Questões de História - História Mundial - Movimentos e Políticas Sociais

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 29

60be20910905e9328af07025

copy

Banca: FUMARC

Órgão: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2018

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Movimentos e Políticas Sociais

Os movimentos sociais têm despontado no cenário de luta por direitos no Brasil. Os movimentos sociais no Brasil são resultado

da organização espontânea de grupos que não são foco das ações das políticas públicas e, portanto, não possuem formas de pressão tradicionais.

da organização político-partidária brasileira que não contempla a possibilidade de que esses grupos se transformem em partidos políticos.

da união de interesses dos grupos que, amparados no presente e desvinculados do passado histórico brasileiro, definem suas bandeiras e ideologias.

das lutas sociais dos grupos que, de forma legítima e assegurada na Constituição, agem em prol de uma bandeira revolucionária.

das transformações que se sucederam após a redemocratização brasileira, que permitiu a participação da sociedade civil na política.

Questão: 2 de 29

62cc8477a63e1d5d8f213229

copy

Banca: FGV

Órgão: Prefeitura Municipal de Paulínia/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Movimentos e Políticas Sociais

Na França, entre 1648 e 1653, eclodiu um conjunto de revoltas que questionavam o processo de fortalecimento do poder da Coroa. Essas revoltas foram denominadas Frondas.

Assinale a afirmativa que caracteriza corretamente as Frondas.

A Fronda da nobreza começa com a recusa da aristocracia eclesiástica quanto ao pagamento dos impostos aplicados sobre os mosteiros e as abadias.

A Fronda parlamentar é a rebelião do parlamento de Paris que se recusa a aceitar novas taxas propostas pelo cardeal Mazarin, então primeiro-ministro da França.

A Fronda dos príncipes teve como antagonistas a rainha regente da França, Ana de Áustria, e, do outro lado, o Parlamento de Paris, a nobreza e o cardeal Mazarin.

A Fronda parlamentar é uma rebelião dos setores protestantes contra a revogação do Edito de Nantes, que concedia tolerância religiosa aos huguenotes.

As Frondas eclodem nas cidades e no campo, sobretudo nas províncias, contra as tendências absolutistas implantadas pelo governo de Luís XIV.

Questão: 3 de 29

62cc8477a63e1d5d8f213231

copy

Banca: FGV

Órgão: Prefeitura Municipal de Paulínia/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2021

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Movimentos e Políticas Sociais

Em junho de 2013, integrantes do Movimento Passe Livre recusaram os termos militantes e militância e preferiram as palavras ativismo e ativistas para nomear a si mesmos e suas ações.


Em 2015, o termo ativismo também foi escolhido por estudantes que ocuparam escolas de ensino médio no estado de São Paulo.
Por que optar por uma palavra nova? Afastando de si a palavra militância, os ativistas queriam marcar o que os diferenciava dos tradicionais participantes de protestos no Brasil.


A respeito dos métodos e resultados da militância e do ativismo na cena brasileira contemporânea, assinale a afirmativa correta.

Militância e ativismo são metodologias usadas para fins diversos: enquanto a primeira busca recrutar discípulos para a própria causa, a segunda age em conjunto para mudar as normas.

O ativismo privilegia estruturas organizativas centralizadas, funcionando segundo a lógica militar e produz, naqueles que fazem uso dela, uma moralidade rígida.

A militância opta por arranjos descentralizados, com liderança e decisões partilhadas coletivamente e o uso intensivo de novas tecnologias de comunicação.

Enquanto a militância é típica de indivíduos identificados com posições políticas exclusivamente à esquerda, os ativistas são mais liberais com posicionamentos mais à direita.

O ambiente militante tende a valorizar a disciplina, a centralização e a heteronomia, enquanto o ativista incentiva a experimentação, a horizontalidade e a autonomia.

Questão: 4 de 29

6421979d3a72ee771558357f

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares/ES

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial


A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953 . Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuou na Segunda Guerra Mundial aderindo ao Auxiliary Territorial Service, servindo de forma voluntária em várias funções ao exército britânico; dentre elas, foi treinada como mecânica.

II. Elizabeth casou-se com seu primo Philip, príncipe da Grécia, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias.

III. Como Chefe de Governo tem plenos poderes de decisões na monarquia inglesa.


Está correto o que se afirma em

I, II e III.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

Questão: 5 de 29

6421979d3a72ee771558359e

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares/ES

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Movimentos e Políticas Sociais


A democracia tem em sua base duas palavras gregas: demos,
que significa “povo, distrito” e kratos, que significa “domínio,
poder”, trazendo consigo o significado de “poder do povo” ou
“governo do povo”. Sobre os atos antidemocráticos, analise
as assertivas a seguir.


I. São entendidos como manifestações (orais, publicadas
em redes sociais, proclamadas em protestos, dentre
outras) que se opõem ao regime democrático de direito,
às suas instituições e a todo e qualquer princípio assegurado pela Constituição.


II. Podem sofrer punições atos de cunho racistas, preconceituosos e discriminatórios que incitem ações ilegais e
antagônicas ao Estado Democrático de Direito.


III. São exteriorizações caracterizadas por ódio, desprezo ou
intolerância contra determinados grupos que ferem as
garantias e os direitos fundamentais assegurados na
Constituição.


IV. São atos de cunho essencial para reafirmar valores essenciais de convivência humana e dos direitos fundamentais do homem.


Está correto o que se afirma apenas em

III.

III e IV.

I, II e IV.

I, II e III.