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FUB 2016

Técnico de Tecnologia da Informação

Questão 1

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
O adjetivo “aterrador” (R.23) modifica a palavra “espetáculo” (R.22), conferindo-lhe sentido negativo.
Questão 2

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
Dados os sentidos do texto, é correto afirmar que o vocábulo “moral” (R.23) foi empregado no sentido de ensinamento.
Questão 3

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
Para o autor, a condição humana é algo bem definido, e ele retrata no texto suas certezas a respeito dessa condição.
Questão 4

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
A justificativa do autor para sua descrença em relação à liberdade inclui a existência de razões tanto íntimas quanto exteriores que lhe tolhem a liberdade.
Questão 5

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
Infere-se dos dois primeiros períodos do segundo parágrafo que o autor sente-se influenciado pelo “trabalho dos vivos e dos mortos” (R. 9 e 10).
Questão 6

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
Com relação ao texto CB1A1AAA, julgue os itens a seguir.
O vocábulo “máxima” (R.20) foi empregado no texto com o sentido de maior valor alcançado por certa quantidade variável.
Questão 7

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
O uso de travessões no segundo parágrafo indica mudança de interlocutores no texto.
Questão 8

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
A expressão “e sim” (R.18) introduz no texto uma ideia de oposição.
Questão 9

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
Sem prejuízo para a correção gramatical do texto, a expressão “Ainda jovem” (R.20) poderia ser substituída por: Quando eu ainda era jovem.
Questão 10

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Minha condição humana me fascina. Conheço o limite
 
de minha existência e ignoro por que estou nesta terra, mas às
 
vezes o pressinto. Pela experiência cotidiana, concreta e
 
intuitiva, eu me descubro vivo para alguns homens, porque o
5
sorriso e a felicidade deles me condicionam inteiramente, mais
 
ainda para outros que, por acaso, descobri terem emoções
 
semelhantes às minhas.7
 
E cada dia, milhares de vezes, sinto minha vida —
 
corpo e alma — integralmente tributária do trabalho dos vivos
10
e dos mortos. Gostaria de dar tanto quanto recebo e não paro
 
de receber. Mas depois experimento o sentimento satisfeito de
 
minha solidão e quase demonstro má consciência ao exigir
 
ainda alguma coisa de outrem. Vejo os homens se
 
diferenciarem pelas classes sociais e sei que nada as justifica.
15
Sonho ser acessível e desejável para todos uma vida simples e
 
natural, de corpo e de espírito.
 
Recuso-me a crer na liberdade e nesse conceito
 
filosófico. Eu não sou livre, e sim às vezes constrangido por
 
pressões estranhas a mim, outras vezes por convicções íntimas.
20
Ainda jovem, fiquei impressionado pela máxima de
 
Schopenhauer: “O homem pode, é certo, fazer o que quer, mas
 
não pode querer o que quer”; e hoje, diante do espetáculo
 
aterrador das injustiças humanas, essa moral me tranquiliza e
 
me educa.
Albert Einstein. Como vejo o mundo. Rio de Janeiro: Nova F ronte i ra , 2015 (com adaptações ) .
No que se refere a aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue os itens que se seguem.
A substituição da forma verbal “terem” (R.6) por que têm preservaria os sentidos e a correção gramatical do texto.
Questão 11

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
A palavra “que” (R.12) introduz no texto uma ideia de consequência.
Questão 12

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
É facultativo o emprego das vírgulas que isolam, no texto, o trecho “quando estava decidindo se dedicaria a vida à matemática ou à física” (R. 21 e 22).
Questão 13

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1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
Em suas três ocorrências, a forma verbal “haviam” (R. 2, 5 e 24) poderia ser substituída por tinham, sem prejuízo para a correção gramatical e os sentidos do texto.
Questão 14

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
As formas verbais “clangorava” (R.17) e “silvava” (R.18) poderiam ser substituídas pelas formas clangorou e silvou, sem prejuízo para os sentidos do texto, uma vez que a noção de passado seria preservada.
Questão 15

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
O último parágrafo do texto é predominantemente argumentativo.
Questão 16

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
A correção gramatical e as ideias do texto seriam preservadas, caso se inserisse, entre vírgulas, o trecho entre elas, Max Planck logo após a expressão “pessoas cultas” (R.19).
Questão 17

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
O emprego do sinal de dois-pontos logo após “físico” (R.3) introduz a síntese de uma informação dada anteriormente no texto.
Questão 18

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
1
Ao final do século XIX, os cientistas podiam refletir
 
com satisfação que haviam desvendado a maioria dos mistérios
 
do mundo físico: eletricidade, magnetismo, gases, óptica,
 
acústica, cinética e mecânica estatística, para citar alguns
5
campos, foram submetidos à ordem. Eles haviam descoberto os
 
raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade, e
 
inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o
 
pequeno erg.
 
