Questões de História - História Mundial - Historiografia e Ensino de História

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 632

64b5563d978a130586022b3f

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Secretaria Municipal de Educação do Recife/PE

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História

No que se refere ao ofício de historiador, julgue o item a seguir.
O ensino de história é apolítico, uma vez que se baseia na escrita neutra da própria história.

Questão: 2 de 632

6508746cea263c667f0eafca

copy

Banca: INSTITUTO CONSULPLAN

Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais

Cargo(s): Analista do Ministério Público - História

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História


A mudança de bases teóricas, com inspirações na Nova História e em autores como Michel Foucault; Edward Thompson; Walter Benjamin; Clifford Geerz, dentre outros, alavancaria o enfoque, principalmente:

De temas, objetos e sujeitos históricos até então apagados, personagens comuns, pouco usuais em narrativas históricas anteriores.

Nas narrativas acadêmicas, dissociadas de recortes temporais, e, pelo contrário, imbuídas de critérios comuns aos vários períodos analisados.

Da perspectiva oficial, com o emprego gradual e frequente de certas narrativas objetivas, geradas no consenso analítico de estudiosos consagrados.

De tendências historiográficas entendidas como conjuntos resultantes prioritariamente da história documental, laboratorialmente comprovada.

Questão: 3 de 632

Gabarito Preliminar

65c50388a698b33f780c1dd3

copy

Banca: FUNDATEC

Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2024

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC ), um dos importantes objetivos da disciplina de história no ensino fundamental é “estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de forma a preservar ou transformar seus hábitos e condutas”. A busca de autonomia também exige reconhecimento das bases da epistemologia da história, entre as quais NÃO podemos considerar:

A natureza compartilhada do sujeito e do objeto de conhecimento.

O conceito de tempo histórico em seus diferentes ritmos e durações.

O letramento científico para compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico.

A concepção de documento como suporte das relações sociais.

As várias linguagens por meio das quais o ser humano se apropria do mundo.

Questão: 4 de 632

660fef03bc9847ead90d6dca

copy

Banca: Instituto Access

Órgão: Prefeitura Municipal de Itabira/MG

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História


Peter Burke denominou o movimento iniciado por Lucien Febvre e Marc Bloch, na década de 1920, como a “Revolução Francesa da Historiografia”.

A qual movimento o historiador inglês se refere?

Positivismo.

Escola dos Annales.

Materialismo histórico.

Historicismo.

Questão: 5 de 632

660fef03bc9847ead90d6dcc

copy

Banca: Instituto Access

Órgão: Prefeitura Municipal de Itabira/MG

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2022

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História


A partir das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, publicada em 2004, podem-se considerar Ações Afirmativas como

conjuntos de ações que garantem a implementação da Lei 10.639/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.

conjuntos de ações de políticas curriculares, fundadas em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater a xenofobia e as discriminações que atingem particularmente os estrangeiros.

conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.

conjuntos de ações políticas que incluiriam o estudo da História da África, da Europa, da América, a luta dos negros e indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, bem como o negro e indígena na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.