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Técnico Administrativo
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IBAMA 2012

Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental

Questão 1

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
Infere-se do texto que, além da administração pública, a sociedade civil participa da Política Nacional do Meio Ambiente no Brasil.
Questão 2

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A expressão “política ambiental” (L.1) exerce a função de sujeito da oração em que se insere.
Questão 3

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
Haveria prejuízo para o sentido original do texto caso o trecho “têm um papel a cumprir” (L.7-8) fosse substituído por são obrigadas a cumprir um papel.
Questão 4

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
No texto, essencialmente narrativo, o clímax, identificado no último parágrafo, corresponde à criação do Ministério do Meio Ambiente.
Questão 5

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
O trecho “mecanismos para a gestão” (L.10) poderia ser corretamente substituído por mecanismos de gestão.
Questão 6

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
Depreende-se da leitura do texto que a criação do Ministério do Meio Ambiente deveu-se à conferência realizada no Rio de Janeiro, em 1992, conhecida como Eco-92.
Questão 7

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A substituição do trecho “foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente” (L.32) por finalmente o Ministério do Meio Ambiente criou-se, embora não prejudique a correção gramatical do texto, altera as relações sintáticas e o sentido original do período.
Questão 8

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A oração “que estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA)” (L.17-19) classifica-se como adjetiva explicativa, o que justifica o fato de estar empregada entre vírgulas.
Questão 9

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Denomina-se política ambiental o conjunto de
 
decisões e ações estratégicas que visam promover a
 
conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. A
 
política ambiental, portanto, tem relação direta com todas as
5
demais políticas que promovam o uso dos recursos. Por isso,
 
embora a responsabilidade pelo seu estabelecimento seja dos
 
órgãos ambientais, todas as demais áreas de governo têm um
 
papel a cumprir na execução das políticas ambientais.
 
No Brasil, as primeiras iniciativas governamentais
10
para instituir mecanismos para a gestão ambiental datam do
 
início do século XIX, com a criação do Jardim Botânico, no
 
Rio de Janeiro, e do Serviço Florestal, que funcionou de
 
a 1959, sucedido pelo Departamento de Recursos Naturais
 
Renováveis e, em 1967, pelo Instituto Brasileiro de
15
Desenvolvimento Florestal (IBDF). Em 1973, foi criada a
 
Secretaria Especial do Meio Ambiente (SEMA). Mas foi a Lei
 
da Política Nacional de Meio Ambiente, de 1981, que
 
estabeleceu a estrutura formal do Sistema Nacional do Meio
 
Ambiente (SISNAMA), integrado por órgãos federais,
20
estaduais e municipais e por entidades ambientalistas, setores
 
empresariais (indústria, comércio e agricultura), populações
 
tradicionais e indígenas e comunidade científica.
 
Em 1985, foi criado o Ministério do Desenvolvimento
 
Urbano e Meio Ambiente e, em 1989, o Instituto Brasileiro
25
do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
(IBAMA), originado da fusão da SEMA com a
 
Superintendência do Desenvolvimento da Pesca e com o IBDF.
 
Em 1999, a questão ambiental passou a ser tratada no âmbito
 
de uma secretaria especial da Presidência da República, e, em
30
1992, ano da Conferência das Nações Unidas para o Meio
 
Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro,
 
foi finalmente criado o Ministério do Meio Ambiente.
Adriana Ramos. Política ambiental. In: Almanaque Brasil socioambiental. São Paulo: ISA, 2008 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos à tipologia e às ideias do texto acima, bem como às estruturas nele empregadas.
A locução verbal “foi criado” (L.23), empregada no singular para concordar com o núcleo do sujeito mais próximo a ela — “o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente” (L.23-24) —, poderia ser corretamente substituída por foram criados, caso em que passaria a concordar com ambos os núcleos do sujeito composto da oração.
Questão 10

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
O autor do texto considera ter havido retrocesso na forma como a imprensa, em geral, aborda as questões ambientais.
Questão 11

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
A disponibilidade de material detalhado sobre a conferência ocorrida em Doha não garante o entendimento da abrangência do problema ambiental.
Questão 12

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
O autor do texto conclui que o cidadão mal informado, ao declarar apoio às medidas de defesa do meio ambiente, não o faz plenamente consciente da relevância dessas medidas.
Questão 13

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Conclui-se das ideias expressas no texto, que se caracteriza como dissertativo, que seu autor considera inadequado o tratamento dado pela “chamada grande imprensa” ao noticiário da 18.ª Conferência do Clima.
Questão 14

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
De acordo com o texto, o cidadão comum não é capaz de acompanhar o que se discute nas conferências que tratam de questões climáticas.
Questão 15

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
Os principais jornais brasileiros deram pouca atenção à
 
18.ª Conferência do Clima, que se realizou em Doha, no Catar. Os
 
três maiores diários de circulação nacional mandaram repórteres
 
para cobrir os debates e as deliberações, mas o noticiário obteve
5
pouco destaque. Além disso, os editores voltaram ao antigo vício de
 
isolar o material sobre a questão ambiental bem longe do noticiário
 
sobre economia e política, que são as matrizes por onde devem
 
passar as decisões governamentais e empresariais que podem ajudar
 
a minimizar o efeito das mudanças climáticas.
10
Para buscar uma visão mais próxima da complexidade do
 
grande desafio contemporâneo, os leitores precisariam acompanhar
 
os relatos das redes de ativistas, que cobrem o evento com grande
 
riqueza de detalhes. Mas, devido a certas especificidades típicas do
 
próprio tema, que inclui o uso de expressões e siglas ainda pouco
15
conhecidas, também a leitura desse material mais detalhado não é
 
capaz, por si só, de revelar a abrangência do problema ambiental.
 
Assim, entre a abordagem genérica da chamada grande
 
imprensa e as questões específicas analisadas por ativistas e
 
especialistas nos meios digitais, o cidadão comum que não
20
acompanha atentamente a evolução das conferências sobre o clima
 
nem tem conhecimento dos acordos prévios e posteriores a esses
 
eventos segue no escuro. No máximo, acaba declarando seu apoio
 
a medidas de defesa do meio ambiente porque isso lhe parece
 
politicamente correto.
Luciano Martins Costa. Ainda um assunto marginal. Internet: www.observatoriodaimprensa.com.br (com adaptações).
Com referência às ideias e à tipologia do texto acima apresentado, julgue os itens a seguir.
Depreende-se do texto que, se os jornais tratassem do tema ambiental nas seções de economia e política, o leitor se tornaria mais consciente da interdisciplinaridade entre meio ambiente, política e economia, e os efeitos das mudanças climáticas seriam reduzidos.
Questão 16

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
                      Serviço Público Federal
              
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
SCEN – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I
 
Caixa Postal n.º 09566 – CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel.: 61 3316-
5
Email: cgaa@ibama.gov.br
 
 

_n.º 313/2012/CGAA
 
Brasília, 6 de janeiro de 2013.
 