Se uma coisa podia ser oscilada, acelerada,
10
perturbada, destilada, combinada, pesada ou gaseificada, eles
 
o fizeram, e no processo produziram um corpo de leis
 
universais tão importantes e majestosas que ainda tendemos a
 
escrevê-las com maiúsculas: Teoria do Campo Eletromagnético
 
da Luz, a Lei das Proporções Recíprocas de Richter, a Lei dos
15
Gases de Charles, a Lei dos Volumes de Combinação, a Lei de
 
Zeroth, o Conceito de Valência, a Lei das Ações das Massas e
 
um sem-número de outras. O mundo inteiro clangorava e
 
silvava com o maquinário e os instrumentos produzidos por sua
 
engenhosidade. Muitas pessoas cultas acreditavam que não
20
restava muito para a ciência fazer.
 
Em 1875, quando estava decidindo se dedicaria a vida
 
à matemática ou à física, um jovem alemão chamado Max
 
Planck foi fortemente aconselhado a não escolher a física,
 
porque os grandes avanços já haviam sido realizados.
25
Garantiram-lhe que o século vindouro seria de consolidação e
 
refinamento, não de revolução. Planck não deu ouvidos.
Bill Bryson. Uma breve história de quase tudo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015 (com adaptações).
Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os itens subsequentes.
As vírgulas empregadas nos trechos “haviam descoberto os raios X, o raio catódico, o elétron e a radioatividade” (R. 5 e 6) e “inventado o ohm, o watt, o kelvin, o joule, o ampere e o pequeno erg” (R. 7 e 8) separam termos que exercem funções sintáticas distintas.
Questão 19

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Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

As decisões tomadas pelo conselho na reunião em questão deverão ser formalizadas por meio do ato.
Questão 20

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Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

A convocação para tal reunião deveria ser feita por email, que é o documento adequado a comunicações internas da Universidade de Brasília.
Questão 21

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Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

Em eventual documento encaminhado ao reitor da Universidade de Brasília em resposta ao documento apresentado, o fecho adequado seria Respeitosamente.
Questão 22

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Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

O documento adequado para registrar as discussões e deliberações da reunião mencionada no documento hipotético é a ata.
Questão 23

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» Esta questão foi anulada pela banca.

Tendo o documento hipotético apresentado como referência inicial, julgue os itens a seguir, com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília.

O documento de registro da reunião mencionada no documento apresentado deverá ser feito em linguagem corrida, sem parágrafos e espaços vazios entre linhas. Tal documento deverá conter, além dos relatos da reunião, informações como número sequencial, data, membros presentes e ausentes.
Questão 24

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Julgue os itens a seguir, tendo como referência as disposições do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade de Brasília (UnB).
O Conselho de Administração é o órgão máximo da UnB.
Questão 25

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Julgue os itens a seguir, tendo como referência as disposições do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade de Brasília (UnB).
À UnB cabe garantir o desenvolvimento da pesquisa e da produção acadêmica e registrar, em seu orçamento, recursos para esse fim.
Questão 26

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Julgue os itens a seguir, tendo como referência as disposições do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade de Brasília (UnB).
A UnB rege-se pelo seu Estatuto e, subsidiariamente, pelo Regimento Geral e por normas complementares.
Questão 27

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Com base nas disposições da Lei nº 8.112/1990, julgue os itens seguintes, a respeito de provimento de vagas no serviço público e direitos e vantagens do servidor público.
A posse no serviço público ocorrerá no prazo máximo de quinze dias, contados da publicação do ato de provimento.
Questão 28

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com base nas disposições da Lei nº 8.112/1990, julgue os itens seguintes, a respeito de provimento de vagas no serviço público e direitos e vantagens do servidor público.
Ajuda de custo, diárias, transporte e auxílio-moradia constituem indenizações ao servidor.
Questão 29

