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Questões de Concursos de Racioc. Lógico e Matemático > Raciocínio Lógico

Questões sobre Sequências de números, figuras, letras e palavras

A seguir as 15 questões de concursos mais novas em nossa base sobre este tópico

Sergipe Gás S/A 2013 - FCC - Assistente Técnico Administrativo - RH

1
Observe o diagrama e seu padrão de organização.

A diferença numérica entre A e B, quando se completa o diagrama de acordo com o padrão, é igual a

FHEMIG 2013 - FCC - Técnico em Informática

2
Analise o algoritmo em pseudocódigo:


Este algoritmo

Sergipe Gás S/A 2013 - FCC - Administrador

3
Apenas cinco figuras diferentes formam a sequência W de dez figuras.

Sequência W:


Imagine a sequência Z que repete a sequência W ilimitadamente e na mesma ordem de seus elementos.
Assim, uma sequência de três figuras formada pelas 34ª, 49ª e 75ª figuras da sequência Z é

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Polícia Militar 2012 - VUNESP - Soldado Segunda Classe

4
Uma criança possui várias etiquetas adesivas nas cores: amarelo [A] e vermelho [V], e quer enfeitar todas as 96 páginas de seu caderno, colando uma etiqueta em cada página, começando com a 1.ª página onde será colada uma etiqueta A e obedecendo a seguinte ordem de cores: A A A V V A A A V V... e assim sucessivamente, isto é, três páginas com uma etiqueta amarela em cada uma, seguida por duas páginas com uma etiqueta vermelha em cada uma. Como ela só dispõe de 30 etiquetas vermelhas, então, a última etiqueta vermelha será colada no seu caderno na página

CEITEC 2012 - FUNRIO - Administração/Ciências Contábeis/Direito/Pregoeiro Público AAO-COMNACI

5
A sequência (5, 13, 25, 41, X, 85) obedece a uma regra lógica. O termo X dessa série é

CEITEC 2012 - FUNRIO - Administração/Ciências Contábeis - AAO-RECHUMA

6
A sequência 1, 4, 10, 22, 46, 94, ..., obedece a uma regra lógica. O termo dessa série subsequente ao número 94 é

Metrô/SP 2012 - FCC - Oficial Logística Almoxarifado I

7
Observe que em cada um dos dois primeiros pares de palavras abaixo, a palavra da direita foi formada a partir da palavra da esquerda, utilizando-se um mesmo critério.

DIANA - ANDA

CRATERA - ARCA

BROCHES -?

Com base nesse critério, a palavra que substitui corretamente o ponto de interrogação é

MPE/AP 2012 - FCC - Técnico Ministerial - Auxiliar Administrativo

8
O contrato de trabalho de uma enfermeira prevê que, por semana, ela trabalhe seis dias e tenha um dia de folga. A cada semana, porém, o dia de folga muda, sendo 2a feira na primeira semana, 3a feira na segunda, 4a feira na terceira e assim por diante, até que na sétima semana a folga ocorra no domingo. A partir da oitava semana, o ciclo recomeça. Se essa enfermeira teve folga em um sábado, dia 1o de março, então a próxima folga que ela terá em um sábado será no mês de

TCE/AP 2012 - FCC - Técnico de Controle Externo - Área de Controle Externo

9
Um número inteiro será chamado de tricíclico se, e somente se, for formado por uma sequência de dois ou mais dígitos aparecendo exatamente três vezes. Por exemplo, os números 858 585, 107 107 107 e 292 129 212 921 são tricíclicos. O menor número positivo que deve ser somado a 198 891 para que se obtenha como resultado um número tricíclico é

SPPREV 2012 - FCC - Técnico em Gestão Previdenciária

10
O próximo número da sequência –2, 6, –18, 54... é

TRT 6ª 2012 - FCC - Técnico Judiciário - Administrativa

11
Em uma praia chamava a atenção um catador de cocos (a água do coco já havia sido retirada). Ele só pegava cocos inteiros e agia da seguinte maneira: o primeiro coco ele colocava inteiro de um lado; o segundo ele dividia ao meio e colocava as metades em outro lugar; o terceiro coco ele dividia em três partes iguais e colocava os terços de coco em um terceiro lugar, diferente dos outros lugares; o quarto coco ele dividia em quatro partes iguais e colocava os quartos de coco em um quarto lugar diferente dos outros lugares. No quinto coco agia como se fosse o primeiro coco e colocava inteiro de um lado, o seguinte dividia ao meio, o seguinte em três partes iguais, o seguinte em quatro partes iguais e seguia na sequência: inteiro, meios, três partes iguais, quatro partes iguais, inteiro, meios, três partes iguais, quatro partes iguais. Fez isso com exatamente 59 cocos quando alguém disse ao catador: eu quero três quintos dos seus terços de coco e metade dos seus quartos de coco. O catador consentiu e deu para a pessoa

