Questões de Conhecimentos Bancários - Ética
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Questão: 1 de 7
546a22289c85e274af000873
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Caixa Econômica Federal
Cargo(s): Médico - Trabalho
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Ética aplicada > Ética
Questão: 2 de 7
546a22289c85e274af000874
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Caixa Econômica Federal
Cargo(s): Médico - Trabalho
Ano: 2014
Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Ética aplicada > Ética
Questão: 3 de 7
5576def4ef7d310242000134
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Banco do Brasil
Cargo(s): Escriturário
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Ética aplicada > Ética
Essas atitudes devem ser consideradas, sob a perspectiva ética,
naturais, uma vez que são inerentes à progressão na carreira.
admissíveis, pois não existe locupletamento pessoal.
adequadas, uma vez que, socialmente diante do universo empresarial são estimuladas.
rejeitáveis, diante do claro assédio moral.
impugnáveis, diante da utilização de critérios de metas.
Questão: 4 de 7
5576def4ef7d310242000135
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Banco do Brasil
Cargo(s): Escriturário
Ano: 2015
Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Ética aplicada > Ética
Nessa situação, sob a perspectiva ética,
a família deve ser privilegiada em detrimento das atividades profissionais.
o comprometimento com a família é considerado falta, pois o trabalho deve ser privilegiado.
o compartilhamento de senhas pessoais é considerado uma grave falta.
o empréstimo de instrumentos de assinatura digital a servidores de confiança é admissível.
os atos praticados representam a moderna administração com delegação de funções e exercício da confiança nos subordinados.
Questão: 5 de 7
64b9494470ea0e0fec7d23f8
Banca: CESGRANRIO
Órgão: Banco do Brasil
Cargo(s): Escriturário - Agente Comercial
Ano: 2023
Matéria/Assunto: Conhecimentos Bancários > Ética aplicada > Ética
Um vendedor do departamento de seguros de um banco foi chamado para atender um cliente que desejava informações a respeito de renovação de apólice de seguro de vida. Antes de encontrá-lo, o vendedor foi orientado pelo supervisor a acessar uma base de dados com informações pessoais dos clientes que o banco mantinha ilicitamente. Ao explorar essa base de dados, o vendedor descobriu que o cliente era acometido de uma enfermidade crônica que comprometia em muito a sua saúde. De posse dessa informação, o vendedor alterou sua estratégia de negociação e impôs condições para renovação que eram bem mais desfavoráveis ao cliente.
O problema ético observado nesse caso é caracterizado como
propina
aliciamento
espionagem
desafio tácito
conflito de interesses