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Com base nas disposições da Lei nº 8.112/1990, julgue os itens seguintes, a respeito de provimento de vagas no serviço público e direitos e vantagens do servidor público.
Nos concursos para provimento de vagas no serviço público, no mínimo, 25% das vagas oferecidas são reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
Questão 30

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A respeito de atos de improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem de acordo com o disposto na Lei de Improbidade Administrativa.
Constitui ato de improbidade administrativa perceber vantagem econômica para intermediar a liberação de verba pública de qualquer natureza.
Questão 31

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A respeito de atos de improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem de acordo com o disposto na Lei de Improbidade Administrativa.
O herdeiro do agente que causar lesão ao patrimônio público não estará sujeito às cominações da referida lei, isto é, a responsabilização encerra-se com o falecimento do acusado.
Questão 32

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A respeito de atos de improbidade administrativa, julgue os itens que se seguem de acordo com o disposto na Lei de Improbidade Administrativa.
A referida lei é aplicável, no que couber, ao particular que concorrer para a prática de ato ímprobo ou que dele se beneficie.
Questão 33

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
A respeito do processo administrativo, julgue os itens subsequentes.
Nos processos administrativos, a divulgação oficial dos atos é obrigatória, ressalvadas as hipóteses constitucionais de sigilo.
Questão 34

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
A respeito do processo administrativo, julgue os itens subsequentes.
A desistência do interessado extingue o processo administrativo, mesmo que haja interesse público no seu prosseguimento.
Questão 35

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A respeito do processo administrativo, julgue os itens subsequentes.
O reconhecimento de firmas por notário oficial é obrigatório na realização dos atos do processo administrativo.
Questão 36

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
À luz do disposto na Lei nº 8.666/1993 — Lei de Licitações e Contratos —, julgue os próximos itens.
Concurso é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, preliminarmente, comprovem possuir a qualificação exigida no edital para a execução do seu objeto.
Questão 37

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
À luz do disposto na Lei nº 8.666/1993 — Lei de Licitações e Contratos —, julgue os próximos itens.
É vedada a criação de outras modalidades de licitação além daquelas elencadas na referida lei.
Questão 38

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
À luz do disposto na Lei nº 8.666/1993 — Lei de Licitações e Contratos —, julgue os próximos itens.
São cinco as modalidades de licitação: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.
Questão 39

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Com relação à ética no setor público, julgue os itens subsecutivos.
É dever fundamental do servidor comunicar a seus superiores ato ou fato contrário ao interesse público.
Questão 40

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Com relação à ética no setor público, julgue os itens subsecutivos.
Não são considerados servidores públicos, para fins de apuração de comportamento ético pela Comissão de Ética, aqueles que prestem serviços de natureza excepcional à administração, com ou sem remuneração.
Questão 41

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Com relação à ética no setor público, julgue os itens subsecutivos.
O servidor não poderá omitir a verdade, ainda que possa contrariar interesses de pessoa interessada ou da administração pública.
Questão 42

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À luz das disposições constitucionais relativas aos direitos sociais, julgue os itens a seguir.
Cabe ao sindicato da categoria definir, no caso de greve, os serviços ou atividades essenciais que serão disponibilizados à coletividade, assim como dispor sobre o atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Questão 43

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À luz das disposições constitucionais relativas aos direitos sociais, julgue os itens a seguir.
É livre a associação sindical, desde que o poder público autorize, previamente, a fundação do sindicato.
Questão 44

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À luz das disposições constitucionais relativas aos direitos sociais, julgue os itens a seguir.
É assegurada a participação dos trabalhadores e empregadores nos colegiados dos órgãos públicos em que seus interesses profissionais ou previdenciários sejam objeto de discussão e deliberação.
Questão 45

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À luz das disposições constitucionais relativas aos direitos sociais, julgue os itens a seguir.
Aos trabalhadores compete decidir sobre os interesses que devam defender por meio do exercício do direito de greve.
Questão 46

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A respeito dos direitos e garantias fundamentais estabelecidos na Constituição Federal de 1988, julgue o item a seguir.
Os direitos e garantias fundamentais têm como destinatários os brasileiros natos e naturalizados, não se aplicando aos estrangeiros.
Questão 47

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Um dia após a derrota, em referendo, do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente colombiano Juan Manuel Santos abriu diálogo com a oposição para buscar novo pacto. As FARC reafirmaram a intenção de selar a paz e mantiveram o cessar-fogo.
O Globo, 4/10/2016, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às FARC e à tentativa do acordo de paz dessa guerrilha com o governo colombiano.