10
A Sua Excelência o Senhor
 
Fulano de Tal
 
Chefe do Serviço de Proteção ao Patrimônio e ao Ambiente
 
Rua D, n.° 123,
 
34.100-100 – Goiânia – GO
15
 
Assunto: Solicitação de serviço
 
 
Senhor Chefe,
 
1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,
20
por meio de sua Coordenação-Geral de Ações Ambientais, vem, respeitosamente,
 
à presença de Vossa Senhoria
 
solicitar cessão do espaço físico, bem como autorização para
 
realização do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital,
 
no Espaço Aberto do Parque das Nascentes,
25
no dia 12 de dezembro do corrente ano.
 
2. O evento destina-se à discussão das diretrizes do Programa
 
de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a
 
participação efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs
 
e entidades de proteção ambiental, bem como das secretarias
30
estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro,
 
convidadas a oferecer sua contribuição para o evento.
 
Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a
 
autorização.
 
35
Respeitosamente,
 
Beltrano de Tal
 
Coordenação-Geral de Ações Ambientais
Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens.
O referido documento apresenta características de formatação, padronização e finalidade típicas de um aviso.
Questão 17

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
                      Serviço Público Federal
              
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
SCEN – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I
 
Caixa Postal n.º 09566 – CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel.: 61 3316-
5
Email: cgaa@ibama.gov.br
 
 

_n.º 313/2012/CGAA
 
Brasília, 6 de janeiro de 2013.
 
10
A Sua Excelência o Senhor
 
Fulano de Tal
 
Chefe do Serviço de Proteção ao Patrimônio e ao Ambiente
 
Rua D, n.° 123,
 
34.100-100 – Goiânia – GO
15
 
Assunto: Solicitação de serviço
 
 
Senhor Chefe,
 
1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,
20
por meio de sua Coordenação-Geral de Ações Ambientais, vem, respeitosamente,
 
à presença de Vossa Senhoria
 
solicitar cessão do espaço físico, bem como autorização para
 
realização do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital,
 
no Espaço Aberto do Parque das Nascentes,
25
no dia 12 de dezembro do corrente ano.
 
2. O evento destina-se à discussão das diretrizes do Programa
 
de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a
 
participação efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs
 
e entidades de proteção ambiental, bem como das secretarias
30
estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro,
 
convidadas a oferecer sua contribuição para o evento.
 
Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a
 
autorização.
 
35
Respeitosamente,
 
Beltrano de Tal
 
Coordenação-Geral de Ações Ambientais
Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens.
As informações do remetente constantes do cabeçalho do documento respeitam a normatização da redação oficial para o tipo de expediente em questão.
Questão 18

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
                      Serviço Público Federal
              
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
SCEN – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I
 
Caixa Postal n.º 09566 – CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel.: 61 3316-
5
Email: cgaa@ibama.gov.br
 
 

_n.º 313/2012/CGAA
 
Brasília, 6 de janeiro de 2013.
 
10
A Sua Excelência o Senhor
 
Fulano de Tal
 
Chefe do Serviço de Proteção ao Patrimônio e ao Ambiente
 
Rua D, n.° 123,
 
34.100-100 – Goiânia – GO
15
 
Assunto: Solicitação de serviço
 
 
Senhor Chefe,
 
1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,
20
por meio de sua Coordenação-Geral de Ações Ambientais, vem, respeitosamente,
 
à presença de Vossa Senhoria
 
solicitar cessão do espaço físico, bem como autorização para
 
realização do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital,
 
no Espaço Aberto do Parque das Nascentes,
25
no dia 12 de dezembro do corrente ano.
 
2. O evento destina-se à discussão das diretrizes do Programa
 
de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a
 
participação efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs
 
e entidades de proteção ambiental, bem como das secretarias
30
estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro,
 
convidadas a oferecer sua contribuição para o evento.
 
Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a
 
autorização.
 
35
Respeitosamente,
 
Beltrano de Tal
 
Coordenação-Geral de Ações Ambientais
Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens.
O fecho, “Respeitosamente”, está corretamente empregado, visto que o documento em apareço é endereçado a autoridade de mesma hierarquia da do remetente.
Questão 19

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
                      Serviço Público Federal
              
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
SCEN – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I
 
Caixa Postal n.º 09566 – CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel.: 61 3316-
5
Email: cgaa@ibama.gov.br
 
 

_n.º 313/2012/CGAA
 
Brasília, 6 de janeiro de 2013.
 
10
A Sua Excelência o Senhor
 
Fulano de Tal
 
Chefe do Serviço de Proteção ao Patrimônio e ao Ambiente
 
Rua D, n.° 123,
 
34.100-100 – Goiânia – GO
15
 
Assunto: Solicitação de serviço
 
 
Senhor Chefe,
 
1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,
20
por meio de sua Coordenação-Geral de Ações Ambientais, vem, respeitosamente,
 
à presença de Vossa Senhoria
 
solicitar cessão do espaço físico, bem como autorização para
 
realização do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital,
 
no Espaço Aberto do Parque das Nascentes,
25
no dia 12 de dezembro do corrente ano.
 
2. O evento destina-se à discussão das diretrizes do Programa
 
de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a
 
participação efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs
 
e entidades de proteção ambiental, bem como das secretarias
30
estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro,
 
convidadas a oferecer sua contribuição para o evento.
 
Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a
 
autorização.
 
35
Respeitosamente,
 
Beltrano de Tal
 
Coordenação-Geral de Ações Ambientais
Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens.
O texto do documento apresentado está adequadamente desenvolvido, com apresentação e detalhamento do assunto que motivou a comunicação, de forma clara, direta e concisa, e com conclusão que reitera a solicitação feita.
Questão 20

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
1
                      Serviço Público Federal
              
 
Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis
 
SCEN – Setor de Clubes Esportivos Norte, trecho 02, Ed. Sede do Ibama, bloco I
 
Caixa Postal n.º 09566 – CEP 70818-900 – Brasília-DF – Tel.: 61 3316-
5
Email: cgaa@ibama.gov.br
 
 

_n.º 313/2012/CGAA
 
Brasília, 6 de janeiro de 2013.
 
