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Analista de Política Regulatória Analista Processual Especialista - Regulação da Educação Superior Especialista - Processos de Negócios
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MEC 2009 MEC 2011 MEC 2015

MEC 2014

Analista Contábil

Questão 1

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
O termo “prescindir”, no primeiro período do texto, tem acepção de abster-se, abdicar.
Questão 2

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
No último período do texto, o pronome relativo preposicionado “na qual” completa o sentido de “intervir” e retoma o termo “sua realidade”.
Questão 3

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
No segundo período do texto, a forma verbal “há”, em suas duas ocorrências (R.3 e 4), tem sentido de existir e poderia ser substituída por existe, sem prejuízo da correção gramatical do texto.
Questão 4

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
No primeiro parágrafo, a substituição dos travessões por parênteses (R.7 e 9) manteria a correção gramatical e o sentido original do texto.
Questão 5

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
O termo “porque” (R.19) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido do texto, ser substituído por por que.
Questão 6

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
Nenhuma ação educativa pode prescindir de uma
 
reflexão sobre o homem e de uma análise sobre suas condições
 
culturais. Não há educação fora das sociedades humanas e não
 
há homens isolados. O homem é um ser de raízes
5
espaçotemporais. De forma que ele é, na expressão feliz de
 
Marcel, um ser “situado e temporalizado”. A instrumentação da
 
educação — algo mais que a simples preparação de quadros
 
técnicos para responder às necessidades de desenvolvimento de
 
uma área — depende da harmonia que se consiga entre a
10
vocação ontológica desse “ser situado e temporalizado” e as
 
condições especiais dessa temporalidade e dessa
 
situacionalidade.
 
Se a vocação ontológica do homem é a de ser sujeito
 
e não objeto, ele só poderá desenvolvê-la se, refletindo sobre
15
suas condições espaçotemporais, introduzir-se nelas de maneira
 
crítica. Quanto mais for levado a refletir sobre sua
 
situacionalidade, sobre seu enraizamento espaçotemporal, mais
 
“emergirá” dela conscientemente “carregado” de compromisso
 
com sua realidade, da qual, porque é sujeito, não deve ser
20
simples espectador, mas na qual deve intervir cada vez mais.
Paulo Freire. Educação e mudança. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p. 61 (com adaptações).
Julgue os itens seguintes, referentes às ideias e a aspectos linguísticos do texto acima.
Segundo o texto, a educação deve considerar não apenas o homem, mas também o contexto em que ele vive, levando-o a refletir sobre sua realidade e atuar sobre ela na condição de sujeito.
Questão 7

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 revela
 
que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral
 
no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões
 
o número de estudantes matriculados na educação básica. Só
5
no último ano, o crescimento foi de 45,2%.
 
O aumento do número de alunos no ensino integral é
 
atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério
 
da Educação para incentivar as secretarias estaduais e
 
municipais de educação, com a transferência de recursos
10
federais, a oferecer a educação integral. É considerada
 
educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de
 
duração.
 
“Esses números demonstram o esforço que está sendo
 
feito e mostram que já temos resultados”, disse o ministro da
15
Educação, para quem a expansão do ensino integral é um dos
 
grandes destaques do censo. “A meta de ensino integral do
 
Plano Nacional de Educação, de 25% dos alunos estarem no
 
ensino integral, é factível se continuarmos com esse esforço”,
 
complementou.
20
De acordo com o ministro, os dados do censo
 
evidenciam o resultado das políticas públicas e dos programas
 
governamentais dedicados à ampliação da oferta educacional.
 
“Em médio e longo prazo, as políticas públicas voltadas para
 
o processo educacional começam a surtir efeito no censo”,
25
afirmou.
Censo revela crescimento no ensino integral. fev./2014. Internet: (com adaptações).
No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo “para” (R.8) introduz ideia de finalidade e poderia ser substituído, sem prejuízo para a correção gramatical e o sentido original do texto, por afim de.
Questão 8

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 revela
 
que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral
 
no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões
 
o número de estudantes matriculados na educação básica. Só
5
no último ano, o crescimento foi de 45,2%.
 
O aumento do número de alunos no ensino integral é
 
atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério
 
da Educação para incentivar as secretarias estaduais e
 
municipais de educação, com a transferência de recursos
10
federais, a oferecer a educação integral. É considerada
 
educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de
 
duração.
 
“Esses números demonstram o esforço que está sendo
 
feito e mostram que já temos resultados”, disse o ministro da
15
Educação, para quem a expansão do ensino integral é um dos
 
grandes destaques do censo. “A meta de ensino integral do
 
Plano Nacional de Educação, de 25% dos alunos estarem no
 
ensino integral, é factível se continuarmos com esse esforço”,
 
complementou.
20
De acordo com o ministro, os dados do censo
 
evidenciam o resultado das políticas públicas e dos programas
 
governamentais dedicados à ampliação da oferta educacional.
 
“Em médio e longo prazo, as políticas públicas voltadas para
 
o processo educacional começam a surtir efeito no censo”,
25
afirmou.
Censo revela crescimento no ensino integral. fev./2014. Internet: (com adaptações).
No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
O termo ‘factível’ (R.18), que equivale, no texto, a algo que pode acontecer ou ser feito, poderia ser substituído por exequível, sem provocar alterações semânticas no texto.
Questão 9

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 revela
 
que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral
 
no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões
 
o número de estudantes matriculados na educação básica. Só
5
no último ano, o crescimento foi de 45,2%.
 
O aumento do número de alunos no ensino integral é
 
atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério
 
da Educação para incentivar as secretarias estaduais e
 
municipais de educação, com a transferência de recursos
10
federais, a oferecer a educação integral. É considerada
 
educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de
 
duração.
 
“Esses números demonstram o esforço que está sendo
 
feito e mostram que já temos resultados”, disse o ministro da
15
Educação, para quem a expansão do ensino integral é um dos
 
grandes destaques do censo. “A meta de ensino integral do
 
Plano Nacional de Educação, de 25% dos alunos estarem no
 
ensino integral, é factível se continuarmos com esse esforço”,
 
complementou.
20
De acordo com o ministro, os dados do censo
 
evidenciam o resultado das políticas públicas e dos programas
 
governamentais dedicados à ampliação da oferta educacional.
 