Originalmente, as FARC eram um exército revolucionário comprometido com a implantação do socialismo na Colômbia; com o tempo, elas se envolveram crescentemente com o narcotráfico.
Questão 48

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Um dia após a derrota, em referendo, do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente colombiano Juan Manuel Santos abriu diálogo com a oposição para buscar novo pacto. As FARC reafirmaram a intenção de selar a paz e mantiveram o cessar-fogo.
O Globo, 4/10/2016, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às FARC e à tentativa do acordo de paz dessa guerrilha com o governo colombiano.

Por maioria absoluta de votos, a população colombiana se opôs ao acordo de paz entre o governo e as FARC.
Questão 49

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Um dia após a derrota, em referendo, do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente colombiano Juan Manuel Santos abriu diálogo com a oposição para buscar novo pacto. As FARC reafirmaram a intenção de selar a paz e mantiveram o cessar-fogo.
O Globo, 4/10/2016, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às FARC e à tentativa do acordo de paz dessa guerrilha com o governo colombiano.

A guerra civil entre as FARC e o governo da Colômbia, país sul-americano que tem fronteira com o Brasil, se prolonga por cerca de cinco décadas.
Questão 50

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Um dia após a derrota, em referendo, do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), o presidente colombiano Juan Manuel Santos abriu diálogo com a oposição para buscar novo pacto. As FARC reafirmaram a intenção de selar a paz e mantiveram o cessar-fogo.
O Globo, 4/10/2016, capa (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue os próximos itens, relativos às FARC e à tentativa do acordo de paz dessa guerrilha com o governo colombiano.

O fragmento de texto em apreço sugere dificuldade intransponível para que novo acordo seja celebrado entre o governo colombiano e as FARC.
Questão 51

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de estruturas do sistema operacional e de gerenciamento de processos e memória, julgue os itens a seguir.
Em se tratando de gerenciamento de memória embasado em mapa de bites, tal mapa tem tamanho inversamente proporcional ao tamanho da unidade de alocação.
Questão 52

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de estruturas do sistema operacional e de gerenciamento de processos e memória, julgue os itens a seguir.
Em um sistema operacional monolítico, todos os componentes necessários ao seu correto funcionamento são carregados no momento em que o computador é iniciado.
Questão 53

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de estruturas do sistema operacional e de gerenciamento de processos e memória, julgue os itens a seguir.
Em escalonamento de processos implementado a partir de algoritmo não preemptivo, um processo que esteja sendo executado com intervalo de tempo determinado é suspenso para que outro processo entre em execução.
Questão 54

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a sistemas de arquivos, memória virtual e sistemas de entrada e saída (E/S), julgue os seguintes itens.
Nas partições de disco em que não haja sistema operacional, o bloco de inicialização dá lugar a blocos de dados.
Questão 55

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a sistemas de arquivos, memória virtual e sistemas de entrada e saída (E/S), julgue os seguintes itens.
Embora um sistema de entrada e saída que use DMA reduza o número de interrupções e use hardware dedicado, em alguns casos pode ser mais vantajoso um sistema de E/S orientado a interrupção.
Questão 56

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a sistemas de arquivos, memória virtual e sistemas de entrada e saída (E/S), julgue os seguintes itens.
Nos sistemas de memória virtual que utilizam paginação, as páginas têm sempre o mesmo tamanho das molduras de página.
Questão 57

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a sistemas de arquivos, memória virtual e sistemas de entrada e saída (E/S), julgue os seguintes itens.
Nos sistemas de arquivos que utilizam i-nodes, os atributos de cada arquivo estão armazenados nas entradas do diretório.
Questão 58

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca dos sistemas operacionais GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.
O Windows 10 permite o acesso à Internet para a solução de problemas, mesmo tendo sido iniciado em modo de segurança.
Questão 59

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca dos sistemas operacionais GNU/Linux e Windows, julgue os itens subsequentes.
Qualquer leitura feita em arquivos no GNU/Linux provoca uma operação de escrita que atualiza a informação atime do referido arquivo.
Questão 60

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, relativos à memória principal e à memória cache.
O tempo de transferência de dados entre a unidade central de processamento e a memória principal é determinado pela quantidade de bites transferidos.
Questão 61

