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Médico do Trabalho Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
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CAIXA 2010

CAIXA 2014

Técnico Bancário Novo - Administrativa

Questão 1

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de
 
uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se
 
o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram
 
a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos,
5
assumiram a função de moeda, circulando como elemento
 
trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
 
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente
 
o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra
 
moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
10
conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua
 
função como instrumento de troca no vocabulário português,
 
em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
 
Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram
 
inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de
15
seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
 
facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de
 
riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras
 
moedas com características semelhantes às das atuais:
 
pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a
20
impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu
 
e garante o seu valor.
 
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de
 
moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se
 
impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
25
e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes
 
religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em
 
ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
 
para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o
 
final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente,
30
outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
 
passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor
 
gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
 
valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro
35
e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de
 
recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
 
circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel.
 
Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os
 
governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
40
controlando as falsificações e garantindo o poder de
 
pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos
 
centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Internet: < www.bcb.gov.br > (com adaptações).
Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
No trecho “devido à oscilação de seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem facilmente perecíveis” (L.14-16), a substituição dos elementos sublinhados por ao e a, respectivamente, preservaria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Questão 2

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de
 
uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se
 
o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram
 
a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos,
5
assumiram a função de moeda, circulando como elemento
 
trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
 
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente
 
o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra
 
moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
10
conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua
 
função como instrumento de troca no vocabulário português,
 
em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
 
Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram
 
inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de
15
seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
 
facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de
 
riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras
 
moedas com características semelhantes às das atuais:
 
pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a
20
impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu
 
e garante o seu valor.
 
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de
 
moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se
 
impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
25
e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes
 
religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em
 
ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
 
para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o
 
final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente,
30
outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
 
passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor
 
gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
 
valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro
35
e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de
 
recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
 
circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel.
 
Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os
 
governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
40
controlando as falsificações e garantindo o poder de
 
pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos
 
centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Internet: < www.bcb.gov.br > (com adaptações).
Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
O referente do sujeito da oração “e garante o seu valor” (L.21) é “marca” (L.20).
Questão 3

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de
 
uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se
 
o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram
 
a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos,
5
assumiram a função de moeda, circulando como elemento
 
trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
 
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente
 
o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra
 
moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
10
conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua
 
função como instrumento de troca no vocabulário português,
 
em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
 
Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram
 
inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de
15
seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
 
facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de
 
riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras
 
moedas com características semelhantes às das atuais:
 
pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a
20
impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu
 
e garante o seu valor.
 
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de
 
moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se
 
impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
25
e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes
 
religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em
 
ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
 
para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o
 
final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente,
30
outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
 
passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor
 
gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
 
valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro
35
e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de
 
recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
 
circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel.
 
Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os
 
governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
40
controlando as falsificações e garantindo o poder de
 
pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos
 
centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Internet: < www.bcb.gov.br > (com adaptações).
Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
Infere-se do texto que, até que se começasse a empregar ligas metálicas na cunhagem de moedas, seu valor estava associado ao valor econômico do próprio metal com que elas eram fabricadas.
Questão 4

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de
 
uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se
 
o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram
 
a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos,
5
assumiram a função de moeda, circulando como elemento
 
trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
 
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente
 
o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra
 
moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
10
conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua
 
função como instrumento de troca no vocabulário português,
 
em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
 
Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram
 
inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de
15
seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
 
facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de
 
riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras
 
moedas com características semelhantes às das atuais:
 
pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a
20
impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu
 
e garante o seu valor.
 
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de
 
moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se
 
impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
25
e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes
 
religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em
 
ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
 
para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o
 
final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente,
30
outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
 
passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor
 
gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
 
valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro
35
e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de
 
recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
 
circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel.
 
Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os
 
governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
40
controlando as falsificações e garantindo o poder de
 
pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos
 
centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Internet: < www.bcb.gov.br > (com adaptações).
Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
Seriam mantidas a correção gramatical e a coerência do texto caso a vírgula empregada imediatamente após “centrais” (L.42) fosse suprimida, embora o sentido do trecho fosse alterado.
Questão 5

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
A moeda, como hoje é conhecida, é o resultado de
 
uma longa evolução. No início, não havia moeda, praticava-se
 
o escambo. Algumas mercadorias, pela sua utilidade, passaram
 
a ser mais procuradas do que outras. Aceitas por todos,
5
assumiram a função de moeda, circulando como elemento
 
trocado por outros produtos e servindo para avaliar-lhes o
 
valor. Eram as moedas-mercadorias. O gado, principalmente
 
o bovino, foi dos mais utilizados. O sal foi outra
 
moeda-mercadoria; de difícil obtenção, era muito utilizado na
10
conservação de alimentos. Ambas deixaram marca de sua
 
função como instrumento de troca no vocabulário português,
 
em palavras como pecúnia e pecúlio, capital e salário.
 
Com o passar do tempo, as mercadorias se tornaram
 
inconvenientes às transações comerciais, devido à oscilação de
15
seu valor, pelo fato de não serem fracionáveis e por serem
 
facilmente perecíveis, o que não permitia o acúmulo de
 
riquezas. Surgiram, então, no século VII a.C., as primeiras
 
moedas com características semelhantes às das atuais:
 
pequenas peças de metal com peso e valor definidos e com a
20
impressão do cunho oficial, isto é, a marca de quem as emitiu
 
e garante o seu valor.
 
Os primeiros metais utilizados na cunhagem de
 
moedas foram o ouro e a prata. O emprego desses metais se
 
impôs, não só por sua raridade, beleza, imunidade à corrosão
25
e por seu valor econômico, mas também por antigos costumes
 
religiosos. Durante muitos séculos, os países cunharam em
 
ouro suas moedas de maior valor, reservando a prata e o cobre
 
para os valores menores. Esses sistemas se mantiveram até o
 
final do século XIX, quando o cuproníquel e, posteriormente,
30
outras ligas metálicas passaram a ser empregados e a moeda
 
passou a circular pelo seu valor extrínseco, isto é, pelo valor
 
gravado em sua face, que independe do metal nela contido.
 
Na Idade Média, surgiu o costume de guardar os
 
valores com um ourives, pessoa que negociava objetos de ouro
35
e prata e que, como garantia, entregava um recibo. Esse tipo de
 
recibo passou a ser utilizado para efetuar pagamentos,
 
circulando de mão em mão, e deu origem à moeda de papel.
 
Com o tempo, da forma como ocorreu com as moedas, os
 
governos passaram a conduzir a emissão de cédulas,
40
controlando as falsificações e garantindo o poder de
 
pagamento. Atualmente, quase todos os países possuem bancos
 
centrais, encarregados das emissões de cédulas e moedas.
Internet: < www.bcb.gov.br > (com adaptações).
Julgue os próximos itens, relativos às ideias expressas no texto ao lado e a aspectos linguísticos desse texto.
Em “servindo para avaliar-lhes o valor” (L.6-7), o pronome “lhes”, que retoma “outros produtos” (L.6), equivale, em sentido, ao pronome seu.
Questão 6

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Uma das formas de se garantir a impessoalidade dos textos oficiais consiste na supressão do nome próprio do signatário de uma comunicação, que deve ser identificado apenas por meio da menção ao cargo que ele ocupa.
Questão 7

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor..
Questão 8

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República.
Questão 9

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Os dados e as opiniões apresentados no texto indicam que a obtenção de um diploma de curso superior não garante ao profissional da área de TI um emprego nessa área.
Questão 10

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
As opiniões dos profissionais apresentadas no texto para embasar a ideia defendida pelo autor são divergentes.
Questão 11

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (L.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.
Questão 12

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (L.30-31).
Questão 13

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a forma verbal “haver” (L.10) poderia ser substituída por existir.
Questão 14