“Em médio e longo prazo, as políticas públicas voltadas para
 
o processo educacional começam a surtir efeito no censo”,
25
afirmou.
Censo revela crescimento no ensino integral. fev./2014. Internet: (com adaptações).
No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Na linha 22, o emprego do acento grave em “à ampliação” justifica-se em razão de o termo “dedicados” exigir complemento regido pela preposição a e o termo “ampliação” estar precedido de artigo definido feminino.
Questão 10

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 revela
 
que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral
 
no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões
 
o número de estudantes matriculados na educação básica. Só
5
no último ano, o crescimento foi de 45,2%.
 
O aumento do número de alunos no ensino integral é
 
atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério
 
da Educação para incentivar as secretarias estaduais e
 
municipais de educação, com a transferência de recursos
10
federais, a oferecer a educação integral. É considerada
 
educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de
 
duração.
 
“Esses números demonstram o esforço que está sendo
 
feito e mostram que já temos resultados”, disse o ministro da
15
Educação, para quem a expansão do ensino integral é um dos
 
grandes destaques do censo. “A meta de ensino integral do
 
Plano Nacional de Educação, de 25% dos alunos estarem no
 
ensino integral, é factível se continuarmos com esse esforço”,
 
complementou.
20
De acordo com o ministro, os dados do censo
 
evidenciam o resultado das políticas públicas e dos programas
 
governamentais dedicados à ampliação da oferta educacional.
 
“Em médio e longo prazo, as políticas públicas voltadas para
 
o processo educacional começam a surtir efeito no censo”,
25
afirmou.
Censo revela crescimento no ensino integral. fev./2014. Internet: (com adaptações).
No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Infere-se do texto que a oferta universal da educação integral é um objetivo a ser atingido no sistema público de educação por meio do Programa Mais Educação.
Questão 11

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
1
O Censo Escolar da Educação Básica de 2013 revela
 
que, desde 2010, o número de matrículas em educação integral
 
no ensino fundamental cresceu 139%, chegando a 3,1 milhões
 
o número de estudantes matriculados na educação básica. Só
5
no último ano, o crescimento foi de 45,2%.
 
O aumento do número de alunos no ensino integral é
 
atribuído ao Programa Mais Educação, criado pelo Ministério
 
da Educação para incentivar as secretarias estaduais e
 
municipais de educação, com a transferência de recursos
10
federais, a oferecer a educação integral. É considerada
 
educação integral a jornada escolar com sete ou mais horas de
 
duração.
 
“Esses números demonstram o esforço que está sendo
 
feito e mostram que já temos resultados”, disse o ministro da
15
Educação, para quem a expansão do ensino integral é um dos
 
grandes destaques do censo. “A meta de ensino integral do
 
Plano Nacional de Educação, de 25% dos alunos estarem no
 
ensino integral, é factível se continuarmos com esse esforço”,
 
complementou.
20
De acordo com o ministro, os dados do censo
 
evidenciam o resultado das políticas públicas e dos programas
 
governamentais dedicados à ampliação da oferta educacional.
 
“Em médio e longo prazo, as políticas públicas voltadas para
 
o processo educacional começam a surtir efeito no censo”,
25
afirmou.
Censo revela crescimento no ensino integral. fev./2014. Internet: (com adaptações).
No que se refere aos aspectos sintáticos e semânticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.
Mantendo-se o sentido original e a correção gramatical do texto, a expressão “é atribuído” (R.6-7) poderia ser substituída por atribuem-se.
Questão 12

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Nas comunicações endereçadas ao ministro da Educação, a forma de tratamento empregada deve ser Vossa Excelência, e o vocativo utilizado deve ser Excelentíssimo Senhor.
Questão 13

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
O ministro da Educação, caso precise submeter projeto de ato normativo à consideração do presidente da República, deverá redigir uma exposição de motivos.
Questão 14

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Em comunicações de mero encaminhamento de documento, só deverá haver parágrafos de desenvolvimento se o autor desejar fazer observações a respeito do documento encaminhado.
Questão 15

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens subsequentes, à luz do Manual de Redação da Presidência da República.
Caso a autoridade competente do MEC pretenda enviar aviso ao ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Informação, sua comunicação deverá obedecer aos princípios de impessoalidade, clareza, uniformidade, concisão e formalidade.
Questão 16

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.
Se a proposição “O candidato apresenta deficiências em língua portuguesa” for falsa, então a proposição P será verdadeira, independentemente dos valores lógicos das outras proposições simples que a constituem.
Questão 17

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.
A proposição “O candidato não apresenta deficiências em língua portuguesa ou essas deficiências são toleradas” é logicamente equivalente a “Se o candidato apresenta deficiências em língua portuguesa, então essas deficiências são toleradas”.
Questão 18

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.
A tabela verdade associada à proposição P possui mais de 20 linhas.
Questão 19

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.
A negação da proposição “O candidato é pós-graduado ou sabe falar inglês” pode ser corretamente expressa por “O candidato não é pós-graduado nem sabe falar inglês”.
Questão 20

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando a proposição P: “Nos processos seletivos, se o candidato for pós-graduado ou souber falar inglês, mas apresentar deficiências em língua portuguesa, essas deficiências não serão toleradas”, julgue os itens seguintes acerca da lógica sentencial.
Considerando que a proposição P seja verdadeira, é correto inferir que o candidato que não seja pós-graduado e que também não saiba falar inglês terá suas deficiências em língua portuguesa toleradas nos processos seletivos.
Questão 21

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A análise de requerimentos de certificação de entidades educacionais, no âmbito do Ministério da Educação, será realizada por uma equipe formada por, no mínimo, um analista contábil, um analista educacional e um analista processual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A partir de cinco analistas contábeis, sete analistas educacionais e seis analistas processuais, a quantidade de maneiras distintas de se formar equipes com exatamente três analistas de cada especialidade em cada equipe é superior a 5.000.
Questão 22

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A análise de requerimentos de certificação de entidades educacionais, no âmbito do Ministério da Educação, será realizada por uma equipe formada por, no mínimo, um analista contábil, um analista educacional e um analista processual.
Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos.

