Questões de Arquivologia - Biblioteconomia - Gestão de documentos - Conceitos Gerais
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 277
65086de6a5689d604e7f98c5
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - Biblioteconomia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Biblioteconomia > Conceitos Gerais
O processo de referência descrito por Grogan, em 1991, como a “sequência lógica das etapas decisórias encadeadas que constituem o processo normal de referência” tem sido amplamente utilizado na literatura da área até os dias atuais, inclusive, para a referência digital ou virtual na forma síncrona. De acordo com a visão desse autor, numere as etapas iniciais do processo de referência.
( ) Estratégia de busca.
( ) Necessidade de informação.
( ) Problema.
( ) Processo de busca.
( ) Questão inicial.
( ) Questão negociada.
A sequência está correta em
1, 5, 3, 6, 4, 2.
3, 2, 5, 1, 6, 4.
3, 5, 1, 4, 2, 6.
5, 2, 1, 6, 3, 4.
Questão: 2 de 277
65086de6a5689d604e7f98c7
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - Biblioteconomia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Biblioteconomia > Conceitos Gerais
Castro (2000), ao analisar aspectos relacionados ao fortalecimento da profissão de bibliotecário no Brasil, aponta que, antes de 1962, os bibliotecários brasileiros encontravam-se na situação de não terem garantidos seus direitos, pela ausência de
associações de classe.
eventos científicos na área.
legislação que regulamentasse a profissão.
cursos para formação profissional em nível superior.
Questão: 3 de 277
65086de6a5689d604e7f98c8
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - Biblioteconomia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Biblioteconomia > Conceitos Gerais
O diagnóstico de uma biblioteca especializada mostrou que sua estrutura adota a departamentalização por funções e que os serviços-meio e os serviços-fim são desempenhados em setores diferentes.
De acordo com essa situação, as atividades realizadas pela biblioteca estão agrupadas nos seguintes departamentos:
Gerência do Acervo; Biblioteca Digital; Referência e Empréstimo; e, Pesquisa.
Desenvolvimento de Coleções; Periódicos; Processos Técnicos; e, Atendimento ao usuário.
Administração; Desenvolvimento e Organização do Acervo; Coleções Especiais; e, Referência e Informação.
Formação e Desenvolvimento de Coleções; Processamento Técnico; Referência e Circulação; e, Administração.
Questão: 4 de 277
65086de6a5689d604e7f98ca
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - Biblioteconomia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Biblioteconomia > Conceitos Gerais
As entrevistas são muito utilizadas para a coleta de dados em estudos de usuários com abordagem qualitativa pelas vantagens da interação entre quem coleta os dados e quem os fornece. Entretanto, NÃO pode ser considerada uma vantagem da entrevista como instrumento de coleta dados nesse tipo de estudo a possibilidade que tem o entrevistador de
influenciar as respostas.
captar reações e sentimentos.
explicar a terminologia utilizada.
esclarecer dúvidas a respeito das perguntas.
Questão: 5 de 277
65086de6a5689d604e7f98cb
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - Biblioteconomia
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Biblioteconomia > Conceitos Gerais
Em um serviço de disseminação seletiva de informações que adota para a mediação o nível orientador, o mediador
passa a enviar a informação de interesse do usuário depois de uma rápida interação que identifica uma necessidade específica, clara, objetiva tal como acompanhar os artigos publicados em determinado periódico.
busca, após identificar o perfil do usuário de forma interativa, identificar as fontes potencialmente relevantes para ordená-las por relevância ou agregar algum valor comentando o conteúdo do documento, indicar relações entre eles etc.
interage com o usuário uma única vez para definir seu perfil, geralmente por meio de entrevista, e passa a indicar um conjunto de fontes de informação possíveis de satisfazer suas necessidades de informação, sem levar em conta o grau de conhecimento do usuário.
intervém no processo de construção do conhecimento, mantendo uma interação constante, dialogando com o usuário numa atuação conjunta e presente, podendo atuar na definição do problema, na exploração dos serviços disponíveis, no acesso aos documentos etc.