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SEDU/ES 2008 SEDU/ES 2010

SEDU/ES 2012

Professor - Disciplina: Geografia

Questão 1

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
A educação é um mecanismo poderoso de articulação
 
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
 
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
 
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
5
habilidades e valores que definem sua identidade social. A
 
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
 
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
 
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
 
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
10
aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
 
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
 
aprendidos.
 
No mundo contemporâneo, caracterizado por
 
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
15
garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
 
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
 
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
 
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
 
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
20
profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
 
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
 
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
 
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
 
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
25
vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
 
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
 
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
 
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
 
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).
Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos do texto, o primeiro período do segundo parágrafo poderia ser reescrito da seguinte forma: No mundo, contemporâneo e caracterizado por mudanças velozes, os indivíduos buscam a educação formal para que assegurem-se de ter acesso a conhecimento, e mais qualidade de vida.
Questão 2

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
A educação é um mecanismo poderoso de articulação
 
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
 
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
 
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
5
habilidades e valores que definem sua identidade social. A
 
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
 
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
 
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
 
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
10
aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
 
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
 
aprendidos.
 
No mundo contemporâneo, caracterizado por
 
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
15
garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
 
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
 
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
 
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
 
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
20
profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
 
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
 
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
 
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
 
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
25
vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
 
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
 
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
 
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
 
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).
Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Seria mantida a correção gramatical do texto se o segmento “é uma forma” (R.22) fosse substituído por “são formas”.
Questão 3

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
A educação é um mecanismo poderoso de articulação
 
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
 
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
 
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
5
habilidades e valores que definem sua identidade social. A
 
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
 
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
 
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
 
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
10
aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
 
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
 
aprendidos.
 
No mundo contemporâneo, caracterizado por
 
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
15
garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
 
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
 
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
 
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
 
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
20
profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
 
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
 
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
 
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
 
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
25
vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
 
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
 
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
 
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
 
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).
Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Infere-se da leitura do texto que a atuação do professor é elemento definidor de identidades e papéis sociais, estando, portanto, no centro das relações de poder que se estruturam no ambiente escolar.
Questão 4

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
A educação é um mecanismo poderoso de articulação
 
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
 
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
 
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
5
habilidades e valores que definem sua identidade social. A
 
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
 
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
 
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
 
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
10
aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
 
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
 
aprendidos.
 
No mundo contemporâneo, caracterizado por
 
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
15
garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
 
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
 
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
 
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
 
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
20
profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
 
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
 
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
 
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
 
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
25
vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
 
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
 
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
 
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
 
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).
Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
Na linha 5, a inserção de vírgula imediatamente após o vocábulo “valores”, embora altere o sentido original do período, mantém a sua correção gramatical.
Questão 5

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
A educação é um mecanismo poderoso de articulação
 
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
 
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
 
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
5
habilidades e valores que definem sua identidade social. A
 
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
 
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
 
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
 
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
10
aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
 
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
 
aprendidos.
 
No mundo contemporâneo, caracterizado por
 
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
15
garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
 
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
 
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
 
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
 
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
20
profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
 
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
 
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
 
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
 
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
25
vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
 
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
 
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
 
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
 
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).
Com relação às ideias e aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens seguintes.
O sujeito das orações presentes no período “A forma (...) em que vive” (R.5-8) é indeterminado.
Questão 6

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Toda experiência social produz e reproduz
 
conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias
 
epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia,
 
refletida ou não, sobre as condições do que conta como
5
conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que
 
dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não
 
há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. Como um
 
e outro não existem senão no interior de relações sociais,
 
diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a
10
diferentes epistemologias.
 
No seu sentido mais amplo, as relações sociais são
 
sempre culturais e políticas. Assim, qualquer conhecimento
 
válido é sempre contextual, consideradas tanto a diferença
 
cultural quanto a diferença política. Para além de certos
15
patamares de diferença cultural e política, as experiências
 
sociais são constituídas por vários conhecimentos, cada um
 
com seus critérios de validade, ou seja, são constituídas por
 
conhecimentos rivais.
Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-6 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Com correção gramatical, os dois últimos períodos do texto (R.12-18) poderiam ser reescritos da seguinte forma: Por conseguinte, o conhecimento válido é contextual seja em relação à diferença cultural quanto à diferença política. Além das diferenças culturais e políticas, a formação das experiências sociais se faz com conhecimentos que rivalisam um com o outro, pois estes apresentam critérios de validade distintos.
Questão 7

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Toda experiência social produz e reproduz
 
conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias
 
epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia,
 
refletida ou não, sobre as condições do que conta como
5
conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que
 
dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não
 
há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. Como um
 
e outro não existem senão no interior de relações sociais,
 
diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a
10
diferentes epistemologias.
 
No seu sentido mais amplo, as relações sociais são
 
sempre culturais e políticas. Assim, qualquer conhecimento
 
válido é sempre contextual, consideradas tanto a diferença
 
cultural quanto a diferença política. Para além de certos
15
patamares de diferença cultural e política, as experiências
 
sociais são constituídas por vários conhecimentos, cada um
 
com seus critérios de validade, ou seja, são constituídas por
 
conhecimentos rivais.
Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-6 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
Na linha 2, a forma “-lo”, em “ao fazê-lo”, refere-se a “conhecimento”.
Questão 8

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Toda experiência social produz e reproduz
 
conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias
 
epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia,
 
refletida ou não, sobre as condições do que conta como
5
conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que
 
dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não
 
há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. Como um
 
e outro não existem senão no interior de relações sociais,
 
diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a
10
diferentes epistemologias.
 
