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CADE 2014

Agente Administrativo

Questão 1

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso a expressão “melhor do que” (L.20-21) fosse substituída por melhor que..
Questão 2

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1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
Sem prejuízo da correção gramatical do texto, poderia ser empregado o acento indicativo de crase no “a”, em “o acesso a qualquer velharia escrita” (L.17).
Questão 3

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
De acordo com a narrativa, os “proprietários” (L.21) e “curadores” (L.21) desconheciam a existência de livros que haviam sido escondidos em locais antigos.
Questão 4

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1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
Justifica-se com base na mesma regra de acentuação gráfica o emprego do acento gráfico nos vocábulos “sabíamos” e “procurávamos”.
Questão 5

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
O emprego de formas verbais no pretérito imperfeito, como, por exemplo, “Procurávamos” (L.16) e “Conhecíamos” (L.19), está associado à ideia de habitualidade, continuidade ou duração.
Questão 6

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Ninguém sabia, nem pretendia saber, por que ou como
 
Lanebbia e seus associados se interessavam por um bando de
 
maníacos como nós, gente estranha, supostamente inteligente,
 
que passava horas lendo ou discutindo inutilidades. Gente,
5
dizia-se, que brilharia no corpo docente de qualquer
 
universidade; especialistas que qualquer editora contrataria por
 
somas astronômicas (certos astros não são muito grandes). Era
 
um enigma também para nós; mas, lamentações à parte,
 
sabíamos de nossa incompetência, também astronômica (alguns
10
astros são bastante grandes), para lidar com contratos, chefes,
 
prazos e, sobretudo, reivindicações salariais. Tínhamos, além
 
disso, algumas doenças comuns a todo o grupo, ou quase todo:
 
a bibliomania mais crônica que se possa imaginar, uma paixão
 
neurótico-deliquencial por textos antigos, que nos levava
15
frequentemente a visitas subservientes a párocos, conventos,
 
igrejas e colégios. Procurávamos criar relacionamentos que
 
facilitassem o acesso a qualquer velharia escrita. Que poderia
 
estar esperando por nós, por que não?, desde séculos, ou
 
décadas. Conhecíamos armários, sótãos, porões e cofres de
20
sacristias, bibliotecas, batistérios ou cenáculos, bem melhor do
 
que seus proprietários ou curadores. Tínhamos achado
 
preciosidades que muitos colecionadores cobiçariam.
 
Descobrir esses esconderijos era uma espécie de hobby nosso
 
nos fins de semana, quando saíamos atrás de boa comida, bons
25
vinhos e velhos escritos.25
Isaias Pessotti. Aqueles cães malditos de Arquelau. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993, p. 11 (com adaptações).
Julgue os itens a seguir, relativos às estruturas linguísticas e às ideias do texto acima.
Nos trechos “que qualquer editora contrataria por somas astronômicas” (L.6-7) e “que muitos colecionadores cobiçariam” (L.22), o vocábulo “que” introduz orações adjetivas restritivas, nas quais exerce a função de complemento verbal.
Questão 7

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
O emprego das vírgulas isolando “em outro contexto” (L.25) justifica-se por estar esse adjunto adverbial intercalado na oração a que pertence.
Questão 8

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1
Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
Infere-se do texto que a educação liberal-capitalista se baseia em um plano que prioriza a informação.
Questão 9

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
A preposição “para”, tanto em “para valores que ainda constituem o ideal do nosso tão sofrido bípede implume” (L.23-24) quanto em “para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a sociedade civil” (L.39-40), introduz orações que exprimem finalidade.
Questão 10

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1
Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
Na linha 28, sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a preposição “a”, em “ao qual”, poderia ser suprimida.
Questão 11

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Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
Sem prejuízo para o sentido original do texto, o termo “iminente” (L.39) poderia ser substituído por elevado..
Questão 12

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
1
Esta é uma pergunta que supõe polos opostos. Qual o
 
valor supremo a ser realizado pelo ensino?
 
A prioridade concedida à informação percorre
 
caminhos diferentes do projeto de formar o cidadão consciente,
5
o espírito crítico, o ser humano solidário?
 
