×
Médico do Trabalho Técnico Bancário Novo - Administrativa
×
CAIXA 2010

CAIXA 2014

Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação

Questão 1

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Com a popularização dos computadores e o
 
desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação
 
adquiriu um significado diferente. Até então, o seu sentido
 
estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de
5
algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor
 
com certa defasagem temporal. Na década de 50 do século
 
passado, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada
 
em um país ou estado diferente, só era possível por meio de
 
telefone, telex ou correios; naquele tempo, ainda não existia a
10
comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular etc.
 
Nos dias de hoje, informação tem um significado que está
 
invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à
 
velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de
 
tempo e espaço se alteram radicalmente. Com o
15
aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das
 
novas tecnologias da informação, o tempo agora é tempo real
 
e o que era distante vai tornando-se paulatinamente mais
 
próximo.
 
Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil, quando
20
ainda era uma novidade completa a realização de operações
 
nos caixas automáticos dos bancos, as pessoas ficavam
 
surpresas e um tanto quanto embaraçadas com a possibilidade
 
de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar
 
recorrer a um funcionário especializado do banco. Atualmente,
25
é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar dinheiro
 
com seu cartão magnético e fazer todas as suas transações
 
bancárias em um mesmo lugar, em uma máquina que fornece
 
automaticamente, em tempo real, toda e qualquer informação
 
a respeito da sua movimentação financeira.
30
Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da
 
informação (TI), ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços
 
de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa
 
facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente
 
complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em
35
coisas que tornam mais prática e prazerosa a existência
 
humana.
 
Em um ambiente tecnológico em permanente
 
transformação, inundado por novos produtos, serviços e
 
descobertas, ficar atualizado acerca de todos esses novos
40
conhecimentos é praticamente impossível. Assim, existe uma
 
intensa pressão sobre o indivíduo para que se mantenha em dia
 
com o “ritmo geral”. A necessidade de atualização contínua é
 
válida e indispensável, tanto no plano pessoal como no âmbito
 
das organizações. Para estas, a TI fornece as possibilidades de
45
permanente atualização e integração dos negócios, visto que
 
potencializa o processo de difusão, disseminação e
 
transferência de informações.
Benjamin de Medeiros Vale. Tecnologia da informação no contexto organizacional. In: Revista Ciência da Informação, v. 25, nº 1, 1996 (com adaptações).
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
Infere-se do texto que, embora novos adventos da TI frequentemente envolvam transformação de hábitos cotidianos, as pessoas tendem a adaptar-se às novas situações decorrentes desse processo.
Questão 2

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Com a popularização dos computadores e o
 
desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação
 
adquiriu um significado diferente. Até então, o seu sentido
 
estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de
5
algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor
 
com certa defasagem temporal. Na década de 50 do século
 
passado, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada
 
em um país ou estado diferente, só era possível por meio de
 
telefone, telex ou correios; naquele tempo, ainda não existia a
10
comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular etc.
 
Nos dias de hoje, informação tem um significado que está
 
invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à
 
velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de
 
tempo e espaço se alteram radicalmente. Com o
15
aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das
 
novas tecnologias da informação, o tempo agora é tempo real
 
e o que era distante vai tornando-se paulatinamente mais
 
próximo.
 
Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil, quando
20
ainda era uma novidade completa a realização de operações
 
nos caixas automáticos dos bancos, as pessoas ficavam
 
surpresas e um tanto quanto embaraçadas com a possibilidade
 
de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar
 
recorrer a um funcionário especializado do banco. Atualmente,
25
é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar dinheiro
 
com seu cartão magnético e fazer todas as suas transações
 
bancárias em um mesmo lugar, em uma máquina que fornece
 
automaticamente, em tempo real, toda e qualquer informação
 
a respeito da sua movimentação financeira.
30
Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da
 
informação (TI), ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços
 
de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa
 
facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente
 
complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em
35
coisas que tornam mais prática e prazerosa a existência
 
humana.
 
Em um ambiente tecnológico em permanente
 
transformação, inundado por novos produtos, serviços e
 
descobertas, ficar atualizado acerca de todos esses novos
40
conhecimentos é praticamente impossível. Assim, existe uma
 
intensa pressão sobre o indivíduo para que se mantenha em dia
 
com o “ritmo geral”. A necessidade de atualização contínua é
 
válida e indispensável, tanto no plano pessoal como no âmbito
 
das organizações. Para estas, a TI fornece as possibilidades de
45
permanente atualização e integração dos negócios, visto que
 
potencializa o processo de difusão, disseminação e
 
transferência de informações.
Benjamin de Medeiros Vale. Tecnologia da informação no contexto organizacional. In: Revista Ciência da Informação, v. 25, nº 1, 1996 (com adaptações).
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
No texto, predominantemente descritivo, o autor se detém em apresentar características de pessoas e de objetos relacionados com a TI.
Questão 3

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Com a popularização dos computadores e o
 
desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação
 
adquiriu um significado diferente. Até então, o seu sentido
 
estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de
5
algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor
 
com certa defasagem temporal. Na década de 50 do século
 
passado, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada
 
em um país ou estado diferente, só era possível por meio de
 
telefone, telex ou correios; naquele tempo, ainda não existia a
10
comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular etc.
 
Nos dias de hoje, informação tem um significado que está
 
invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à
 
velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de
 
tempo e espaço se alteram radicalmente. Com o
15
aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das
 
novas tecnologias da informação, o tempo agora é tempo real
 
e o que era distante vai tornando-se paulatinamente mais
 
próximo.
 
Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil, quando
20
ainda era uma novidade completa a realização de operações
 
nos caixas automáticos dos bancos, as pessoas ficavam
 
surpresas e um tanto quanto embaraçadas com a possibilidade
 
de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar
 
recorrer a um funcionário especializado do banco. Atualmente,
25
é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar dinheiro
 
com seu cartão magnético e fazer todas as suas transações
 
bancárias em um mesmo lugar, em uma máquina que fornece
 
automaticamente, em tempo real, toda e qualquer informação
 
a respeito da sua movimentação financeira.
30
Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da
 
informação (TI), ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços
 
de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa
 
facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente
 
complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em
35
coisas que tornam mais prática e prazerosa a existência
 
humana.
 