A partir de cinco analistas contábeis, sete analistas educacionais e seis analistas processuais, é possível formar mais de 300 equipes distintas com exatamente um analista de cada especialidade em cada equipe.
Questão 23

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Uma pesquisa acerca dos veículos de comunicação utilizados pelos servidores de determinado órgão público para se manterem informados revelou os seguintes resultados, a partir de 100 entrevistados: 51 leem jornal; 38 leem revista; 93 assistem a TV; 75 ouvem rádio; e 51 acessam a Internet.
Com base nessa pesquisa, julgue os itens a seguir.

Se todos os 100 entrevistados leem jornal ou ouvem rádio, então mais de 30 dos entrevistados se informam por meio de jornal e de rádio.
Questão 24

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Uma pesquisa acerca dos veículos de comunicação utilizados pelos servidores de determinado órgão público para se manterem informados revelou os seguintes resultados, a partir de 100 entrevistados: 51 leem jornal; 38 leem revista; 93 assistem a TV; 75 ouvem rádio; e 51 acessam a Internet.
Com base nessa pesquisa, julgue os itens a seguir.

Entre jornal, revista e Internet, menos de 75 dos entrevistados utilizam pelo menos dois desses veículos para se manterem informados.
Questão 25

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Uma pesquisa acerca dos veículos de comunicação utilizados pelos servidores de determinado órgão público para se manterem informados revelou os seguintes resultados, a partir de 100 entrevistados: 51 leem jornal; 38 leem revista; 93 assistem a TV; 75 ouvem rádio; e 51 acessam a Internet.
Com base nessa pesquisa, julgue os itens a seguir.

Os entrevistados que leem jornal são os mesmos que acessam a Internet.
Questão 26

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens com base na Constituição Federal de 1988 (CF) e no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
A União pode fixar piso salarial nacional para profissionais do magistério da educação básica por meio de lei federal, porém a norma não será aplicável aos profissionais do magistério servidores dos estados, dos municípios e do Distrito Federal (DF), sob pena de infringência ao pacto federativo, notadamente à autonomia administrativa e financeira dos membros da Federação.
Questão 27

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens com base na Constituição Federal de 1988 (CF) e no entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo a jurisprudência do STF, é lícita a cobrança de taxas de matrículas nas universidades públicas, desde que os valores sejam proporcionais aos custos.
Questão 28

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Com base na CF e na jurisprudência do STF, julgue os itens subsecutivos acerca do exercício do direito de greve no serviço público.
É lícito o desconto dos dias não trabalhados pelo servidor público que se ausenta do serviço para participar de movimento grevista de sua categoria.
Questão 29

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Com base na CF e na jurisprudência do STF, julgue os itens subsecutivos acerca do exercício do direito de greve no serviço público.
Segundo a jurisprudência do STF, o servidor público em estágio probatório que se ausenta do serviço para a participação em movimento grevista incorre em falta grave.
Questão 30

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Com base na CF e na jurisprudência do STF, julgue os itens subsecutivos acerca do exercício do direito de greve no serviço público.
O exercício do direito de greve no serviço público federal é legítimo, mesmo sem a regulamentação por lei específica.
Questão 31

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens subsequentes.
O mandado de injunção é impróprio para pleitear em juízo direito individual líquido e certo decorrente de norma constitucional autoaplicável.
Questão 32

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na CF, julgue os itens subsequentes.
Para a retificação de informações constantes de cadastros de registros públicos ou banco de dados de entidades governamentais, é inadmissível a impetração de habeas data, cuja função é assegurar apenas o conhecimento dessas informações.
Questão 33

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Os princípios da administração pública estão previstos, de forma expressa ou implícita, na CF e, ainda, em leis ordinárias. Esses princípios, que consistem em parâmetros valorativos orientadores das atividades do Estado, são de observância obrigatória na administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Acerca desses princípios e da organização administrativa do Estado, julgue os itens a seguir.
A empresa pública somente pode ser criada por lei específica, com personalidade jurídica de direito público e adotando quaisquer formas societárias admitidas pelo Direito.
Questão 34

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Os princípios da administração pública estão previstos, de forma expressa ou implícita, na CF e, ainda, em leis ordinárias. Esses princípios, que consistem em parâmetros valorativos orientadores das atividades do Estado, são de observância obrigatória na administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Acerca desses princípios e da organização administrativa do Estado, julgue os itens a seguir.
Os princípios do contraditório e da ampla defesa aplicam-se tanto aos litigantes em processo judicial quanto aos em processo administrativo.
Questão 35

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Os princípios da administração pública estão previstos, de forma expressa ou implícita, na CF e, ainda, em leis ordinárias. Esses princípios, que consistem em parâmetros valorativos orientadores das atividades do Estado, são de observância obrigatória na administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do DF e dos municípios. Acerca desses princípios e da organização administrativa do Estado, julgue os itens a seguir.
No âmbito federal, as autarquias são entes da administração indireta dotados de personalidade jurídica própria e criados por lei para executar atividades típicas da administração. Essas entidades sujeitam-se à supervisão ministerial, mas não se subordinam hierarquicamente ao ministério correspondente.
Questão 36

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No que se refere à contratação de pessoal por tempo determinado para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, julgue os itens seguintes, com base na legislação de regência.
É vedada a nomeação ou a designação de pessoa contratada por tempo determinado para o exercício de cargo em comissão ou função de confiança, ressalvada a hipótese de nomeação em substituição a servidor efetivo originalmente ocupante de tal cargo ou função.
Questão 37

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No que se refere à contratação de pessoal por tempo determinado para o atendimento de necessidade temporária de excepcional interesse público, julgue os itens seguintes, com base na legislação de regência.
Na referida forma de contratação, o recrutamento de pessoal prescinde de concurso público.
Questão 38

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Considerando as normas relativas a licitações e contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.
Se, após a assinatura do contrato, for verificado que a modalidade licitatória realizada era incompatível com o valor do objeto contratado, violando-se disposições de legislação, a entidade licitante deve declarar a nulidade da licitação, o que, contudo, não induzirá à nulidade do contrato firmado, caso sua execução já tenha sido iniciada.
Questão 39

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Considerando as normas relativas a licitações e contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.
A administração deve dividir as obras, os serviços e as compras que pretende realizar em quantas etapas julgar viáveis técnica e economicamente e deve realizar uma licitação única que contemple todas as etapas.
Questão 40

