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A malha rodoviária brasileira soma cerca de
1,7 milhão de quilômetros entre estradas federais, estaduais e
municipais. Essa modalidade de transporte é responsável por
96,2% da locomoção de passageiros e por 61,8% da
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movimentação de cargas no país, segundo a Confederação
Nacional do Transporte.
Foi a partir da década de 30 do século XX, com a
expansão do desenvolvimento econômico também para o
interior do país, que foram feitos os primeiros grandes
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investimentos em estradas nacionais. Entre as décadas de 50 e
60 daquele século, a implantação da indústria automobilística
foi determinante para que essa modalidade de transporte se
estabelecesse como a mais comum no Brasil até os tempos
atuais.
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Em agosto de 2012, o governo federal lançou o
Programa de Investimentos em Logística: um pacote de
concessões de rodovias e ferrovias que irá injetar R$ 133
bilhões em infraestrutura nos próximos vinte e cinco anos.
Serão concedidos à iniciativa privada 7,5 mil quilômetros de
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rodovias federais.
Durante o primeiro período de investimentos, as
concessionárias deverão realizar obras de duplicação, vias
laterais, contornos e travessias. A empresa vencedora de cada
contrato será aquela que propuser a menor tarifa de pedágio
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(que só poderá ser cobrado após a conclusão de 10% das obras
previstas no contrato). No trecho urbano, o pedágio não será
cobrado.
Internet: www.brasil.gov.br (com adaptações).