Em um ambiente tecnológico em permanente
 
transformação, inundado por novos produtos, serviços e
 
descobertas, ficar atualizado acerca de todos esses novos
40
conhecimentos é praticamente impossível. Assim, existe uma
 
intensa pressão sobre o indivíduo para que se mantenha em dia
 
com o “ritmo geral”. A necessidade de atualização contínua é
 
válida e indispensável, tanto no plano pessoal como no âmbito
 
das organizações. Para estas, a TI fornece as possibilidades de
45
permanente atualização e integração dos negócios, visto que
 
potencializa o processo de difusão, disseminação e
 
transferência de informações.
Benjamin de Medeiros Vale. Tecnologia da informação no contexto organizacional. In: Revista Ciência da Informação, v. 25, nº 1, 1996 (com adaptações).
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
No trecho “o que era distante” (R.17), subentende-se a palavra “tempo”: o tempo que era distante.
Questão 4

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Com a popularização dos computadores e o
 
desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação
 
adquiriu um significado diferente. Até então, o seu sentido
 
estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de
5
algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor
 
com certa defasagem temporal. Na década de 50 do século
 
passado, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada
 
em um país ou estado diferente, só era possível por meio de
 
telefone, telex ou correios; naquele tempo, ainda não existia a
10
comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular etc.
 
Nos dias de hoje, informação tem um significado que está
 
invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à
 
velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de
 
tempo e espaço se alteram radicalmente. Com o
15
aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das
 
novas tecnologias da informação, o tempo agora é tempo real
 
e o que era distante vai tornando-se paulatinamente mais
 
próximo.
 
Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil, quando
20
ainda era uma novidade completa a realização de operações
 
nos caixas automáticos dos bancos, as pessoas ficavam
 
surpresas e um tanto quanto embaraçadas com a possibilidade
 
de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar
 
recorrer a um funcionário especializado do banco. Atualmente,
25
é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar dinheiro
 
com seu cartão magnético e fazer todas as suas transações
 
bancárias em um mesmo lugar, em uma máquina que fornece
 
automaticamente, em tempo real, toda e qualquer informação
 
a respeito da sua movimentação financeira.
30
Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da
 
informação (TI), ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços
 
de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa
 
facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente
 
complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em
35
coisas que tornam mais prática e prazerosa a existência
 
humana.
 
Em um ambiente tecnológico em permanente
 
transformação, inundado por novos produtos, serviços e
 
descobertas, ficar atualizado acerca de todos esses novos
40
conhecimentos é praticamente impossível. Assim, existe uma
 
intensa pressão sobre o indivíduo para que se mantenha em dia
 
com o “ritmo geral”. A necessidade de atualização contínua é
 
válida e indispensável, tanto no plano pessoal como no âmbito
 
das organizações. Para estas, a TI fornece as possibilidades de
45
permanente atualização e integração dos negócios, visto que
 
potencializa o processo de difusão, disseminação e
 
transferência de informações.
Benjamin de Medeiros Vale. Tecnologia da informação no contexto organizacional. In: Revista Ciência da Informação, v. 25, nº 1, 1996 (com adaptações).
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
Sem prejuízo do sentido original do texto, a forma verbal “interagir” (R.23) poderia ser substituída por relacionar-se ou por comunicar-se.
Questão 5

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Com a popularização dos computadores e o
 
desenvolvimento da microeletrônica, a palavra informação
 
adquiriu um significado diferente. Até então, o seu sentido
 
estava restrito à transmissão de dados acerca de alguém ou de
5
algo, geralmente notícias de fatos que chegavam ao receptor
 
com certa defasagem temporal. Na década de 50 do século
 
passado, a comunicação entre duas pessoas, cada uma situada
 
em um país ou estado diferente, só era possível por meio de
 
telefone, telex ou correios; naquele tempo, ainda não existia a
10
comunicação via satélite, nem Internet, telefone celular etc.
 
Nos dias de hoje, informação tem um significado que está
 
invariavelmente associado, mesmo que inconscientemente, à
 
velocidade, à tecnologia, ao tempo e ao espaço. As noções de
 
tempo e espaço se alteram radicalmente. Com o
15
aperfeiçoamento das telecomunicações e com o advento das
 
novas tecnologias da informação, o tempo agora é tempo real
 
e o que era distante vai tornando-se paulatinamente mais
 
próximo.
 
Para ilustrar, basta lembrar que, no Brasil, quando
20
ainda era uma novidade completa a realização de operações
 
nos caixas automáticos dos bancos, as pessoas ficavam
 
surpresas e um tanto quanto embaraçadas com a possibilidade
 
de interagir diretamente com uma máquina, sem precisar
 
recorrer a um funcionário especializado do banco. Atualmente,
25
é algo inteiramente normal o cidadão comum sacar dinheiro
 
com seu cartão magnético e fazer todas as suas transações
 
bancárias em um mesmo lugar, em uma máquina que fornece
 
automaticamente, em tempo real, toda e qualquer informação
 
a respeito da sua movimentação financeira.
30
Nisso repousa o grande fascínio da tecnologia da
 
informação (TI), ou seja, tornar acessíveis produtos e serviços
 
de elevado conteúdo tecnológico, assimilados com relativa
 
facilidade pelo usuário, mas cuja concepção é extremamente
 
complexa, fruto da aplicação intensiva do saber científico em
35
coisas que tornam mais prática e prazerosa a existência
 
humana.
 
Em um ambiente tecnológico em permanente
 
transformação, inundado por novos produtos, serviços e
 
descobertas, ficar atualizado acerca de todos esses novos
40
conhecimentos é praticamente impossível. Assim, existe uma
 
intensa pressão sobre o indivíduo para que se mantenha em dia
 
com o “ritmo geral”. A necessidade de atualização contínua é
 
válida e indispensável, tanto no plano pessoal como no âmbito
 
das organizações. Para estas, a TI fornece as possibilidades de
45
permanente atualização e integração dos negócios, visto que
 
potencializa o processo de difusão, disseminação e
 
transferência de informações.
Benjamin de Medeiros Vale. Tecnologia da informação no contexto organizacional. In: Revista Ciência da Informação, v. 25, nº 1, 1996 (com adaptações).
Considerando as informações veiculadas no texto acima, bem como a estrutura e aspectos gramaticais desse texto, julgue os itens a seguir.
De acordo com o texto, o avanço acelerado da TI resulta em mais malefícios do que benefícios para as pessoas, tanto no seu dia a dia quanto em sua atividade profissional.
Questão 6

