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A educação é um mecanismo poderoso de articulação
das relações entre poder, conhecimento e tecnologias. Desde
pequena, a criança é educada em determinado meio cultural
familiar, no qual adquire conhecimentos, hábitos, atitudes,
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habilidades e valores que definem sua identidade social. A
forma como se expressa oralmente, como se alimenta e se
veste, como se comporta dentro e fora de casa é resultado do
poder educacional da família e do meio em que vive. Da
mesma maneira, a escola também exerce seu poder em relação
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aos conhecimentos e ao uso das tecnologias que farão a
mediação entre professores, alunos e os conteúdos a serem
aprendidos.
No mundo contemporâneo, caracterizado por
mudanças velozes, as pessoas buscam na educação escolar a
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garantia de formação que lhes possibilite o domínio de
conhecimentos e melhor qualidade de vida. Essa educação
escolar, no entanto, aliada ao poder governamental, detém para
si o poder de definir e organizar os conteúdos considerados
socialmente válidos para que as pessoas possam exercer certas
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profissões ou alcançar maior aprofundamento em determinada
área do saber. Assim, a definição dos currículos dos cursos em
todos os níveis e modalidades de ensino é uma forma de poder
em relação à informação e aos conhecimentos válidos para que
uma pessoa possa exercer função ativa na sociedade. Por sua
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vez, na ação do professor na sala de aula e no uso que ele faz
dos suportes tecnológicos à sua disposição, são novamente
definidas as relações entre o conhecimento a ser ensinado, o
poder do professor e a forma de exploração das tecnologias
disponíveis.
Vani Moreira Kensky. Educação e tecnologias: o novo ritmo da
informação. Campinas: Papirus, 2007, p.18-9 (com adaptações).