No seu sentido mais amplo, as relações sociais são
 
sempre culturais e políticas. Assim, qualquer conhecimento
 
válido é sempre contextual, consideradas tanto a diferença
 
cultural quanto a diferença política. Para além de certos
15
patamares de diferença cultural e política, as experiências
 
sociais são constituídas por vários conhecimentos, cada um
 
com seus critérios de validade, ou seja, são constituídas por
 
conhecimentos rivais.
Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-6 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
O emprego de formas verbais no presente do indicativo, de expressões categóricas como “Toda experiência social” (R.1), “toda a noção ou ideia” (R.3), bem como do advérbio “sempre” (R.12 e 13), são recursos discursivos utilizados para conferir valor de verdade às afirmações do texto.
Questão 9

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Toda experiência social produz e reproduz
 
conhecimento e, ao fazê-lo, pressupõe uma ou várias
 
epistemologias. Epistemologia é toda a noção ou ideia,
 
refletida ou não, sobre as condições do que conta como
5
conhecimento válido. É por via do conhecimento válido que
 
dada experiência social se torna intencional e inteligível. Não
 
há, pois, conhecimento sem práticas e atores sociais. Como um
 
e outro não existem senão no interior de relações sociais,
 
diferentes tipos de relações sociais podem dar origem a
10
diferentes epistemologias.
 
No seu sentido mais amplo, as relações sociais são
 
sempre culturais e políticas. Assim, qualquer conhecimento
 
válido é sempre contextual, consideradas tanto a diferença
 
cultural quanto a diferença política. Para além de certos
15
patamares de diferença cultural e política, as experiências
 
sociais são constituídas por vários conhecimentos, cada um
 
com seus critérios de validade, ou seja, são constituídas por
 
conhecimentos rivais.
Boaventura de Sousa Santos e Maria Paula Meneses. Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010, p. 15-6 (com adaptações).
Em relação ao texto acima, julgue os seguintes itens.
A leitura do primeiro parágrafo permite concluir corretamente que as epistemologias são subjacentes à produção e reprodução do conhecimento e surgem a partir das práticas sociais, ou seja, da atuação dos indivíduos como atores sociais.
Questão 10

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Evitando-se a repetição do elemento “que”, o último período do texto poderia ser reescrito, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical, da seguinte forma: Por essa razão, não existe esperança na pura espera, nem se consegue, na espera pura, o esperado, resultado da espera vã.
Questão 11

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Para o autor, a esperança, elemento essencial para a promoção de mudanças na sociedade, fundamenta-se basicamente na vontade de lutar.
Questão 12

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O autor associa à esperança uma qualidade metafísica, ligada à natureza do ser e à própria condição humana, evidenciada, no texto, pelo emprego dos termos “imperativo existencial” (R.2) e “necessidade ontológica” (R.19).
Questão 13

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 4, o acento indicativo de crase, em “à minha esperança”, pode ser suprimido sem prejuízo da correção gramatical do texto, visto que seu emprego é, nesse caso, facultativo.
Questão 14

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O posicionamento que o autor designa como “frívola ilusão” (R.15) opõe-se ao associado, no texto, à ideia de “ingenuidade” (R.11).
Questão 15

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Não sou esperançoso por pura teimosia, mas por
 
imperativo existencial e histórico.
 
Não quero dizer, porém, que, porque esperançoso,
 
atribuo à minha esperança o poder de transformar a realidade
5
e, assim convencido, parto para o embate sem levar em
 
consideração os dados concretos, afirmando que minha
 
esperança basta. Minha esperança é necessária, mas não é
 
suficiente. Ela, só, não ganha a luta, mas sem ela a luta fraqueja
 
e titubeia.
10
Pensar que a esperança sozinha transforma o mundo
 
e atuar movido por tal ingenuidade é um modo excelente de
 
tombar na desesperança, no pessimismo, no fatalismo. No
 
entanto, prescindir da esperança na luta para melhorar o
 
mundo, como se a luta se pudesse reduzir a atos calculados
15
apenas, à pura cientificidade, é frívola ilusão. Prescindir da
 
esperança que se funda também na verdade como na qualidade
 
ética da luta é negar a ela um dos seus suportes fundamentais.
 
O essencial é que ela, como necessidade ontológica, necessita
 
ancorar-se na prática. Como necessidade ontológica, a
20
esperança precisa da prática para tornar-se concretude
 
histórica. É por isso que não há esperança na pura espera,
 
tampouco se alcança o que se espera na espera pura, que vira,
 
assim, espera vã.
Paulo Freire. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas de Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992 (com adaptações).
Com referência às ideias e estruturas linguísticas do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Tanto na linha 18 quanto na linha 19, o vocábulo “como” tem sentido comparativo.
Questão 16

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
De acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere aos currículos do ensino fundamental e médio de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar voltados para alunos na idade regular ou jovens e adultos, julgue os itens subsequentes.
Para o atendimento das populações indígenas, devem ser desenvolvidos programas de educação intercultural, entretanto o ensino para tais comunidades deve ser ministrado exclusivamente em língua portuguesa.
Questão 17