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
De acordo com o texto, são competências complementares de um profissional de TI a disposição para aprender continuamente e a correta percepção do ambiente profissional onde ele vai atuar.
Questão 15

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.
Questão 16

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
No dia 30/1/2014, o 61.º cliente que compareceu à agência foi atendido depois das 12 h 35 min.
Questão 17

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.
Questão 18

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra.
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno.
Questão 19

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra.
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno.
Questão 20

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.
Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 como valor aproximado para a expressão .
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.
Questão 21

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
No dia 3/12/2013, Alberto iniciou um investimento mediante um depósito de R$ 100,00 na aplicação financeira X. No dia 3/1/2014, ele fez um segundo depósito desse mesmo valor, e, no dia 3/2/2014, fez um terceiro depósito, também no valor de R$ 100,00. Durante todo esse período, nenhum montante foi retirado dessa aplicação. Nessa situação, no dia 3/2/2014, após ter efetuado o terceiro depósito, Alberto possuía mais de R$ 304,00 investidos na aplicação X.
Questão 22

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

O valor da amortização mensal é inferior a R$ 900,00.
Questão 23

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

O valor dos juros a serem pagos por ocasião do pagamento da centésima prestação será superior a R$ 2.500,00.
Questão 24

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

A taxa efetiva de juros a ser paga pelo referido cliente é inferior a 1% ao mês.
Questão 25

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A negação da referida proposição pode ser expressa pela proposição “Paulo não foi ao banco e ele não está sem dinheiro”.
Questão 26

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
Se as proposições “Paulo está sem dinheiro” e “Paulo foi ao banco” forem falsas, então a proposição considerada será verdadeira.
Questão 27

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A proposição em apreço equivale à proposição “Paulo foi ao banco e está sem dinheiro”.
Questão 28

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A proposição considerada equivale à proposição “Se Paulo não está sem dinheiro, ele foi ao banco”.
Questão 29

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente
 
deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas.
 
Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente
 
deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:
5
∎ primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de
 
4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a
 
primeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar
 
esse conjunto;
 
∎ em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos
10
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
 
contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto;
 
∎ finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos
 
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
15
contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto.
 
 
A informação da senha silábica só será considerada correta
 
se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada
20
na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto
 
selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto
 
selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto
 
selecionado na terceira tela.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Se um indivíduo conseguir visualizar e anotar os 3 conjuntos de 4 sílabas selecionados corretamente por um cliente em um terminal de autoatendimento e, em seguida, listar todas as possibilidades para a senha silábica desse cliente, para, então, escolher uma dessas possíveis senhas, a probabilidade de que essa escolha coincida com a senha do correntista será inferior a 0,01.
Questão 30

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente
 
deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas.
 
Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente
 
deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:
5
∎ primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de
 
4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a
 
primeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar
 
esse conjunto;
 
∎ em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos
10
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
 
contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto;
 
∎ finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos
 
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
15
contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto.
 
 
A informação da senha silábica só será considerada correta
 
se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada
20
na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto
 
selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto
 
selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto
 
selecionado na terceira tela.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Se um cliente esquecer completamente a sua senha silábica, a probabilidade de ele acertá-la em uma única tentativa, escolhendo aleatoriamente um conjunto de sílabas em cada uma das três telas que forem apresentadas pelo terminal de autoatendimento, será inferior a 0,005.
Questão 31

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa

» Esta questão foi anulada pela banca.
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A expressão matriz energética refere-se ao conjunto dos recursos de energia de determinada sociedade ou região e às diversas maneiras como eles são utilizados. Comparada à de outros países, a matriz energética brasileira é uma das mais equilibradas, ou seja, a produção e o consumo de energias renováveis e não renováveis no país são quase empatados.
Questão 32

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A dependência, em relação ao petróleo, do modelo econômico-industrial ainda prevalecente no planeta é fator importante para fazer do Oriente Médio uma das mais estratégicas e conflituosas regiões do mundo contemporâneo.
Questão 33

