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Questões de Concursos de Geografia > Geografia Humana

Questões sobre Introdução à Ciência Geográfica

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia

1
Segundo Santos & Silveira, “amplia-se a descentralização industrial, despontam belts modernos e novos fronts na agricultura e especializações comerciais e de serviços se desenvolvem em porções do país que apenas no período atual puderam acolher vetores da modernidade.”
(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. Adaptado)

No texto, os autores referem-se à

Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia

2
“São Paulo, metrópole brasileira, tem seu papel metropolitano definido por ser o centro que promove a coleta das informações, as armazena, classifica, manipula e utiliza a serviço dos atores hegemônicos da economia, da sociedade, da cultura e da política. Por enquanto, é São Paulo que absorve e concentra esse papel no poder decisório”.
(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. Adaptado)

No texto, os autores justificam o papel de São Paulo como uma metrópole

Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia

3
A incorporação, pela Geografia, de conceitos como relações sociais de produção, meios de produção, forças produtivas e formação social foi uma das consequências do desenvolvimento de uma nova linha de abordagem, baseada nas teorias

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Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia

4
Para Milton Santos (1997), o espaço não é nem uma coisa, nem um sistema de coisas, mas uma realidade relacional.

Portanto, o espaço deve ser considerado como

Pref. Ribeirão Preto/SP 2013 - VUNESP - Professor III - Geografia

5
Essa categoria da Geografia expressa a relação afetiva que as pessoas desenvolvem com o espaço geográfico: uma praça onde se brinca desde criança, um bairro, uma rua e seus moradores. É onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.

O texto trata

Polícia Militar/SP 2013 - VUNESP - Soldado - 2ª Classe

6
Considere as seguintes intervenções humanas em uma região brasileira.

I. A expansão de mineradoras que ocasionam desmatamento, contaminação dos solos e surgimento de n ovas estradas, ferrovias e hidrovias; empreendimentos estes que provocam alterações ambientais.

II. Atividades clandestinas de garimpos de ouro que alteram leitos e margens dos cursos d’água, e contaminam a água destes com mercúrio.

III. Extração ilegal de madeira que causa desflorestamento de extensas áreas e possibilidade de perdas em biodiversidade genética.

IV. Expansão da atividade agropecuária sobre áreas de floresta nativa, logo substituída por extensas glebas para lavoura de soja ou formação de pasto para o gado bovino.

             (http://www.eceme.ensino.eb.br. Adaptado)


Essas intervenções são frequentes e características da região

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

7
Para a geógrafa Helena Copetti Callai (2009), trabalhar o lugar como categoria de análise deve ser uma das tarefas do professor de Geografia no ensino fundamental, pois

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

8
De acordo com o geógrafo Roberto Lobato Correa (2006), Milton Santos, com uma nova abordagem na Geografia, propõe que o espaço geográfico deve ser analisado a partir das seguintes categorias:

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

9
Analise a seguinte manchete de jornal.
Com apoio da Marinha, polícia do Rio ocupa refúgio do Comando Vermelho.
(http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,com-apoio-da-marinha- policia-do-rio-ocupa-refugio-do-comando-vermelho,645275,0.htm)

O conteúdo da manchete serve de exemplo para a afirmação do geógrafo Marcelo José Lopes de Souza (2006) de que o espaço geográfico

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

10
Milton Santos afirma que “um dos traços marcantes do atual período histórico é o papel verdadeiramente despótico da informação”. Ele utiliza como argumento

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

11
Uma das mais importantes questões políticas no final do século é a acentuação das desigualdades entre centros e periferias. Na medida em que a disputa Leste-Oeste desaparece, o mundo passa a ser dividido entre o rápido e o lento a partir da posse do conhecimento científico e das redes de comunicação.
(Iná Elias Castro, et alii. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006)

O texto descreve a era do que se denomina

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

12
Segundo Haesbaert (2007), a paisagem

Pref. Sertãozinho/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica - Geografia

13
Entre as décadas de 1970 e 1990, firmou-se, no Brasil, uma nova corrente teórica na geografia que ficou conhecida como Geografia Crítica. Apesar de uma certa diversidade de abordagens, a maioria dos geógrafos dessa corrente postulava uma ciência geográfica

Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia

14
O estudo do meio tem se revelado um importante recurso didático para o ensino escolar. Porém, o planejamento do trabalho é essencial para que os objetivos sejam alcançados.

Dentre os objetivos do estudo do meio, pode-se destacar

Pref. Suzano/SP 2012 - VUNESP - Professor de Educação Básica II - Geografia

15
Considere as seguintes afirmações sobre o estudo do meio:

I. é um trabalho que pode assumir características interdisciplinares;

II. é uma atividade válida para desvendar características de paisagens naturais;

III. representa um método de trabalho que permite apreender múltiplas dimensões do espaço.

Está correto apenas o que se afirma em
 
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