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
De acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere aos currículos do ensino fundamental e médio de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar voltados para alunos na idade regular ou jovens e adultos, julgue os itens subsequentes.
Considerando-se a perspectiva inclusiva, não se admite, na organização curricular da educação básica, a possibilidade de currículo específico para o atendimento dos educandos com necessidades educacionais especiais.
Questão 18

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
De acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere aos currículos do ensino fundamental e médio de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar voltados para alunos na idade regular ou jovens e adultos, julgue os itens subsequentes.
A existência de uma base curricular comum nacional impede que os sistemas estaduais de ensino desenvolvam atividades relacionadas a peculiaridades locais.
Questão 19

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De acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere aos currículos do ensino fundamental e médio de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar voltados para alunos na idade regular ou jovens e adultos, julgue os itens subsequentes.
Para a valorização da diversidade cultural, devem ser consideradas, na disciplina de história, as contribuições das diferentes matrizes étnico-culturais de formação do povo brasileiro.
Questão 20

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
De acordo com o que estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no que se refere aos currículos do ensino fundamental e médio de cada sistema de ensino e estabelecimento escolar voltados para alunos na idade regular ou jovens e adultos, julgue os itens subsequentes.
Na educação de jovens e adultos, devem ser observadas as bases nacionais da educação; portanto, para fins de certificação, desconsideram-se os conhecimentos adquiridos por meios informais.
Questão 21

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A influência do construtivismo na concepção pedagógica brasileira pode ser constatada, por exemplo, na organização do ensino em ciclos ou fases, em substituição à seriação.
Questão 22

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Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Ainda que os estabelecimentos de ensino não se organizem rigorosamente da mesma forma, é possível estabelecer regras e procedimentos gerais de organização escolar e atuação dos respectivos profissionais, para o satisfatório funcionamento desses estabelecimentos.
Questão 23

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Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
Na abordagem pedagógica libertadora, ou libertária, a dinâmica das relações professor-aluno ocorre no plano horizontal, com destaque para o processo de aprendizagem grupal.
Questão 24

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Considerando o planejamento e a organização do trabalho pedagógico, fundamentais para o alcance do objetivo escolar, que é a formação adequada dos alunos, julgue os itens a seguir.
A organização do trabalho pedagógico compreende a utilização dos meios de que a escola dispõe, tendo em vista a especificidade e os objetivos educacionais, com a finalidade de propiciar as melhores condições para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.
Questão 25

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A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

Os objetivos educacionais subdividem-se em gerais e específicos, subdividindo-se os específicos, quanto à sua abrangência, em três níveis.
Questão 26

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A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A elaboração da proposta pedagógica, uma das atividades obrigatórias dos estabelecimentos de ensino, deve ser realizada de forma participativa, sendo relevante reafirmar o princípio da autonomia da escola e apontar formas de superação dos problemas específicos da escola.
Questão 27

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A tendência pedagógica libertadora, em que os educandos são sujeitos do processo pedagógico, fundamenta-se no diálogo entre educador e educando, que estabelecem relações horizontais no cotidiano escolar.
Questão 28

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A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

De acordo com a concepção pedagógica liberal tecnicista, a relação entre professor e aluno deve centrar-se nos interesses do aluno.
Questão 29

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A educação é uma atividade humana constituída de intencionalidade, métodos, planejamento, objetivos, entre outros elementos. Herbat Joann (1776-1841) compreende o método de instrução como o processo formado por preparação, apresentação, assimilação, generalização e aplicação, por meio do qual se busca garantir a aprendizagem efetiva do aluno.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir.

A didática compreende os conteúdos que devem ser assimilados pelos alunos; o ensino realizado pelo professor, que atua como mediador entre o aluno e as matérias; e as condições de infraestrutura física da escola.
Questão 30

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Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
A interação entre professor e aluno é uma das condições organizativas do trabalho docente, sendo determinada exclusivamente por componentes cognitivos.
Questão 31

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Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
Segundo a concepção crítico-social dos conteúdos, o professor deve orientar o aluno, apresentando novas perspectivas de mundo com base nos conteúdos ministrados, e ter a consciência de que sua atuação implica envolvimento com o estilo de vida dos alunos e da importância de saber lidar com os contrastes entre sua própria cultura e a cultura dos alunos.
Questão 32

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
A concepção de que a educação, embora não transforme o mundo, possa transformar algumas práticas sociais e individuais, elaborada por Paulo Freire, reduz a importância da prática educativa.
Questão 33

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
O respeito à liberdade e a tolerância consistem em princípios que fundamentam a educação nacional, devendo a escola e os profissionais da educação respeitar e promover de forma positiva as diferenças individuais de cada um dos educandos.
Questão 34

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à atuação e aos compromissos sociais e éticos dos profissionais docentes, julgue os itens seguintes.
Conforme a concepção dialógica de Paulo Freire, oposta ao pensamento tecnicista, os indivíduos não devem escravizar-se às técnicas; as técnicas, elaboradas pelos indivíduos, é que devem servir aos indivíduos.
Questão 35

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens.
De acordo com a concepção de Vigotsky, o desenvolvimento biológico é parte essencial no desenvolvimento cognitivo; segundo esse autor, a capacidade adquirida da fala é mais importante que a complexidade da ação para o alcance de determinado objetivo.
Questão 36