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Considerando as normas relativas a licitações e contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.
Caso as empresas interessadas não sejam tecnicamente qualificadas para a execução do objeto do contrato, conforme os critérios estabelecidos no respectivo edital, a licitação poderá ser dispensada, configurando-se situação de licitação deserta, nos termos da doutrina de referência, e poderá ser feita a contratação direta de outra empresa.
Questão 41

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Considerando as normas relativas a licitações e contratos administrativos, julgue os itens que se seguem.
O contrato administrativo poderá ser modificado unilateralmente pela administração caso haja modificação do projeto ou das especificações para adequação técnica aos objetivos do contrato ou caso se julgue necessário modificar o valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa do objeto do contrato.
Questão 42

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Com base na disciplina legal e na doutrina nacional acerca dos atos e processos administrativos, julgue os próximos itens.
A motivação do ato administrativo deve ser explícita, clara e congruente, não sendo suficiente a declaração de concordância com fundamentos de anteriores pareceres, informações, decisões ou propostas.
Questão 43

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Com base na disciplina legal e na doutrina nacional acerca dos atos e processos administrativos, julgue os próximos itens.
O recurso administrativo, em regra, apresenta efeito devolutivo, admitindo, excepcionalmente, efeito suspensivo.
Questão 44

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Com base na disciplina legal e na doutrina nacional acerca dos atos e processos administrativos, julgue os próximos itens.
A revogação do ato administrativo por motivo de conveniência e(ou) de oportunidade, casos em que se manifesta a discricionariedade administrativa, produz efeitos ex nunc a partir da revogação.
Questão 45

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1
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
 
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
 
assegura recursos constitucionalmente vinculados para todas as
 
etapas e modalidades da educação básica. Pela primeira vez no país,
5
ficam subvinculados recursos da União, dos estados, do DF e dos
 
municípios para o atendimento em creches e pré-escolas.
 
A educação infantil no Brasil figurou uma trajetória
 
histórica em que o Estado formulou e estimulou uma política de
 
atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem
10
fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais,
 
principalmente no que diz respeito ao atendimento de crianças de
 
zero a três anos, como forma de não ficar totalmente ausente desse
 
atendimento.
 
Mesmo estando claro que a obrigação do Estado com a
15
educação infantil deve ser efetivada pela expansão da rede pública,
 
o convênio entre o poder público e instituições educacionais sem
 
fins lucrativos foi, e é, uma realidade que assegura, na maioria dos
 
municípios, o atendimento a um número significativo de crianças,
 
em geral, da população pobre e vulnerabilizada.
Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para a oferta de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009 (com adaptações).
No que se refere ao assunto tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes.
Ao consórcio público — é vedado firmar convênios, contratos e acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo.
Questão 46

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1
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
 
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
 
assegura recursos constitucionalmente vinculados para todas as
 
etapas e modalidades da educação básica. Pela primeira vez no país,
5
ficam subvinculados recursos da União, dos estados, do DF e dos
 
municípios para o atendimento em creches e pré-escolas.
 
A educação infantil no Brasil figurou uma trajetória
 
histórica em que o Estado formulou e estimulou uma política de
 
atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem
10
fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais,
 
principalmente no que diz respeito ao atendimento de crianças de
 
zero a três anos, como forma de não ficar totalmente ausente desse
 
atendimento.
 
Mesmo estando claro que a obrigação do Estado com a
15
educação infantil deve ser efetivada pela expansão da rede pública,
 
o convênio entre o poder público e instituições educacionais sem
 
fins lucrativos foi, e é, uma realidade que assegura, na maioria dos
 
municípios, o atendimento a um número significativo de crianças,
 
em geral, da população pobre e vulnerabilizada.
Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para a oferta de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009 (com adaptações).
No que se refere ao assunto tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes.
A parceria público-privada é firmada mediante contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa, o qual pode ter por objeto a prestação de serviço público à população de forma desconcentrada, independentemente da cobrança de tarifas aos usuários.
Questão 47

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1
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação
 
Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
 
assegura recursos constitucionalmente vinculados para todas as
 
etapas e modalidades da educação básica. Pela primeira vez no país,
5
ficam subvinculados recursos da União, dos estados, do DF e dos
 
municípios para o atendimento em creches e pré-escolas.
 
A educação infantil no Brasil figurou uma trajetória
 
histórica em que o Estado formulou e estimulou uma política de
 
atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem
10
fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais,
 
principalmente no que diz respeito ao atendimento de crianças de
 
zero a três anos, como forma de não ficar totalmente ausente desse
 
atendimento.
 
Mesmo estando claro que a obrigação do Estado com a
15
educação infantil deve ser efetivada pela expansão da rede pública,
 
o convênio entre o poder público e instituições educacionais sem
 
fins lucrativos foi, e é, uma realidade que assegura, na maioria dos
 
municípios, o atendimento a um número significativo de crianças,
 
em geral, da população pobre e vulnerabilizada.
Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para a oferta de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009 (com adaptações).
No que se refere ao assunto tratado no fragmento de texto acima, julgue os itens subsequentes.
Em convênio em que haja repasse de recursos financeiros ao conveniado, os valores repassados só podem ser utilizados na realização do objeto do convênio e não perdem a natureza de dinheiro público, ficando o conveniado obrigado a prestar contas ao ente público repassador e aos órgãos de controle competente, como os tribunais de contas.
Questão 48

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No que se refere à teoria do agente principal, à teoria econômica da regulação e à teoria da captura, julgue os itens a seguir.
Conforme a teoria da captura, a regulação é ofertada como resposta à demanda da indústria por regulação, podendo haver o favorecimento de determinados grupos.
Questão 49

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No que se refere à teoria do agente principal, à teoria econômica da regulação e à teoria da captura, julgue os itens a seguir.
De acordo com o modelo do principal agente, o principal delega funções ao agente, estabelecendo-se, assim, uma relação hierárquica.
Questão 50

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Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens.
Na regulação por preço-teto, a agência reguladora deve optar por um índice de reajuste de preços que reflita as características do setor.
Questão 51

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Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens.
Considere que uma agência reguladora adote o regime de determinação da taxa de retorno e que o efeito Averch-Jonhson seja válido. Nesse caso, espera-se a substituição do fator trabalho no processo produtivo das empresas reguladas.
Questão 52

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Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens.
Para que exista monopólio natural, a função custo da firma deve ser aditiva.
Questão 53