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Uma das formas de se garantir a impessoalidade dos textos oficiais consiste na supressão do nome próprio do signatário de uma comunicação, que deve ser identificado apenas por meio da menção ao cargo que ele ocupa.
Questão 7

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Em comunicações oficiais endereçadas a senador da República, deve-se empregar o vocativo Excelentíssimo Senhor Doutor..
Questão 8

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com base nas normas constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens que se seguem.
Deve-se empregar o fecho Atenciosamente em comunicação oficial enviada a ministro de Estado pelo presidente da República.
Questão 9

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Os dados e as opiniões apresentados no texto indicam que a obtenção de um diploma de curso superior não garante ao profissional da área de TI um emprego nessa área.
Questão 10

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
As opiniões dos profissionais apresentadas no texto para embasar a ideia defendida pelo autor são divergentes.
Questão 11

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
No trecho ‘o profissional de TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo e interessado em trabalhar com gestão de projetos’ (L.16-18), o termo ‘interessado’ qualifica ‘o aprendizado’.
Questão 12

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso fosse empregado o sinal indicativo de crase no “a” em “ligados a computação, informática, TI e análise de sistemas” (L.30-31).
Questão 13

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
Sem prejuízo da correção gramatical e do sentido original do texto, a forma verbal “haver” (L.10) poderia ser substituída por existir.
Questão 14

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto aumenta o ritmo de inovação tecnológica no
 
país e cresce a aplicação da informática nos mais diversos
 
setores da sociedade, formam-se cerca de 30 mil profissionais
 
por ano em áreas ligadas à tecnologia da informação e
5
comunicação (TIC). Ainda assim, as empresas reclamam da
 
falta de profissionais. “Temos uma janela de oportunidades em
 
TIC no país. O que falta é gente qualificada”, alerta Pier Carlo
 
Sola, diretor-presidente de um parque tecnológico
 
pernambucano que abriga 68 empresas da área.
10
Apesar de não haver estatísticas que revelem a
 
expansão do setor, especialistas estimam o crescimento em
 
torno de 10% ao ano. Com isso, a não regulamentação das
 
profissões ligadas à computação torna ainda mais acirrada a
 
disputa por vagas e delega ao mercado a seleção do bom
15
profissional.
 
“Independentemente da formação, o profissional de
 
TIC tem de estar comprometido com o aprendizado contínuo
 
e interessado em trabalhar com gestão de projetos, saber se
 
comunicar e trabalhar em diversas equipes”, diz o gerente de
20
carreiras Marcos Vono.
 
Essa é uma carreira multifacetada, que encontra
 
espaço em consultorias, cooperativas, grandes empresas, locais
 
que terceirizam mão de obra ou no empreendedorismo.
 
“O profissional tem de ter visão do negócio e conhecer a
25
realidade da empresa que atende, senão ficará sem emprego”,
 
alerta Ivair Rodrigues, agente de pesquisa em tecnologia da
 
informação (TI).
 
Segundo o cadastro das instituições de educação
 
superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
30
Educacionais, há 1.021 cursos superiores ligados a
 
computação, informática, TI e análise de sistemas. “Mas só
 
metade dos alunos tem formação adequada, ou seja, de 12 mil
 
a 16 mil novos profissionais precisam passar por uma
 
requalificação logo que saem da universidade para poder entrar
35
no mercado de trabalho”, diz Pier Carlo Sola.
Internet: < www1.folha.uol.com.br > (com adaptações).
Com base nas informações veiculadas no texto acima, em sua estrutura e em seus aspectos gramaticais, julgue os próximos itens.
De acordo com o texto, são competências complementares de um profissional de TI a disposição para aprender continuamente e a correta percepção do ambiente profissional onde ele vai atuar.
Questão 15

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
O tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 31/1/2014 aumentou em relação ao tempo de espera do 26.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.
Questão 16

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
O tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 3/2/2014 diminuiu em relação ao tempo de espera do 60.º cliente que compareceu à agência no dia 30/1/2014.
Questão 17

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Em uma agência bancária, os clientes são atendidos da
 
seguinte maneira: todos os clientes a serem atendidos em
 
determinado dia comparecem à agência no período compreendido
 
entre 10 horas da manhã e meio-dia; ao chegar à agência, o cliente
5
recebe uma senha para o posterior atendimento, que corresponde à
 
sua ordem de chegada, ou seja, o primeiro cliente a chegar à
 
agência recebe a senha 1, o segundo recebe a senha 2, e assim por
 
diante; ao meio-dia, quando é encerrada a distribuição de senhas, os
 
clientes que as receberam começam a ser atendidos, na ordem
10
estabelecida por elas, ou seja, na ordem de chegada do cliente à
 
agência, no horário entre 10 horas e meio-dia. Depois que o
 
atendimento efetivamente começa, o tempo que um cliente espera
 
para ser atendido é diretamente proporcional ao número de clientes
 
que chegaram antes dele e inversamente proporcional ao número de
15
atendentes.
Durante o mês de janeiro de 2014, essa agência trabalhou
 
diariamente com um quadro de 10 atendentes, que levavam exatos
 
15 minutos para atender 25 clientes. No dia 30/1/2014, 200 clientes
 
foram atendidos nessa agência, ao passo que, no dia 31/1/2014, esse
 
número subiu para 800 clientes. Preocupado com essa situação e
20
prevendo que a quantidade de clientes que procurariam a agência
 
no dia 3/2/2014 seria ainda maior, o gerente decidiu que, durante o
 
mês de fevereiro, o número de atendentes cresceria em 20% em
 
relação ao número de atendentes de janeiro, assegurando que o
 
nível de eficiência dos novos atendentes fosse idêntico ao nível dos
25
que já estavam atuando. Sua decisão foi implementada já em
 
3/2/2014.
Com base nas informações do texto acima, julgue os itens seguintes.
No dia 30/1/2014, o 61.º cliente que compareceu à agência foi atendido depois das 12 h 35 min.
Questão 18

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para comprar um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Daniel dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 10% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em doze parcelas mensais, cada uma delas igual a 1/12 do valor de tabela do bem, a primeira vencendo 1 mês após a compra.
Para verificar qual dessas opções de pagamento seria financeiramente mais vantajosa para ele, Daniel utilizou 11,26 como valor aproximado para a expressão .
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Daniel.
Questão 19