10
A Sua Excelência o Senhor
 
Fulano de Tal
 
Chefe do Serviço de Proteção ao Patrimônio e ao Ambiente
 
Rua D, n.° 123,
 
34.100-100 – Goiânia – GO
15
 
Assunto: Solicitação de serviço
 
 
Senhor Chefe,
 
1. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis,
20
por meio de sua Coordenação-Geral de Ações Ambientais, vem, respeitosamente,
 
à presença de Vossa Senhoria
 
solicitar cessão do espaço físico, bem como autorização para
 
realização do X Congresso Brasileiro de Biodiversidade do Cerrado, nesta capital,
 
no Espaço Aberto do Parque das Nascentes,
25
no dia 12 de dezembro do corrente ano.
 
2. O evento destina-se à discussão das diretrizes do Programa
 
de Meio Ambiente para o Cerrado brasileiro, que conta com a
 
participação efetiva da sociedade civil organizada, sobretudo de ONGs
 
e entidades de proteção ambiental, bem como das secretarias
30
estaduais e municipais no entorno do bioma cerrado brasileiro,
 
convidadas a oferecer sua contribuição para o evento.
 
Certos do deferimento do nosso pedido, aguardamos a
 
autorização.
 
35
Respeitosamente,
 
Beltrano de Tal
 
Coordenação-Geral de Ações Ambientais
Em relação ao exemplo de correspondência oficial acima apresentado, julgue os itens.
O vocativo, “Senhor Chefe”, e o pronome de tratamento “Vossa Senhoria” estão corretamente empregados no exemplo de correspondência oficial apresentado.
Questão 21

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
A respeito do novo Código Florestal (Lei n.º 12.651/2012), julgue os itens a seguir.
O Congresso Nacional não aprovou um Código Florestal totalmente novo, haja vista que o anterior, datado de 1965, não foi totalmente revogado. Desse código, permaneceram em vigor, por exemplo, os tópicos relativos à ocupação de terras indígenas.
Questão 22

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental

» Esta questão foi anulada pela banca.
A respeito do novo Código Florestal (Lei n.º 12.651/2012), julgue os itens a seguir.
Mesmo com a aprovação de um novo Código Florestal, as divergências entre ambientalistas e ruralistas permaneceram, e o debate prosseguiu. Esse fato levou o governo federal a editar um decreto regulando a recomposição de áreas de proteção permanente.
Questão 23

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere à Conferência Rio+20 e suas implicações para o meio ambiente, julgue os seguintes itens.
Uma das conquistas da Rio+20 foi o estabelecimento de um processo intergovernamental sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável global, a ser acordado pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Questão 24

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere à Conferência Rio+20 e suas implicações para o meio ambiente, julgue os seguintes itens.
Essa conferência foi marcada pela assinatura da Agenda 21, em que vinte e sete princípios relativos ao desenvolvimento sustentável foram assumidos por todos os Estados-membro presentes.
Questão 25

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere à Conferência Rio+20 e suas implicações para o meio ambiente, julgue os seguintes itens.
O governo brasileiro, sob o influxo da Rio+20, instituiu, por lei, a Política Nacional de Mudanças Climáticas, que estabelece para o país metas de redução de suas emissões de CO2 até o ano de 2020.
Questão 26

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Caso uma servidora pública comente com sua chefia imediata e com alguns colegas de trabalho que um servidor estaria assediando sexualmente uma colega de departamento, a conduta dessa servidora será antiética, pois prejudicará a reputação de um colega de trabalho.
Questão 27

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Um servidor público que não apresente a declaração de bens e valores que componham seu patrimônio privado cometerá ato de improbidade administrativa que atentará contra os princípios da administração pública.
Questão 28

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Considere que uma servidora pública, impedida de se ausentar de uma reunião de trabalho, tenha solicitado ao motorista à sua disposição, designado pelo órgão onde ela trabalha, para buscar sua filha no colégio. Nessa situação hipotética, a conduta da referida servidora foi antiética, pois ela desviou o motorista de suas atividades para atender a interesse particular.
Questão 29

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
No âmbito da administração pública federal, o servidor interessado deve solicitar a abertura de processo administrativo à sua chefia imediata, a quem cabe decidir sobre a formalização do pedido e o início do processo.
Questão 30

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca da ética no serviço público, julgue os itens que se seguem.
Quando um servidor define fins, prioriza valores e delimita regras de conduta conforme sua concepção particular de bem, ele age em consonância com princípios da ética pública.
Questão 31

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
O conceito de estado democrático do direito representa uma evolução do conceito de estado de direito e significa o Estado submetido a uma Constituição e aos valores nelas consagrados.
Questão 32

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
República é uma forma de governo fundamentada na igualdade formal entre as pessoas, na qual o poder político é exercido por meio de representação, em caráter eletivo e por um período determinado de tempo.
Questão 33

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
No que se refere aos princípios fundamentais da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.
De acordo com o princípio federativo, os interesses dos entes federados não podem ser sobrepostos aos interesses da Federação, visto que o federalismo é baseado na relação de hierarquia entre o poder central, representado pela União, e as entidades que formam a Federação, representadas pelos estados e municípios.
Questão 34

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
De acordo com a CF, julgue os itens a seguir.
Considere que uma organização não governamental (ONG), cujo objetivo social seja a preservação do cerrado, constate que um grande produtor rural obteve, do órgão ambiental competente, licença para desmatar uma grande extensão de determinada área de proteção ambiental. Nessa situação hipotética, no intuito de evitar danos ao meio ambiente, a ONG deverá ajuizar ação popular, pleiteando a nulidade do ato administrativo que concedeu a licença ambiental.
Questão 35

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
De acordo com a CF, julgue os itens a seguir.
A promoção da ação civil pública para a proteção do meio ambiente e o controle externo da atividade policial são funções institucionais do Poder Judiciário.
Questão 36

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
De acordo com a CF, julgue os itens a seguir.
O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado é considerado um direito fundamental de terceira geração, em razão de ser baseado no interesse comum que liga e une as pessoas e ter caráter universal.
Questão 37

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
O IBAMA multou e interditou uma fábrica de solventes que, apesar de já ter sido advertida, insistia em dispensar resíduos tóxicos em um rio próximo a suas instalações. Contra esse ato a empresa impetrou mandado de segurança, alegando que a autoridade administrativa não dispunha de poderes para impedir o funcionamento da fábrica, por ser esta detentora de alvará de funcionamento, devendo a interdição ter sido requerida ao Poder Judiciário.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A aplicação de multa e a interdição da fábrica pelo IBAMA decorrem do poder hierárquico de que o órgão dispõe como ente da administração pública indireta.
Questão 38