Até certo ponto sim. Entupir a cabeça do aluno (penso
 
no jovem que se prepara para um vestibular) com dados,
 
nomes, números e esquemas, o que significa em termos de
 
formar uma pessoa justa, verdadeira, compassiva, democrática?
10
A aspiração de Montaigne continua viva, mais do que nunca:
 
a criança não deve ser um vaso que se encha, mas uma vela que
 
se acenda.
 
Para não descambar no puro ceticismo, lembro que o
 
exercício constante das ciências físico-matemáticas, das
15
ciências biológicas e da pesquisa histórica pode contribuir para
 
a formação de hábitos de atenção e rigor que, provavelmente,
 
irão propiciar o respeito à verdade, o que é sempre um
 
progresso moral. Digo “provavelmente” porque os numerosos
 
exemplos de transgressão da ética científica, movidos por
20
interesses e paixões, não permitem expressões de otimismo
 
exagerado.
 
Permanece inquietante a questão de formar a criança
 
e o jovem para valores que ainda constituem o ideal do nosso
 
tão sofrido bípede implume. O malogro da educação
25
liberal-capitalista nos aflige como, em outro contexto, nos teria
 
afligido um projeto de educação totalitária. Esta impõe,
 
mediante a violência do Estado, a passividade inerme do
 
cidadão, ao qual só resta obedecer aos ditames do partido
 
dominante. Conhecemos o que foi a barbárie nazifascista, a
30
barbárie stalinista, a barbárie maoísta. De outra natureza é a
 
barbárie que vivemos no aqui-e-agora do consumismo
 
irresponsável, dos lobbies farmacêuticos, do desrespeito ao
 
ambiente, das violações dos direitos humanos fundamentais, da
 
imprensa facciosa e venal, dos partidos de aluguel, da
35
intolerância ideológica dos grupelhos, da arrogância dos
 
formadores de opinião espalhados pela mídia e pelas
 
universidades.
 
Um plano oficial de educação pouco poderia fazer
 
para alterar esse iminente risco de desintegração que afeta a
40
sociedade civil, atingindo classes e estamentos diversos; mas
 
que ao menos se faça esse pouco!
Alfredo Bosi. A valorização dos docentes é a única forma de construir uma escola eficiente. Chega de proletários do giz. In: Carta Capital. Ano XIX, n.º 781, p. 29 (com adaptações).
Acerca das ideias desenvolvidas no texto acima e das estruturas linguísticas nele empregadas, julgue os itens.
No trecho “nos teria afligido um projeto de educação totalitária” (L.25-26), o pronome “nos” poderia ser corretamente empregado imediatamente após a forma verbal “teria”, escrevendo-se teria-nos..
Questão 13

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Embora não haja uma forma rígida para a estrutura do correio eletrônico, deve-se empregar nesse documento linguagem compatível com as regras da comunicação oficial. Assim, em correio eletrônico destinado a um conselheiro do CADE, por exemplo, é permitido o emprego do vocativo Prezado Senhor Conselheiro e do fecho Cordialmente. .
Questão 14

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
No âmbito do CADE, o ofício é expedido pelo presidente para autoridades externas a esse órgão. O aviso, por sua vez, é utilizado somente para a comunicação entre os conselheiros.
Questão 15

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Para manter a concisão do texto oficial, deve-se evitar o emprego de expressões como Vimos por meio desta e Tenho a honra de informar que..
Questão 16

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Por se tratar de modalidade de comunicação entre unidades do mesmo órgão, o memorando é o único expediente em que é permitido o emprego de jargões burocráticos inerentes à rotina administrativa.
Questão 17

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de organização administrativa e ato administrativo, julgue os itens a seguir.
Considere que, após a realização de uma correição, tenha sido detectado vício de finalidade em ato administrativo editado pelo diretor de departamento de uma agência reguladora, situação que foi, então, comunicada ao presidente da entidade. Nessa situação, tendo avocado para si a competência, o presidente poderá convalidar o referido ato administrativo.
Questão 18

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de organização administrativa e ato administrativo, julgue os itens a seguir.
A existência de diversos ministérios, com atribuições distintas, constitui exemplo de descentralização administrativa.
Questão 19

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de organização administrativa e ato administrativo, julgue os itens a seguir.
Dada a autonomia a eles conferida pela Constituição Federal de 1988 (CF), todos os entes federativos, incluindo-se os municípios, podem criar entidades da administração indireta.
Questão 20