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
No dia 3/12/2013, Alberto iniciou um investimento mediante um depósito de R$ 100,00 na aplicação financeira X. No dia 3/1/2014, ele fez um segundo depósito desse mesmo valor, e, no dia 3/2/2014, fez um terceiro depósito, também no valor de R$ 100,00. Durante todo esse período, nenhum montante foi retirado dessa aplicação. Nessa situação, no dia 3/2/2014, após ter efetuado o terceiro depósito, Alberto possuía mais de R$ 304,00 investidos na aplicação X.
Questão 20

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra.
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno.
Questão 21

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada com base nas seguintes informações: determinado banco oferece a aplicação financeira X, que remunera a uma taxa de juros compostos de 1% ao mês e tem liquidez imediata.
Para a aquisição de um bem apenas com recursos investidos na aplicação financeira X, Bruno dispõe das seguintes opções de pagamento:
opção A – pagamento à vista, com desconto de 2% do valor de tabela; ou
opção B – pagamento em duas parcelas, cada uma delas igual à metade do valor de tabela do bem, a primeira vencendo no ato da compra e a segunda vencendo 1 mês após a compra.
Nessa situação, a opção B é financeiramente mais vantajosa para Bruno.
Questão 22

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

A taxa efetiva de juros a ser paga pelo referido cliente é inferior a 1% ao mês.
Questão 23

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

O valor da amortização mensal é inferior a R$ 900,00.
Questão 24

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Um cliente contratou um financiamento habitacional no valor de R$ 420.000,00, para ser amortizado de acordo com o sistema de amortização constante, em 35 anos, à taxa nominal de juros compostos de 9% ao ano, com capitalização mensal.
Com base nessas informações, julgue os itens subsequentes, desconsiderando, entre outras, despesas como seguros e taxas de administração.

O valor dos juros a serem pagos por ocasião do pagamento da centésima prestação será superior a R$ 2.500,00.
Questão 25

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
Se as proposições “Paulo está sem dinheiro” e “Paulo foi ao banco” forem falsas, então a proposição considerada será verdadeira.
Questão 26

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A proposição em apreço equivale à proposição “Paulo foi ao banco e está sem dinheiro”.
Questão 27

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A proposição considerada equivale à proposição “Se Paulo não está sem dinheiro, ele foi ao banco”.
Questão 28

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Considerando a proposição “Se Paulo não foi ao banco, ele está sem dinheiro”, julgue os itens seguintes.
A negação da referida proposição pode ser expressa pela proposição “Paulo não foi ao banco e ele não está sem dinheiro”.
Questão 29

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente
 
deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas.
 
Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente
 
deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:
5
∎ primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de
 
4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a
 
primeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar
 
esse conjunto;
 
∎ em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos
10
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
 
contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto;
 
∎ finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos
 
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
15
contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto.
 
 
A informação da senha silábica só será considerada correta
 
se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada
20
na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto
 
selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto
 
selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto
 
selecionado na terceira tela.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Se um indivíduo conseguir visualizar e anotar os 3 conjuntos de 4 sílabas selecionados corretamente por um cliente em um terminal de autoatendimento e, em seguida, listar todas as possibilidades para a senha silábica desse cliente, para, então, escolher uma dessas possíveis senhas, a probabilidade de que essa escolha coincida com a senha do correntista será inferior a 0,01.
Questão 30

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Para utilizar o autoatendimento de certo banco, o cliente
 
deve utilizar uma senha silábica composta por três sílabas distintas.
 
Para que possa acessar a sua conta em um caixa eletrônico, o cliente
 
deve informar a sua senha silábica da seguinte maneira:
5
∎ primeiramente, é apresentada uma tela com 6 conjuntos de
 
4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um contém a
 
primeira sílaba da senha do cliente, que deve, então, selecionar
 
esse conjunto;
 
∎ em seguida, é apresentada uma segunda tela com 6 novos
10
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
 
contém a segunda sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto;
 
∎ finalmente, é apresentada uma terceira tela com 6 novos
 
conjuntos de 4 sílabas distintas cada um, dos quais apenas um
15
contém a terceira sílaba da senha do cliente, que deve, então,
 
selecionar esse conjunto.
 
 
A informação da senha silábica só será considerada correta
 
se cada uma das 3 sílabas que compõem essa senha for informada
20
na ordem solicitada: a primeira sílaba deverá estar no conjunto
 
selecionado na primeira tela; a segunda sílaba, no conjunto
 
selecionado na segunda tela; e a terceira sílaba, no conjunto
 
selecionado na terceira tela.
Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Se um cliente esquecer completamente a sua senha silábica, a probabilidade de ele acertá-la em uma única tentativa, escolhendo aleatoriamente um conjunto de sílabas em cada uma das três telas que forem apresentadas pelo terminal de autoatendimento, será inferior a 0,005.
Questão 31

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
Os EUA buscam, com o investimento na produção de gás não convencional, recuperar a posição de maior economia do planeta, atualmente ocupada, alternadamente, pela China e pela União Europeia, que, em conjunto, respondem por quase 80% do comércio mundial.
Questão 32

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação

» Esta questão foi anulada pela banca.
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A expressão matriz energética refere-se ao conjunto dos recursos de energia de determinada sociedade ou região e às diversas maneiras como eles são utilizados. Comparada à de outros países, a matriz energética brasileira é uma das mais equilibradas, ou seja, a produção e o consumo de energias renováveis e não renováveis no país são quase empatados.
Questão 33

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A dependência, em relação ao petróleo, do modelo econômico-industrial ainda prevalecente no planeta é fator importante para fazer do Oriente Médio uma das mais estratégicas e conflituosas regiões do mundo contemporâneo.
Questão 34

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Enquanto o Brasil faz investimentos bilionários no pré-sal
 
e os EUA avançam a passos largos na exploração de gás não
 
convencional, a matriz energética mundial tende a ficar mais limpa
 
nos próximos vinte anos. Contudo, apesar do forte avanço de fontes
5
renováveis, como a eólica e a solar, especialistas do setor acreditam
 
que o petróleo permanecerá sendo a principal fonte energética do
 
mundo ainda por muitos anos.
O Globo, 16/2/2014, p. 42 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando aspectos marcantes do atual estágio da economia mundial, julgue os itens a seguir.
A exploração da camada do pré-sal, iniciada há alguns anos, tornou o Brasil autossuficiente em petróleo bruto, situação favorecida pela diminuição do número de veículos automotores em circulação no país decorrente da significativa retração da indústria automobilística brasileira na última década.
Questão 35

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Em documento recentemente divulgado, a União Europeia
 
manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais
 
“inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira
 
de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo
5
governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward
 
Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o
 
amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional
 
de Segurança dos EUA.
Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
A defesa que a União Europeia faz de uma governança mais aberta da Internet reflete os interesses dos mais recentes integrantes do bloco, ou seja, os países do Leste europeu, em especial a Rússia, que aderiram ao projeto integracionista com a promessa de que seu já acentuado desenvolvimento tecnológico seria impulsionado.
Questão 36

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
1
Em documento recentemente divulgado, a União Europeia
 
manifestou-se a favor de uma governança da Internet mais
 
“inclusiva, transparente e multilateral”. A declaração vem na esteira
 
de revelações sobre as atividades de espionagem realizadas pelo
5
governo norte-americano. Dados vazados pelo analista Edward
 
Snowden expuseram o monitoramento de chefes de Estado e o
 
amplo acesso à movimentação de internautas pela Agência Nacional
 
de Segurança dos EUA.
Governança em rede. In: Folha de S.Paulo. 15/2/2014. p. A2 (com adaptações).
Tendo o fragmento de texto como referência inicial e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.
Conforme as denúncias de Edward Snowden, a espionagem eletrônica norte-americana alcançou os chefes de Estado de todo o mundo, ressalvados apenas aqueles que pertenciam aos países considerados amigos por Washington.
Questão 37

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
Os valores morais refletem decisões tomadas no seio da sociedade acerca do conceito comum de vida boa. Esses valores acarretam um conjunto de proibições e permissões que determinam o que é moralmente importante não apenas para aqueles que partilham e reconhecem esses comandos éticos, mas, universalmente, para todos os seres humanos.
Questão 38

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
A ética empresarial, que surgiu do movimento de produção legislativa ocorrido em diversos países do mundo, visa regular as relações das empresas com seus clientes, seus funcionários e seus concorrentes com base exclusivamente nos valores de mercado.
Questão 39

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
A ética profissional diz respeito às regras morais que os indivíduos devem observar em suas atividades laborais com o fim de valorizar sua profissão e atender adequadamente àqueles que deles dependam.
Questão 40

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a ética, ética empresarial e ética profissional, julgue os itens a seguir.
O alvo da reflexão ética é a conduta humana, avaliada a partir de valores construídos em sociedade.
Questão 41

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue os itens seguintes.
A CAIXA deve oferecer a seus empregados, como compromisso ético de transparência, oportunidades de ascensão profissional com critérios claros e de conhecimento público.
Questão 42

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação

» Esta questão foi anulada pela banca.
A respeito do Código de Ética da CAIXA, julgue os itens seguintes.
A afirmação de que o trabalho desempenhado pela CAIXA é importante para a sociedade e a compreensão de que sua missão envolve a promoção do desenvolvimento social e urbano do país são marcadores da missão desse órgão.
Questão 43

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
A sociedade empresária Temperança Ltda. pretende transferir seu domicílio da cidade de São Paulo para a cidade de Berlim, na Alemanha. Nessa situação, a empresa deverá apresentar o certificado de regularidade do FGTS, que é fornecido pela CAIXA.
Questão 44

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Logo depois de ter sido demitida por justa causa da empresa securitária onde trabalhou por dez anos, Ana solicitou o seguro-desemprego, benefício que ela recebeu por dois meses, período após o qual lhe foi feita uma proposta de emprego condizente com sua qualificação e com remuneração equivalente à de seu emprego anterior. Nessa situação, caso Ana recuse a referida proposta, o seguro-desemprego deverá ser cancelado.
Questão 45

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Luiza, contratada como empacotadora em determinado supermercado no dia 10/1/2013, recebendo mensalmente um salário mínimo, foi demitida sem justa causa no dia 5 de junho do mesmo ano. Nessa situação, Luiza, que recebia mensalmente um salário mínimo, teve o direito a receber um seguro-desemprego no valor de um salário mínimo pelo período de dois meses.
Questão 46

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em cada um dos próximo itens, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada à luz das Leis nº 7.998/1990 e nº 8.036/1990.
Após ter recebido seu primeiro mês de seguro-desemprego, Lucas, que havia sido demitido sem justa causa após trabalhar por cinco anos em determinada empresa de transportes, sofreu um acidente e passou, então, a receber auxílio-acidente. Nessa situação, o seguro-desemprego de Lucas deverá ser suspenso.
Questão 47

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.
Dado o princípio da eficiência, expressamente previsto na Constituição Federal, exigem-se, no âmbito da administração pública, planejamento, definição de necessidades e a indicação das melhores soluções para o atendimento das necessidades definidas.
Questão 48

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
No que se refere aos princípios constitucionais da administração pública e à Lei Complementar n.º 7/1970, julgue os próximos itens.
As entidades sem fins lucrativos que mantenham empregados estão dispensadas de contribuir para o Fundo de Participação do Programa de Integração Social.
Questão 49

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes com base na Lei n.º 10.836/2004.
Uma família em situação de extrema pobreza composta por uma mãe gestante, um pai e três filhas com idades inferiores a quinze anos faz jus ao benefício básico e a quatro benefícios variáveis do Programa Bolsa Família.
Questão 50

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes com base na Lei n.º 10.836/2004.
O servidor público que contribuir culposamente para que pessoa diversa do beneficiário final receba benefício básico do Programa Bolsa Família, além de ficar obrigado a ressarcir integralmente o dano, deverá pagar multa equivalente ao quíntuplo da quantia paga indevidamente.
Questão 51

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de computação.
USB é um tipo de porta serial de comunicação que utiliza o conceito de plug and play.
Questão 52

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de computação.
A comunicação entre os dispositivos de processamento e os demais periféricos instalados em um computador é feita pela placa-mãe.
Questão 53

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de computação.
A conversão de base de números fracionários deverá ser feita primeiramente pela parte fracionária e depois pela parte inteira.
Questão 54

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de computação.
Um terabaite (TB) equivale a 1.024 gigabaites (GB).
Questão 55

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem, relativos a conceitos de computação.
O sistema operacional do computador é responsável por gerenciar memórias cache e RAM; aos processadores cabe o gerenciamento da memória virtual.
Questão 56

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca dos sistemas operacionais e aplicações de informática, julgue os itens a seguir.
O compartilhamento de pastas do Windows é feito para permitir que usuários tanto de uma rede local quanto da Internet possam ter acesso a determinadas pastas ou arquivos armazenados localmente no computador de um usuário.
Questão 57