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, relativos à memória principal e à memória cache.
Com o uso de memória cache, a velocidade de transferência entre ela e a unidade central de processamento é insuficiente para garantir o aumento de desempenho do sistema de computação.
Questão 62

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, relativos à memória principal e à memória cache.
Memória cache de nível 2 é aquela que está localizada na placa-mãe do computador e, portanto, externamente ao processador.
Questão 63

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Julgue os próximos itens, relativos à memória principal e à memória cache.
Em um sistema de computação, o barramento de dados é bidirecional e o barramento de endereços é unidirecional.
Questão 64

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
No que diz respeito a arquitetura de processadores, memória secundária, barramentos de entrada e saída e arquiteturas RISC e CISC, julgue os próximos itens.
Os barramentos síncronos são aqueles de melhor desempenho quando usados entre dispositivos que tenham tempos de transferência distintos.
Questão 65

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
No que diz respeito a arquitetura de processadores, memória secundária, barramentos de entrada e saída e arquiteturas RISC e CISC, julgue os próximos itens.
Nos processadores RISC, o processamento de chamadas de função é mais otimizado que nos processadores CISC.
Questão 66

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
No que diz respeito a arquitetura de processadores, memória secundária, barramentos de entrada e saída e arquiteturas RISC e CISC, julgue os próximos itens.
Uma unidade de controle cujo projeto é embasado no controle por microprogramação através de microinstrução horizontal tem a possibilidade de iniciar várias micro-operações simultaneamente.
Questão 67

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No que diz respeito a arquitetura de processadores, memória secundária, barramentos de entrada e saída e arquiteturas RISC e CISC, julgue os próximos itens.
O tempo de acesso a dados armazenados no disco rígido é determinado pela soma do tempo de procura com o tempo de transferência do dado.
Questão 68

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de bases numéricas, aritmética computacional e sistema de computação, julgue os itens subsecutivos.
Considerando-se que o número subscrito indica a base na qual o número está escrito, é correto afirmar que 10101011112 = 68710 .
Questão 69

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de bases numéricas, aritmética computacional e sistema de computação, julgue os itens subsecutivos.
Na representação de complemento a 2, o maior número que pode ser representado em um conjunto de 16 bites é 32.768.
Questão 70

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de bases numéricas, aritmética computacional e sistema de computação, julgue os itens subsecutivos.
O controle de quando e do que deve ser feito pelos diversos componentes de um computador é realizado pela unidade central de processamento, por meio da sua unidade de controle.
Questão 71

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O IP garante entrega dos pacotes, já que é um serviço orientado à conexão.
Questão 72

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
No caso do protocolo de aplicação HTTP, a entrega dos pacotes é confiável porque o HTTP utiliza o TCP para entregá-los.
Questão 73

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca da arquitetura TCP/IP, julgue os itens a seguir.
O ICMP encontra-se na camada de enlace do modelo TCP/IP, sendo o protocolo utilizado para a realização de testes de conectividade em redes.
Questão 74

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de funcionamento de roteadores e processo de roteamento em si, julgue os itens subsequentes.
O roteador em que for utilizado um endereço classe C só poderá ter duas interfaces de rede.
Questão 75

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de funcionamento de roteadores e processo de roteamento em si, julgue os itens subsequentes.
A máscara de rede determina o tamanho e o fluxo dos pacotes na rede.
Questão 76

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Acerca de funcionamento de roteadores e processo de roteamento em si, julgue os itens subsequentes.
Um roteador considera o endereço IP de destino no cabeçalho IP para tomar decisões de roteamento.
Questão 77

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a placas de vídeo modernas, julgue os próximos itens, acerca de GPU (graphics processing unit).
GPU corresponde ao tamanho em unidades da memória RAM para processamento gráfico na placa de vídeo.
Questão 78

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a placas de vídeo modernas, julgue os próximos itens, acerca de GPU (graphics processing unit).
O trabalho de uma GPU consiste em executar uma sequência de etapas relacionadas, entre outras, com a elaboração de elementos geométricos, aplicação de cores e inserção de efeitos.
Questão 79

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação a placas de vídeo modernas, julgue os próximos itens, acerca de GPU (graphics processing unit).
Uma GPU reduz o uso do processador principal do computador relacionado às tarefas de geração e processamento de imagens.
Questão 80