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens.
Segundo Jean Piaget, o aspecto mais importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, entendida por ele como recipiente passivo das influências do meio, é sua maturação biológica e natural.
Questão 37

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» Esta questão foi anulada pela banca.
Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens.
Segundo Vigotsky, a linguagem desempenha papel crucial no desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos pelo indivíduo, de modo que, quanto maior a exigência da situação ou tarefa e menos evidente a sua solução, maior será relevância da fala.
Questão 38

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Em relação às ideias de Jean Piaget e Vigotsky, julgue os itens.
De acordo com a perspectiva sociocultural de Vigotsky, a influência do meio e as experiências sociais são aspectos essenciais a serem considerados no processo de aprendizagem.
Questão 39

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João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

O sorriso da mãe de João ou os afagos que ele receba depois de encontrar o urso podem servir de estímulo para que a criança continue retirando o pano que esconde o brinquedo.
Questão 40

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João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Caso fossem associados estímulos aversivos à descoberta do urso, provavelmente João não tentaria mais encontrá-lo nas brincadeiras com a mãe ou com outro adulto.
Questão 41

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João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Considerando-se os estágios do desenvolvimento cognitivo propostos por Piaget, é correto afirmar que João se encontra no período pré-operatório, visto que ele se diferencia de seu urso e se reconhece como agente da ação ao tentar encontrar o brinquedo.
Questão 42

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João, com dez meses de idade, adora brincar com seu urso de pelúcia, com o qual passa um bom tempo interagindo. Uma de suas brincadeiras prediletas é tentar encontrá-lo, puxando o pano sob o qual sua mãe esconde o brinquedo.
Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

A permanência do objeto é uma das descobertas importantes do estágio em que João se encontra.
Questão 43

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Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
A avaliação diagnóstica deve ser realizada ao final do período letivo, visto que tem por finalidade a identificação dos conteúdos não aprendidos pelos alunos.
Questão 44

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Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Para a verificação do desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicossocial do educando, utiliza-se o caderno, instrumento adequado à técnica da observação.
Questão 45

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Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Entende-se por avaliação somativa a que se realiza, por meio dos instrumentos de ensino, para o acompanhamento do processo de aprendizagem dos alunos, de modo que se garantam a todos as mesmas condições de êxito.
Questão 46

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
As avaliações aplicadas aos alunos fornecem dados que propiciam ao professor aperfeiçoar suas estratégias de ensino.
Questão 47

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Julgue os itens a seguir, com base nas modernas concepções de avaliação da aprendizagem.
Os instrumentos de medir e testar são utilizados preferencialmente como procedimentos da avaliação qualitativa.
Questão 48

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
No sistema educacional brasileiro, a prática da avaliação ainda é unidirecional, visto que aos discentes não é permitido avaliar a instituição de ensino.
Questão 49

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Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Para o atendimento das necessidades de formação integral do corpo discente, a avaliação da aprendizagem deve contemplar os conteúdos factuais, procedimentais e atitudinais.
Questão 50

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Acerca da avaliação da aprendizagem, julgue os itens que se seguem.
Os critérios e instrumentos de avaliação devem constar no plano de ensino da disciplina e ser divulgados aos alunos desde o início do período letivo.
Questão 51

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Considerando a figura acima, que apresenta uma planilha em processo de formatação em uma janela do Microsoft Excel 2010, e os principais aplicativos comerciais para edição de textos, planilhas e apresentações, julgue os itens a seguir.


Para obter o efeito apresentado acima, o usuário deve selecionar as células de B1 a G1 e, com o botão direito do mouse, clicar Centro nas opções de alinhamento de texto horizontal e vertical e clicar 90 graus no campo orientação. Para obter o efeito apresentado na figura abaixo, o usuário deve clicar !90 graus no campo orientação.
.
Questão 52

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Considerando a figura acima, que apresenta uma planilha em processo de formatação em uma janela do Microsoft Excel 2010, e os principais aplicativos comerciais para edição de textos, planilhas e apresentações, julgue os itens a seguir.

Caso o usuário queira copiar as duas primeiras colunas para o Word 2010, ele deve marcar as células entre B1 e C15 (B1:C15), clicar o ícone , por meio do qual os dados são colocados na área de transferência, abrir o Microsoft Word 2010 e copiar os dados clicando o ícone .
Questão 53

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Considerando a figura acima, que apresenta uma planilha em processo de formatação em uma janela do Microsoft Excel 2010, e os principais aplicativos comerciais para edição de textos, planilhas e apresentações, julgue os itens a seguir.

Os comandos =D2+E2+F2 e =SOMA(D2:F2) produzem o mesmo efeito na célula G2, ou seja, somam os conteúdos das células indicadas, e a alteração do valor de qualquer uma dessas células fará que o Microsoft Excel calcule nova soma, mesmo que não seja indicada nova equação de cálculo.
Questão 54

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação a tecnologias de informática, Internet, intranet e correio eletrônico, julgue os itens seguintes.
A intranet, que utiliza sites web e protocolos da Internet (TCP/IP), consiste em uma rede interna e exclusiva, empregada, em geral, para o compartilhamento de conteúdos corporativos de uso restrito de determinado departamento, órgão ou empresa. A divulgação desse tipo de informação na Internet tornaria públicas informações privadas e sensíveis, que poderiam ser acessadas por qualquer pessoa conectada à Internet.
Questão 55