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A exploração da camada do pré-sal, iniciada há alguns anos, tornou o Brasil autossuficiente em petróleo bruto, situação favorecida pela diminuição do número de veículos automotores em circulação no país decorrente da significativa retração da indústria automobilística brasileira na última década.
Questão 34

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
Os EUA buscam, com o investimento na produção de gás não convencional, recuperar a posição de maior economia do planeta, atualmente ocupada, alternadamente, pela China e pela União Europeia, que, em conjunto, respondem por quase 80% do comércio mundial.
Questão 35

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Em documento recentemente divulgado, a União Europeia
 
manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais
 
“inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira
 
de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo
5
governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward
 
Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o
 
amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional
 
de Segurança dos EUA.
Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
A defesa que a União Europeia faz de uma governança mais aberta da Internet reflete os interesses dos mais recentes integrantes do bloco, ou seja, os países do Leste europeu, em especial a Rússia, que aderiram ao projeto integracionista com a promessa de que seu já acentuado desenvolvimento tecnológico seria impulsionado.
Questão 36

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
1
Em documento recentemente divulgado, a União Europeia
 
manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais
 
“inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira
 
de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo
5
governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward
 
Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o
 
amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional
 
de Segurança dos EUA.
Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
Conforme as denúncias de Edward Snowden, a espionagem eletrônica norte-americana alcançou os chefes de Estado de todo o mundo, ressalvados apenas aqueles que pertenciam aos países considerados amigos por Washington.
Questão 37

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
A ética empresarial, que surgiu do movimento de produção legislativa ocorrido em diversos países do mundo, visa regular as relações das empresas com seus clientes, seus funcionários e seus concorrentes com base exclusivamente nos valores de mercado.
Questão 38

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
A ética profissional diz respeito às regras morais que os indivíduos devem observar em suas atividades laborais com o fim de valorizar sua profissão e atender adequadamente àqueles que deles dependam.
Questão 39

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
O alvo da reflexão ética é a conduta humana, avaliada a partir de valores construídos em sociedade.
Questão 40

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
Os valores morais refletem decisões tomadas no seio da sociedade acerca do conceito comum de vida boa. Esses valores acarretam um conjunto de proibições e permissões que determinam o que é moralmente importante não apenas para aqueles que partilham e reconhecem esses comandos éticos, mas, universalmente, para todos os seres humanos.
Questão 41

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue os itens seguintes.
A CAIXA deve oferecer a seus empregados, como compromisso ético de transparência, oportunidades de ascensão profissional com critérios claros e de conhecimento público.
Questão 42

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa

» Esta questão foi anulada pela banca.
A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue os itens seguintes.
A afirmação de que o trabalho desempenhado pela CAIXA é importante para a sociedade e a compreensão de que sua missão envolve a promoção do desenvolvimento social e urbano do país são marcadores da missão desse órgão.
Questão 43

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
A sociedade empresária Temperança Ltda. pretende transferir seu domicílio da cidade de São Paulo para a cidade de Berlim, na Alemanha. Nessa situação, a empresa deverá apresentar o certificado de regularidade do FGTS, que é fornecido pela CAIXA.
Questão 44

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Logo depois de ter sido demitida por justa causa da empresa securitária onde trabalhou por dez anos, Ana solicitou o seguro-desemprego, benefício que ela recebeu por dois meses, período após o qual lhe foi feita uma proposta de emprego condizente com sua qualificação e com remuneração equivalente à de seu emprego anterior. Nessa situação, caso Ana recuse a referida proposta, o seguro-desemprego deverá ser cancelado.
Questão 45

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Luiza, contratada como empacotadora em determinado supermercado no dia 10/1/2013, recebendo mensalmente um salário mínimo, foi demitida sem justa causa no dia 5 de junho do mesmo ano. Nessa situação, Luiza, que recebia mensalmente um salário mínimo, teve o direito a receber um seguro-desemprego no valor de um salário mínimo pelo período de dois meses.
Questão 46