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere aos agentes públicos, aos poderes administrativos e ao controle da administração pública, julgue os itens subsecutivos.
Existem casos em que mesmo existindo lei específica sobre determinada matéria, cumpre à administração criar mecanismos para aplicá-la. Nessas hipóteses, surge o poder regulamentar, que confere à administração a prerrogativa de editar atos gerais para alterar e complementar as leis.
Questão 21

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere aos agentes públicos, aos poderes administrativos e ao controle da administração pública, julgue os itens subsecutivos.
A função fiscalizatória exercida pelos tribunais de contas dos estados inclui-se entre as hipóteses de controle do Poder Legislativo sobre os atos da administração pública.
Questão 22

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere aos agentes públicos, aos poderes administrativos e ao controle da administração pública, julgue os itens subsecutivos.
Considere que, após regular processo administrativo contra servidor vinculado à administração pública unicamente por cargo em comissão, a autoridade julgadora tenha concluído que o servidor cometeu infração punível com a penalidade de suspensão. Nesse caso, a penalidade a ser aplicada será a exoneração de ofício do servidor faltoso.
Questão 23

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere aos agentes públicos, aos poderes administrativos e ao controle da administração pública, julgue os itens subsecutivos.
Considere que determinado servidor estável demitido, após regular processo administrativo disciplinar, por desvio de verbas públicas, comprove sua inocência por meio de ação judicial. Nesse caso, tendo sido a pena de demissão anulada no âmbito judicial, o servidor deverá ser reintegrado ao cargo por ele anteriormente ocupado.
Questão 24

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens seguintes.
Considere que, em auditoria para a verificação da regularidade da concessão de determinado direito, tenha sido constatado que alguns administrados foram injustamente excluídos. Nessa hipótese, em se tratando de interesses individuais, o processo administrativo para a extensão de tal direito só poderá ser iniciado após provocação da parte interessada.
Questão 25

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens seguintes.
Ainda que as sociedades de economia mista sejam pessoas jurídicas de direito privado com capital composto por capital público e privado, a elas aplicam-se os princípios explícitos da administração pública.
Questão 26

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação ao direito administrativo, julgue os itens seguintes.
Considere que, em operação da polícia federal, tenha sido apreendida grande quantidade de veículos introduzidos ilegalmente no território brasileiro. Nesse caso, a administração poderá realizar leilão para a venda desses veículos.
Questão 27

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação aos valores, julgue o item abaixo.
A axiologia estuda o fenômeno da atribuição de valores, por parte do sujeito, a um ente qualquer.
Questão 28

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens subsecutivos.
A divulgação dos valores insculpidos no Código de Ética é dever exclusivo da administração pública, não havendo obrigação do servidor público de fazê-la.
Questão 29

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens subsecutivos.
A deterioração de bem público por descuido de servidor, embora seja socialmente condenável e passível de punição administrativa, não constitui falta ética.
Questão 30

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens subsecutivos.
O servidor público está autorizado a omitir a verdade se o interesse do Estado o exigir.
Questão 31

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, julgue os itens subsecutivos.
De acordo com as regras deontológicas estabelecidas no Código de Ética, a consolidação da moralidade do ato administrativo ocorrerá a partir do equilíbrio entre a legalidade e a finalidade.
Questão 32

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto na Lei n.º 12.813/2013 e na Portaria Interministerial n.º 333/2013, julgue os próximos itens.
Se um conselheiro do CADE divulgasse, em conversa informal com empresários, dados sigilosos passíveis de repercussão econômica, embora sem implicações de lesão aos cofres públicos, a situação fática descrita não caracterizaria conflito de interesses por não acarretar comprometimento financeiro do erário.
Questão 33

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto na Lei n.º 12.813/2013 e na Portaria Interministerial n.º 333/2013, julgue os próximos itens.
A consulta formulada por servidor público sobre a existência de conflito de interesses deverá, necessariamente, versar sobre questão concreta, específica e que se relacione com a pessoa do próprio servidor.
Questão 34

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
À luz do disposto na Lei n.º 12.813/2013 e na Portaria Interministerial n.º 333/2013, julgue os próximos itens.
Considere que um ex-servidor administrativo do CADE, aposentado há menos de seis meses, receba convite para trabalhar em sociedade empresária que tenha sido parte em processo administrativo para apuração de infração à ordem econômica. Nesse caso, se a unidade de recursos humanos do CADE atestar a inexistência de potencial conflito de interesses ou a sua irrelevância, a contratação será lícita.
Questão 35