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Com relação a tecnologias de informática, Internet, intranet e correio eletrônico, julgue os itens seguintes.
As tecnologias de informática disponíveis atualmente, tais como computadores (hardwares) e programas (softwares), permitem a criação de planilhas, a preparação de apresentações eletrônicas e a elaboração de textos com base em pesquisas realizadas na Internet, o que facilita o trabalho de muitos educadores, que podem empregar, além dos tradicionais recursos didáticos, diversas tecnologias digitais.
Questão 56

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Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.
Atualmente o ensino fundamental obrigatório tem a duração de nove anos.
Questão 57

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Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.
Cabe ao Estado garantir aos jovens trabalhadores condições de acesso e permanência na escola.
Questão 58

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Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.
De acordo com o ECA, cabe à gestante e à nutriz a responsabilidade de cuidar de sua saúde e alimentação, estando o poder público desobrigado de propiciar-lhes apoio alimentar.
Questão 59

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Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.
Embora a matrícula dos educandos no ensino fundamental seja de responsabilidade do Estado brasileiro, a frequência à escola é de responsabilidade plena dos pais.
Questão 60

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Com base nas legislações que disciplinam a educação brasileira, julgue os itens a seguir.
Faculta-se às escolas públicas o oferecimento ensino de arte regional.
Questão 61

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A agropecuária, segmento da economia brasileira, engloba desde a agricultura familiar até os modernos complexos agroindustriais.
Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

Um efeito do crescimento da economia brasileira no setor agropecuário consiste no aumento da oferta de trabalho no campo e de renda apropriada pelos pequenos produtores familiares.
Questão 62

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A agropecuária, segmento da economia brasileira, engloba desde a agricultura familiar até os modernos complexos agroindustriais.
Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A modernização produtiva da agropecuária brasileira não eliminou totalmente as relações de trabalho precárias, como o trabalho temporário e o aliciamento de mão de obra por meio da escravidão por dívida.
Questão 63

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A agropecuária, segmento da economia brasileira, engloba desde a agricultura familiar até os modernos complexos agroindustriais.
Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A agricultura familiar no Brasil tem sua produção direcionada à exportação de produtos agrícolas como o café e a soja.
Questão 64

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A agropecuária, segmento da economia brasileira, engloba desde a agricultura familiar até os modernos complexos agroindustriais.
Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

No Brasil, a produção de produtos agropecuários e a participação desses produtos no comércio internacional estão em expansão.
Questão 65

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à influência do sistema capitalista sobre os espaços nacionais e regionais no mundo atual, julgue os seguintes itens.
A divisão territorial do trabalho no mundo globalizado produz escalas diferenciadas de mercado — local, regional, nacional e mundial —, o que caracteriza a fragmentação do espaço geográfico na atualidade.
Questão 66

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à influência do sistema capitalista sobre os espaços nacionais e regionais no mundo atual, julgue os seguintes itens.
As centralidades urbanas exercem controle sobre regiões polarizadas por meio de redes de produção e consumo.
Questão 67

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à influência do sistema capitalista sobre os espaços nacionais e regionais no mundo atual, julgue os seguintes itens.
A circulação de capitais rentistas é uma das características da globalização e ocorre apenas a partir da compra e venda de mercadorias entre países de blocos econômicos.
Questão 68

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação à influência do sistema capitalista sobre os espaços nacionais e regionais no mundo atual, julgue os seguintes itens.
Com a globalização, as fronteiras territoriais entre países se tornaram frágeis e fluídas, fato que possibilitou a livre circulação de mercadorias, capitais e pessoas entre diferentes países.
Questão 69

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A respeito da Cordilheira dos Andes, uma das mais extensas cadeias montanhosas do planeta, julgue os itens que se seguem.
Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela representam os seis países da América do Sul em que a Cordilheira dos Andes é o principal elemento estruturador da paisagem.
Questão 70

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A respeito da Cordilheira dos Andes, uma das mais extensas cadeias montanhosas do planeta, julgue os itens que se seguem.
No altiplano andino, região em que as forças erosivas superam as de soerguimento, não há tectônica de placa.
Questão 71

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A respeito da Cordilheira dos Andes, uma das mais extensas cadeias montanhosas do planeta, julgue os itens que se seguem.
A Cordilheira dos Andes é um conjunto de dobramentos modernos que tem a tectônica de placas como um dos principais elementos de sua origem.
Questão 72

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A respeito da Cordilheira dos Andes, uma das mais extensas cadeias montanhosas do planeta, julgue os itens que se seguem.
A existência de diversos vulcões ao longo da Cordilheira dos Andes indica que esse conjunto de relevo integra o Círculo de Fogo do Pacífico.
Questão 73

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Acerca da cartografia, conjunto de técnicas que engloba elementos científicos e estéticos que tem por objetivo representar graficamente em mapas as diversas especificidades do espaço geográfico, julgue os próximos itens.
Atualmente, o conjunto de técnicas cartográficas envolvem tecnologias sofisticadas, que incluem o uso de imagens produzidas por satélites, fotografias aéreas e programas de computador que auxiliam a produção de mapas.
Questão 74

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Acerca da cartografia, conjunto de técnicas que engloba elementos científicos e estéticos que tem por objetivo representar graficamente em mapas as diversas especificidades do espaço geográfico, julgue os próximos itens.
Os planisférios são representações planas e verdadeiras da superfície esférica da Terra.
Questão 75

