Questões de História - História Mundial - Pré-História

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 31

6421979d3a72ee771558357f

copy

Banca: CONSULPLAN

Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares/ES

Cargo(s): Professor - Língua Inglesa

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial


A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953 . Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.


I. Atuou na Segunda Guerra Mundial aderindo ao Auxiliary Territorial Service, servindo de forma voluntária em várias funções ao exército britânico; dentre elas, foi treinada como mecânica.

II. Elizabeth casou-se com seu primo Philip, príncipe da Grécia, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias.

III. Como Chefe de Governo tem plenos poderes de decisões na monarquia inglesa.


Está correto o que se afirma em

I, II e III.

I e II, apenas.

I e III, apenas.

II e III, apenas.

Questão: 2 de 31

6447dc4a71937b7c50355bfd

copy

Banca: FGV

Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História


Diante do desafio de abordar a chamada pré-história no 6º ano, um docente organizou a ida de suas turmas ao Museu de Zoologia da USP, porque se recordava de lá ter visto diagramas da evolução humana e crânios de hominídeos.

A respeito das etapas de organização didática necessárias para estruturar a visita e valorizar o potencial educativo do acervo museológico, analise as afirmativas a seguir.

I. Antes da visita, na fase de planejamento, o docente visita antecipadamente o museu, elabora o roteiro de observação para seus alunos e propõe estudos prévios em sala de aula sobre o acervo que será observado no museu.

II. Durante a visita, na fase da observação e coleta de dados, o docente privilegia os objetos que ilustram os conhecimentos prévios e confirmam o conteúdo do livro didático adotado, auxiliando na memorização das informações sobre a pré-história.

III. No retorno para a escola, na fase de avaliação e socialização dos dados coletados na visita, o docente organiza rodas de conversa para que os alunos apresentem aos colegas suas observações e lembranças da visita, aproveitando a oportunidade para sanar eventuais dúvidas.

Está correto o que se afirma em

I, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.

I e III, apenas.

I, II e III.

Questão: 3 de 31

646392b7a8db314b2c220fb2

copy

Banca: UniRV

Órgão: Universidade de Rio Verde

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2023

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História

Entre 10 000 a.C. e 7000 a.C., aconteceram algumas mudanças básicas para a humanidade. Os seres humanos começaram a domesticar os animais, a obterem um melhor uso das plantas; houve, também, o surgimento da agricultura e do pastoreio. Este período é compreendido entre:

A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico.

A transição do Mesolítico para a Idade dos Metais.

A transição da Idade dos Metais para o Mesolítico.

A transição da Idade dos Metais para o Paleolítico

Questão: 4 de 31

64a6b048000861999d0340f5

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville/SC

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2022

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História


A respeito da época designada como pré-história, cujo estudo permite compreender a formação e a evolução das sociedades humanas ao longo do tempo, assinale a opção correta.

A capacidade de produzir artefatos representa uma das principais características da evolução do gênero Homo à época.

O denominado homem de Neanderthal foi o primeiro a se dedicar à agricultura.

O Homo Sapiens surgiu simultaneamente na Ásia e na Europa.

O Homo Sapiens é um descendente direto do homem de Neanderthal.

Não houve desenvolvimento de formas de manifestação artística nesse período.

Questão: 5 de 31

64a6b048000861999d0340f6

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville/SC

Cargo(s): Professor - História

Ano: 2022

Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História


Na pré-história, surgiram e desapareceram várias espécies do gênero Homo. Com referência às origens da espécie humana e a suas características, assinale a opção correta.

A ideia central da teoria criacionista é a de que Deus é o criador de tudo e de todos.

O evolucionismo é uma teoria criada pelos gregos na Antiguidade.

O Homo Sapiens, segundo a teoria da evolução, é descendente direto dos macacos.

Os humanos não integram a ordem dos primatas.

Charles Darwin foi um estudioso criacionista.