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Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens.
Em um mercado com alta volatilidade da demanda, recomenda-se ao órgão regulador estabelecer uma regulação da taxa de retorno.
Questão 54

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Acerca das formas de regulação das atividades econômicas, julgue os próximos itens.
A regulação por preço-teto aumenta o risco regulatório e reduz a eficiência econômica.
Questão 55

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Acerca do sistema operacional Linux e do editor de texto BrOffice Writer, julgue os itens a seguir.
Ao se pressionar, simultaneamente, as teclas  + , no BrOffice Writer, serão mostrados os caracteres não imprimíveis.
Questão 56

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Acerca do sistema operacional Linux e do editor de texto BrOffice Writer, julgue os itens a seguir.
Em um computador com o sistema operacional Linux, é possível criar várias contas de usuários e armazenar os dados de configuração referentes a essas contas em um único diretório — /home/users.
Questão 57

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Considerando o gerenciamento de arquivos, bem como o programa de navegação Microsoft Internet Explorer 10 e o programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
Em um computador com o sistema Windows 8, se o usuário, por meio da funcionalidade Explorador de Arquivos, tentar abrir um arquivo que já esteja aberto, ele receberá uma mensagem informando que não poderá abri-lo, pois está em execução.
Questão 58

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Considerando o gerenciamento de arquivos, bem como o programa de navegação Microsoft Internet Explorer 10 e o programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
Se a funcionalidade Proteção contra Rastreamento, do Internet Explorer 10, estiver habilitada, ela ajudará a impedir que os sítios visitados pelo usuário enviem informações de sua visita a outros provedores.
Questão 59

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Considerando o gerenciamento de arquivos, bem como o programa de navegação Microsoft Internet Explorer 10 e o programa de correio eletrônico Mozilla Thunderbird, julgue os itens que se seguem.
Versões recentes do Mozilla Thunderbird permitem ao usuário configurar e personalizar esse programa, mantendo, por exemplo, características das versões anteriores. Para tanto, deve-se adotar o seguinte procedimento: clicar o menu Ajuda e, em seguida, clicar a opção Assistente de Migração.
Questão 60

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Acerca de worms, julgue o item abaixo.
A ação de worms pode afetar o desempenho de uma rede de computadores.
Questão 61

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Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
O acesso ao ensino médio é uma das garantias constitucionais do Estado à sociedade.
Questão 62

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Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
O Estado deve garantir o acesso gratuito e de qualidade à educação superior, conforme disposto na CF.
Questão 63

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Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
O atendimento educacional especializado a portadores de deficiência, será realizado, preferencialmente, na rede regular de ensino.
Questão 64

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Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
A educação de jovens e adultos (EJA) é dever do Estado apenas no nível do ensino fundamental.
Questão 65

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Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
O atendimento gratuito na educação infantil deve ser garantido a todas as crianças de zero a cinco anos de idade.
Questão 66

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.
O Conselho Nacional de Educação (CNE) exerce função recursal em matéria de autorização para credenciamento e recredenciamento.
Questão 67

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No que se refere ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), julgue os itens que se seguem.
O processo de avaliação será realizado em todas as universidades, centros universitários, faculdades, indistintamente de pertencerem à União, aos estados, ao DF, aos municípios ou à iniciativa privada.
Questão 68

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De acordo com a Emenda Constitucional nº 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.
Com a ampliação da cobertura do FUNDEB para o ensino médio, os estados, o DF e os municípios não podem alegar falta de recursos para deixar de atender a educação de jovens e adultos (EJA).
Questão 69

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De acordo com a Emenda Constitucional nº 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.
O FUNDEB, que veio em substituição ao FUNDEF (EC nº 14/1996), manteve a educação infantil sem a cobertura do seu financiamento.
Questão 70

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A respeito do sistema e-MEC, julgue os itens.
O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.
Questão 71

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A respeito do sistema e-MEC, julgue os itens.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) constitui elemento fundamental para o pedido de credenciamento ou de recredenciamento.
Questão 72

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A respeito do sistema e-MEC, julgue os itens.
Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.
Questão 73

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A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.
Questão 74

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A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.
Questão 75

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A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.
Questão 76

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Julgue os itens a seguir, relacionados às formas de evidenciação do ativo e do passivo de pequenas e médias empresas.
Quando uma entidade penhora ativos financeiros em garantia de obrigações assumidas, ela deve divulgar esse fato em notas explicativas, informando o valor contábil dos ativos, os termos e as condições da garantia.
Questão 77

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Julgue os itens a seguir, relacionados às formas de evidenciação do ativo e do passivo de pequenas e médias empresas.
Considere que uma entidade do setor automobilístico mantenha passivos financeiros que não são avaliados pelo valor justo. Nesse caso, a empresa não está obrigada a incluir em notas explicativas informações relacionadas às despesas de juros desses passivos.
Questão 78

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Em relação ao patrimônio líquido, julgue o item seguinte.
De acordo com a estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro, a definição de patrimônio líquido corresponde à equação fundamental do patrimônio, ou seja, representa o valor das contas patrimoniais devedoras, deduzidos os valores das contas patrimoniais credoras.
Questão 79

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Considerando a tabela acima, que apresenta grupos distintos de obrigações (passivos) identificados por uma entidade para o levantamento do balanço no final do exercício, julgue o item a seguir.

A referida entidade deve reconhecer no balanço patrimonial um passivo exigível total de R$ 640.000,00, além de divulgar R$ 60.000,00 como passivos contingentes.
Questão 80

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens, relacionados com os componentes patrimoniais de uma entidade.
Entre os lançamentos de ajuste para apuração de resultado de determinado período, incluem-se as partidas dobradas com créditos de valores iguais aos saldos registrados nas contas de despesas antecipadas, despesas incorridas e despesas a apropriar.
Questão 81

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens, relacionados com os componentes patrimoniais de uma entidade.
Considere que determinada sociedade empresária tenha adquirido direitos contratuais, classificados como ativo intangível, por R$ 96.000,00. Considere ainda que o prazo dos direitos contratuais, que se estende por 8 anos, seja suficiente para a sociedade empresária, já que a expectativa de utilização é de 6 anos. Nesse caso, desconsiderando-se qualquer outra informação, a amortização acumulada referente a esse intangível, no final do segundo ano de uso, apresenta um saldo credor de R$ 32.000,00.
Questão 82

