Questões de Arquivologia - Gestão de documentos - Diagnóstico da situação arquivística e realidade arquivística brasileira

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Questão: 1 de 241

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Banca: VUNESP

Órgão: Prefeitura Municipal de Piracicaba/SP

Cargo(s): Secretário Escolar

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Arquivologia > Gestão de documentos

Um serviço essencial nas escolas é o registro de entrada e de saída de documentos. Para isso, é necessário o uso diário

do diário de classes.

do notebook.

do manual da secretaria escolar.

da agenda escolar.

do livro de protocolo.

Questão: 2 de 241

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Tribunal Regional do Trabalho dos Estados do Amapá e Pará

Cargo(s): Analista Judiciário - Arquivologia

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Arquivologia > Gestão de documentos > Diagnóstico da situação arquivística e realidade arquivística brasileira


Assinale a opção que apresenta a análise contida no diagnóstico da situação arquivística a partir de uma visão maximalista.

estudo de caso

pesquisas sobre políticas arquivísticas desenvolvidas por países

observação dos problemas arquivísticos das organizações

a realidade do sistema de arquivos de uma instituição

construção de objetos de pesquisa

Questão: 3 de 241

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Banca: FUMARC

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Cargo(s): Analista Legislativo - Arquivologia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Arquivologia > Gestão de documentos > Diagnóstico da situação arquivística e realidade arquivística brasileira


A respeito da investigação preliminar, também conhecida como diagnóstico, analise as afirmativas abaixo:

I. Um dos objetivos é identificar fatores que afetam as práticas de arquivamento.

II. Para ter um conhecimento profundo das atividades, da regulamentação e do contexto sociopolítico no qual a instituição opera, é preciso pesquisar para além das fronteiras da instituição.

III. Antes de começar, é importante verificar se o órgão participou recentemente de projetos que envolveram análise corporativa, como reengenharia de processos, planejamento estratégico e análise de riscos.

Estão CORRETAS as afirmativas:

I, II e III.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

Questão: 4 de 241

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Banca: FUMARC

Órgão: Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Cargo(s): Analista Legislativo - Arquivologia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Arquivologia > Gestão de documentos > Diagnóstico da situação arquivística e realidade arquivística brasileira


Considerando a condução, pelo arquivista, do processo de negociação cuja finalidade é colocar em prática o gerenciamento arquivístico, analise as afirmativas abaixo:

I. É preciso que o arquivista disponha dos seguintes conhecimentos: (1) dos dispositivos legais, (2) dos princípios, teorias e normas técnicas e (3) do contexto arquivístico.

II. É preciso que o arquivista desenvolva as seguintes capacidades: (1) técnica, (2) de influência nos níveis estratégico, tático e operacional da instituição e (3) de introduzir mudanças nas práticas, nos processos, nos comportamentos e nos valores institucionais.

III. É preciso que o arquivista tenha uma noção dos seguintes fatores: (1) resistências a serem enfrentadas, (2) aspirações que podem ser alimentadas, (3) forças e oportunidades que podem ser aproveitadas; (4) fraquezas e ameaças que devem ser contornadas.

Está CORRETO o que se afirma em:

I, II e III.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

Questão: 5 de 241

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Banca: FGV

Órgão: Tribunal de Justiça de Sergipe

Cargo(s): Analista Judiciário - Arquivologia

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Arquivologia > Gestão de documentos > Diagnóstico da situação arquivística e realidade arquivística brasileira


Para fazer um bom diagnóstico, o arquivista precisa quantificar o acervo a ser organizado. Se ele encontra dez metros cúbicos de documentos e precisa quantificar o acervo em metros lineares para calcular a quantidade de estantes necessárias, isso se converte em:

40 metros lineares;

120 metros lineares;

220 metros lineares;

320 metros lineares;

400 metros lineares.