Questões de História - História Mundial - Historiografia e Ensino de História
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 632
64b5563d978a130586022b3f
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Secretaria Municipal de Educação do Recife/PE
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
Questão: 2 de 632
6508746cea263c667f0eafca
Banca: INSTITUTO CONSULPLAN
Órgão: Ministério Público do Estado de Minas Gerais
Cargo(s): Analista do Ministério Público - História
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
A mudança de bases teóricas, com inspirações na Nova História e em autores como Michel Foucault; Edward Thompson; Walter Benjamin; Clifford Geerz, dentre outros, alavancaria o enfoque, principalmente:
De temas, objetos e sujeitos históricos até então apagados, personagens comuns, pouco usuais em narrativas históricas anteriores.
Nas narrativas acadêmicas, dissociadas de recortes temporais, e, pelo contrário, imbuídas de critérios comuns aos vários períodos analisados.
Da perspectiva oficial, com o emprego gradual e frequente de certas narrativas objetivas, geradas no consenso analítico de estudiosos consagrados.
De tendências historiográficas entendidas como conjuntos resultantes prioritariamente da história documental, laboratorialmente comprovada.
Questão: 3 de 632
65c50388a698b33f780c1dd3
Banca: FUNDATEC
Órgão: Prefeitura Municipal de Capivari do Sul/RS
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2024
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
A natureza compartilhada do sujeito e do objeto de conhecimento.
O conceito de tempo histórico em seus diferentes ritmos e durações.
O letramento científico para compreender e interpretar o mundo natural, social e tecnológico.
A concepção de documento como suporte das relações sociais.
As várias linguagens por meio das quais o ser humano se apropria do mundo.
Questão: 4 de 632
660fef03bc9847ead90d6dca
Banca: Instituto Access
Órgão: Prefeitura Municipal de Itabira/MG
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
Peter Burke denominou o movimento iniciado por Lucien Febvre e Marc Bloch, na década de 1920, como a “Revolução Francesa da Historiografia”.
A qual movimento o historiador inglês se refere?
Positivismo.
Escola dos Annales.
Materialismo histórico.
Historicismo.
Questão: 5 de 632
660fef03bc9847ead90d6dcc
Banca: Instituto Access
Órgão: Prefeitura Municipal de Itabira/MG
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2022
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Historiografia e Ensino de História
A partir das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana”, publicada em 2004, podem-se considerar Ações Afirmativas como
conjuntos de ações que garantem a implementação da Lei 10.639/2008, que institui a obrigatoriedade do ensino da História da África e dos africanos no currículo escolar do Ensino Fundamental e Médio.
conjuntos de ações de políticas curriculares, fundadas em dimensões históricas, sociais, antropológicas oriundas da realidade brasileira, e busca combater a xenofobia e as discriminações que atingem particularmente os estrangeiros.
conjuntos de ações políticas dirigidas à correção de desigualdades raciais e sociais, orientadas para oferta de tratamento diferenciado com vistas a corrigir desvantagens e marginalização criadas e mantidas por estrutura social excludente e discriminatória.
conjuntos de ações políticas que incluiriam o estudo da História da África, da Europa, da América, a luta dos negros e indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira, bem como o negro e indígena na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro e indígena nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.