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens, relacionados com os componentes patrimoniais de uma entidade.
Considere que uma companhia tenha reconhecido, em seu relatório contábil-financeiro, tanto ativos intangíveis gerados internamente como ativos intangíveis adquiridos de terceiros. Nesse caso, as notas explicativas devem fornecer informações quanto à vida útil, ao método de amortização e outras, sem a obrigatoriedade de distinguir os ativos intangíveis, gerados internamente, dos demais.
Questão 83

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os próximos itens, relacionados com os componentes patrimoniais de uma entidade.
Considere que o imobilizado de determinada companhia, no final do exercício social, estava avaliado pelo valor contábil líquido de R$ 3.075.000,00, embora existissem indícios de que o valor do imobilizado teria diminuído significativamente. Considere ainda que, na mesma data do balanço, os testes de recuperabilidade mostravam que o valor em uso desse ativo era de R$ 3.000.000,00 e o valor justo líquido de despesas de venda era de R$ 2.890.000,00. Nessa situação, a companhia deve reconhecer uma perda ao valor recuperável, aumentando as despesas do período, no valor de R$ 75.000,00.
Questão 84

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue o próximo item, relacionado à retificação de erros.
Considere que, em 2014, antes que os relatórios contábeis-financeiros de 2013 fossem autorizados para publicação, a Cia. Alfa tenha percebido que as demonstrações contábeis divulgadas relativas ao exercício de 2012 não incluíram a depreciação daquele período de um grupo de contas do imobilizado, valor considerado material pela companhia. Nesse caso, a companhia deve corrigir retrospectivamente o erro cometido nos relatórios de 2012.
Questão 85

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Acerca dos fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais, julgue os itens que se seguem.
Se uma sociedade anônima tem o capital subscrito representado pelas contas capital autorizado e capital a subscrever, então, quando ocorrer uma subscrição de ações, essa sociedade anônima deverá fazer um lançamento contábil a crédito da conta capital a subscrever, classificada no patrimônio líquido.
Questão 86

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Acerca dos fatos contábeis e respectivas variações patrimoniais, julgue os itens que se seguem.
Considere as seguintes informações relativas a uma indústria.
< O processo de fabricação da indústria gera apenas um produto principal e um subproduto.
< O faturamento do subproduto equivale a 12% do faturamento do produto.
< No ano de 2013, a indústria registrou gasto total com o produto/subproduto no valor de R$ 952.000,00 e despesas gerais no valor de R$ 430.000,00.
< A indústria considera os valores materiais.
< Nenhuma venda foi realizada em 2013.
A partir dessas informações, é correto afirmar que, no final de 2013, o produto e o subproduto estão mensurados em R$ 850.000,00 e R$ 102.000,00, respectivamente.
Questão 87

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A Cia. Alfa, em 2013, realizou os fatos apresentados a seguir.

< lucro líquido: R$ 10.000.000,00
< constituição de reserva legal: R$ 500.000,00
< dividendos propostos, a serem pagos no exercício seguinte: R$ 5.900.000,00
< reversão de reserva de contingências de exercícios anteriores: R$ 2.000.000,00

Tendo como referência os fatos acima, e considerando que o estatuto da Cia. Alfa é omisso quanto à distribuição dos dividendos, julgue o item abaixo.

A Cia. Alfa deverá distribuir na forma de dividendos, caso não haja destinação para outras reservas de lucros, montante inferior ao valor dos dividendos já propostos.
Questão 88

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Em relação à alienação e baixa de itens do ativo imobilizado, julgue os próximos itens.
Considere que determinado ativo imobilizado tenha custo de R$ 50.000,00, vida útil econômica estimada de 5 anos e, ao final do terceiro ano, seja alienado pelo valor de R$ 25.000,00. Neste caso, a entidade reconhece no resultado do período uma perda de capital no valor de R$ 5.000,00.
Questão 89

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Em relação à alienação e baixa de itens do ativo imobilizado, julgue os próximos itens.
Considere que uma empresa tenha adquirido um veículo por R$ 100.000,00 e o tenha vendido por R$ 22.000,00 depois de quatro anos de uso. Nesse caso, se o valor do veículo foi depreciado linearmente a uma taxa de 20% ao ano, então o ganho de capital da empresa com a operação foi de R$ 2.000,00.
Questão 90

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A participação no capital de outras sociedades é avaliada segundo a relação entre investidora e investida.Acerca dessas participações, julgue os seguintes itens.
O controle da investidora sobre a investida é caracterizado pelo poder de conduzir as atividades e pela preponderância nas decisões financeiras e operacionais. Esse poder é usado pela investidora em benefício próprio.
Questão 91

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A participação no capital de outras sociedades é avaliada segundo a relação entre investidora e investida.Acerca dessas participações, julgue os seguintes itens.
Considere que, em janeiro de 2013, a empresa Jurema S.A. tenha adquirido 90% das ações do capital de Marco S.A., por R$ 9.000,00. Nesse caso, se Marco S.A. é uma controlada que, no exercício de 2013, auferiu o lucro de R$ 5.600,00, então o valor da equivalência patrimonial a ser reconhecido no período pela empresa Jurema S.A. é de R$ 5.000,00.
Questão 92

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A participação no capital de outras sociedades é avaliada segundo a relação entre investidora e investida.Acerca dessas participações, julgue os seguintes itens.
O valor dos dividendos declarados pela controlada é contabilizado a crédito na conta de investimento na empresa controladora.
Questão 93

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
A participação no capital de outras sociedades é avaliada segundo a relação entre investidora e investida.Acerca dessas participações, julgue os seguintes itens.
A influência significativa da investidora na investida é observada mesmo quando a investidora não exerce nenhum poder nas decisões financeiras ou operacionais da investida.
Questão 94

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Os gastos com os bens do ativo imobilizado são classificados como de capital ou despesas do período. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Considere que uma empresa realize manutenção em sua frota de veículos a cada 10.000 quilômetros rodados e que essa manutenção não implique aumento da vida útil da frota. Nesse caso, os respectivos gastos são reconhecidos como despesas incorridas no período.
Questão 95

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Os gastos com os bens do ativo imobilizado são classificados como de capital ou despesas do período. Acerca desse assunto, julgue os itens subsequentes.
Se uma empresa adquiriu uma máquina por R$ 150.000,00 e gastou R$ 10.000,00 com a sua instalação, então o valor de R$ 150.000,00 deve ser registrado na conta de máquinas no ativo imobilizado e o valor de R$ 10.000,00 será contabilizado na conta de despesa do período.
Questão 96