TRT 6ª 2012 - FCC - Técnico Judiciário - Administrativa

12
Cinco pessoas caminham enfileiradas. A primeira, chamada de número 1, a segunda chamada de número 2, a terceira chamada de número 3, a quarta chamada de número 4 e a quinta chamada de número 5. Após 15 minutos de caminhada, a número 1 para, deixa todas as outras passarem por ela e continua a caminhada atrás de todas as outras. Após 20 minutos, as duas primeiras pessoas da fila, a número 2 e a número 3, param e deixam que todos os outros, ordenadamente, passem a frente, e seguem atrás de todos, mantendo a ordenação, com o 2 à frente do 3. E assim essa alternância segue. Após o intervalo de 15 minutos, a pessoa a frente para e os demais passam. Em seguida, após o intervalo de 20 minutos, as duas pessoas que estavam à frente param e deixam todas as outras passarem e continuam a caminhada atrás delas, e na mesma ordem em que estavam entre si. Volta a acontecer o intervalo de 15, depois o de 20, volta o de 15 e segue. Essa alternância ocorre ordenadamente, com todas as componentes e da maneira como foi descrita durante 2 horas e 40 minutos. Após esse tempo, todos param. A pessoa que, nesse momento de parada, ocupa a última posição na fila é a chamada de número

MPE/PE 2012 - FCC - Analista Ministerial - Apoio Especializado - Informática

13
Observe a tabela:


Suponha que as linhas das colunas A e B prossigam sendo formadas com a mesma lógica usada até então, que é dobro do elemento anterior para os elementos da coluna A a partir do número 1 arbitrariamente escolhido e a metade do elemento anterior para os elementos da coluna B, a partir do número 1000 arbitrariamente escolhido. Sendo assim, o primeiro elemento da coluna A que é maior que o elemento correspondente da coluna B (na mesma linha), supera esse elemento de B, em alguma quantidade entre:

TCE/SP 2012 - FCC - Agente de Fiscalização Financeira

14
Observe as sequências de letras obtidas com uma mesma ideia.

I. A; B; D; G; K; P.

II. B; C; E; H; L; Q.

III. C; D; F; I ; M; R.

IV. D; E; ___; J; ___; S.

Utilizando a mesma ideia, a sequência IV. deverá ser completada, respectivamente, com as letras

TCE/SP 2012 - FCC - Agente de Fiscalização Financeira

15
A sequência D é obtida com a seguinte regra: exceto o primeiro termo, que é escolhido aleatoriamente, todos os outros são obtidos com este cálculo: o dobro do termo anterior menos dois. A sequência T é obtida com a seguinte regra: exceto o primeiro termo, que é escolhido aleatoriamente, todos os outros são obtidos com este cálculo: o triplo do termo anterior menos três. Suponha a sequência T e a sequência D ambas com o primeiro termo igual a 3. A diferença entre o 5º termo de T e o 5º termo de D é
Esse tópico também aparece nos editais com os seguintes nomes:
  • - Estruturas lógicas
  • - Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões
  • - Raciocínio matemático e sequencial
  • - Raciocínio verbal, matemático e sequencial
  • - raciocínio verbal, matemático e sequencial
  • - Sequências de números, figuras, letras e palavras
  • - Raciocínio verbal e sequencial
  • - Estruturas lógicas e lógica de argumentação: questões de associação, verdades e mentiras, diagramas lógicos (silogismos)
  • - Estruturas lógicas e lógica de argumentação, questões de associação. verdades e mentiras, diagramas lógicos (silogismos)
  • - Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos
  • - Raciocínio sequencial
  • - raciocínio matemático-sequencial
  • - Raciocínio verbal, matemático, sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos e discriminação de elementos
  • - Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de Raciocínio verbal, matemático, sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos e discriminação de elementos
  • - Equivalências.
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