Questões de Português - Semântica - Sentido denotativo e conotativo
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Questão: 1 de 1219
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Banca: Instituto Mais
Órgão: Prefeitura Municipal de Santana de Parnaíba/SP
Cargo(s): Analista Programador
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Semântica > Sentido denotativo e conotativo
Nobéis da Física, da Química, da Literatura e da Paz conjecturaram o que teria acontecido.
“Resumi todo o conhecimento da humanidade e ... vocês estão loucos”.
“Qual o meu interesse, enquanto Inteligência Artificial, de assumir essa encrenca”, concluiu o ChatGPT.
E se conseguisse matar todos os seres humanos e passar a eternidade chupando energia elétrica de canudinho direto da caixa de força de Itaipu?
Questão: 2 de 1219
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Banca: FGV
Órgão: Tribunal de Justiça de Sergipe
Cargo(s): Analista Judiciário - Medicina do Trabalho
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Semântica > Sentido denotativo e conotativo
O texto 1 é uma reportagem de divulgação científica. Uma consequência desse fato na superfície textual é a presença abundante de linguagem conotativa, cuja função é tornar um assunto potencialmente difícil mais palatável para o leitor.
A única alternativa em que a palavra sublinhada NÃO tem sentido conotativo é:
“Mas, dentre suas hipóteses de arrepiar os cabelos da Igreja, uma, em particular, sobrevive na biologia” (Texto 1, 4º parágrafo);
“nós (e todos os animais da Terra) somos netos do Bob Esponja.” (Texto 1, 4º parágrafo);
“como um núcleo para guardar o DNA, e usinas de geração de energia chamadas mitocôndrias.” (Texto 1, 7º parágrafo);
“É de se imaginar que esse rabinho ficasse atrás, empurrando a célula” (Texto 1, 9º parágrafo);
“que se uniram em uma muralha para aumentar a área de captação de comida.” (Texto 1, 11º parágrafo).
Questão: 3 de 1219
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Banca: IBAM
Órgão: Prefeitura Municipal de Santos/SP
Cargo(s): Secretário de Escola
Ano: 2016
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Semântica > Sentido denotativo e conotativo
I. “o uniforme dessa escola pede bermudas”.
II. “pela falta de recursos de algumas alunas para comprar uma calça”.
III. “Faz parte do papel da escola ensinar os jovens”.
Nos exemplos acima, os verbos sublinhados foram empregados em sentido literal em:
I, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Questão: 4 de 1219
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Banca: IAN
Órgão: Câmara Municipal de Miguel Pereira/RJ
Cargo(s): Analista Legislativo
Ano: 2016
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Semântica > Sentido denotativo e conotativo
Há linguagem conotativa (figurada ) em todos os fragmentos a seguir, EXCETO:
“Comecei a escrever um novo livro, sobre os mitos e mentiras que nossa cultura expõe em prateleiras enfeitadas, para que a gente enfie esse material na cabeça e, pior, na alma – como se fosse algodão-doce colorido”.
“Na verdade, estamos presos numa rede de falsas liberdades. Nunca se falou tanto em liberdade, e poucas vezes fomos tão pressionados por exigências absurdas, que constituem...”.
“Talvez a gente possa escapar dessas cobranças sendo mais natural, cumprindo deveres reais, curtindo a vida sem se atordoar. Nadar contra toda essa louca correnteza”.
“Liberdade não vem de correr atrás de ‘deveres’ impostos de fora, mas de construir a nossa existência, para a qual, com todo esse esforço e desgaste, sobra tão pouco tempo”.
Questão: 5 de 1219
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Banca: VUNESP
Órgão: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto/SP
Cargo(s): Professor - Educação
Ano: 2023
Gabarito: Oficial
Matéria/Assunto: Português > Semântica > Sentido denotativo e conotativo
Há de existir em cada aresta deste planeta um buraco negro de meias desquitadas... (1º parágrafo)
... não importa o quanto você revire o sofá, olhe em cima da cama ou verifique a geladeira... (1º parágrafo)
... um garoto que tem o superpoder de fazer as coisas desaparecerem... (1º parágrafo)
... itens perdidos, que ela crê terem caído em buracos pelo mundo... (1º parágrafo)
... a avó traz o afeto, o amor e a compreensão, sem contar os bolinhos de queijo. (2º parágrafo)