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
As debêntures e as partes beneficiárias são títulos alienados por empresas. A respeito desses títulos, julgue os próximos itens.
As debêntures são títulos negociáveis registrados no passivo circulante, ou no não circulante da empresa emitente, e podem conceder ao seu detentor o direito à participação nos lucros.
Questão 97

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
As debêntures e as partes beneficiárias são títulos alienados por empresas. A respeito desses títulos, julgue os próximos itens.
A contabilização da alienação de partes beneficiárias é a crédito em conta específica no grupo de reservas de lucros no patrimônio líquido, pois cabem ao detentor do título os direitos privativos de acionista.
Questão 98

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens a seguir, em relação a mais-valia e goodwill, que ocorrem em situações de aquisição de ações de uma empresa e possibilitam ao investidor uma influência significativa ou o controle.
Goodwill é a diferença positiva entre o valor justo dos ativos líquidos da investida e o valor patrimonial desses mesmos ativos líquidos.
Questão 99

MEC 2014 - CESPE - Analista Contábil
Julgue os itens a seguir, em relação a mais-valia e goodwill, que ocorrem em situações de aquisição de ações de uma empresa e possibilitam ao investidor uma influência significativa ou o controle.
Considere que a empresa Alfa S.A. tenha comprado 30% do patrimônio líquido da empresa Beta S.A, pelo valor de R$ 4.000,00. Considere ainda que o valor contábil do patrimônio líquido da investida seja R$ 10.000,00, e, na determinação dos valores justos de ativos e passivos de Beta S.A., observou-se que o imobilizado vale R$ 1.000,00 a mais que o seu valor contabilizado. Nesse caso, diante da nova informação, a mais valia a ser reconhecida pela investidora Alfa S.A. é de R$ 200,00.
Questão 100

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Com relação à escrituração de operações contábeis diversas, julgue os itens subsequentes.
Considere que o prêmio total de um seguro contra incêndio, contratado em 1.º de julho de determinado ano e com vigência de 12 meses, seja de R$ 3.000,00, com pagamento de 50% à vista e o restante em 12 parcelas mensais. Nesse caso, o valor ativado inicialmente será de R$ 3.000,00 e o impacto sobre o resultado final do exercício do ano em questão corresponderá a uma despesa de R$ 1.500,00.
Questão 101

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Com relação à escrituração de operações contábeis diversas, julgue os itens subsequentes.
Considere que, no dia 20/2/X, um empregado tenha recebido R$ 500,00 como adiantamento de salário e, em 5/3/X, receberá R$ 1.280,00 como salário líquido do mês de fevereiro, com retenção de R$ 220,00 de INSS e sem retenção de IRPF. Nessa situação, não havendo outras movimentações na folha de pagamento desse funcionário relativa ao mês de fevereiro, a empresa deve reconhecer, no dia 28/2/X, uma despesa de salário de R$ 2.000,00 e um passivo de R$ 2.220,00.
Questão 102

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Com relação à escrituração de operações contábeis diversas, julgue os itens subsequentes.
O valor do depósito judicial relativo a passivo trabalhista que a empresa for obrigada a realizar por determinação judicial será contabilizado no passivo circulante caso a ação tenha previsão de solução até o final do próximo exercício, ou no passivo não circulante, em caso contrário.
Questão 103

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Com relação à escrituração de operações contábeis diversas, julgue os itens subsequentes.
Considere que uma empresa brasileira tenha adquirido o direito de produzir determinado equipamento cuja patente pertença a uma empresa japonesa, à qual serão pagos anualmente royalties de 100.000 dólares norte-americanos, durante dez anos. Considere ainda que a moeda nacional, nesse período, tenha sofrido desvalorização frente ao dólar norte-americano. Nesse caso, a variação monetária eventualmente verificada a cada ano será contabilizada como despesa do período e o valor principal, convertido à moeda nacional, será registrado, anualmente, em ativo intangível.
Questão 104

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
A demonstração das mutações do patrimônio líquido permite identificar o fluxo de valores entre as contas componentes do patrimônio líquido, inclusive os resultados abrangentes, segregados em acionistas controladores e não controladores.
Questão 105

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
Em uma empresa industrial, tanto a folha de pagamento do pessoal ligado à produção como a depreciação do maquinário produtivo são valores que podem integrar a conta estoque de produtos no balanço patrimonial.
Questão 106

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
Lucro bruto é a diferença entre a receita de vendas líquida e o custo dos produtos e mercadorias vendidos e(ou) dos serviços prestados. Lucro líquido operacional é o valor do lucro antes de computados os resultados não operacionais e as despesas financeiras.
Questão 107

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
Na primeira linha da demonstração do resultado abrangente, quando apresentada em demonstrativo próprio, figura o valor do lucro líquido do exercício, apurado na demonstração do resultado do exercício.
Questão 108

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
Em uma indústria, as receitas financeiras obtidas pela entidade compõem o valor adicionado bruto na demonstração do valor adicionado.
Questão 109

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Julgue os itens relativos às demonstrações contábeis previstas na legislação em vigor.
A demonstração dos fluxos de caixa, obrigatória para diversos tipos de entidade, incorpora, nos fluxos de investimento e financiamento, as origens e aplicações de recursos que não afetam o capital circulante líquido.
Questão 110

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No que se refere à análise das demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.
Um índice de imobilização do patrimônio líquido superior à unidade indica falta de liquidez da empresa a longo prazo.
Questão 111

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No que se refere à análise das demonstrações contábeis, julgue os itens seguintes.
A demonstração do valor adicionado, por estar ligada ao balanço social e não ao conjunto de demonstrações contábeis, não é útil para a avaliação da empresa pelo método da análise horizontal.
Questão 112

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Em favor do tempo e do custo, o auditor pode utilizar métodos de amostragem estatística, bem como pode utilizar os métodos de não estatística para atingir o escopo de seus trabalhos. Contudo, no primeiro caso, às vezes, a variável explicativa não está disponível por falta de estatísticas. Nesses casos, o auditor poderá utilizar uma variável proxy, que substituirá aproximadamente aquela que ele está procurando. No entanto, é imprescindível que, a partir da seleção da amostra de auditoria, o profissional se esmere para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada para sustentar a avaliação dos resultados da amostra.
NBC T 11.11 – Amostragem (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito da amostragem e de suas técnicas.

