Questões de História - Constituições do Brasil

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 108

63ee4d96a2f4174fce03bb70

copy

Banca: IADES

Órgão: Instituto Rio Branco

Cargo(s): Diplomata

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Constituições do Brasil

Entre 1987 e 1988, a experiência constituinte resultou na Carta Constitucional de 1988 e trouxe profundas mudanças em diversos aspectos da sociedade brasileira. No que se refere às características da nova Constituição, julgue (C ou E) o item a seguir.
O habeas data, direito de todo cidadão ao acesso a documentos produzidos pelo Estado e que lhe dizem respeito, foi mantido conforme a Constituição anterior.

Questão: 2 de 108

64f1e821cd1efd0594466655

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Câmara Municipal de Pindorama/SP

Cargo(s): Procurador Jurídico

Ano: 2020

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Constituições do Brasil

De acordo com a história das Cartas nacionais, é correto afirmar que a Justiça Federal, ao lado da Estadual, situando o Supremo Tribunal Federal no ápice do Poder Judiciário, foram criações da Constituição de

1824.

1891.

1934.

1937.

1946.

Questão: 3 de 108

6508746cea263c667f0eafce

copy

Banca: INSTITUTO CONSULPLAN

Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Cargo(s): Analista do Ministério Público - História

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Constituições do Brasil


Nessa redefinição promovida pela Constituição, estão as formas de expressão; os modos de criar, fazer e viver; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; dentre outros elementos. A Carta Magna estabelece também:

Uma gradação de importância, considerando patrimônios materiais mais importantes que patrimônios imateriais, por conta, principalmente, do valor financeiro de cada um.

Que o reconhecimento de bens como patrimônios históricos e culturais no Brasil, como em qualquer outra nação, depende da aprovação e do reconhecimento exclusivo da Unesco.

A obrigatoriedade de estudar sistematicamente cada um dos patrimônios culturais sejam eles, materiais ou imateriais, arqueológicos ou científicos, nas aulas de história em seus mais variados níveis de escolaridade.

A parceria entre o poder público e as comunidades para promoção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro, embora mantendo a gestão do patrimônio e da documentação relativa aos bens principalmente sob responsabilidade da administração pública.

Questão: 4 de 108

6566136d3e851d2c157c7eef

copy

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Cargo(s): Agente de Pesquisas - Telefone

Ano: 2014

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Constituições do Brasil


Ainda que essa primeira Constituição da República representasse avanço adaptado à República recém - proclamada, alguns privilégios continuaram a existir.


O ano dessa primeira Constituição Republicana e um conjunto de aspectos restritivos aos direitos de cidadania presente nessa lei maior são, respectivamente,

1824 - proibição do voto feminino e do voto da população de baixa renda.

1889 - proibição do voto feminino e do voto dos analfabetos.

1890 - proibição do voto feminino, dos votos dos analfabetos e dos militares de baixa patente.

1891 - proibição do voto feminino, dos votos dos analfabetos, dos militares de baixa patente e dos religiosos.

1934 – proibição do voto feminino, estabelecimento de voto obrigatório para maiores de 18 anos e nacionalização das riquezas do subsolo e quedas d’água no país.

Questão: 5 de 108

65c4cebfa09495b7ad0aa5fa

copy

Banca: CESGRANRIO

Órgão: Questões Adaptadas/Inéditas - História

Cargo(s): Questões Simulados - História

Ano: 2024

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História do Brasil > Constituições do Brasil

Em países democráticos a Constituição é o documento que rege o país. Sendo escrita em uma Assembleia Constituinte por representantes escolhidos pelo povo. Sobre esse documento, marque a alternativa correta.

Chamada de Polaca e escrita por Delfim Neto, a Constituição de 1988, trouxe o sufrágio universal e o direito ao voto para os analfabetos.

Estabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas. De caráter progressista, ela garante a igualdade de gêneros e direitos sociais, como educação, saúde e trabalhos a todos os cidadãos. Além disso, a carta criminaliza o racismo e proíbe totalmente a tortura.

A Constituição brasileira é baseada nos seguintes pilares para manter seu funcionamento pleno: dignidade da pessoa, cidadania, livre iniciativa e bipartidarismo.

A Constituição de 1988 se inspirou na Revolução Francesa e é o segundo documento mais importante do Brasil. Ela mantém a organização do Estado e a separação dos três poderes.

O Poder Moderador foi resgatado e mesmo com uma Carta Magna progressista, após anos de chumbo, a centralização do executivo na figura do presidente era fundamental para a economia e estabilidade política.