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca dos sistemas operacionais e aplicações de informática, julgue os itens a seguir.
O BROffice ou OpenOffice, que é a suíte de ferramentas de edição de textos e planilhas do Linux, possui a mesma versão para ser instalada tanto no ambiente Linux quanto no Windows.
Questão 58

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca dos sistemas operacionais e aplicações de informática, julgue os itens a seguir.
O Facebook, além de ser uma rede social e um ambiente para a troca livre de informações entre redes de amigos, permite que outros aplicativos sejam desenvolvidos e possam interagir com seus recursos internos.
Questão 59

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação aos elementos de interconexão de redes de computadores, julgue os próximos itens.
Hubs repassam o tráfego de rede por difusão (broadcast); switches realizam esse repasse por comutação.
Questão 60

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação aos elementos de interconexão de redes de computadores, julgue os próximos itens.
Se três hosts estão conectados a um equipamento, tal que dois deles trocam mensagens unicast entre si e o terceiro recebe as mensagens, então o equipamento pode ser um hub, mas não um switch.
Questão 61

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação aos elementos de interconexão de redes de computadores, julgue os próximos itens.
Hubs atuam na camada física; switches, na camada de enlace de dados; e os roteadores, na camada de rede.
Questão 62

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com referência a arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.
Entre as finalidades da camada de transporte inclui-se a de estabelecer comunicação confiável fim-a-fim.
Questão 63

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com referência a arquitetura, protocolos e serviços de redes de comunicação, julgue os itens que se seguem.
Uma das funções da camada de enlace é prover um canal livre de erros para a camada de rede.
Questão 64

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, a respeito da arquitetura TCP/IP.
Em uma conexão UDP, as estações trocam dados sem que seja necessário se realizar handshake.
Questão 65

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, a respeito da arquitetura TCP/IP.
No protocolo TCP, a retransmissão de um segmento se inicia quando se excede o tempo de espera por um segmento de ACK, ou pelo recebimento de três segmentos de ACK com números de reconhecimento iguais.
Questão 66

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação à UML, julgue os itens subsequentes.
No diagrama de pacotes da UML, um pacote pode representar uma biblioteca que deverá ser utilizada na implantação de um novo sistema.
Questão 67

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação à UML, julgue os itens subsequentes.
Em um diagrama de sequência, todo objeto criado deve ser representado no topo do diagrama, mesmo que o objeto tenha seu processo iniciado ao longo da linha de vida.
Questão 68

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação à UML, julgue os itens subsequentes.
No diagrama de sequência, uma mensagem de retorno pode representar apenas um valor indicando se um método foi executado com êxito ou não.
Questão 69

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito da análise e do projeto orientados a objetos, julgue os seguintes itens.
Em um projeto orientado a objetos, a alteração da regra de validação de dados inseridos por um objeto não afetará outros objetos, que apenas repassam as informações e aguardam um retorno positivo ou negativo da transação.
Questão 70

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito da análise e do projeto orientados a objetos, julgue os seguintes itens.
Por meio da análise orientada a objetos, é possível criar um diagrama de classes, que poderá ser usado para a modelagem do banco de dados do sistema a ser desenvolvido.
Questão 71

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
De acordo com o Scrum, na entrega de um novo incremento de funcionalidade de um produto, esse incremento não precisa ser utilizável nem estar funcionando em conjunto com todos os anteriores para que o Product Owner o libere e o adicione aos demais incrementos desse produto.
Questão 72

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
Os itens do backlog do produto devem conter a ordem de desenvolvimento e a estimativa de sua entrega.
Questão 73

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, referentes a metodologias ágeis de desenvolvimento de software.
A estimativa final da entrega de um incremento sempre é definida pelo Product Owner.
Questão 74

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito da análise de pontos de função (APF), julgue os itens a seguir.
Considere que, em um sistema de locação de carros, ao se consultar o valor que deverá ser pago por um cliente, o sistema informe a quilometragem, se o cliente contratou determinado tipo de seguro e, ainda, o valor final a ser pago. Nesse caso, essa consulta, de acordo com a APF, é considerada uma saída externa.
Questão 75

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito da análise de pontos de função (APF), julgue os itens a seguir.
Considere que, tendo acessado determinada loja virtual, uma pessoa, ao optar por fazer uma compra por meio do cartão de crédito, tenha tido de preencher um formulário de cadastro de cartões de crédito, cujos dados são armazenados junto com os demais dados do cliente. Nessa situação, o cadastro de cartões de crédito é classificado como uma entrada externa.
Questão 76

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação

» Esta questão foi anulada pela banca.
A respeito da análise de pontos de função (APF), julgue os itens a seguir.
Em um projeto de melhoria do sistema de compra de passagens aéreas, as telas excluídas não deverão ser contatadas.
Questão 77

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca do ciclo de vida do software, julgue os itens subsecutivos.
Na abordagem em espiral, todas as necessidades levantadas pelo cliente são implementadas, o que possibilita a entrega de todo o sistema de uma só vez a esse cliente.
Questão 78

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca do ciclo de vida do software, julgue os itens subsecutivos.
A prototipagem de um sistema permite demonstrar ao cliente o que ele realmente deseja que seja implementado, além de assegurar que o cliente consiga simular todas as funcionalidades do sistema.
Questão 79

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens seguintes, com relação ao desenvolvimento de sistemas.
<%@page contentType="text/html" pageEncoding="UTF-8"%>
<!DOCTYPE html>
<html>
    <head>
        <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html;
charset=UTF-8">
        <title>Questão</title>
        <script>
            function soma() {
                document.frm1.v3.value =
document.frm1.v1.value+document.frm1.v2.value;
            }
        </script>
    </head>
    <body>
        <h1>Entre com os valores</h1>
        <form name="frm1">
            <br/>Valor 1:<input type="text" name="v1" size="3">
            <br/>Valor 2:<input type="text" name="v2" size="3">
            <br/><input type="button" onclick="soma()"
value="soma">
               <br/>Resultado:<input type="text" name="v3" size="3">
        </form>
    </body>
</html>
A seguir, é apresentada uma sequência correta de execução do código JSP acima.
Questão 80

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens seguintes, com relação ao desenvolvimento de sistemas.
No código JavaScript a seguir, a propriedade readyState, cujo valor igual a 4 está sendo testado, tem por objetivo verificar se o estado atual do objeto xmlhttp está pronto ou response is ready.

