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Questões sobre Treinamento e desenvolvimento

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.
1
Programas de qualidade de vida, orientação profissional e autogestão de carreira são exemplos de ações de desenvolvimento de pessoas nas organizações.

CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.
2
Na redação de objetivos instrucionais, é recomendado o emprego de verbos como conhecer, saber, analisar, avaliar, reconhecer e modificar, que denotam comportamentos observáveis no trabalho.

CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.
3
As ações de treinamento devem ser direcionadas para as atividades atualmente desempenhadas na instituição, sendo realizadas no intuito de eliminar deficiências previamente identificadas.

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CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.
4
Os processos de TD&E caracterizam as ações organizacionais que utilizam a tecnologia instrucional para a promoção do desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes nas organizações.

CNJ 2013 - CESPE - Técnico Judiciário - Administrativa

Com relação a treinamento, desenvolvimento e educação (TD&E), julgue os itens que se seguem.
5
Durante a seleção da modalidade de ensino-aprendizagem adequada às ações de treinamento não se deve considerar as características sociodemográficas dos treinandos.

TRF 5ª 2012 - FCC - Analista Judiciário Área Administrativa

6
Todo processo de treinamento envolve mudança; portanto, deve-se prever resistências naturais ao longo de todo o seu desenvolvimento.

É um pressuposto considerado

IBAMA 2012 - CESPE - Técnico Administrativo

No que se refere à gestão do desempenho e à capacitação de integrantes da carreira de especialista em meio ambiente, julgue os itens a seguir.
7
Mensurar o impacto de um treinamento no desempenho de seus egressos é um dos objetivos das avaliações de reação, recurso bastante utilizado em órgãos públicos.

MPE/RN 2012 - FCC - Analista do Ministério Público Estadual - Administração

8
Com relação aos conceitos de treinamento, desenvolvimento e educação, considere as afirmativas abaixo.

I. O treinamento envolve o processo de ensino-aprendizagem que conduz à aquisição de habilidades e competências, com propósito específico de curto prazo.

II. Desenvolvimento é uma noção abrangente, significando o conjunto de oportunidades fornecidas pela organização para que o indivíduo desenvolva seu potencial como pessoa e como profissional, tendo propósitos genéricos de longo prazo.

III. Educação é um processo sistemático, planejado e controlado, a partir da experiência, e visa alterar conceitos, habilidades, atitudes e conhecimentos nos indivíduos e grupos, bem como reforçar o aspecto organizacional.

IV. Treinamento pode ser considerado com um sistema formado por subsistemas, inter-relacionados entre si e com o ambiente externo, compreendendo: avaliação das necessidades do treinamento; planejamento e avaliação do treinamento.

Está correto o que se afirma em

MPE/AP 2012 - FCC - Analista Ministerial - Administração

9
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:

BASA 2012 - CESPE - Técnico Científico - Administração

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
10
A avaliação de retorno sobre o investimento em treinamentos é feita com base no impacto do treinamento sobre os resultados das equipes e departamentos de uma organização.

BASA 2012 - CESPE - Técnico Científico - Administração

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens a seguir.
11
O planejamento instrucional de ações de treinamento e desenvolvimento de pessoas diagnostica as necessidades de aprendizagem e estabelece toda a programação de cursos, bem como sua avaliação.

MPE/PI 2012 - CESPE - Analista Ministerial - Área Administrativa

Os conhecimentos sobre comportamento organizacional proporcionam uma melhor compreensão dos indivíduos e grupos que integram organizações. A respeito das situações relacionadas ao trabalho, julgue os itens que se seguem.
12
Quando bem planejadas e executadas para suprir os gaps de competências identificados, as ações de treinamento garantem que os indivíduos apliquem no trabalho os novos CHAs aprendidos.

Metrô/SP 2012 - FCC - Analista Desenvolvimento Gestão Júnior - Administração de Empresas

13
Na gestão de recursos humanos,

I. o treinamento é um processo de assimilação cultural a médio e longo prazos, com o objetivo de atualizar ou reciclar conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com a execução de tarefas e macrovisão dos negócios.

II. o treinamento produz alterações ou mudanças a curto prazo no conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador.

III. a base de um programa de treinamento é o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) em cenários reativos e prospectivos.

IV. o levantamento de necessidades de treinamento (LTN) constitui-se da pesquisa e análise para identificação de carências cognitivas e inexperiências, relativas ao trabalho, existentes entre o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes do trabalhador e as exigências do cargo.

É correto o que consta APENAS em:

SESA/ES 2011 - CESPE - Esp. Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde - Administrador Auditoria/Gestão

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens.
14
Ao elaborar um projeto de treinamento de pessoal, um gerente deve considerar que esse projeto constitui um documento de natureza predominantemente administrativa no qual deve constar a descrição dos meios necessários para desencadear as ações de treinamento.

SESA/ES 2011 - CESPE - Esp. Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde - Administrador Auditoria/Gestão

Considerando que a gestão de pessoas é a função gerencial responsável por promover a cooperação das pessoas que atuam nas organizações objetivando o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais, julgue os itens.
15
Quando um profissional de gestão de pessoas realiza a análise das tarefas e das pessoas para fins de treinamento e desenvolvimento, entende-se que o diagnóstico de necessidades foi realizado adequadamente.
Esse tópico também aparece nos editais com os seguintes nomes:
  • - Programação, execução e avaliação.
  • - Programação, execução e avaliação
  • - Treinamento e desenvolvimento
  • - Planejamento, desenvolvimento, avaliação e objetivos do ensino
  • - Provimento, capacitação, avaliação, retenção de talentos, benefícios, gratificações, pagamento e controle
  • - Programas de treinamento e desenvolvimento
  • - Recrutamento e seleção de pessoas, treinamento e desenvolvimento de pessoas, benefícios sociais
  • - Gestão de pessoas
  • - Planejamento, desenvolvimento e objetivos do ensino
  • - Capacitação de pessoas
  • - Capacitação de pessoas.
  • - Treinamento e Desenvolvimento
  • - Desenvolvimento e treinamento de pessoal: levantamento de necessidades, programação, execução e avaliação
  • - Desenvolvimento e treinamento de pessoal
  • - Gestão de pessoas do quadro próprio e terceirizadas
  • - Desenvolvimento e capacitação de pessoal
  • - Treinamento, Desenvolvimento e Educação: conceitos e importância, operacionalização e rotinas
  • - Educação, Treinamento e Desenvolvimento
 
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