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
O IBAMA multou e interditou uma fábrica de solventes que, apesar de já ter sido advertida, insistia em dispensar resíduos tóxicos em um rio próximo a suas instalações. Contra esse ato a empresa impetrou mandado de segurança, alegando que a autoridade administrativa não dispunha de poderes para impedir o funcionamento da fábrica, por ser esta detentora de alvará de funcionamento, devendo a interdição ter sido requerida ao Poder Judiciário.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Estando o alvará concedido à fábrica eivado de nulidades, poderá o órgão ambiental que o concedeu revogá-lo.
Questão 39

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
O IBAMA multou e interditou uma fábrica de solventes que, apesar de já ter sido advertida, insistia em dispensar resíduos tóxicos em um rio próximo a suas instalações. Contra esse ato a empresa impetrou mandado de segurança, alegando que a autoridade administrativa não dispunha de poderes para impedir o funcionamento da fábrica, por ser esta detentora de alvará de funcionamento, devendo a interdição ter sido requerida ao Poder Judiciário.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Um dos atributos do ato administrativo executado pelo IBAMA na situação em questão é o da autoexecutoriedade, que possibilita ao poder público obrigar, direta e materialmente, terceiro a cumprir obrigação imposta por ato administrativo, sem a necessidade de prévia intervenção judicial.
Questão 40

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
O IBAMA multou e interditou uma fábrica de solventes que, apesar de já ter sido advertida, insistia em dispensar resíduos tóxicos em um rio próximo a suas instalações. Contra esse ato a empresa impetrou mandado de segurança, alegando que a autoridade administrativa não dispunha de poderes para impedir o funcionamento da fábrica, por ser esta detentora de alvará de funcionamento, devendo a interdição ter sido requerida ao Poder Judiciário.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

A concessão de alvará de funcionamento constitui ato administrativo discricionário, razão por que tal ato somente pode ser anulado por autoridade administrativa.
Questão 41

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Considerando os princípios que regem a administração pública e sua organização, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o princípio da autotutela, o ato administrativo discricionário não é passível de controle pelo Poder Judiciário.
Questão 42

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Considerando os princípios que regem a administração pública e sua organização, julgue os itens subsequentes.
O princípio da moralidade e o da eficiência estão expressamente previstos na CF, ao passo que o da proporcionalidade constitui princípio implícito, não positivado no texto constitucional.
Questão 43

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Considerando os princípios que regem a administração pública e sua organização, julgue os itens subsequentes.
A criação do IBAMA, autarquia a que a União transferiu por lei a competência de atuar na proteção do meio ambiente, é exemplo de descentralização por serviço.
Questão 44

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca de competências e cooperação entre os entes públicos no exercício da Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens seguintes.
O Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, que constitui instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, é gerenciado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.
Questão 45

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca de competências e cooperação entre os entes públicos no exercício da Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens seguintes.
É cabível a celebração de convênios entre o IBAMA, estados e municípios para o desempenho de atividades de fiscalização ambiental, podendo o IBAMA repassar a esses entes parcela da receita proveniente da taxa de controle e fiscalização ambiental.
Questão 46

IBAMA 2012 - CESPE - Analista Ambiental - Monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental
Acerca de competências e cooperação entre os entes públicos no exercício da Política Nacional do Meio Ambiente, julgue os itens seguintes.
A repartição constitucional das competências ambientais privilegia a observância das peculiaridades regionais e locais; logo, a uniformidade da política ambiental é inadequada no Brasil, devido à grande diversidade paisagística e cultural.
Questão 47

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Acerca dos deveres e responsabilidades dos servidores encarregados do poder de polícia ambiental e de atividades relacionadas, julgue os itens subsequentes.
Conceder o funcionário público licença, autorização ou permissão em desacordo com as normas ambientais, para atividades, obras ou serviços cuja realização dependa de ato autorizativo do poder público, é crime, ainda que não tenha havido dolo.
Questão 48

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Acerca dos deveres e responsabilidades dos servidores encarregados do poder de polícia ambiental e de atividades relacionadas, julgue os itens subsequentes.
Os funcionários de órgãos ambientais integrantes do SISNAMA designados para a fiscalização têm competência para iniciar a apuração de crimes ambientais mediante lavratura de auto de infração ambiental.
Questão 49

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Acerca dos deveres e responsabilidades dos servidores encarregados do poder de polícia ambiental e de atividades relacionadas, julgue os itens subsequentes.
A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental será obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de corresponsabilidade.
Questão 50

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Acerca dos deveres e responsabilidades dos servidores encarregados do poder de polícia ambiental e de atividades relacionadas, julgue os itens subsequentes.
Considere que determinada entidade pública tenha recebido um pedido de acesso a informação contida em estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental e esses documentos estejam disponibilizados em formato impresso ou eletrônico na Internet, a referida entidade ficará desonerada de fornecê-lo diretamente ao requerente, bastando que este seja informado, ainda que oralmente, do local e da forma de consulta.
Questão 51

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Considere que as proposições sejam representadas por letras maiúsculas e que se utilizem os seguintes símbolos para os conectivos lógicos: - conjunção; ; – condicional; – bicondicional. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
A proposição “Se João implica com Maria e Maria implica com João, então evidencia-se que a relação entre João e Maria é conflituosa” pode ser corretamente representada por .
Questão 52

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Considere que as proposições sejam representadas por letras maiúsculas e que se utilizem os seguintes símbolos para os conectivos lógicos: - conjunção; ; – condicional; – bicondicional. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
A proposição “Fiscalizar os poderes constituídos é um dos pilares da democracia e garantir a liberdade de expressão, outro pilar da democracia” pode ser corretamente representada por .
Questão 53

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Considere que as proposições sejam representadas por letras maiúsculas e que se utilizem os seguintes símbolos para os conectivos lógicos: - conjunção; ; – condicional; – bicondicional. Nesse sentido, julgue os itens seguintes.
A proposição “Os mineiros são tímidos e os cariocas são extrovertidos são expressões equivalentes” pode ser corretamente representada por , escolhendo-se convenientemente as proposições P e Q.
Questão 54

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Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Se A, B e C são, em centímetros, as medidas dos lados de um triângulo e se A 10 e B 5, então, necessariamente, C 25.
Questão 55