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.
No ambiente Linux, um pacote é definido como um arquivo que contém os arquivos binários necessários para a instalação de um aplicativo.
Questão 36

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação ao sistema operacional Linux, julgue os itens seguintes.
Quando executado no console do Linux, o comando vi possibilita alterar o modo de acesso, ou seja, as permissões de um arquivo ou diretório.
Questão 37

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
A respeito do editor de planilhas BrOffice Calc e ao aplicativo Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
No BrOffice Calc, ao se selecionar uma célula e, em seguida, pressionar simultaneamente as teclas  e , a formatação da célula será removida, mas o seu conteúdo será mantido.
Questão 38

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
A respeito do editor de planilhas BrOffice Calc e ao aplicativo Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
O Mozilla Thunderbird permite que cada conta de email tenha o seu próprio local de arquivamento das mensagens.
Questão 39

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
A respeito do editor de planilhas BrOffice Calc e ao aplicativo Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
O Mozilla Thunderbird possui recursos que permitem que uma pasta em disco seja compactada tanto de forma automática quanto de forma manual.
Questão 40

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere a redes de computadores, julgue os próximos itens.
Tamanho físico, tecnologia de transmissão e topologia são critérios utilizados para classificar as redes de computadores.
Questão 41

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere a redes de computadores, julgue os próximos itens.
Para que uma rede de computadores seja classificada de acordo com o modelo cliente/servidor, faz-se necessário que tanto o cliente quanto o servidor estejam fisicamente no mesmo local.
Questão 42

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca dos conceitos de gerenciamento de arquivos e de segurança da informação, julgue os itens subsequentes.
O computador utilizado pelo usuário que acessa salas de bate-papo não está vulnerável à infecção por worms, visto que esse tipo de ameaça não se propaga por meio de programas de chat.
Questão 43

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca dos conceitos de gerenciamento de arquivos e de segurança da informação, julgue os itens subsequentes.
Os atributos de um arquivo podem ser alterados para permitir que somente o seu proprietário possa editá-lo e os demais usuários possam apenas lê-lo.
Questão 44

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca dos conceitos de gerenciamento de arquivos e de segurança da informação, julgue os itens subsequentes.
Os vírus de computador podem apagar arquivos criados pelo editor de texto, no entanto são incapazes de infectar partes do sistema operacional, já que os arquivos desse sistema são protegidos contra vírus.
Questão 45

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Considerando os conectivos lógicos usuais e que as letras maiúsculas representem proposições lógicas simples, julgue os itens seguintes acerca da lógica proposicional.
A sentença “Os candidatos aprovados e nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais” é uma proposição lógica composta.
Questão 46

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Uma proposição é uma sentença que pode ser julgada verdadeira (V) ou falsa (F). As proposições são normalmente representadas pelas letras maiúsculas A, B, C etc. A partir de proposições dadas, podem-se construir novas proposições compostas, mediante o emprego de símbolos lógicos chamados conectivos: “e”, indicado pelo símbolo lógico , e “ou”, indicado pelo símbolo lógico . Usa-se o modificador “não”, representado pelo símbolo lógico ¬, para produzir a negação de uma proposição; pode-se, também, construir novas proposições mediante o uso do condicional “se A então B”, representado por .
O julgamento de uma proposição lógica composta depende do julgamento que se faz de suas proposições componentes. Considerando os possíveis julgamentos V ou F das proposições A e B, tem-se a seguinte tabela-verdade para algumas proposições compostas.
Considerando-se a proposição A, formada a partir das proposições B, C etc. mediante o emprego de conectivos ( ou ), ou de modificador (¬) ou de condicional (), diz-se que A é uma tautologia quando A tem valor lógico V, independentemente dos valores lógicos de B, C etc. e diz-se que A é uma contradição quando A tem valor lógico F, independentemente dos valores lógicos de B, C etc. Uma proposição A é equivalente a uma proposição B quando A e B têm as tabelas-verdade iguais, isto é, A e B têm sempre o mesmo valor lógico.
Com base nas informações acima, julgue os itens a seguir.

