Questões de História - História Mundial - Idade Média

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Questão: 1 de 91

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Banca: NC-UFPR

Órgão: Prefeitura Municipal de Curitiba/PR

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2019

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média


Os autores do fragmento a seguir fazem observações relacionadas ao ensino sobre o Medievo:


Essa Idade Média escolar consiste ainda em uma espécie de folclore: época de caos e trevas, na qual ainda não se haviam formado nações e os homens europeus viviam num estado de sono profundo, desde a decadência do Império Romano e a derrocada do mundo clássico. Esse modo de olhar para a Idade Média inicia a ser construído no Renascimento, época na qual, supunham os pensadores novecentistas, teria ocorrido o início do amadurecimento das nações. O mundo medieval se tornou, então, o lugar da ‘infância das nações’, que apenas teriam ingressado na idade adulta com o Renascimento. Ainda se ensina Idade Média na escola supondo uma rígida divisão causada pela Renascença, de um período sem ciência e de intensa religiosidade, para um período de renascimento científico, filosófico e de racionalidade. Essa divisão é consolidada pelas atividades pedagógicas que, via de regra, solicitam as diferenças entre a Idade Média e a Idade Moderna, entre o Teocentrismo e o Antropocentrismo.


(CHEPP, Bruno; MASI, Guilherme e PEREIRA, Nilton Mullet. O potencial pedagógico da Idade Média Imaginada. Revista do Lhiste, Porto Alegre, n. 3, v. 2, jul/dez. 2015.)


Com base nas ideias apresentadas nesse fragmento e nos conhecimentos sobre História e Ensino de História, considere as seguintes afirmativas:


1. A pesquisa histórica pode se aproveitar do jogo, da música e da imagem em movimento, na tarefa da construção dos conceitos nas aulas de história.


2. Como os estudos da historiografia clássica permitem ao estudante conhecer o passado medieval, os autores atribuem à Idade Média imaginada um baixo potencial pedagógico.


3. A Idade Média ensinada na escola atualmente ainda se baseia na concepção da ilustração (ou século das luzes) em relação ao medievo, que é apresentado como “Idade das Trevas”.


Assinale a alternativa correta.

Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.

As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

Questão: 2 de 91

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Banca: IBFC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2017

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média

Leia e responda:

“No caso do que chamamos de Idade Média, foi o século XVI que elaborou tal conceito. Ou melhor, tal preconceito, pois o termo expressava um desprezo indisfarçado em relação aos séculos localizados entre a Antiguidade Clássica e o próprio século XVI. Este se via como o renascimento da civilização greco-latina, e portanto tudo que estivera entre aqueles picos de criatividade artístico-literária (de seu próprio ponto de vista, é claro) não passara de um hiato, de um intervalo” (JÚNIOR, HILÁRIO FRANCO “A IDADE MÉDIA, NASCIMENTO DO OCIDENTE”, prefácio.)

Sobre a “Idade Média” analise as afirmações:

I. É uma denominação rasa para um período da civilização europeia rico e ainda marcado por leituras preconceituosas oriundas da Idade Moderna.

II. É considerado pelo pesquisadores da área medieval um problema comum procurar estudar a história pela ascensão dos períodos históricos e não pelo declínio.
Dessa maneira o período medieval consiste enquanto fundamento da “Idade Moderna”, mais do que as especificidades do mundo medieval realmente.

III. É correto dizer que grande parte da riqueza da cultura medieval consistia na produção de queijos, pães e vinhos, principalmente por parte dos mosteiros, infelizmente os registros de arte são basicamente nulos.

Assinale a alternativa correta:

I apenas

II apenas

III apenas

III e II apenas

I e II apenas

Questão: 3 de 91

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Banca: CONSULPLAN

Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares/ES

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial


A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953 . Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuou na Segunda Guerra Mundial aderindo ao Auxiliary Territorial Service, servindo de forma voluntária em várias funções ao exército britânico; dentre elas, foi treinada como mecânica.

II. Elizabeth casou-se com seu primo Philip, príncipe da Grécia, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias.

III. Como Chefe de Governo tem plenos poderes de decisões na monarquia inglesa.


Está correto o que se afirma em

I, II e III.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

Questão: 4 de 91

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Banca: FGV

Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média


A imagem a seguir retrata um dos vitrais da catedral de Berna (Suíça) restaurado em 1918, com base nos projetos originais dos vitrais instalados entre 1516 e 1519.

Imagem questão


A imagem é utilizada em sala de aula para apresentar o tema da peste negra e da Dança Macabra em uma atividade interdisciplinar sobre pandemias e epidemias ao longo da História.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente o uso desse documento histórico para compreender o imaginário medieval a respeito da morte.

A imagem caracteriza a sensibilidade medieval sobre o pecado carnal, pois o esqueleto representa a punição a quem dança e se diverte.

O documento é uma apologia à Igreja, que desafia a morte trazida por peste, fome e guerras, ao oferecer proteção espiritual para os habitantes de Berna.

O vitral materializa uma crítica social, ao caracterizar metaforicamente a fome como um esquálido esqueleto que ameaça um rico representante do alto clero.

A figura expressa o desenvolvimento de uma estética macabra na cristandade medieval, em sintonia com a afirmação de uma arte neogótica.

A fonte iconográfica retrata a consciência do caráter inexorável e universal da morte e a importância de se estar sempre preparado para sua imprevisível chegada.

Questão: 5 de 91

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Banca: FGV

Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Idade Média


Um dos modelos de mapas mais divulgados no Medievo fundamentava-se nas ideias de Isidoro de Sevilha (c.560-636) acerca da configuração do planeta e de seus habitantes. O orbe terrestre estaria disposto em uma forma que lembraria as letras “T” e “O”, como no exemplo a seguir.


Imagem questão


Com base na imagem, a respeito da representação cartográfica do espaço no período medieval, analise as afirmativas a seguir.

I. O “O” representa o orbe, em forma de um disco, em consonância com a teoria da esfericidade da terra, enquanto o “T” indica os cursos de água, traçados em escala e de maneira realista.

II. A tripartição do mundo em Europa, África e Ásia é simbólica, uma vez que os três continentes representam as terras doadas aos filhos de Noé (Sem, Cam e Jafet) após o dilúvio universal, estando de acordo com o imaginário religioso cristão.

III. O mapa apresenta o Oriente (Leste ), como direção mestre da representação, localizando-o na parte superior, por seu valor religioso: apontava para a direção do antigo Jardim do Éden, o Paraíso Terrestre, além de ter sido a terra dos hebreus.

Está correto o que se afirma em

I, apenas.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

I, II e III.