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Após ter recebido seu primeiro mês de seguro-desemprego, Lucas, que havia sido demitido sem justa causa após trabalhar por cinco anos em determinada empresa de transportes, sofreu um acidente e passou, então, a receber auxílio-acidente. Nessa situação, o seguro-desemprego de Lucas deverá ser suspenso.
Questão 47

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.
Dado o princípio da eficiência, expressamente previsto na Constituição Federal, exigem-se, no âmbito da administração pública, planejamento, definição de necessidades e a indicação das melhores soluções para o atendimento das necessidades definidas.
Questão 48

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.
As entidades sem fins lucrativos que mantenham empregados estão dispensadas de contribuir para o Fundo de Participação do Programa de Integração Social.
Questão 49

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes com base na Lei n.º 10.836/2004.
Uma família em situação de extrema pobreza composta por uma mãe gestante, um pai e três filhas com idades inferiores a quinze anos faz jus ao benefício básico e a quatro benefícios variáveis do Programa Bolsa Família.
Questão 50

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes com base na Lei n.º 10.836/2004.
O servidor público que contribuir culposamente para que pessoa diversa do beneficiário final receba benefício básico do Programa Bolsa Família, além de ficar obrigado a ressarcir integralmente o dano, deverá pagar multa equivalente ao quíntuplo da quantia paga indevidamente.
Questão 51

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Caso se comprove que o acidente ocorreu em razão de defeito do produto, a loja que comercializou o aparelho elétrico responderá pelos danos.
Questão 52

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Se, no contrato de compra e venda do aparelho elétrico assinado por Leonardo, constar cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, a indenização deverá ser fixada segundo as limitações estabelecidas nessa cláusula.
Questão 53

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Leonardo adquiriu um aparelho elétrico em uma loja de eletrodomésticos, recebendo-o em embalagem fechada e com a devida indicação do fabricante. Quando o aparelho foi ligado na residência de Leonardo, um defeito do produto causou um acidente, que feriu gravemente Leonardo e também seu vizinho Flávio.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir de acordo com o estabelecido no CDC.

Flávio tem direito de buscar a reparação dos danos sofridos em virtude do acidente.
Questão 54

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.
Cliente que deseje processar seu dentista em razão de erro ocorrido em procedimento de colocação de prótese dentária não poderá recorrer ao CDC porque, nesse caso, não há situação que caracterize a vulnerabilidade do cliente.
Questão 55

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.
O envio de cartão de crédito ao cliente de instituição financeira, sem prévia solicitação, é considerado como prática irregular (vedada) de acordo com a resolução em apreço.
Questão 56

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes à luz do CDC e da Resolução CMN/BACEN n.º 3.694/2009.
O CDC determina que, na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não deve ser ridicularizado nem submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça.
Questão 57

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.
O processo de vendas inicia-se com a prospecção de clientes e finaliza-se com o acompanhamento do cliente após as vendas.
Questão 58

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.
A disponibilização do número 0800 para o cliente obter informações ou fazer reclamações de serviços requer o suporte de um telemarketing passivo.
Questão 59

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito do atendimento a clientes e da área de vendas, julgue os itens a seguir.
A abordagem de vendas por benefícios demonstra os atributos do serviço, suas vantagens e seus resultados aos consumidores em potencial.
Questão 60

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.
O valor de um cliente ao longo do tempo é definido como sendo o custo da empresa em atender esse cliente.
Questão 61

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.
De acordo com pesquisas na área de marketing, há uma relação positiva entre a satisfação do cliente e a lealdade conativa dos consumidores.
Questão 62

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.
No marketing de relacionamento, enfatiza-se a transação de produtos ou serviços.
Questão 63

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca da relação entre empresa prestadora de serviço e seus clientes, julgue os itens seguintes.
Uma estratégia eficaz de relacionamento com clientes pode contribuir para que as empresas identifiquem e eliminem práticas comerciais desnecessárias.
Questão 64