<script>
function carregaArquivo()
{
var xmlhttp;
if (window.XMLHttpRequest) {
  xmlhttp=new XMLHttpRequest();
} else {
  xmlhttp=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP");
}
xmlhttp.onreadystatechange=function()
{
  if (xmlhttp.readyState==4 && xmlhttp.status==200)
  {
    document.getElementById("minhaDiv").innerHTML=
        xmlhttp.responseText;
  }
}
xmlhttp.open("GET","texto_ajax.txt",true);
xmlhttp.send();
}
</script>
    
Questão 81

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens seguintes, com relação ao desenvolvimento de sistemas.
IDENTIFICATION DIVISION.
       PROGRAM-ID. FEC.
       ENVIRONMENT DIVISION.
       CONFIGURATION SECTION.
       SPECIAL-NAMES. DECIMAL-POINT IS COMMA.
       DATA DIVISION.
       WORKING-STORAGE SECTION.
       77   N1    PIC   99.
       77   N2    PIC   99.
       77   SOMA  PIC   9999.
       01  xStr PIC X(50) VALUE "O mundo cheio"
       PROCEDURE DIVISION.
       COMPUTE N1 = 87
       COMPUTE N2 = 35
       MULTIPLY N1 BY N2 GIVING SOMA
       DISPLAY SOMA     DISPLAY "Oper:" xStr(9:3)
       STOP RUN.
A seguir, é apresentado o resultado correto do código COBOL acima.
3045
Oper:che
Questão 82

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de interoperabilidade de sistemas XML.
O elemento ENVELOPE do SOAP (simple object access protocol) é opcional e contém informação específica acerca da forma de comunicação, autenticação e protocolo de comunicação da mensagem.
Questão 83

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens seguintes, relativos a conceitos de interoperabilidade de sistemas XML.
O código XML a seguir tem aderência às regras de sintaxe definidas pela W3C.
<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"/>
<servlet-mapping>
        <servlet-name>jsp</Servlet-name>
        <url-pattern>*.jsp</url-pattern>
        <url-pattern>*.jspx</url-pattern>
    <filter>
        <filter-class>
             <filter-name>failedRequestFilter</filter-name>
             org.apache.catalina.filters.FailedRequestFilter
           </filter-class>
        <async-supported>true</async-supported>
    </filter>
 </servlet-mapping>
Questão 84

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca da engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.
Na etapa de análise de requisitos, são especificadas todas as funções e o desempenho do software, determinando-se, ainda, o que deverá ou não ser feito.
Questão 85

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca da engenharia de requisitos, julgue os itens que se seguem.
Na fase de levantamento de requisitos, é necessário arrolar os fatos e se ater apenas aos dados coletados pelo cliente.
Questão 86

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito das tecnologias e técnicas aplicadas em portais corporativos, julgue os itens subsequentes.
Uma página HTML pode utilizar qualquer DOCTYPE que os agentes do usuário consigam interpretar de acordo com o e-Mag, v3.0.
Questão 87

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito das tecnologias e técnicas aplicadas em portais corporativos, julgue os itens subsequentes.
De acordo com o modelo de acessibilidade em governo eletrônico (e-Mag), v3.0, toda página XHTML deve possuir seu DOCTYPE declarado corretamente para que o agente do usuário final consiga processar corretamente as informações da página.
Questão 88

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem referentes ao uso da linha de comandos no Windows e práticas seguras de desenvolvimento.
O comando FTYPE da linha de comando do Windows 7 exibe ou modifica tipos de arquivo usados nas associações de extensão de arquivo.
Questão 89

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem referentes ao uso da linha de comandos no Windows e práticas seguras de desenvolvimento.
SQL Injection é uma técnica que permite injetar comandos SQL em uma instrução SQL por meio da entrada de página web, e alterar a instrução SQL original, o que compromete a segurança de uma aplicação web.
Questão 90

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens que se seguem referentes ao uso da linha de comandos no Windows e práticas seguras de desenvolvimento.
De acordo com o processo de persistência definido pelo Java Enterprise Edition, todos os objetos do mundo real devem ser mapeados para o banco de dados orientado a objetos por meio da interface de conteúdo de dados denominada JDBC (Java data base connectivity).
Questão 91

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a testes de software, julgue os próximos itens.
O processo de teste denominado teste de integração utiliza técnicas de caixa branca e concentra-se no código-fonte de cada unidade implementada, para a garantia de que as informações fluam para dentro e fora da unidade do programa conforme a especificação levantada.
Questão 92

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com relação a testes de software, julgue os próximos itens.
O teste embasado em especificação ou teste caixa preta, realizado a partir das especificações do programa e requisitos funcionais, é utilizado para demonstração de que as funções do software são operacionais, que a entrada é adequadamente aceita e que a saída é corretamente produzida conforme as especificações.
Questão 93

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes, acerca de gerência de configuração de software.
O baseline — versão de um software, sistema ou produto — é um marco de referência do estado do produto, caracterizado pela entrega em produção de um ou mais itens de configuração e pela aprovação obtida por meio de uma revisão técnica formal.
Questão 94

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes, acerca de gerência de configuração de software.
TDD é uma técnica de desenho e desenvolvimento embasada em práticas de uma estrutura de processo incremental e iterativo. Essa estrutura é formada por iterações de atividades de desenvolvimento que ocorrem uma após a outra, sendo a saída de cada iteração um incremento do produto.
Questão 95

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes, acerca de gerência de configuração de software.
A gerência de configuração de software monitora e controla todos os elementos de um projeto, como código-fonte, arquivos de configuração, documentação, para coordenar o desenvolvimento e o trabalho em equipe e concomitante dos colaboradores do projeto.
Questão 96

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens subsequentes, acerca de gerência de configuração de software.
Todas as alterações realizadas em um produto de software devem ser documentadas e colocadas em produção e no registro de controle de defeitos. Para tanto, utilizam-se sistemas como o (Software Configuration Management) SCM; por exemplo: (Correct Visualization System) CVS ou (Visualization Normalization System) VNS.
Questão 97

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens a seguir, a respeito da utilização de comandos SQL em um sistema gerenciador de banco de dados Oracle, versão 8.3 ou superior.
A pseudo coluna ROWNUM pode ser utilizada para recuperar as N primeiras linhas da consulta.
Questão 98

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue os itens a seguir, a respeito da utilização de comandos SQL em um sistema gerenciador de banco de dados Oracle, versão 8.3 ou superior.
Os resultados dos comandos 1 e 2 a seguir nem sempre serão iguais, visto que os comandos count(*) e count(SALARIO) serão iguais somente se não existirem valores nulos no campo SALARIO.
Comando 1:
select count(*), sum(SALARIO)
from EMPREGADOS

Comando 2:
select count(SALARIO), sum(SALARIO)
from EMPREGADOS
Questão 99

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
create table fec_estado (
ibge integer primary key,
sigla char(2),
nome varchar(50),
constraint fec_estado_sigla unique (sigla)
);
Considerando a tabela resultante do comando acima, julgue o item subsecutivo, a respeito de comandos SQL.