A proposição é uma tautologia.
Questão 47

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» Esta questão foi anulada pela banca.
Considerando os conectivos lógicos usuais e que as letras maiúsculas representem proposições lógicas simples, julgue os itens seguintes acerca da lógica proposicional.
As proposições são equivalentes.
Questão 48

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Para se ir da parte norte de uma cidade à parte sul é necessário passar por uma ilha. A ilha está ligada à parte norte por 3 pontes de pistas duplas e, à parte sul, por 2 pontes, também de pistas duplas. Na ilha, há conexões, de pistas duplas, ligando todas as pontes de acesso à ilha, de forma que uma pessoa possa transitar livremente de uma parte à outra por essas pontes. Considerando essa descrição e que Maria esteja na parte norte da cidade, que Pedro esteja na ilha e que João esteja na parte sul, julgue os itens a seguir.
Caso, ao acessar a ilha, partindo de determinada ponte, Maria passe por cada uma das 5 pontes uma única vez, ela não retornará à ponte de partida.
Questão 49

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Para se ir da parte norte de uma cidade à parte sul é necessário passar por uma ilha. A ilha está ligada à parte norte por 3 pontes de pistas duplas e, à parte sul, por 2 pontes, também de pistas duplas. Na ilha, há conexões, de pistas duplas, ligando todas as pontes de acesso à ilha, de forma que uma pessoa possa transitar livremente de uma parte à outra por essas pontes. Considerando essa descrição e que Maria esteja na parte norte da cidade, que Pedro esteja na ilha e que João esteja na parte sul, julgue os itens a seguir.
Caso João queira ir para a parte da cidade em que Maria se encontra, ele poderá fazê-lo no máximo de 5 maneiras distintas.
Questão 50

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Para se ir da parte norte de uma cidade à parte sul é necessário passar por uma ilha. A ilha está ligada à parte norte por 3 pontes de pistas duplas e, à parte sul, por 2 pontes, também de pistas duplas. Na ilha, há conexões, de pistas duplas, ligando todas as pontes de acesso à ilha, de forma que uma pessoa possa transitar livremente de uma parte à outra por essas pontes. Considerando essa descrição e que Maria esteja na parte norte da cidade, que Pedro esteja na ilha e que João esteja na parte sul, julgue os itens a seguir.
Para sair da ilha, visitar a parte norte, voltar à ilha, visitar a parte sul e voltar à ilha, sem passar 2 vezes pela mesma ponte, Pedro tem 12 maneiras distintas de fazê-lo.
Questão 51

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
Nas organizações, a departamentalização por objetivos é utilizada para definir as principais unidades organizacionais, como produção, finanças e vendas.
Questão 52

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
Na estrutura matricial, as tarefas de uma organização são unificadas de acordo com os seus objetivos, gerando estruturas divisionais como, por exemplo, produtos e clientes.
Questão 53

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
A estrutura de uma organização é definida por sua composição hierárquica, sua departamentalização e seus sistemas de comunicação, coordenação e integração.
Questão 54

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens a seguir, relativos à estrutura organizacional.
Nas organizações, a departamentalização pode ser identificada por meio da estrutura vertical de seus organogramas.
Questão 55

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
A distribuição de tarefas e de recursos entre os membros da organização compete à direção.
Questão 56

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
À administração pública cabe controlar tanto organizações públicas como privadas a fim de assegurar que atuem em conformidade com o interesse público.
Questão 57

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
A descentralização é natural nas organizações em crescimento, uma vez que o aumento da estrutura organizacional estimula a tomada de decisões por níveis hierárquicos intermediários.
Questão 58

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
A administração pública direta inclui pessoas jurídicas distintas do Estado que possuem como função a atividade administrativa pública.
Questão 59

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
Na administração pública, a fiscalização sobre os órgãos do Poder Executivo federal exercida pela Advocacia-Geral da União é um exemplo de controle prévio.
Questão 60

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao processo organizacional, julgue os itens que se seguem.
Como uma das funções do processo de administração, cabe à direção assegurar que os objetivos traçados pela organização estejam sendo cumpridos.
Questão 61

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
A gestão por processos compreende a seguinte hierarquia decrescente de estágios: macroprocessos, processos, operações e atividades.
Questão 62

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
Atualmente, a gestão por processos é uma tendência nas organizações, visto que contribui para o aumento da qualidade e para a redução de custos dos produtos e serviços.
Questão 63

