Questões de Geografia - Educação em Geografia
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 431
64e60db7dd715a7301349276
Banca: IBFC
Órgão: Universidade Federal da Paraíba
Cargo(s): Geógrafo
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia
A respeito da teoria de biogeografia de ilhas, assinale a alternativa incorreta:
Geralmente, a diversidade biológica das ilhas é baixa quando comparada a áreas continentais com clima e outras características ambientais semelhantes
Quanto mais longe uma ilha está da área da qual as espécies devem migrar, menor a diversidade de espécies
Quanto maior a ilha, menor a diversidade de espécies, pois as ilhas maiores oferecem menor diversidade de ambientes
A diversidade de espécies de uma ilha resulta de um equilíbrio entre as taxas de extinção e a taxa de colonização das espécies na ilha
Se a taxa de extinção em uma ilha é alta, somente algumas espécies mais resistentes conseguirão sobreviver naquele local
Questão: 2 de 431
65c5055961751146b20fa533
Banca: FUNDATEC
Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2024
Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia
As orientações sobre o ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental estão organizadas com base nos principais conceitos da Geografia contemporânea, levando em consideração que o espaço é o conceito mais amplo e complexo da Ciência Geográfica. Contudo, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais e que expressam aspectos diferentes do espaço geográfico, tais como território, lugar, região, natureza e paisagem.
Uma das grandes contribuições da Geografia é desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico para representar e interpretar o mundo em permanente transformação, e relacionando componentes da sociedade e da natureza.
O raciocínio geográfico é uma das principais ferramentas que possibilitam ao aluno desenvolver o pensamento espacial, sendo ele composto pelos seguintes princípios: analogia, conexão, diferenciação, diversidade, distribuição, desigualdade, extensão, localização e ordem.
Pensar a temporalidade das ações humanas e das sociedades por meio da relação tempo-espaço representa um importante e desafiador processo na aprendizagem de Geografia.
O componente Geografia foi dividido em cinco unidades temáticas comuns ao longo do ensino fundamental, em uma progressão das habilidades, sendo elas: o sujeito e seu lugar no mundo; conexões e escalas; mundo do trabalho; formas de representação e pensamento espacial; e natureza, ambientes e qualidade de vida.
Questão: 3 de 431
65c5055961751146b20fa535
Banca: FUNDATEC
Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS
Cargo(s): Professor - Geografia
Ano: 2024
Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia
( ) O ensino não pode ser fragmentado, pois dessa maneira torna-se insuficiente na construção de habilidades necessárias à leitura do espaço geográfico.
( ) O ensino deve estimular o uso de mapas em sala de aula como imagens que ilustram os fenômenos que acontecem no espaço geográfico, sem se preocupar em formar leitores, construtores e criadores de diferentes cartografias no ambiente escolar.
( ) Para que os alunos aprendam, é necessário despertar neles o interesse pela Geografia, o que não é fácil, em função das atrações que existem fora da escola, como as redes sociais, por exemplo.
Porém, se conseguimos despertar esse interesse pela Geografia e mostrar como ela pode auxiliar na compreensão das redes sociais, a Geografia pode ter um novo sentido para os alunos. Quando motivação é despertada, com ela vem a concentração. Uma das formas de despertar o interesse e motivar a concentração dos alunos é por meio do trabalho com a Cartografia Escolar.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
V – F – F.
V – V – V.
V – F – V.
F – V – F.
F – F – V.
Questão: 4 de 431
6602e80a4a44f4739c012d49
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado de Goiás
Cargo(s): Analista Ambiental - Geografia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia
“[...] é um dos principais nomes da Geografia Clássica. Autor de obras como Anthropogeographie e Politische Geographie, elaborou um amplo corpo teórico e metodológico, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da ciência geográfica. Temas como as relações entre o homem e meio, o Estado, a sociedade e o território, além da formulação do princípio da extensão e do conceito de espaço vital e a proposição da abordagem hologeica são alguns dos seus principais contributos [...]” (FARIA; COSTA, 2021).
Assinale a alternativa correspondente ao geógrafo citado no texto, de forma correta.
Vidal de La Blache
Milton Santos
Jurandyr Ross
Friedrich Ratzel
Carl Ritter
Questão: 5 de 431
6602e80b4a44f4739c012d52
Banca: IBFC
Órgão: Secretaria de Estado da Administração do Governo do Estado de Goiás
Cargo(s): Analista Ambiental - Geografia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Geografia > Educação em Geografia
Termo usado frequentemente, utilizado em vez da expressão configuração territorial. É o conjunto de elementos naturais e artificiais que fisicamente caracterizam uma área. A rigor, é apenas a porção da configuração territorial que é possível abarcar com a visão (adaptado de SANTOS, 2006).
Assinale a alternativa correspondente à categoria da Geografia descrita no texto, de forma correta.
Nação
Paisagem
Território
Espaço virtual
País