Considerando o comando de definição de dados abaixo, é correto afirmar que a tabela aux_estado tem como chave primária a coluna ibge.

create table aux_estado as
select * from fec_estado;
Questão 100

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue o item que se segue, referente aos conceitos de ferramentas de ETL (extract transform load).
ETL são ferramentas que auxiliam o processo de extração de informações gerenciais de um banco de dados, a fim de possibilitar a sua transformação automática de codificação, tradução e conversão de base para carga em ferramentas de manipulação.
Questão 101

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca dos conceitos de SGBDs, julgue os itens a seguir.
Um SGBD deve possibilitar a independência lógica de dados, que é a capacidade de alterar a estrutura de armazenamento das informações, como, por exemplo, acrescentar disco e aumentar o tamanho das consultas, sem necessidade de modificar as características do sistema operacional que hospeda o SGBD.
Questão 102

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca dos conceitos de SGBDs, julgue os itens a seguir.
Um SGBD deve ser capaz de controlar o acesso de usuários simultaneamente. Esse controle deve restringir acesso às informações conforme o perfil de acesso atribuído. A alguns usuários pode ser permitida apenas a recuperação dos dados; a outros são permitidas a recuperação e a modificação dos dados. Assim, o tipo de operação de acesso — recuperação ou modificação — pode também ser controlado.
Questão 103

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Julgue o item seguinte, relativo a conceitos de abstração e modelo de dados.
Uma tabela pode possuir mais de um conjunto de um ou mais atributos para identificar de forma única um registro. Um conjunto desses atributos deve ser designado como chave primária, e os demais, como chaves únicas.
Questão 104

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Com base nas normas ABNT NBR ISO/IEC 27001 e 27002, julgue o item abaixo.
A organização é responsável pelo provimento dos recursos necessários para o estabelecimento do próprio sistema de gestão de segurança da informação bem como para as revisões e mudanças desse sistema.
Questão 105

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.
O processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento de um projeto compreende a coleta de requisitos, a elaboração do termo de abertura do projeto, o registro das partes interessadas, além do fornecimento da declaração do escopo do projeto.
Questão 106

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes.
A declaração do escopo e a documentação dos requisitos são entradas do processo de criação da estrutura analítica do projeto, que inclui a subdivisão de entregas do projeto em componentes menores.
Questão 107

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação ao documento MPS-BR, julgue os itens subsecutivos.
O estabelecimento de requisitos para liberação de serviços e os acordos com as partes interessadas na liberação desses serviços são contemplados no nível F do MPS-BR.
Questão 108

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação ao documento MPS-BR, julgue os itens subsecutivos.
Medições e controles dos riscos de segurança da informação, além do registro e da qualificação de incidentes, são resultados esperados no nível C do MPS-BR.
Questão 109

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca do Sistema de Pagamentos Brasileiro, julgue os itens que se seguem.
No Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), são realizadas as transações que envolvem os títulos de renda fixa privados.
Questão 110

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca do Sistema de Pagamentos Brasileiro, julgue os itens que se seguem.
A titularidade de conta reservas bancárias é obrigatória para os bancos comerciais, os bancos múltiplos com carteira comercial e as caixas econômicas.
Questão 111

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação aos órgãos normativos e de supervisão do SFN, julgue os próximos itens.
O BCB tem como uma de suas atribuições a fixação de metas para a inflação.
Questão 112

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação aos órgãos normativos e de supervisão do SFN, julgue os próximos itens.
A apuração de fraudes ou manipulações destinadas a criar condições artificiais de demanda, oferta ou preço no mercado de capitais compete à CVM.
Questão 113

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação aos órgãos normativos e de supervisão do SFN, julgue os próximos itens.
O Conselho de Recursos do SFN é constituído, paritariamente, por oito conselheiros, possuidores de conhecimentos especializados em assuntos relativos aos mercados financeiros, de câmbio, de capitais, de consórcios e de crédito rural e industrial.
Questão 114

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
No que se refere aos bancos comerciais, julgue o item subsecutivo.
Os bancos comerciais podem captar recursos sob a modalidade de depósitos a prazo, com ou sem a emissão de certificados.
Questão 115

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação à CAIXA, julgue o item abaixo.
A CAIXA equipara-se aos bancos comerciais, sendo-lhe facultada a captação de depósitos de poupança, mas não a de depósitos à vista.
Questão 116

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação aos bancos de desenvolvimento e de investimento, julgue os itens subsequentes.
É vedado aos bancos de investimento sem carteira de corretoras de títulos e valores mobiliários operarem em bolsas de mercadorias e de futuros, bem como em mercados de balcão organizados.
Questão 117

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Em relação aos bancos de desenvolvimento e de investimento, julgue os itens subsequentes.
Se o empreendimento visar benefícios de interesse comum, os bancos de desenvolvimento poderão prestar assistência a programas e projetos desenvolvidos em estado limítrofe à sua área de atuação. Sujeitam-se à fiscalização do BCB, além das instituições financeiras, outros intermediários financeiros, tais como as sociedades de arrendamento mercantil, as sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e as sociedades distribuidoras de títulos e valores mobiliários.
Questão 118

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
No que se refere a essas sociedades, julgue os itens a seguir.
Compete à CVM a supervisão dos fundos de investimento administrados pelas sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários.
Questão 119

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
No que se refere a essas sociedades, julgue os itens a seguir.
As operações de arrendamento mercantil são atividades exclusivas das sociedades de arrendamento mercantil.
Questão 120

CAIXA 2014 - CESPE - Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação
Acerca das bolsas de valores, julgue o item abaixo.
No Brasil, as bolsas de valores não podem constituir-se como associações civis; elas são, necessariamente, constituídas sob a forma de sociedades anônimas de capital aberto.


Provas de Concursos » Cespe 2014