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Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Considere que, nos primeiros dez dias desse mês, um atleta tenha intensificado seu treinamento físico, executando a seguinte rotina de corrida: nos dias pares, ele percorria o dobro da distância percorrida no dia anterior; nos dias ímpares, ele percorria a mesma distância percorrida no dia anterior. Se no décimo dia o atleta percorreu 32 km, então no primeiro dia ele percorreu 2 km.
Questão 56

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Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Considere que A e B sejam matrizes distintas, de ordem 2 × 2, com entradas reais e, em cada matriz, três das quatro entradas sejam iguais a zero. Além disso, considere também que A × A = B × B = A × B = O, em que O é a matriz nula, isto é, a matriz em que todas as entradas são iguais a zero. Nesse caso, necessariamente, A = O ou B = O.
Questão 57

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Julgue os itens subsequentes, relacionados a problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
Se A, B e C são números reais, com C 1 e A + BC = B + AC, então, necessariamente, A = B.
Questão 58

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Para melhorar a fiscalização, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres serão enviados para a região Norte do Brasil. Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais será enviada para o Pará, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondônia.

Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das três equipes, julgue os itens seguintes.

Considere que o destino de cada um dos 50 fiscais será decidido por sorteio da seguinte forma: em uma urna, colocam-se 20 fichas com o nome Pará, 15 com o nome Amazonas e 15 com o nome Rondônia. O fiscal, ao retirar da urna uma ficha, terá identificado o seu destino. Nesse caso, se os 5 primeiros fiscais que retiraram suas fichas terão como destino o Amazonas ou o Pará, a probabilidade de o 6.º ir para Rondônia é superior a 30%.
Questão 59

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Para melhorar a fiscalização, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres serão enviados para a região Norte do Brasil. Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais será enviada para o Pará, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondônia.

Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das três equipes, julgue os itens seguintes.

A quantidade de maneiras distintas que essas três equipes podem ser formadas é o número representado por (50 – 20)! × (30 – 15)! × 15!.
Questão 60

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Para melhorar a fiscalização, evitar o desmatamento ilegal e outros crimes contra o meio ambiente, 35 fiscais homens e 15 fiscais mulheres serão enviados para a região Norte do Brasil. Desses fiscais, uma equipe com 20 fiscais será enviada para o Pará, outra com 15 para o Amazonas e uma outra com 15 para Rondônia.

Considerando que qualquer um desses 50 fiscais pode ser designado para qualquer uma das três equipes, julgue os itens seguintes.

Se cada equipe tiver exatamente cinco mulheres, a quantidade de maneiras distintas que essas equipes podem ser formadas é o número representado por [35!] / [(10!)2 × (5!)2].
Questão 61

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Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.
Na versão de instalação padrão do aplicativo Calculadora, que é disponibilizado quando se instala o Windows 7, há opção que permite o acesso a campos específicos nos quais o usuário poderá inserir datas do ano e calcular a diferença em dias entre duas datas.
Questão 62

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Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.
Um arquivo oculto no sistema operacional GNU/Linux é identificado por um ponto no início do seu nome, como, por exemplo, no código .bashrc.
Questão 63

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Julgue os itens a seguir, acerca de sistemas operacionais e conceitos fundamentais de informática.
Para que seu conteúdo possa ser interpretado por qualquer usuário, um arquivo binário é gerado por meio de processo de compilação executado por um programa.
Questão 64

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A respeito de browsers utilizados para navegação e conexão à Internet, julgue o item abaixo.
Para se acessar a intranet de uma empresa que utilize proxy via browser, é necessário configurar manualmente o servidor de proxy e digitar o endereço IP da intranet, pois os browsers não aceitam DNS para servidores proxy.
Questão 65

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
No Windows Explorer, para se agrupar documentos de uma forma organizada, com os arquivos em ordem alfabética, deve-se criar uma pasta cujo nome se inicie com um asterisco e, em seguida, colar todos os arquivos dentro dessa nova pasta.
Questão 66

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
No aplicativo BrOffice Calc, ao se exportar uma planilha para o formato PDF, é possível especificar as páginas que serão exportadas e o grau de qualidade das imagens.
Questão 67

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
No eslaide mestre de uma apresentação preparada no BROffice Impress, na opção Cor/Escala de Cinza, é possível selecionar todas as opções ou apenas as que serão utilizadas, como Cor, Escala de Cinza e Preto e Branco.
Questão 68

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» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Com relação a aplicativos diversos atualmente utilizados, como os dedicados à edição de textos e planilhas, à geração de material escrito e à programação multimídia, julgue os próximos itens.
Para se fazer a restauração dos dados de uma cópia de segurança de arquivo que se encontre em volume NTFS, é recomendável utilizar volume NTFS que tenha a mesma versão daquele utilizado na feitura da cópia de segurança.
Questão 69

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Com referência ao Portal do Software Público, que é um espaço reservado para o compartilhamento de software de interesse público, julgue os itens que se seguem.
Os serviços de software oferecidos no portal em apreço, que se restringem àqueles produzidos pelos diversos setores do governo federal, também são disponibilizados, de acordo com sua distribuição temática, nos diversos sítios eletrônicos do poder público federal.
Questão 70

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Com referência ao Portal do Software Público, que é um espaço reservado para o compartilhamento de software de interesse público, julgue os itens que se seguem.
Um software que seja candidato a ser oferecido no referido portal, mas que dependa de sistemas operacionais proprietários, não atenderá às condições para ser ofertado no portal em questão.
Questão 71

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Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
Os resultados dos trabalhos de auditoria interna devem ser apresentados por meio de relatório, que, entre outros dados, deve conter o relato das ações críticas ou que não foram planejadas, mas que exigiram atuação da unidade de auditoria.
Questão 72

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Em relação a controle de qualidade, unidades de auditoria interna e apresentação de resultados dos trabalhos de auditoria, julgue os itens que se seguem.
A avaliação das unidades de auditoria interna das entidades da administração indireta deve ser realizada pelos órgãos e unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, por ocasião das auditorias de gestão, sem prejuízo da avaliação por outras unidades de auditoria interna, denominada revisão pelos pares.
Questão 73

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Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
As pessoas físicas que, no âmbito federal, utilizem recursos públicos, arrecadem receitas, guardem bens, gerenciem valores públicos, administrem dinheiros, ou que, em nome da União, assumam obrigação de natureza pecuniária estão sujeitas à fiscalização do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.
Questão 74

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Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
Entre as finalidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal inclui-se a avaliação do cumprimento de todas as metas previstas no plano plurianual.
Questão 75