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Acerca da cartografia, conjunto de técnicas que engloba elementos científicos e estéticos que tem por objetivo representar graficamente em mapas as diversas especificidades do espaço geográfico, julgue os próximos itens.
A produção e a aplicação de mapas no mundo atual restringem-se ao uso militar e estratégico dessa informação.
Questão 76

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Acerca da cartografia, conjunto de técnicas que engloba elementos científicos e estéticos que tem por objetivo representar graficamente em mapas as diversas especificidades do espaço geográfico, julgue os próximos itens.
Os mapas e as informações neles contidas constituem, além de representações e de instrumentos para o conhecimento do espaço geográfico, fontes de poder para o domínio de regiões.
Questão 77

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Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.
O conflito pela posse da terra atinge outros grupos étnicos no Brasil como os afrodescendentes.
Questão 78

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Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.
A expansão do agronegócio e das grandes propriedades rurais em regiões de fronteira agrícola tem nos territórios indígenas um foco de conflito e resistência ao seu domínio.
Questão 79

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.
A demarcação e criação de reservas de proteção aos índios garante a preservação da cultura e das comunidades indígenas evitando conflitos com fazendeiros e mineradores.
Questão 80

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1
Internet:<www.valor.com.br> (com adaptações).
A tabela acima mostra o ranking das dez cidades com melhores e piores indicadores de saneamento básico entre as cem maiores cidades do Brasil.
A partir dos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

A maioria das cidades que apresentam os piores indicadores de saneamento básico encontra-se na Região Norte do país.
Questão 81

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» Esta questão foi anulada pela banca.
1
Internet:<www.valor.com.br> (com adaptações).
A tabela acima mostra o ranking das dez cidades com melhores e piores indicadores de saneamento básico entre as cem maiores cidades do Brasil.
A partir dos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

Os problemas de saneamento básico no Brasil têm sido sanados graças à tomada de consciência ambiental e aos investimentos em infraestrutura.
Questão 82

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
1
Internet:<www.valor.com.br> (com adaptações).
A tabela acima mostra o ranking das dez cidades com melhores e piores indicadores de saneamento básico entre as cem maiores cidades do Brasil.
A partir dos dados apresentados, julgue os itens que se seguem.

O saneamento básico compreende diversos serviços e infraestruturas, entre as quais abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos e drenagem de águas pluviais que garantem a qualidade de vida à população.
Questão 83

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O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais, em virtude de sua extensão, sobretudo no que se refere à posição geográfica.
Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O conceito de domínio morfoclimático é mais amplo que o de bioma, pois engloba não só aspectos de ordem ecológica, mas também os de ordem geomorfológica, climática e hidrográfica.
Questão 84

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O território brasileiro apresenta uma grande diversidade de paisagens naturais, em virtude de sua extensão, sobretudo no que se refere à posição geográfica.
Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O domínio morfoclimático amazônico tem sofrido alterações desde a época do Brasil colônia.
Questão 85

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1
Os afloramentos rochosos, comuns na paisagem da
 
região sudeste do Brasil, apresentam uma flora bastante
 
peculiar e representam uma barreira para espécies vegetais,
 
devido à baixa retenção de água e nutrientes e às poucas
5
alternativas para fixação de raízes e sementes. O Alto
 
Misterioso é composto por oito afloramentos rochosos,
 
situados entre os limites dos municípios de São Roque do
 
Canaã e Itaguaçu, na porção centro-oeste do estado do
 
Espírito Santo. É uma das áreas prioritárias para criação de
10
unidades de conservação em virtude de sua importância para
 
a conservação da biodiversidade no Espírito Santo, uma vez
 
que representa um dos corredores ecológicos prioritários do
 
corredor central da Mata Atlântica.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Em ambientes rochosos, como os encontrados em Alto Misterioso – ES, têm-se condições abióticas estáveis e baixa amplitude térmica e de umidade.
Questão 86

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1
Os afloramentos rochosos, comuns na paisagem da
 
região sudeste do Brasil, apresentam uma flora bastante
 
peculiar e representam uma barreira para espécies vegetais,
 
devido à baixa retenção de água e nutrientes e às poucas
5
alternativas para fixação de raízes e sementes. O Alto
 
Misterioso é composto por oito afloramentos rochosos,
 
situados entre os limites dos municípios de São Roque do
 
Canaã e Itaguaçu, na porção centro-oeste do estado do
 
Espírito Santo. É uma das áreas prioritárias para criação de
10
unidades de conservação em virtude de sua importância para
 
a conservação da biodiversidade no Espírito Santo, uma vez
 
que representa um dos corredores ecológicos prioritários do
 
corredor central da Mata Atlântica.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
A vegetação sobre rocha no Alto Misterioso – ES sofre forte ameaça do comércio de rochas ornamentais e da extração de pedras para pavimentação pública.
Questão 87

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1
Os afloramentos rochosos, comuns na paisagem da
 
região sudeste do Brasil, apresentam uma flora bastante
 
peculiar e representam uma barreira para espécies vegetais,
 
devido à baixa retenção de água e nutrientes e às poucas
5
alternativas para fixação de raízes e sementes. O Alto
 