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos.
A proposição de vendas única, que é uma estratégia criativa de propaganda, consiste em se apresentar uma afirmativa genérica acerca da oferta de mercado.
Questão 65

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos.
As atividades promocionais são orientadas para gerar vendas de forma perene.
Questão 66

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação às ferramentas de propaganda e promoção, julgue os itens subsecutivos.
Entre as funções da propaganda, inclui-se a de agregar valor às ofertas de mercado.
Questão 67

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os próximos itens, relativos à abertura e à movimentação de contas-correntes.
Candidato a cargo legislativo que esteja inscrito no CCF não pode abrir conta-corrente.
Questão 68

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa

» Esta questão foi anulada pela banca.
Julgue os próximos itens, relativos à abertura e à movimentação de contas-correntes.
É vedada a abertura de conta-corrente em nome de pessoa física que não esteja inscrita no CPF.
Questão 69

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne ao uso de cheque, julgue os itens seguintes.
Em caso de conta-corrente conjunta, a emissão de cheque sem a necessária provisão de fundos acarretará a inscrição de todos os titulares da conta no CCF.
Questão 70

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne ao uso de cheque, julgue os itens seguintes.
Caso um cheque fique bloqueado por motivo de compensação por prazo superior ao regulamentado, o valor depositado deve ser remunerado, por dia de excesso, pela taxa de juros equivalente à taxa referencial do SELIC.
Questão 71

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne ao uso de cheque, julgue os itens seguintes.
A instituição financeira é obrigada a fornecer, gratuitamente, até dez folhas de cheques por mês ao correntista que reúna os requisitos legais para o uso desse documento.
Questão 72

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.
Caso a instituição financeira que será debitada não apresente saldo suficiente no momento da liquidação, a correspondente mensagem eletrônica enviada ao BCB por essa instituição será imediatamente cancelada.
Questão 73

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.
A conta de reserva bancária é de titularidade obrigatória para os bancos de investimento e bancos múltiplos sem carteira comercial.
Questão 74

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens que se seguem, referentes ao SPB.
Até 2002, o SPB não estava estruturado para que o BCB pudesse acompanhar as operações em tempo real, razão por que a autoridade monetária tinha de arcar com o risco de crédito em eventual inadimplência de alguma instituição.
Questão 75

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.
O Brasil segue o regime de metas de inflação. Caso a meta não seja cumprida, o presidente do BCB divulgará publicamente as razões do descumprimento, por meio de carta aberta ao ministro de estado da Fazenda.
Questão 76

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.
As agências de turismo autorizadas a operar com câmbio não fazem parte do SFN, mas fazem parte do universo fiscalizável por parte do BCB.
Questão 77

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.
As operações de arrendamento mercantil, por não serem operações de crédito, não fazem parte do escopo de fiscalização do BCB.
Questão 78

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.
O CMN, órgão normativo que estabelece as regras de funcionamento e fiscalização dos entes participantes do SFN, é hierarquicamente subordinado ao BCB.
Questão 79

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com referência às funções do BCB, julgue os itens subsequentes.
Nas operações de mercado aberto, o BCB emite títulos no mercado primário com o propósito de regular a taxa básica de juros SELIC.
Questão 80

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
As sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários podem intermediar operações no mercado de câmbio.
Questão 81

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
Os bancos de investimento não recebem depósitos à vista, mas estão sujeitos à regulação do sistema de normas de Basileia.
Questão 82

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
Os bancos de desenvolvimento possuem, tal como os bancos comerciais, a faculdade de criar moeda na forma de empréstimos bancários.
Questão 83

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
As cédulas hipotecárias fazem parte das operações ativas das sociedades de crédito imobiliário.
Questão 84

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
O financiamento de capital de giro e a subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários fazem parte das operações ativas dos bancos de investimento.
Questão 85

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que concerne às entidades operadoras do SFN, julgue os itens a seguir.
As debêntures fazem parte das operações passivas das sociedades de arrendamento mercantil.
Questão 86