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Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
A realização de testes de observância tem por objetivo garantir que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração pública e o sistema contábil das entidades públicas estejam em efetivo funcionamento.
Questão 76

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Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
As atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal incluem a elaboração da prestação de contas anual do presidente da República e a emissão de parecer sobre o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo Poder Executivo.
Questão 77

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Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.
A Secretaria de Controle Interno do Ministério da Defesa e as Unidades de Controle Interno dos comandos militares constituem unidades setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, mesmo após a criação da CGU e a extinção das demais secretarias de controle interno dos outros ministérios.
Questão 78

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Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
Uma amostra, para ser considerada representativa de determinada população, deve conter as características dos elementos dessa população.
Questão 79

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Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
De acordo com o princípio da publicidade, todas as informações levantadas no curso das auditorias executadas pela Controladoria Geral da União nos programas de governo devem ser disponibilizadas publicamente.
Questão 80

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Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
Os papéis de trabalho de execução de auditoria incluem a documentação colhida durante o processo de verificação e as planilhas de cálculos elaboradas pelo servidor do sistema de controle interno durante a execução da auditoria.
Questão 81

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Com base nas normas e nos procedimentos previstos no Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens que se seguem.
Para a elaboração do plano anual de atividades de auditoria interna, os últimos trabalhos de auditoria realizados pelo Tribunal de Contas da União e as diligências pendentes de atendimento oriundas da Controladoria-Geral da União constituem, para as unidades de auditoria interna, documentos de menor importância, podendo ser desconsiderados.
Questão 82

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
A clareza na comunicação com o auditado implica expressar linguagem positiva, demonstrando a existência real e material da informação.
Questão 83

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
Na auditoria de recursos externos, não podendo o órgão ou unidade de controle interno opinar, conclusivamente, sobre o estado das contas, deverá ser emitido relatório circunstanciado, em que se abordem as razões impeditivas e se manifeste a negativa de opinião.
Questão 84

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
Constitui objetivo dos controles internos administrativos evitar a ocorrência de falhas de natureza formal que, ainda que não resultem em dano ao erário, configurem a não observância dos princípios de legalidade, legitimidade, eficiência, eficácia e economicidade.
Questão 85

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
A conduta do servidor do controle interno no que se refere à soberania diz respeito à qualidade máxima de poder no qual esse servidor está investido, o que o coloca em posição de superioridade em relação ao fiscalizado.
Questão 86

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
A ocorrência de fato que limite a ação do servidor no exercício de sua função de auditor e fiscal deve ser comunicada, sempre por escrito, ao dirigente do órgão ou entidade examinada.
Questão 87

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
Eventos ocorridos depois do período examinado, ou mesmo antes da emissão do certificado de auditoria, ainda que possam influenciar a posição financeira ou patrimonial da entidade examinada, devem ser objeto de avaliação de nova auditoria, a ser realizada posteriormente.
Questão 88

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Com base no que dispõem as normas fundamentais de auditoria do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal acerca da execução dos trabalhos de auditoria e fiscalização, julgue os itens subsequentes.
Os servidores encarregados de realizar auditorias internas não podem, durante os trabalhos de campo, divulgar as ocorrências identificadas aos responsáveis pelas áreas auditadas, a fim de que se garanta isenção na análise final da auditoria.
Questão 89

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1
Em 2001, foi editado o Manual de Auditoria
 
Ambiental do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo
 
com esse documento, o controle sobre os atos praticados no
 
âmbito da gestão ambiental e sobre seus resultados deve ser
5
implementado com o objetivo último de promover coerência
 
entre a ação governamental e as exigências de um modelo de
 
desenvolvimento sustentável.
Luiz Henrique Moraes de Lima. Controle Externo da gestão ambiental pública. TCU, Instituto Serzedello Corrêa, Brasília, 2011.
A respeito da auditoria ambiental do TCU e suas classificações, julgue os itens a seguir.
No caso da avaliação de combate à poluição em empreendimento de interesse público que opere com lançamento de efluentes no rio, a auditoria de avaliação ambiental de programa examina se os procedimentos ambientais desse lançamento estão de acordo com as normas vigentes.
Questão 90

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1
Em 2001, foi editado o Manual de Auditoria
 
Ambiental do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo
 
com esse documento, o controle sobre os atos praticados no
 
âmbito da gestão ambiental e sobre seus resultados deve ser
5
implementado com o objetivo último de promover coerência
 
entre a ação governamental e as exigências de um modelo de
 
desenvolvimento sustentável.
Luiz Henrique Moraes de Lima. Controle Externo da gestão ambiental pública. TCU, Instituto Serzedello Corrêa, Brasília, 2011.
A respeito da auditoria ambiental do TCU e suas classificações, julgue os itens a seguir.
A auditoria ambiental do TCU é uma forma de exercício de controle externo sobre pessoas submetidas à sua jurisdição e que, por ter outro objetivo, difere-se da auditoria ambiental exercida por outros órgãos do poder público ou pelo setor privado.
Questão 91

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1
Os princípios jurídicos podem ser implícitos ou explícitos.
 
Explícitos são aqueles claramente escritos nos textos legais e,
 
fundamentadamente, na Constituição Federal de 1988 (CF); implícitos
 
são os princípios que decorrem do sistema constitucional, ainda que não
5
estejam escritos.
 
É importante frisar que tanto os princípios explícitos quanto os
 
princípios implícitos são dotados de positividade e, portanto, devem ser
 
considerados pelo aplicador da ordem jurídica, tanto no âmbito do
 
Poder Judiciário quanto no do Poder Executivo ou do Poder
10
Legislativo. Os princípios jurídicos ambientais são encontrados, no caso
 
do ordenamento jurídico brasileiro, na CF e nos fundamentos éticos que
 
orientam as relações entre os seres humanos.
Paulo de Bessa Antunes, Direito Ambiental. 14ª ed., São Paulo: Atlas, p.23.
Considerando a aplicação de conceitos relacionados ao meio ambiente e à atuação da administração ambiental definidos no texto acima, julgue os próximos itens.
O princípio do ambiente ecologicamente equilibrado é considerado direito fundamental no Brasil e abrange o dever estatal de proteção da dignidade humana por meio da existência física, sem riscos ambientais capazes de ameaçar a qualidade de vida.
Questão 92

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1
Os princípios jurídicos podem ser implícitos ou explícitos.
 
Explícitos são aqueles claramente escritos nos textos legais e,
 
fundamentadamente, na Constituição Federal de 1988 (CF); implícitos
 
são os princípios que decorrem do sistema constitucional, ainda que não
5
estejam escritos.
 
