Questões de Tecnologia da Informação - Gestão de TI

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Questão: 1 de 20

6223d634fdc70463ec7b26c9

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Distrito Federal

Cargo(s): Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3).
Para o atendimento do requisito I, deve-se formalizar um acordo de nível de serviço (ANS), que documenta as metas de nível de serviço e especifica as responsabilidades das partes envolvidas.

Questão: 2 de 20

6223d634fdc70463ec7b26cb

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Distrito Federal

Cargo(s): Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3).
O pacote de desenho de serviço (PDS) é um documento adequado para atender o requisito II, pois faz a ligação entre as fases de estratégia de serviços e de desenho de serviços.

Questão: 3 de 20

6223d634fdc70463ec7b26cc

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Distrito Federal

Cargo(s): Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3).
A execução do processo gerenciamento de segurança da informação da fase desenho de serviço atenderia o requisito III.

Questão: 4 de 20

6223d634fdc70463ec7b26cd

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Distrito Federal

Cargo(s): Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3).
O requisito IV será atendido se for implementado o processo gerenciamento de catálogo de serviço, o qual é responsável por manter as informações do catálogo de serviços que contém todos os serviços listados nesse requisito.

Questão: 5 de 20

6223d634fdc70463ec7b26ce

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Defensoria Pública do Distrito Federal

Cargo(s): Analista de Apoio à Assistência Judiciária - Redes

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI

A alta administração de uma organização elencou os seguintes requisitos, visando à aplicação de boas práticas de gerenciamento de serviços:


I oficializar acordos entre um provedor de serviço de TI e outra parte da mesma organização, estipulando as responsabilidades de ambas as partes;

II possuir um documento que defina e descreva todos serviços que a TI provê em seu portfólio para seus clientes;

III executar ações que implementem as políticas de segurança da informação, garantindo a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade dos ativos;

IV possuir um banco de dados ou documento que contenha informação sobre os serviços que estejam no funil de serviço (em desenvolvimento), em produção e os obsoletos;

V implantar ações que permitam gerenciar os aplicativos relacionados a gestão de serviços comprados ou desenvolvidos pela organização durante o seu ciclo de vida;

VI implantar processo que vise restaurar os serviços ao seu nível normal no caso de uma interrupção não planejada.


A partir dessa situação hipotética, julgue o item seguinte, à luz da ITIL (versão 3).
Constante na fase de operação de serviços, a função gerenciamento técnico atenderia o requisito V, pois é responsável por gerenciar aplicativos, ajudando a TI a planejar e manter uma infraestrutura que suporte os processos de negócio da organização.