Questões de Administração - Administração geral - Aprendizagem organizacional

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Questão: 1 de 189

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Banca: VUNESP

Órgão: Tribunal de Contas do Município de São Paulo

Cargo(s): Auditor de Controle Externo - Administração

Ano: 2023

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Aprendizagem organizacional

Para o alcance da maximização dos recursos, as organizações devem tomar uma série de decisões relacionadas à administração de materiais, que perpassam desde o processo de compras e recebimento, até a depreciação e desfazimento dos bens. Evidentemente, a depender do tipo de materiais envolvidos, as decisões serão distintas, acrescidas da análise dos impactos internos e externos do processo de gestão. Considerando uma farmácia hospitalar municipal que deseja saber se é vantajoso ou não estocar determinado item, cuja a demanda é sazonal e estimada, assinale a alternativa que apresenta corretamente o método adequado para a tomada de decisão.

Demanda Durante Lead Time.

Sistema duas gavetas.

FIFO – First in, First out.

LIFO – Last in, First out.

Lote Econômico de Compra.

Questão: 2 de 189

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Banca: FCC

Órgão: Prefeitura Municipal de Recife/PE

Cargo(s): Agente Administrativo - Assistência Social

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Aprendizagem organizacional

Dois dos fundamentos da Premiação Melhores em Gestão (MG), premiação que era conhecida anteriormente por Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), são o Aprendizado Organizacional e Inovação e Liderança Transformadora.

No Aprendizado Organizacional e Inovação,

as empresas precisam compreender as necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas inter-relações com as estratégias da empresa. Na Liderança Transformadora faz-se necessária a percepção de que todas as atividades da organização possuem relação de independência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage.

a organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente. Na Liderança Transformadora a atuação dos líderes deve ocorrer de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas.

os colaboradores precisam aprender exclusivamente sobre as relações, internas e externas, de dependência entre a organização e o mercado. Na Liderança Transformadora a atuação dos líderes deve ocorrer de forma ética, inspiradora, exemplar e comprometida com a excelência, mobilizando as pessoas em torno de valores, princípios e objetivos da empresa, preparando líderes e pessoas.

as empresas precisam compreender as necessidades e demandas, bem como o estabelecimento de pactos com as partes interessadas e suas influências nas estratégias da empresa. Na Liderança Transformadora a empresa deve ter agilidade, com ciclos lentos de aprendizagem, respeitando a velocidade da implementação de melhorias.

a organização, seus colaboradores e redes precisam sempre buscar novos patamares de competência, por meio de um ciclo de aprendizado permanente. Na Liderança Transformadora, por sua vez, faz-se necessária a percepção de que todas as atividades da organização possuem relação de independência, seja internamente, seja entre a organização e o ambiente com o qual interage.

Questão: 3 de 189

Gabarito Preliminar

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Banca: Inst. AOCP

Órgão: Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul

Cargo(s): Agente Administrativo

Ano: 2022

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Aprendizagem organizacional


Acerca das características de uma organização que aprende, é correto afirmar que, nessa perspectiva,

existe uma visão individualizada dos funcionários.

a empresa busca a manutenção do status quo.

as pessoas se comunicam de maneira estritamente verticalizada.

as empresas são adaptativas.

as empresas são focadas no conservadorismo.

Questão: 4 de 189

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Cargo(s): Analista de Tecnologia da Informação - Gestão de Pessoas

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Aprendizagem organizacional

No que se refere ao aprendizado e ao desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional, julgue o item que se segue.
Embora a aprendizagem seja um processo que ocorre no âmbito do indivíduo, as equipes e organizações, ao longo do tempo e por meio de estratégias de explicitação do conhecimento adquirido, também podem aprender.

Questão: 5 de 189

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social

Cargo(s): Analista de Tecnologia da Informação - Gestão de Pessoas

Ano: 2023

Gabarito: Oficial

Matéria/Assunto: Administração > Administração geral > Aprendizagem organizacional

No que se refere ao aprendizado e ao desenvolvimento de pessoas no contexto organizacional, julgue o item que se segue.
Programas e trilhas de aprendizagem podem ser mecanismos usados para o desenvolvimento de pessoas, pois conciliam a perspectiva do autodesenvolvimento com as necessidades corporativas.