É importante frisar que tanto os princípios explícitos quanto os
 
princípios implícitos são dotados de positividade e, portanto, devem ser
 
considerados pelo aplicador da ordem jurídica, tanto no âmbito do
 
Poder Judiciário quanto no do Poder Executivo ou do Poder
10
Legislativo. Os princípios jurídicos ambientais são encontrados, no caso
 
do ordenamento jurídico brasileiro, na CF e nos fundamentos éticos que
 
orientam as relações entre os seres humanos.
Paulo de Bessa Antunes, Direito Ambiental. 14ª ed., São Paulo: Atlas, p.23.
Considerando a aplicação de conceitos relacionados ao meio ambiente e à atuação da administração ambiental definidos no texto acima, julgue os próximos itens.
A avaliação de impactos ambientais no Brasil é instrumento previsto na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) e não se encontra regulada por normas específicas sobre formas de identificação, análise e previsão de impactos, ao contrário do instrumento de licenciamento de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras, que possui definição legal e diversas normas técnicas estabelecidas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
Questão 93

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1
Os princípios jurídicos podem ser implícitos ou explícitos.
 
Explícitos são aqueles claramente escritos nos textos legais e,
 
fundamentadamente, na Constituição Federal de 1988 (CF); implícitos
 
são os princípios que decorrem do sistema constitucional, ainda que não
5
estejam escritos.
 
É importante frisar que tanto os princípios explícitos quanto os
 
princípios implícitos são dotados de positividade e, portanto, devem ser
 
considerados pelo aplicador da ordem jurídica, tanto no âmbito do
 
Poder Judiciário quanto no do Poder Executivo ou do Poder
10
Legislativo. Os princípios jurídicos ambientais são encontrados, no caso
 
do ordenamento jurídico brasileiro, na CF e nos fundamentos éticos que
 
orientam as relações entre os seres humanos.
Paulo de Bessa Antunes, Direito Ambiental. 14ª ed., São Paulo: Atlas, p.23.
Considerando a aplicação de conceitos relacionados ao meio ambiente e à atuação da administração ambiental definidos no texto acima, julgue os próximos itens.
Prover o manejo ecológico das espécies e dos ecossistemas e preservar a biodiversidade e o patrimônio genético do país constituem deveres idênticos que incumbem ao poder público, de acordo com o art. 225 da CF.
Questão 94

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1
Os princípios jurídicos podem ser implícitos ou explícitos.
 
Explícitos são aqueles claramente escritos nos textos legais e,
 
fundamentadamente, na Constituição Federal de 1988 (CF); implícitos
 
são os princípios que decorrem do sistema constitucional, ainda que não
5
estejam escritos.
 
É importante frisar que tanto os princípios explícitos quanto os
 
princípios implícitos são dotados de positividade e, portanto, devem ser
 
considerados pelo aplicador da ordem jurídica, tanto no âmbito do
 
Poder Judiciário quanto no do Poder Executivo ou do Poder
10
Legislativo. Os princípios jurídicos ambientais são encontrados, no caso
 
do ordenamento jurídico brasileiro, na CF e nos fundamentos éticos que
 
orientam as relações entre os seres humanos.
Paulo de Bessa Antunes, Direito Ambiental. 14ª ed., São Paulo: Atlas, p.23.
Considerando a aplicação de conceitos relacionados ao meio ambiente e à atuação da administração ambiental definidos no texto acima, julgue os próximos itens.
A efetividade do princípio do desenvolvimento sustentável na gestão ambiental está relacionada à responsabilidade ambiental entre as gerações, mas não à solidariedade perante as necessidades das gerações futuras, pois a livre iniciativa de mercado orienta a ordem econômica brasileira.
Questão 95

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Julgue os itens seguintes, no que se refere a proteção da atmosfera e mudança do clima.
A partir da instituição do Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (PRONAR) e da sua estratégia de limitar, em nível nacional, as emissões por tipologia de fontes e poluentes prioritários, nos termos da Resolução CONAMA n.º 05/1989, promove-se, no Brasil, a instituição de limites máximos de emissão mais rígidos para as fontes novas de poluição.
Questão 96

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Julgue os itens seguintes, no que se refere a proteção da atmosfera e mudança do clima.
Com a adesão do Brasil à Convenção de Viena e ao Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, por meio do Decreto n.° 99.280/1990, o controle ambiental federal continuado de importações de hidroclorofluorcarbonos (HCFC) passou a ser orientado, visando definir cronograma de eliminação da produção e consumo dessas substâncias nocivas à camada de ozônio.
Questão 97

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Julgue os itens seguintes, no que se refere a proteção da atmosfera e mudança do clima.
As normas ambientais federais que tratam das substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal dirigem-se a todo produtor, importador, exportador, comercializador e usuário dessas substâncias, devendo todos eles efetuar registro no Cadastro Técnico Federal de Atividades Potencialmente Poluidoras (CTF) do IBAMA e fornecer semestralmente relatórios com dados quantitativos e qualitativos.
Questão 98

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Julgue os itens seguintes, no que se refere a proteção da atmosfera e mudança do clima.
No âmbito das diretrizes da Política Nacional sobre Mudança do Clima, as atividades de sumidouro que removem gás de efeito estufa, aerosol ou precursor de gás de efeito estufa devem ser apoiadas e fomentadas, como também devem ser utilizados instrumentos financeiros e econômicos para promover ações de mitigação com esse fim.
Questão 99

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A partir do dever constitucional do poder público de controlar a produção, comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que acarretem risco à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente, leis e regulamentos dispõem sobre várias matérias ambientais que demandam regulação e controle. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
No Brasil, o controle de agrotóxicos, seus componentes e afins envolve registro em órgão federal, inspeção, fiscalização, requisitos legais para a exibição de rótulos próprios e bulas em português, além de propaganda comercial, em qualquer meio de comunicação, e venda mediante receituário próprio.
Questão 100

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A partir do dever constitucional do poder público de controlar a produção, comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que acarretem risco à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente, leis e regulamentos dispõem sobre várias matérias ambientais que demandam regulação e controle. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
A inclusão no Cadastro Nacional de Operadores de Resíduos Perigosos de pessoa jurídica que já tenha responsável técnico pelo gerenciamento de resíduos perigosos dispensa a elaboração de plano de gerenciamento desses resíduos, pois a operação da atividade já apresenta plano de gerenciamento de resíduos.
Questão 101