Misterioso é composto por oito afloramentos rochosos,
 
situados entre os limites dos municípios de São Roque do
 
Canaã e Itaguaçu, na porção centro-oeste do estado do
 
Espírito Santo. É uma das áreas prioritárias para criação de
10
unidades de conservação em virtude de sua importância para
 
a conservação da biodiversidade no Espírito Santo, uma vez
 
que representa um dos corredores ecológicos prioritários do
 
corredor central da Mata Atlântica.
Considerando o texto acima, julgue os itens a seguir.
Devido ao fato de ser um ecossistema extenso, a vegetação rupícola apresenta um elevado grau de endemismo.
Questão 88

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Com relação a critérios de delimitação de regiões, julgue os itens que se seguem.
A primeira proposta de regionalização do Brasil, feita pelo IBGE, fundamentou-se em aspectos de ordem socioeconômica e demográfica.
Questão 89

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação a critérios de delimitação de regiões, julgue os itens que se seguem.
A regionalização embasada no processo de formação socioespacial do Brasil considera os limites estaduais para facilitar a coleta e a organização dos dados estatísticos.
Questão 90

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação a critérios de delimitação de regiões, julgue os itens que se seguem.
A partir das ideias introduzidas por Hettner e popularizadas por Hartshorne, o termo região, como categoria geográfica, passou a ocupar o centro da análise geográfica.
Questão 91

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Com relação a critérios de delimitação de regiões, julgue os itens que se seguem.
As regionalizações produzidas sob o paradigma da análise regional consideravam a forma pela qual o espaço geográfico era configurado a partir da divisão territorial do trabalho.
Questão 92

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O Brasil apresenta uma das mais variadas reservas de minério do mundo, fato que se deve à extensão e à composição litológica do território nacional. O Espírito Santo, por sua vez, tem o maior complexo de pelotização de minério de ferro do mundo e é o maior produtor nacional de placas de aço e o segundo maior produtor nacional de petróleo.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Locais com elevado grau de hidrodinamismo tendem a dispersar o petróleo de maneira rápida e eficiente, o que faz com que o impacto de um derrame seja reduzido ou não perceptível.
Questão 93

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
O Brasil apresenta uma das mais variadas reservas de minério do mundo, fato que se deve à extensão e à composição litológica do território nacional. O Espírito Santo, por sua vez, tem o maior complexo de pelotização de minério de ferro do mundo e é o maior produtor nacional de placas de aço e o segundo maior produtor nacional de petróleo.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O primeiro campo de produção de petróleo em águas profundas da bacia do Espírito Santo é o Campo de Golfinho, localizado ao norte do estado.
Questão 94

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
O Brasil apresenta uma das mais variadas reservas de minério do mundo, fato que se deve à extensão e à composição litológica do território nacional. O Espírito Santo, por sua vez, tem o maior complexo de pelotização de minério de ferro do mundo e é o maior produtor nacional de placas de aço e o segundo maior produtor nacional de petróleo.
A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Na metalurgia, a pelotização é um processo de aglomeração cuja finalidade é agregar, com o recurso de processamento térmico, a parcela ultrafina do minério de ferro em esferas de diâmetros que permitam sua aplicação direta nos fornos siderúrgicos.
Questão 95

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F. Mendonça, I. M. Danni-Oliveira. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

Julgue os itens a seguir, relativos às características do clima representado pelos climogramas acima.

A principal característica apresentada pelo tipo climático é um período seco entre maio e setembro.
Questão 96

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F. Mendonça, I. M. Danni-Oliveira. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

Julgue os itens a seguir, relativos às características do clima representado pelos climogramas acima.

A cidade de São Paulo apresenta temperaturas mais amenas que as demais localidades, pois se situa sobre o relevo elevado do sudeste, além de sofrer o efeito da maritimidade e da frente polar atlântica.
Questão 97

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F. Mendonça, I. M. Danni-Oliveira. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.

Julgue os itens a seguir, relativos às características do clima representado pelos climogramas acima.

As localidades desse tipo climático são influenciadas pelos sistemas atmosféricos continentais equatoriais e pela zona de convergência intertropical.
Questão 98

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A globalização consiste no processo de intensificação de trocas econômicas, de intercâmbio cultural e de avanços tecnológicos e informacionais sem precedentes na história da humanidade.
>Julgue os itens seguintes, acerca de globalização.

O atual estágio de consolidação do espaço mundial economicamente globalizado é atribuído aos avanços científicos e tecnológicos alcançados com a revolução técnico-científica.
Questão 99

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
A globalização consiste no processo de intensificação de trocas econômicas, de intercâmbio cultural e de avanços tecnológicos e informacionais sem precedentes na história da humanidade.
>Julgue os itens seguintes, acerca de globalização.

A integração regional é o aspecto da globalização em que as relações culturais e econômicas se tornam mais rápidas e eficientes, uma vez que as distâncias estão cada vez mais curtas com a criação de uma rede de conexões.
Questão 100

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A globalização consiste no processo de intensificação de trocas econômicas, de intercâmbio cultural e de avanços tecnológicos e informacionais sem precedentes na história da humanidade.
>Julgue os itens seguintes, acerca de globalização.