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das funções e das características da CETIP e do SELIC, julgue os itens subsecutivos.
O SELIC funciona em tempo real, com liquidação da operação mediante a transferência dos recursos para a instituição financeira vendedora e a transferência dos títulos para a instituição financeira compradora.
Questão 87

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das funções e das características da CETIP e do SELIC, julgue os itens subsecutivos.
As transações realizadas na CETIP envolvem basicamente títulos públicos de renda fixa com alta liquidez.
Questão 88

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das funções e das características da CETIP e do SELIC, julgue os itens subsecutivos.
A liquidação das operações na CETIP restringe-se à compensação bilateral.
Questão 89

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens.
A CVM é uma entidade privada sem fins lucrativos, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente.
Questão 90

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens.
Compete à CVM manter o registro de companhias para negociação em bolsa e em mercado de balcão.
Questão 91

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito das funções da CVM, julgue os próximos itens.
As bolsas de mercadorias e futuros têm autonomia financeira, patrimonial e administrativa e são fiscalizadas pela CVM.
Questão 92

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.
Constitui atribuição do CRSFN julgar a aplicação de multas e custos financeiros associados a recolhimento compulsório.
Questão 93

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação ao CRSFN, julgue os itens a seguir.
Compete ao CRSFN julgar, em primeira instância, as infrações e penalidades relativas à legislação cambial.
Questão 94

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.
O BCB está autorizado a instituir recolhimento compulsório de até 100% sobre os depósitos à vista e de até 60% sobre as demais operações passivas das instituições financeiras.
Questão 95

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.
Operações de redesconto bancário são operações compromissadas realizadas entre o BCB e instituições previamente credenciadas, denominadas dealers, com o fim de assistência financeira de liquidez.
Questão 96

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.
As operações de mercado aberto são transações, realizadas diariamente, de compra e venda de títulos da dívida pública emitidos pelo BCB com o objetivo de controlar a liquidez do sistema bancário.
Questão 97

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.
A redução da alíquota do recolhimento compulsório e a compra de títulos em operações de mercado aberto são exemplos da adoção de política monetária expansionista, uma vez que ambas elevam a quantidade de moeda em circulação na economia.
Questão 98

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os seguintes itens, relativos à formulação e execução da política monetária no Brasil.
O Brasil adota, desde 1999, o sistema de metas para a inflação, em que o BCB define a meta para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), sobre a qual são aplicados intervalos de tolerância, definidos em lei, de mais ou menos 2%.
Questão 99

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação às características e funções do mercado monetário e do mercado de crédito, julgue os itens que se seguem.
São operações típicas do mercado monetário e conhecidas como operações compromissadas as operações de compra com compromisso de revenda, assumido pelo comprador, ou venda com compromisso de recompra, assumido pelo vendedor.
Questão 100

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação às características e funções do mercado monetário e do mercado de crédito, julgue os itens que se seguem.
No mercado monetário, a oferta de moeda é definida pelo BCB e atende à seguinte relação: quanto maior for a taxa básica de juros da economia, maior será a demanda por moeda.
Questão 101

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.
Debêntures são títulos de dívida de médio e longo prazo, emitidos por sociedades por ações, de capital aberto ou fechado, e utilizados para o financiamento de seus projetos.
Questão 102

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa

» Esta questão foi anulada pela banca.
No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.
O mercado de balcão compreende as operações realizadas fora do ambiente de bolsa, com ativos não padronizados, que se amoldam às necessidades específicas de cada parte envolvida na transação.
Questão 103

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.
Em caso de alienação do controle acionário de uma companhia, o acionista adquirente é obrigado a realizar oferta pública de aquisição das demais ações ordinárias e preferenciais, podendo, nesse caso, aplicar um desconto de, no máximo, 10% em relação ao valor pago pelo bloco de controle.
Questão 104

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.
As ações preferenciais, embora não deem direito a voto ou restrinjam o exercício desse direito, conferem prioridades na distribuição de dividendos aos seus titulares.
Questão 105