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
Na gestão por processos, as necessidades dos clientes são traduzidas como requisitos de processos a serem desenvolvidos pela organização.
Questão 64

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
Na administração pública, o sucesso na gestão de processos pode ser medido considerando-se a imagem organizacional e a satisfação dos cidadãos.
Questão 65

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
A execução de contratos administrativos firmados com a administração pública deve ser acompanhada obrigatoriamente por servidor público designado para a função.
Questão 66

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens.
O interesse público é o objetivo maior da celebração de contratos na administração pública, por isso é admitida a rescisão unilateral por parte da administração caso haja modificação do projeto ou das especificações do contrato.
Questão 67

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A missão da organização deverá ser definida no planejamento estratégico.
Questão 68

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A primeira etapa da elaboração de um planejamento estratégico é a definição do plano de ações.
Questão 69

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
A mobilização de atores é a última tarefa que deve ser executada pelo gestor durante a elaboração de um planejamento estratégico.
Questão 70

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, a respeito de planejamento estratégico.
O planejamento estratégico e situacional é uma ferramenta utilizada para viabilizar os processos de planejamento em organizações públicas.
Questão 71

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventariação de matérias-primas e mercadorias, julgue os itens subsequentes.
A atividade de distribuição, que consiste na entrega dos materiais aos seus destinatários, envolve diversos custos, tais como o custo de transporte, gerado por linhas de transporte, retirada e entrega, manuseio nos terminais, listagem e coleta dos materiais.
Questão 72

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventariação de matérias-primas e mercadorias, julgue os itens subsequentes.
A inventariação de materiais tem por objetivo confrontar a quantidade física armazenada do produto com seus registros documentais. Um dos métodos de inventariação é o inventário rotativo, cuja principal desvantagem é a interrupção do processo produtivo para a realização da contagem dos produtos.
Questão 73

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Acerca de recebimento, estocagem, distribuição, registro e inventariação de matérias-primas e mercadorias, julgue os itens subsequentes.
A efetividade da atividade de recebimento, intermediária às atividades de compra e de pagamento aos fornecedores, implica a realização de adequados procedimentos de conferência da quantidade de bens recebidos, entre os quais se inclui a conferência por acusação, técnica que permite ao conferente efetuar a contagem dos bens recebidos com base nas quantidades informadas pelo fornecedor na nota fiscal.
Questão 74

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
A avaliação da qualidade dos materiais recebidos é fundamental para a garantia de fornecimento de serviços e produtos adequados. Um dos procedimentos empregados para a avaliação da qualidade dos materiais é a inspeção, realizada tanto no ambiente do fornecedor quanto no do comprador.
Questão 75

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
O estudo de estoques é realizado com base na previsão do consumo, que pode ser estimado pelo método da média aritmética, cuja principal vantagem é a inexistência de diferentes pesos entre os valores mais antigos e os valores mais recentes.
Questão 76

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
A utilização do sistema ABC, também denominado de curva ABC, para o controle de estoques possibilita a priorização das ações de controle em relação aos itens mais relevantes no processo produtivo de uma organização.
Questão 77

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao gerenciamento de estoque e às formas de avaliação da qualidade dos materiais recebidos, julgue os próximos itens.
Problemas de falta de material causados por atrasos no fornecimento ou consumo irregular podem ser minimizados com a adoção do estoque mínimo.
Questão 78

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação à licitação pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
Deve haver licitação para o uso pelo particular de espaço em imóvel público reservado para lanchonete, não sendo permitido o uso desse espaço por dispensa ou inexigibilidade.
Questão 79

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação à licitação pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
O instituto do credenciamento, tratado em lei, é uma solução para as situações nas quais a licitação se mostra inadequada, como é o caso de serviço médico.
Questão 80

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação à licitação pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
No caso de licitação dispensada, a administração pública figura na condição de sujeito ativo, cujo interesse é ceder parte do seu patrimônio, vender bens ou prestar serviços.
Questão 81

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Com relação à licitação pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
O pregão, assim como as demais modalidades de licitação, aplica-se às alienações em geral, porém seu uso é vedado para serviços de engenharia.
Questão 82

