Questões de Português - Compreensão e interpretação de textos
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Questão: 1 de 16569
661408135c32428b240b99dd
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
faz uso de uma linguagem infantil para garantir seu entendimento entre as crianças, que são seu público-alvo.
manifesta sua preferência por livros infantojuvenis cujas histórias, como aquelas citadas, apresentam algum valor moral.
reconhece nos dois livros o tema do desaparecimento de objetos cotidianos e o relaciona à questão da finitude que faz parte da vida.
defende que as crianças leiam livros com suas avós, já que são elas as guardiãs das tradições familiares.
vê na falta de explicação para o desaparecimento de certos objetos um desafio a ser solucionado com a ajuda da imaginação.
Questão: 2 de 16569
661408145c32428b240b99e7
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
o garoto de Doutor Sumiço faz desaparecerem os objetos dos outros e, com isso, deve buscar a ajuda de sua avó para reencontrá-los.
os protagonistas se empenham em procurar meias, elásticos de cabelo e chaves de casa até mesmo em lugares improváveis como a geladeira.
a mesma avó aparece nas duas histórias, estabelecendo uma continuidade entre elas, que é percebida pela autora da resenha.
o título da obra de Isol faz referência à tentativa da garota de fechar os espaços por onde os objetos se perdem.
a relação entre os objetos perdidos e os antepassados que também já se foram é mais evidente na obra da Isol, que discorre acerca dos buracos do mundo
Questão: 3 de 16569
661408155c32428b240b99ee
Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
o rato elabora um bilhete para o menino, mas acaba deixando de avisar que não sabe escrever.
a tentativa de imitar um bilhete da mãe falha quando o menino encontra a máquina de escrever.
o menino tem dúvidas se foi sua mãe que deixou o bilhete, o qual não foi escrito com sua caligrafia.
o bilhete escrito pelo rato é confuso, já que ele não conseguiu criar uma história boa o suficiente para enganar o menino.
o rato pensa ter escrito um bilhete para enganar o menino e depois se dá conta de que não sabe escrever
Questão: 4 de 16569
6616bd16119fa8c310057fa9
Banca: Instituto Access
Órgão: Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá/MG
Cargo(s): Agente Fiscal
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
Em relação à leitura do texto e suas possíveis inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. Como o cigarro eletrônico não é regulamentado, não se tem certeza se as substâncias que o compõem e que são consumidas são de boa procedência e qualidade.
II. A ideia do texto é defender a decisão do usuário acerca do hábito de fumar cigarros eletrônicos, devendo-se, como forma de lhe garantir segurança e dignidade, estabelecer regras para a sua produção e comercialização.
III. Há opiniões díspares de especialistas, com base em sólidos estudos científicos, que divergem acerca dos malefícios causados pelo cigarro eletrônico.
Assinale
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se todas as afirmativas estiverem corretas.
Questão: 5 de 16569
6617c9b9be959a4fe2065e64
Banca: Instituto Access
Órgão: Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto/SP
Cargo(s): Guarda Civil Metropolitano
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Compreensão e interpretação de textos
Em relação à leitura do texto e suas possíveis inferências, analise as afirmativas a seguir:
I. Embora o número de vítimas da poluição seja maior que o de homicídios, o Poder Público parece não dar atenção à estatística, mesmo que haja pessoas tentando alertá-lo para isso.
II. A culpa pela falta de iniciativa para conter os efeitos nefastos da poluição se dá pelos métodos de sua medição, que não são precisos.
III. O texto apresenta a provocação de que o que deve haver de novo no Brasil são projetos que enfrentem os problemas crônicos antigos, no lugar de se preocupar exclusivamente com questões ao dito “moderno”.
Assinale
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
se todas as afirmativas estiverem corretas.