A globalização constitui um processo excludente, devido à intensificação da diferença entre povos de diferentes níveis de desenvolvimento econômico.
Questão 101

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Acerca da regionalização político-econômica do espaço geográfico mundial, julgue os itens a seguir.
Tendo em vista a organização do espaço geográfico mundial contemporâneo, foi estabelecida uma nova regionalização, com a divisão do mundo entre países centrais e periféricos, a qual considera a posição geográfica de cada país no mundo.
Questão 102

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Acerca da regionalização político-econômica do espaço geográfico mundial, julgue os itens a seguir.
O nível de desenvolvimento, ou seja, o patamar em que se encontra a economia de um país e o padrão de vida de sua população em relação aos demais países do mundo, é um critério de regionalização que considera as desigualdades socioeconômicas entre as nações.
Questão 103

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Acerca da regionalização político-econômica do espaço geográfico mundial, julgue os itens a seguir.
No contexto das relações internacionais da época em que a expressão terceiro mundo foi caracterizada, esse conceito foi utilizado como crítica à luta pela descolonização.
Questão 104

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Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A escola é um microespaço geográfico que, em razão de seu caráter educacional, não reflete as contradições sociais, econômicas e políticas presentes no território regional e global.
Questão 105

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Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

Com a globalização, a noção de território não perdeu sua centralidade na explicação das relações que se desenvolvem dentro e fora do espaço geográfico, ainda que, para alguns autores, as fronteiras entre os estados não mais se estabeleçam.
Questão 106

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Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

As grandes empresas, na atualidade, estabelecem-se em qualquer ponto territorial, pois prescindem de equipamentos locais e regionais adequados à sua instalação, bem como de elos políticos, materiais e informacionais para o aperfeiçoamento de suas operações.
Questão 107

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Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A divisão internacional do trabalho determina não só o modo produção, mas também o que se deve produzir e exportar, a fim de que se mantenha, em escala planetária, a repartição desigual entre produção, emprego, mais-valia e poder econômico e político.
Questão 108

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Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

A competitividade econômica atual, além de influenciar a prática de corrupção, contribui para a ingovernabilidade de estados e municípios e o abandono dos interesses essenciais da sociedade.
Questão 109

SEDU/ES 2012 - CESPE - Professor - Disciplina: Geografia
Cada época tem suas verdades e cria seus mitos. A época atual é, por definição, mitológica e dificulta o encontro da verdade.
Milton Santos. O País distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (com adaptações).

Tendo como referência o fragmento de texto acima, julgue os itens a seguir.

As desordens atuais são pontuais e ocasionais. Elas fazem parte de um processo conjuntural em andamento, em que o território brasileiro é apenas ator.
Questão 110

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Fonte: MME/BEM (2006)

Considerando os gráficos acima, julgue os itens relativos à produção de energia e mudanças no clima.

As fontes de energia renovável representam percentual expressivo da matriz energética brasileira — aproximadamente 44,7% —, o que confere ao país posição diferenciada, quantitativa e qualitativamente, no panorama mundial.
Questão 111

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Fonte: MME/BEM (2006)

Considerando os gráficos acima, julgue os itens relativos à produção de energia e mudanças no clima.

Consideram-se, na atualidade, os recursos energéticos simples mercadoria, razão por que eles não devem ser controlados pelo Estado.
Questão 112

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Fonte: MME/BEM (2006)

Considerando os gráficos acima, julgue os itens relativos à produção de energia e mudanças no clima.

Dados os impactos ambientais decorrentes do aumento da temperatura global, alguns cientistas, como James Loveluck, autor da Teoria de Gaia, defendem o uso da energia nuclear como estratégia para diminuição de emissões de gases poluentes.
Questão 113

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Fonte: MME/BEM (2006)

Considerando os gráficos acima, julgue os itens relativos à produção de energia e mudanças no clima.

As atividades relacionadas ao desmatamento são as principais responsáveis pelas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no Brasil.
Questão 114

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Fonte: MME/BEM (2006)

Considerando os gráficos acima, julgue os itens relativos à produção de energia e mudanças no clima.

A maior parte da energia utilizada no mundo (86,7%) provém de fontes não renováveis, entre as quais se incluem petróleo e derivados e gás natural. No Brasil, o percentual de energia proveniente de fontes não renováveis corresponde a 55,3%.
Questão 115

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» Esta questão foi anulada pela banca.
A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Atualmente, os royalties do petróleo são divididos entre a União e os estados produtores.
Questão 116

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A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O estado do Espírito Santo, tradicionalmente grande exportador de ferro, aço e granito, é, atualmente, o segundo produtor de petróleo e gás natural do país; sua produção é inferior apenas à do Rio de Janeiro.
Questão 117

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A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

A descoberta de petróleo na camada pré-sal e sua futura exploração, além de conferirem vantagens econômicas ao país, podem contribuir para tornar a matriz energética brasileira ainda mais limpa.
Questão 118

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A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Antes mesmo da definição da quantidade exata de petróleo disponível na camada pré-sal, dos impactos ambientais decorrentes de sua extração e das regras para sua exploração, a distribuição dos royalties relativos a esse recurso tornou-se um dos assuntos mais discutidos no país.
Questão 119

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A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Royalty corresponde ao valor pago a empresas que exploram uma patente ou um recurso natural.
Questão 120

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A exploração do petróleo descoberto na plataforma continental brasileira, na camada pré-sal, em uma área que abrange desde o litoral do estado do Espírito Santo até o de Santa Catarina, pode transformar o Brasil em um dos maiores produtores mundiais de petróleo.
Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O estado do Espírito Santo, após a descoberta, em 2002, de grandes reservas de petróleo em seu território, passou da sexta para a primeira posição entre os detentores das maiores reservas petrolíferas do país.


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