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os próximos itens, relativos às receitas e despesas públicas.
Caso um ente público tenha divulgado, em 2011, um relatório gerencial que reporte o ingresso de recursos de R$ 500 milhões e R$ 600 milhões em 2010 e 2011, respectivamente, e caso o acréscimo de 20% obtido em 2011 seja proveniente da arrecadação de IPTU, então esse acréscimo deverá ser registrado no código de natureza 1112.02.00, em que a rubrica 02 se refere ao imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
Questão 83

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os próximos itens, relativos às receitas e despesas públicas.
O pagamento de restos a pagar representa as saídas para pagamentos de despesas empenhadas em exercícios anteriores.
Questão 84

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os próximos itens, relativos às receitas e despesas públicas.
As despesas de exercícios anteriores referem-se às despesas de exercícios encerrados, para as quais, à época, o orçamento não consignava crédito próprio, nem havia saldo suficiente no balanço financeiro.
Questão 85

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao suprimento de fundos e à Conta Única do Tesouro Nacional, julgue os itens subsequentes.
A nota de lançamento (NL) é utilizada para lançamentos complementares da conciliação da Conta Única do Tesouro Nacional.
Questão 86

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que se refere ao suprimento de fundos e à Conta Única do Tesouro Nacional, julgue os itens subsequentes.
O suprimento de fundos é caracterizado como adiantamento concedido ao suprido; contudo, embora possua natureza de despesa orçamentária, não representa uma despesa pelo enfoque patrimonial, visto que, no momento de sua concessão, não ocorre redução no patrimônio líquido.
Questão 87

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que concerne aos repasses de recursos mediante convênios, julgue os itens que se seguem.
Assim como as entidades dependentes ou órgãos dos estados, Distrito Federal ou municípios, a União está legalmente obrigada a celebrar convênio ou contrato de repasse ainda que as situações sejam caracterizadas como emergenciais.
Questão 88

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que concerne aos repasses de recursos mediante convênios, julgue os itens que se seguem.
De acordo com as normas vigentes, convenente é o órgão ou a entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, credenciado, que manifeste, por meio de proposta de trabalho, interesse em firmar contrato de repasse com a entidade da administração pública concedente dos recursos.
Questão 89

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que diz respeito ao orçamento público no Brasil, julgue os seguintes itens.
O papel desempenhado pela lei de diretrizes orçamentárias é de fundamental importância para a integração entre o plano plurianual e o orçamento anual.
Questão 90

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que diz respeito ao orçamento público no Brasil, julgue os seguintes itens.
De acordo com o modelo de integração entre planejamento e orçamento, o orçamento anual constitui-se um instrumento de curto prazo que operacionaliza os programas setoriais e regionais de médio prazo.
Questão 91

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
No que diz respeito ao orçamento público no Brasil, julgue os seguintes itens.
A elaboração do plano plurianual, ao contrário de sua revisão, deve ser considerada como etapa do processo de integração entre o planejamento e o orçamento público federal.
Questão 92

CADE 2014 - CESPE - Agente Administrativo
Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
Sob a ótica da administração financeira, o retorno do investimento é compensado pelo risco efetivo da operação; assim, um investidor espera receber taxas mais altas de retorno em investimentos com maior risco.
Questão 93

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Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
A principal atribuição do administrador financeiro é promover a gestão de todos os tipos de empresas (financeiras e não financeiras); exceto, as empresas sem fins lucrativos.
Questão 94

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Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
O termo finanças pode ser corretamente definido como a arte da gestão do dinheiro.
Questão 95

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Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
Uma firma individual é uma empresa de um único proprietário, que a gere visando ao seu próprio lucro.
Questão 96

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Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
O mercado monetário admite transação não exótica entre fornecedores e demandantes de fundos com prazo de vencimento máximo de um ano, ao passo que o mercado de capitais permite transações de longo prazo.
Questão 97

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Julgue os itens subsecutivos, relativos à administração financeira.
Para o administrador financeiro, uma correta tomada de decisão financeira preceitua que os benefícios adicionais devam sempre superar os custos adicionais.
Questão 98

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Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
De acordo com a abordagem de traços e competências de líderes, a eficácia da liderança depende, entre outras variáveis, da capacidade do líder de tolerar o estresse, lidando com ele, bem como da sua autoconfiança para influenciar as pessoas na busca de objetivos comuns.
Questão 99

