Questões de Direito Civil - Bens

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 32

648b69519376705d1118ce13

copy

Banca: FGV

Órgão: Tribunal de Justiça do Pernambuco

Cargo(s): Juiz Substituto

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Civil > Bens


Maria Clara, recém-empossada como juíza de direito, recebeu para análise uma ação de divórcio com pedido de partilha de bens de Roque e Elisa, que viveram mais de cinquenta anos juntos, sob o regime da comunhão universal de bens. Na constância do casamento, Roque comprou duas casas; Elisa herdou, com cláusula de incomunicabilidade, uma fazenda de macieiras, que desde que passou à sua administração, vem tendo alta produção de maçãs, todas colhidas durante o casamento; e Roque recebeu a doação de três cavalos.

Maria Clara deverá considerar comuns somente os seguintes bens:

as casas e os cavalos;

as casas, as maçãs e os cavalos;

as casas, a fazenda e as maçãs;

a fazenda e as maçãs;

as maçãs e os cavalos.

Questão: 2 de 32

649582025bce1d2eff04f7b7

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Tribunal de Justiça de Goiás

Cargo(s): Titular de Serviços de Notas e de Registros - Provimento

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Direito Civil > Bens

Maria José é locatária de um imóvel no Jardim São Pedro.
No terreno, ao lado da casa, onde mora, está sendo construído um prédio comercial. Certo dia, o empreiteiro da obra informou a Maria José que pintaria os muros da sua casa de forma gratuita, para valorizar o entorno de novo empreendimento que estava sendo construído.


Diante da situação hipotética, é correto afirmar que a pintura dos muros da casa locada por Maria José, perante o seu proprietário,

pode ser considerada como pertenças que, não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro.

não pode ser considerada como benfeitoria, uma vez que o melhoramento sobrevindo ao imóvel foi realizado sem a intervenção do proprietário, possuidor ou detentor.

pode ser considerada como benfeitoria voluptuária.

pode ser considerada como benfeitoria útil.

Questão: 3 de 32

64997d810581b23d7f5da9cc

copy

Banca: FCC

Órgão: Defensoria Pública do Estado de Santa Catarina

Cargo(s): Defensor Público

Ano: 2021

Matéria/Assunto: Direito Civil > Bens

O Código Civil de 1916 teve sua vigência por mais de oito décadas e sofria críticas em razão de seu anacronismo, sobretudo em suas últimas décadas de vigência, além de um evidente descompasso com os preceitos constitucionais insculpidos na Constituição de 1988. A proposta do Código Civil de 2002 foi de superar um modelo extremamente individualista e patrimonialista.
Mesmo com base em uma principiologia e valores diversos daqueles que determinaram a codificação revogada, ainda remanescem espaços para críticas na legislação em vigor.

No que diz respeito ao direito civil,

os animais são tratados como bens semoventes e, portanto, ainda que sejam animais de companhia, a única solução cabível para eventuais disputas a respeito de animais domésticos passa pelos conceitos de posse e propriedade, sendo inaplicável o estabelecimento do direito de visitas e a consideração do valor afetivo, restrito às relações familiares e interpessoais.

a lei, a doutrina e a jurisprudência apontam que o direito civil não deve se preocupar com a tutela de direitos dos animais, uma vez que não há qualquer confluência do direito privado para tal objeto, que deve ser tratado exclusivamente no âmbito do direito ambiental.

a lei em vigor ainda trata os animais como coisa, objeto de direito, mas os Tribunais vêm crescentemente atentando-se às especificidades dos animais de companhia como seres sencientes e, inclusive, já se identifica a insuficiência dos conceitos de posse e propriedade para tais finalidades.

a legislação em vigor no território nacional se encontra absolutamente em compasso com a evolução da matéria e com as tendências verificadas nas vertentes mais modernas de direito civil, contemplando expressamente a possibilidade de fixação de guarda de animais domésticos, por aplicação do conceito de família multiespécie, também contemplada pela lei.

o Código Civil de 2002 é pioneiro e vanguardista no estabelecimento de um regime jurídico que protege e privilegia os animais como seres sencientes e que ostentam o direito à vida e à dignidade.

Questão: 4 de 32

64b554bd0d1354a1160fadab

copy

Banca: IBFC

Órgão: Agência de Fomento do Estado do Amazonas

Cargo(s): Especialista de Fomento - Jurídico

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Civil > Bens

No que se refere aos bens, assinale a alternativa incorreta.

Enquanto ainda não separados do bem principal, os frutos e produtos não podem ser objeto de negócio jurídico

Constitui universalidade de direito o complexo de relações jurídicas, de uma pessoa, dotadas de valor econômico

Constitui universalidade de fato a pluralidade de bens singulares que, pertinentes à mesma pessoa, tenham destinação unitária

Consideram-se móveis para os efeitos legais, as energias que tenham valor econômico

Questão: 5 de 32

64b69a7d977d0e87280b89b2

copy

Banca: IBFC

Órgão: Prefeitura Municipal de Contagem/MG

Cargo(s): Advogado

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Direito Civil > Bens

São pertenças os bens que:

embora reunidos, se consideram de per si, independentemente dos demais

apresentando-se como naturalmente divisíveis, podem tornar-se indivisíveis por determinação da lei ou por vontade das partes

não constituindo partes integrantes, se destinam, de modo duradouro, ao uso, ao serviço ou ao aformoseamento de outro

dada a sua natureza, se podem fracionar sem alteração na sua substância, diminuição considerável de valor, ou prejuízo do uso a que se destinam