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A partir do dever constitucional do poder público de controlar a produção, comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que acarretem risco à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente, leis e regulamentos dispõem sobre várias matérias ambientais que demandam regulação e controle. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
No âmbito da administração pública e da gestão de resíduos sólidos, as contratações devem priorizar a aquisição de bens, serviços e obras que considerem padrões de consumo ambientalmente sustentáveis.
Questão 102

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A partir do dever constitucional do poder público de controlar a produção, comercialização e emprego de técnicas, métodos e substâncias que acarretem risco à vida, à qualidade de vida e ao meio ambiente, leis e regulamentos dispõem sobre várias matérias ambientais que demandam regulação e controle. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
O sistema de logística reversa, previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos, deve ser considerado na elaboração do plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, bem como no plano de gerenciamento de resíduos sólidos de responsabilidade de fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, quando constituir caso de retorno dos produtos após uso pelo consumidor, a exemplo de pilhas, baterias, pneus, embalagens de produtos agrotóxicos e produtos eletrônicos.
Questão 103

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A respeito da proteção de florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como do controle de transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais, julgue os itens a seguir.
Para fins de Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) a ser apresentado ao IBAMA e aplicado na reparação de danos ambientais à flora, é permitida a implantação direta de quaisquer espécies de vegetais, por mudas, sementes ou outras formas de propágulo, bem como a aplicação de sistemas agroflorestais em propriedades ou posses pequenas e médias.
Questão 104

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A respeito da proteção de florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como do controle de transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais, julgue os itens a seguir.
O Documento de Origem Florestal (DOF), para transporte de produto ou subproduto florestal, é gerado por sistema eletrônico denominado Sistema-DOF, após preenchimento pelo usuário e emissão de duas vias, uma que acompanha o produto e outra que é entregue ao órgão ambiental. Sua finalidade é a prestação de contas, por meio da qual se conferirá se o transporte envolve volume indicado em autorização previamente concedida para exploração de acordo com o Plano de Manejo Sustentável.
Questão 105

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A respeito da proteção de florestas e demais formas de vegetação nativa, bem como do controle de transporte e armazenamento de produtos e subprodutos florestais, julgue os itens a seguir.
Diante da reafirmação da importância estratégica da atividade agropecuária e do papel das florestas e demais formas de vegetação nativa na sustentabilidade e no crescimento econômico, e tendo como objetivo o desenvolvimento sustentável, a atual legislação autoriza que, nas Áreas de Preservação Permanente, haja continuidade de atividades agrossilvipastoris em áreas rurais consolidadas até 22/7/2008, o que deverá ser informado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para fins de monitoramento.
Questão 106

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O sistema de monitoramento anual de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utiliza imagens do satélite LANDSAT para mapear áreas desmatadas na Amazônia Legal. Acerca desse mapeamento, julgue os itens subsecutivos.
Haveria maior probabilidade de obtenção de mais imagens sem cobertura de nuvens caso fossem utilizadas, para o mapeamento da região, imagens do satélite RAPIDEYE.
Questão 107

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O sistema de monitoramento anual de desmatamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) utiliza imagens do satélite LANDSAT para mapear áreas desmatadas na Amazônia Legal. Acerca desse mapeamento, julgue os itens subsecutivos.
Caso fossem utilizadas imagens do satélite TERRA MODIS, o monitoramento do desmatamento nessa região seria mais detalhado.
Questão 108

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Em relação ao uso de dados de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle de incêndios florestais, julgue os itens que se seguem.
O sistema oficial do Brasil que mapeia e quantifica anualmente as áreas queimadas de todo o território nacional baseia-se na análise de imagens do satélite NOAA AVHRR.
Questão 109

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Em relação ao uso de dados de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle de incêndios florestais, julgue os itens que se seguem.
É possível discriminar severidade de incêndios em imagens de satélite.
Questão 110

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Em relação ao uso de dados de sensoriamento remoto para o monitoramento e controle de incêndios florestais, julgue os itens que se seguem.
Sabendo-se que uma área com incêndio florestal emite quantidade máxima de radiação eletromagnética no comprimento de onda (λ) em torno de 3 µm, é correto concluir que uma imagem obtida nesse λ mostrará as áreas com incêndio em tonalidades claras.
Questão 111

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Em relação ao orçamento público, julgue os próximos itens.
Pode-se autorizar, mediante edição de lei específica, a inclusão, no plano plurianual, de investimentos cuja execução ultrapasse um exercício financeiro.
Questão 112

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Em relação ao orçamento público, julgue os próximos itens.
São espécies de orçamento, no Brasil, o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais.
Questão 113

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Em relação ao orçamento público, julgue os próximos itens.
Os orçamentos anuais esgotam as autorizações para a arrecadação de todas as receitas e para a realização de todas as despesas dentro de um determinado período.
Questão 114

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Acerca do sistema tributário brasileiro, julgue os itens a seguir.
Não se admite a instituição de impostos por meio de medida provisória.
Questão 115

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Acerca do sistema tributário brasileiro, julgue os itens a seguir.
No que diz respeito à instituição de impostos, apenas a União dispõe da denominada competência tributária residual.
Questão 116

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Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.
Atividades que envolvem contato permanente com inflamáveis são classificadas como insalubres, sendo assegurado ao empregado responsável por executá-las a percepção de adicional de insalubridade.
Questão 117

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Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.
Considera-se doença profissional a moléstia adquirida ou desencadeada em decorrência das condições especiais em que o trabalho é realizado e com ele relacionada diretamente.
Questão 118

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Acerca da legislação sobre a saúde do trabalhador, julgue os itens subsecutivos.
As empresas são obrigadas a manter serviços especializados em segurança e em medicina do trabalho, devendo o número mínimo de profissionais especializados a integrá-los ser definido com base no número de empregados da organização e na natureza do risco de suas atividades.
Questão 119

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Em relação à Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e a suas disposições, julgue os itens seguintes.
De acordo com a PNSST, cabe à Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho desenvolver e executar ações educativas sobre temas relacionados com a melhoria das condições de trabalho nos aspectos de saúde, segurança e meio ambiente do trabalho, bem como contribuir com órgãos públicos e entidades civis para a proteção e promoção da saúde do trabalhador, inclusive por meio da revisão e da formulação de regulamentos.
Questão 120

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Em relação à Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho (PNSST) e a suas disposições, julgue os itens seguintes.
A gestão participativa da PNSST cabe à Comissão Tripartite de Saúde e Segurança no Trabalho, que, entre outras atribuições, deve estabelecer os mecanismos de validação e de controle social da PNSST, além de articular a rede de informações sobre saúde e segurança no trabalho.


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