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Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
A motivação para o trabalho deve estar diretamente relacionada a sistemas de recompensas em que os ganhos são equitativos do ponto de vista interno e competitivos do ponto de vista externo à organização para que haja elevados patamares de desempenho e autoeficácia por parte das pessoas.
Questão 100

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Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
De acordo com a teoria da fixação de objetivos, a motivação para o trabalho ocorre quando objetivos e metas são previamente estabelecidos e as respectivas recompensas são definidas pela organização com ou sem a participação das pessoas envolvidas.
Questão 101

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Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
O processo de socialização organizacional implica a preparação do indivíduo para o desempenho de suas funções e a consequente compreensão por parte desse indivíduo relativamente ao seu próprio papel no ambiente organizacional e ao funcionamento da empresa.
Questão 102

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Acerca de comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.
Postula a teoria da liderança pautada nos recursos cognitivos que, em situações de baixo estresse, líderes e liderados, para conseguirem um desempenho mais eficaz, dependem mais da experiência que da inteligência.
Questão 103

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A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Um dos desafios da gestão de pessoas na administração pública federal direta é criar mecanismos de avaliação e desenvolvimento de competências de seus servidores por meio de políticas transversais em que instrumentos e procedimentos de gestão de pessoas sejam instituídos conforme a cultura específica de seus respectivos órgãos.
Questão 104

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A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Caso a organização busque alcançar eficiência e eficácia em suas atividades, a gestão de pessoas terá papel primordial na geração das condições necessárias para o sucesso organizacional em parceria com as demais áreas da organização.
Questão 105

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A respeito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.
Um sistema de informações em gestão de pessoas requer análise e avaliação da organização, de seus subsistemas e de suas necessidades informacionais para a tomada de decisão gerencial acerca das pessoas e equipes de trabalho.
Questão 106

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No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
Um documento de arquivo deve, inicialmente, ser submetido ao processo de fase corrente; em seguida, esse documento deve ser digitalizado e, após cinco anos, transferido ao arquivo permanente.
Questão 107

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No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o princípio da proveniência, os documentos originados das atividades de uma pessoa jurídica devem ser agrupados separadamente daqueles originados das atividades de outras pessoas jurídicas.
Questão 108

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No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
A manutenção dos documentos de arquivo nos locais onde foram acumulados obedece ao princípio da ordem original.
Questão 109

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No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
A classificação de documentos por assunto é o principal fundamento do princípio da reversibilidade.
Questão 110

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No que se refere aos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue os itens subsequentes.
Se um cidadão solicitar informações acerca das atividades do CADE mediante uma carta recebida e protocolada por este órgão, então essa carta será considerada um documento de arquivo do órgão.
Questão 111

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Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A existência do arquivo intermediário é justificada pelos altos custos de manutenção dos documentos nos arquivos correntes.
Questão 112

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Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
O objetivo fundamental da avaliação de documentos de arquivo é a eliminação de documentos dispensáveis às atividades institucionais.
Questão 113

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Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A autuação de processos nos órgãos públicos brasileiros é uma atividade exclusiva do setor de protocolo.
Questão 114

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Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
As principais ações da gestão de documentos ocorrem durante o período em que o documento de arquivo apresenta valor primário.
Questão 115

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Com relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue os itens subsecutivos.
A alta frequência de uso de um documento de arquivo indica que ele pertence à fase intermediária.
Questão 116

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Julgue os próximos itens, relativos às tipologias documentais e aos arquivos permanentes.
A eliminação de documentos de arquivo é uma atividade vedada nos arquivos permanentes.
Questão 117

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Julgue os próximos itens, relativos às tipologias documentais e aos arquivos permanentes.
A categoria textual é um dos principais tipos documentais presentes nos órgãos públicos brasileiros.
Questão 118

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No que se refere à microfilmagem, à automação e à preservação de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.
A digitalização de documentos de arquivo é aconselhada quando existe um conjunto documental volumoso que será acessado simultaneamente por diferentes usuários.
Questão 119

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No que se refere à microfilmagem, à automação e à preservação de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.
A microfilmagem de documentos de arquivo possui validade legal quando esse processo ocorre simultaneamente à digitalização.
Questão 120

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No que se refere à microfilmagem, à automação e à preservação de documentos de arquivo, julgue os itens subsequentes.
Para a assinatura de documentos, recomenda-se a utilização de caneta esferográfica como forma de preservação do papel.


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