Em uma auditoria, a utilização da amostragem estatística tem a vantagem de diminuir o risco inerente, além de reduzir o tempo e o custo do trabalho; no entanto, apresenta a desvantagem de não possibilitar o reconhecimento de documentos falsos, caso a empresa auditada utilize de má-fé.
Questão 113

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Em favor do tempo e do custo, o auditor pode utilizar métodos de amostragem estatística, bem como pode utilizar os métodos de não estatística para atingir o escopo de seus trabalhos. Contudo, no primeiro caso, às vezes, a variável explicativa não está disponível por falta de estatísticas. Nesses casos, o auditor poderá utilizar uma variável proxy, que substituirá aproximadamente aquela que ele está procurando. No entanto, é imprescindível que, a partir da seleção da amostra de auditoria, o profissional se esmere para obter evidência de auditoria suficiente e apropriada para sustentar a avaliação dos resultados da amostra.
NBC T 11.11 – Amostragem (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens a seguir, a respeito da amostragem e de suas técnicas.

As opiniões de peritos pré-selecionados em relação ao assunto objeto da pesquisa podem ser utilizadas como variável proxy, contudo, tais julgamentos não podem ser generalizados para a população como um todo.
Questão 114

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Considerando os normativos que orientam os trabalhos de auditoria, julgue os itens seguintes.
Conforme legislação vigente, o auditor independente não pode utilizar a dupla data quando reemitir relatório de auditoria referente às demonstrações contábeis reapresentadas de exercícios anteriores.
Questão 115

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Considerando os normativos que orientam os trabalhos de auditoria, julgue os itens seguintes.
Os testes substantivos permitem ao auditor definir o erro monetário máximo que não produzirá distorções relevantes e não diminuirá a confiabilidade das demonstrações contábeis. Os testes de observância, por sua vez, permitem ao auditor definir o desvio máximo, ou ainda, o risco máximo que não impedirá a conclusão acerca da regularidade dos controles estruturados.
Questão 116

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Com relação aos testes de auditoria e às estimativas contábeis, julgue os próximos itens.
Em alguns casos, mesmo um modelo de previsão não sofisticado pode ser eficaz como procedimento analítico.
Questão 117

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Com relação aos testes de auditoria e às estimativas contábeis, julgue os próximos itens.
O desfecho de uma transação envolvendo um item financeiro registrado por estimativa contábil é necessariamente afetado por eventos ou condições posteriores à data em que foi estimada a mensuração de seu valor original.
Questão 118

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Considerando a responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria e a utilização pelo auditor independente dos trabalhos de auditoria interna, julgue os itens subsecutivos.
Caso auditores internos prestem assistência direta na auditoria, o auditor independente deverá incluir, na documentação de auditoria, os procedimentos detalhados de auditoria que foram utilizados pelo auditor interno para avaliar a adequação dos trabalhos realizados.
Questão 119

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Considerando a responsabilidade do auditor na elaboração da documentação de auditoria e a utilização pelo auditor independente dos trabalhos de auditoria interna, julgue os itens subsecutivos.
Após a montagem do arquivo final de auditoria, o auditor poderá acrescentar nova documentação de auditoria, se houver autorização da entidade auditada.
Questão 120

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Em relação à extensão e aos resultados dos exames realizados pelo auditor, julgue os itens subsequentes.
O resultado insatisfatório de entrevistas realizadas com uma amostra de funcionários da empresa examinada não é suficiente para o auditor destacar, em seu relatório, a inexistência de risco de subavaliação da confiabilidade.
Questão 121

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Em relação à extensão e aos resultados dos exames realizados pelo auditor, julgue os itens subsequentes.
A divulgação em nota explicativa de uma prática contábil indevida ou de erros na sua aplicação que gerem efeitos relevantes nas demonstrações contábeis não elimina a necessidade de o auditor independente ressalvar o parecer.
Questão 122

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Julgue os itens a seguir, relativos às normas de conduta do auditor e à auditoria no setor público federal do Brasil.
Conforme o Código de Ética Profissional dos Contabilistas, é vedado ao auditor comunicar fraude e(ou) erros a terceiros, como forma de preservar a confiabilidade entre auditor e auditado.
Questão 123

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Julgue os itens a seguir, relativos às normas de conduta do auditor e à auditoria no setor público federal do Brasil.
De acordo com o Tribunal de Contas da União, os recursos do processo de auditoria incluem as habilidades e as atitudes dos auditores e dos demais profissionais que concorrem para a produção do resultado da auditoria.
Questão 124

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A respeito da gestão de projetos, julgue os itens a seguir.
Para uma instituição pública, é válida a premissa de que o cliente, interno ou externo à instituição, é o destinatário do produto ou serviço de um projeto.
Questão 125

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A respeito da gestão de projetos, julgue os itens a seguir.
Há a necessidade de elaboração de um projeto para cada manutenção periódica de software que a empresa venha a fazer.
Questão 126

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Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos.
A tecnologia da informação viabiliza a gestão por processo, uma vez que possibilita a manutenção do agrupamento das competências funcionais e a integração dos fluxos de informação entre os processos que permeiam as áreas funcionais.
Questão 127

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Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos.
O balanced scorecard é uma ferramenta de gestão que possui como limitação não permitir a associação de indicadores de processos aos indicadores financeiros, de clientes, de mercado e inovação e de crescimento.
Questão 128

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Julgue os itens subsequentes relativos à elaboração de planos de melhoria de processos.
O benchmarking é uma alternativa contraindicada para melhoria de processos, visto que proporciona cortes drásticos e paliativos que não atingem a raiz dos problemas organizacionais.
Questão 129

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Julgue os itens subsequentes relativos à elaboração de planos de melhoria de processos.
O downsizing é a abordagem mais indicada quando se pretende diminuir a resistência a melhorias realizadas na organização.
Questão 130

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Julgue os itens subsequentes relativos à elaboração de planos de melhoria de processos.
O empowerment é uma ferramenta que aumenta a assertividade e a efetividade dos processos da instituição e que, uma vez implantada, dispensa ajustes de curto prazo, sendo, por isso, bastante contemplada nos planos de melhoria de processos.


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