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
No que diz respeito às características das ações e das debêntures, bem como ao funcionamento do mercado de capitais, julgue os próximos itens.
Uma companhia é considerada fechada se menos de 50% dos valores mobiliários de sua emissão, inclusive as debêntures, são admitidos à negociação no mercado secundário.
Questão 106

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.
A Secretaria de Comércio Exterior, a Receita Federal do Brasil e o Banco Central do Brasil são os órgãos gestores do Sistema Integrado de Comércio Exterior, que controla as exportações e importações realizadas no país.
Questão 107

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.
O mercado brasileiro de câmbio é composto pelo mercado de câmbio de taxas flutuantes (turismo) e pelo mercado de câmbio de taxas livres (comercial), cada um com atribuições específicas, definidas pelo BCB.
Questão 108

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.
O BCB pode conceder autorização para a prática de operações no mercado de câmbio aos bancos de desenvolvimento, às sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e às sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários, entre outras instituições.
Questão 109

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Acerca das características do mercado de câmbio, das instituições autorizadas a operar nesse mercado e das operações nele realizadas, julgue os itens a seguir.
As operações de compra e de venda de moeda estrangeira de até US$ 3.000,00 são dispensadas da formalização de contrato de câmbio, mas devem ser registradas no Sistema Câmbio, administrado pelo BCB.
Questão 110

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários.
O mercado primário é aquele em que os investidores, após adquirirem títulos ou valores mobiliários diretamente do emissor, podem negociar e transferir entre si esses ativos, seja no ambiente de bolsa de valores, seja no mercado de balcão organizado.
Questão 111

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários.
A emissão de títulos públicos pelo Tesouro Nacional é uma operação de mercado primário; a compra e venda desses títulos pelo BCB, como medida de política monetária, é realizada no mercado secundário.
Questão 112

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Julgue os itens subsequentes, relativos às características dos mercados primário e secundário de títulos e valores mobiliários.
A oferta pública de ações para o aumento do capital social de uma companhia de capital aberto é classificada como uma operação de mercado secundário.
Questão 113

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.
Nas cidades com população igual ou superior a 250 mil habitantes, são elegíveis a financiamento imobiliário no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida os imóveis com valor de avaliação de até R$ 175 mil.
Questão 114

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa

» Esta questão foi anulada pela banca.
Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.
O Microcrédito Crescer CAIXA oferece créditos de R$ 300 a R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até doze meses, para o empreendedor pessoa física que deseje investir na compra de equipamentos ou material de construção para aprimorar o seu negócio.
Questão 115

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.
O Penhor CAIXA é uma linha de crédito não renovável, no valor de até 130% do bem oferecido em garantia, cujo pagamento pode ser parcelado pelo prazo de até cento e oitenta dias.
Questão 116

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.
As casas lotéricas podem atuar como correspondentes bancários de outras instituições financeiras no país, mas a exploração dos serviços da Loteria Federal do Brasil é exclusiva da CAIXA.
Questão 117

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
Com relação aos programas de governo e produtos oferecidos em agências ou correspondentes bancários da CAIXA, julgue os seguintes itens.
O programa Minha Casa Minha Vida oferece financiamentos imobiliários para famílias com renda mensal de até R$ 5 mil.
Questão 118

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.
O valor mínimo da fatura de cartão de crédito emitida por instituições financeiras, a ser paga mensalmente, não pode ser inferior a 20% do saldo total da fatura.
Questão 119

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.
A cobrança do uso de cartões de crédito emitidos por instituições financeiras está limitada a três tarifas específicas: anuidade, segunda via do cartão magnético e uso da função saque.
Questão 120

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Administrativa
A respeito dos meios de pagamento eletrônico conhecidos como cartões de crédito e cartões de débito, julgue os itens subsecutivos.
A cobrança de tarifa para a emissão de segunda via de cartões com a função débito é permitida nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista e decorrentes de motivos não imputáveis à instituição financeira emitente.


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