Questões de História - História Mundial - Pré-História
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 31
6421979d3a72ee771558357f
Banca: CONSULPLAN
Órgão: Prefeitura Municipal de Linhares/ES
Cargo(s): Professor - Língua Inglesa
Ano: 2023
Matéria/Assunto: História > História Mundial
A rainha Elizabeth II assumiu o trono britânico em 1952, sendo coroada em 1953 . Era filha de Jorge VI e tornou-se rainha por ocasião da morte de seu pai. Diante do exposto, analise as afirmativas a seguir.
I. Atuou na Segunda Guerra Mundial aderindo ao Auxiliary Territorial Service, servindo de forma voluntária em várias funções ao exército britânico; dentre elas, foi treinada como mecânica.
II. Elizabeth casou-se com seu primo Philip, príncipe da Grécia, algo que é muito comum entre as famílias reais europeias.
III. Como Chefe de Governo tem plenos poderes de decisões na monarquia inglesa.
Está correto o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
Questão: 2 de 31
6447dc4a71937b7c50355bfd
Banca: FGV
Órgão: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo/SP
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História
Diante do desafio de abordar a chamada pré-história no 6º ano, um docente organizou a ida de suas turmas ao Museu de Zoologia da USP, porque se recordava de lá ter visto diagramas da evolução humana e crânios de hominídeos.
A respeito das etapas de organização didática necessárias para estruturar a visita e valorizar o potencial educativo do acervo museológico, analise as afirmativas a seguir.
I. Antes da visita, na fase de planejamento, o docente visita antecipadamente o museu, elabora o roteiro de observação para seus alunos e propõe estudos prévios em sala de aula sobre o acervo que será observado no museu.
II. Durante a visita, na fase da observação e coleta de dados, o docente privilegia os objetos que ilustram os conhecimentos prévios e confirmam o conteúdo do livro didático adotado, auxiliando na memorização das informações sobre a pré-história.
III. No retorno para a escola, na fase de avaliação e socialização dos dados coletados na visita, o docente organiza rodas de conversa para que os alunos apresentem aos colegas suas observações e lembranças da visita, aproveitando a oportunidade para sanar eventuais dúvidas.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
Questão: 3 de 31
646392b7a8db314b2c220fb2
Banca: UniRV
Órgão: Universidade de Rio Verde
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2023
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História
A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico.
A transição do Mesolítico para a Idade dos Metais.
A transição da Idade dos Metais para o Mesolítico.
A transição da Idade dos Metais para o Paleolítico
Questão: 4 de 31
64a6b048000861999d0340f5
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville/SC
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2022
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História
A respeito da época designada como pré-história, cujo estudo permite compreender a formação e a evolução das sociedades humanas ao longo do tempo, assinale a opção correta.
A capacidade de produzir artefatos representa uma das principais características da evolução do gênero Homo à época.
O denominado homem de Neanderthal foi o primeiro a se dedicar à agricultura.
O Homo Sapiens surgiu simultaneamente na Ásia e na Europa.
O Homo Sapiens é um descendente direto do homem de Neanderthal.
Não houve desenvolvimento de formas de manifestação artística nesse período.
Questão: 5 de 31
64a6b048000861999d0340f6
Banca: CESPE / Cebraspe
Órgão: Prefeitura Municipal de Joinville/SC
Cargo(s): Professor - História
Ano: 2022
Matéria/Assunto: História > História Mundial > Pré-História
Na pré-história, surgiram e desapareceram várias espécies do gênero Homo. Com referência às origens da espécie humana e a suas características, assinale a opção correta.
A ideia central da teoria criacionista é a de que Deus é o criador de tudo e de todos.
O evolucionismo é uma teoria criada pelos gregos na Antiguidade.
O Homo Sapiens, segundo a teoria da evolução, é descendente direto dos macacos.
Os humanos não integram a ordem dos primatas.
Charles Darwin foi um estudioso criacionista.