Microsoft Excel versão 2003 (configuração padrão), é possível incluir gráficos, a fim de facilitar, por exemplo, a visualização de dados amostrais. Além do ícone Assistente de Gráficos na Barra de Ferramentas, quais são os procedimentos utilizados para a inclusão do gráfico apresentado a seguir?

Questão 9

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Acerca do BrOffice, relacione as colunas, identificando o ícone à sua respectiva nomenclatura.


A sequência está correta em

Questão 10

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Qual é o programa de correio eletrônico utilizado da Fundação Mozilla?

Questão 11

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Em seu primeiro ano de governo, a presidente da República Dilma Rousseff deu segmento a várias ações implementadas por seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. Lançou também um programa próprio que vem considerando uma ação prioritária e das mais importantes de seu governo. Assinale-o.

Questão 12

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Que região pouco habitada do planeta vem sendo disputada por vários países na Organização das Nações Unidas – ONU, entre eles Rússia, Estados Unidos, Dinamarca, Canadá e Noruega, por possuir imensas reservas de gás natural, petróleo e outros minerais que se encontram no fundo de qual oceano?

Questão 13

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“Completa, em 2012, vinte anos de um dos mais significativos eventos internacionais ligados à área do meio ambiente realizado no Brasil, mais especificamente no Rio de Janeiro, que ficou popularmente conhecido como _______________________, onde foram estabelecidos diversos acordos, sendo que o mais importante deles foi denominado de _______________________.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

Questão 14

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1
O grupo, criado em 1999, buscava respostas adequadas para a crise econômica do final da década de 1990, que se
 
iniciou na Ásia, alastrando-se por todo o planeta. Vale ressaltar também que seu surgimento se deu em momento de
 
crescimento econômico dos países emergentes excluídos dos principais instrumentos de discussão dos rumos econômicos
 
mundiais. O objetivo inicial era estabelecer um grupo mais representativo de nações envolvidas na estabilização
5
econômica mundial, implementadoras de políticas anticrise adequadas ao contexto internacional.
O texto está se referindo à(ao)

Questão 15

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1
O grupo, criado em 1999, buscava respostas adequadas para a crise econômica do final da década de 1990, que se
 
iniciou na Ásia, alastrando-se por todo o planeta. Vale ressaltar também que seu surgimento se deu em momento de
 
crescimento econômico dos países emergentes excluídos dos principais instrumentos de discussão dos rumos econômicos
 
mundiais. O objetivo inicial era estabelecer um grupo mais representativo de nações envolvidas na estabilização
5
econômica mundial, implementadoras de políticas anticrise adequadas ao contexto internacional.
O grupo citado no texto reúne, anualmente, os(as)

Questão 16

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Relacione os mercados comuns e suas respectivas especificações.


A sequência está correta em

Questão 17

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O cartão postal muda dependendo de onde você se encontra nos milhares de hectares deste bioma brasileiro.

Pode ser um campo aberto, uma savana de árvores retorcidas, uma vereda cercada de palmeiras ou um chapadão de paredões rochosos, entre outras paisagens. A biodiversidade o transforma também numa das savanas mais ricas do mundo em fauna e flora, embora viva grande processo de degradação com mais de 50% de sua área comprometida pela ação do homem. Trata-se do[a]

Questão 18

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Em 2011, a diplomacia mundial, principalmente a norte-americana, foi abalada com a divulgação de diversos documentos secretos contendo as informações secretas que envolvem as relações internacionais no site WikiLeaks, do autraliano Julian Assage. Em meio a este conturbado cenário, foi divulgado um documento em que os EUA classificaram o Mercosul como

Questão 19

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Uma reportagem publicada em 28 de abril de 2011 no portal Terra (www.terra.com.br) sob o título “João Paulo II e Bento XVI, as duas faces de um mesmo projeto” afirmava que “apesar de tudo que os opunha, Bento XVI, o sóbrio professor que esteve sempre à sombra do grande comunicador João Paulo II, encarna o mesmo projeto de seu antecessor, que será beatificado no domingo: resistir à decadência da fé”. Segundo a reportagem, o Papa atual perpetua a mensagem de seu antecessor “que consiste em propor ao mundo moderno a fé em sua integridade e resistir às críticas multifacetadas e ao desinteresse”. Os dois líderes da principal congregação religiosa ocidental do planeta e de um riquíssimo estado soberano da Europa – o Vaticano – são oriundos, respectivamente, de países do norte europeu denominados

Questão 20

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“O Canadá se retirou do Protocolo de Kyoto, um acordo para redução das emissões de gases do efeito estufa, declarou nesta segunda-feira (12) o ministro canadense do Meio Ambiente, Peter Kent. ‘Estamos invocando o direito legal do Canadá de abandonar formalmente (o Protocolo de) Kyoto’, disse Kent após a conferência da ONU sobre o aquecimento global encerrada no domingo em Durban, África do Sul. ‘Kyoto não funciona e o Canadá corre o risco de pagar multas de vários bilhões de dólares se permanecer neste acordo’, disse Kent.”
(G1 – Globo.com – 12/12/2011)

Datado de 1997, o Protocolo de Kyoto é o principal instrumento global que

Questão 21

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De acordo com as técnicas para elaboração, redação e alteração das leis, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A lei é disposta em artigos, que se desdobram em parágrafos ou em incisos, os incisos em alíneas e as alíneas em itens.

( ) Quando da alteração ou revogação de parte de uma lei em vigência, é necessária a remuneração de artigos e reorganização do texto da lei.

( ) Ementa é a parte da lei que explicita, de modo conciso e sob a forma de título, o objeto da lei.

( ) A cláusula de revogação deverá ser concisa e genérica, não sendo necessário indicar o dispositivo a ser revogado.

A sequência está correta em

Questão 22

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O instrumento pelo qual o Chefe do Poder Executivo encaminha ao Poder Legislativo veto aposto a projeto de lei por este aprovado, é definido pelas normas de redação oficial como

Questão 23

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São funções do Poder Legislativo do município de Barroso, estabelecidas em seu Regimento Interno, EXCETO:

Questão 24

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Caso o vereador cometa dentro do recinto da Câmara excesso que deva ser reprimido ou que seja incompatível com o decoro parlamentar, deverá o Presidente tomar as seguintes medidas, EXCETO:

Questão 25

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Os requerimentos são proposições apresentadas ao Presidente da Câmara que versam sobre assunto do expediente ou da ordem do dia ou, ainda, sobre interesse pessoal do vereador. Com base nesta premissa, indique os requerimentos cujo teor exige deliberação do Plenário.

Questão 26

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Qual a definição regimental para a reunião plenária cuja realização poderá se dar em qualquer dia da semana e a qualquer hora, inclusive domingo e feriado, para tratar de assuntos de interesse público relevante e urgente?

Questão 27

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Enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.


A sequência está correta em

Questão 28

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De acordo com a Constituição Federal, caso a Câmara Municipal ultrapasse o limite de 70% de suas receitas com gastos de pessoal, terá o Presidente da Casa incorrido em

Questão 29

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De acordo com a Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações posteriores, o processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento de processo licitatório será instruído com os seguintes elementos, EXCETO:

Questão 30

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Assinale a ação governamental que deverá ser acompanhada da estimativa do impacto orçamentáriofinanceiro para o exercício que entrar em vigor e nos dois subsequentes, de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.



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