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação às principais diferenças entre portas paralelas e seriais, assim como ao seu uso, julgue os itens que se seguem.
A notação 8/N/1 em portas seriais determina que sejam transmitidos oito bites de dados, com paridade ímpar e um bite de CRC.
Questão 81

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação às principais diferenças entre portas paralelas e seriais, assim como ao seu uso, julgue os itens que se seguem.
Uma porta paralela (DB-25) é formada por dezessete linhas de sinal e oito linhas ligadas ao terra.
Questão 82

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Com relação às principais diferenças entre portas paralelas e seriais, assim como ao seu uso, julgue os itens que se seguem.
Dispositivos RS-232 normalmente são classificados em DTE e DCE, o que permite definir quais fios em portas seriais irão enviar sinais de dados.
Questão 83

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Estruturas de pilhas, filas e árvores binárias são amplamente utilizadas para a construção de algoritmos e programas de computador.

Acerca dessas estruturas, julgue os itens subsecutivos.

Uma estrutura do tipo árvore é considerada binária se e somente se um conjunto infinito de elementos denominados nós existir.
Questão 84

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Estruturas de pilhas, filas e árvores binárias são amplamente utilizadas para a construção de algoritmos e programas de computador.

Acerca dessas estruturas, julgue os itens subsecutivos.

Nas estruturas de pilhas, a inserção de um novo item ou a remoção de um item já existente ocorre tanto na extremidade de baixo quanto no topo da pilha.
Questão 85

FUB 2016 - CESPE - Técnico de Tecnologia da Informação
Estruturas de pilhas, filas e árvores binárias são amplamente utilizadas para a construção de algoritmos e programas de computador.

Acerca dessas estruturas, julgue os itens subsecutivos.

Em uma lista linear, a inserção de um elemento é feita em uma extremidade e a eliminação, na outra. Esse tipo de estrutura também é conhecida como FIFO (first in, first out).
Questão 86

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Julgue os itens seguintes, relativos a DNS (domain name system), que é amplamente utilizado na Internet para resolução de nomes.
Caso precise ser consultado em uma requisição DNS, um root server deverá indicar corretamente o servidor responsável por determinado domínio e seu endereço IP.
Questão 87

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Julgue os itens seguintes, relativos a DNS (domain name system), que é amplamente utilizado na Internet para resolução de nomes.
Sendo um sistema de nome centralizado e hierárquico, o DNS faz uso do protocolo WWW para resolver um nome em um endereço IP.
Questão 88

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Julgue os itens seguintes, relativos a DNS (domain name system), que é amplamente utilizado na Internet para resolução de nomes.
Registro DNS do tipo A (address) indica o endereço IP atribuído a determinado nome.
Questão 89

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Ferramentas de firewall são amplamente utilizadas em redes de computadores, de maneira a permitir ou negar determinado fluxo de pacotes.

Com relação a firewall convencional de rede, julgue os itens subsecutivos.

Ao verificar a porta de origem e de destino de um pacote do tipo UDP, o firewall fragmenta automaticamente pacotes UDP com a porta de origem 01 e de destino como 02, já que são portas utilizadas para controle de fluxo de pacotes de tempo real.
Questão 90

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Ferramentas de firewall são amplamente utilizadas em redes de computadores, de maneira a permitir ou negar determinado fluxo de pacotes.

Com relação a firewall convencional de rede, julgue os itens subsecutivos.

Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede.
Questão 91

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Ferramentas de firewall são amplamente utilizadas em redes de computadores, de maneira a permitir ou negar determinado fluxo de pacotes.

Com relação a firewall convencional de rede, julgue os itens subsecutivos.

Um firewall é incapaz de fazer roteamento.
Questão 92

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Memórias são utilizadas por computadores como recurso auxiliar para armazenamento de dados necessários ao processamento.

Acerca dos tipos de memória volátil, julgue os seguintes itens.

Memórias do tipo SIMM de 30 vias ou 72 vias podem ser utilizadas em PCs padrão 386, 486 e Pentium.
Questão 93

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Memórias são utilizadas por computadores como recurso auxiliar para armazenamento de dados necessários ao processamento.

Acerca dos tipos de memória volátil, julgue os seguintes itens.

DIMM (dual inline memory module) é um dos tipos de encapsulamento para memória DRAM. Por padrão, pentes de memória DIMM só possuem um tipo, denominados DDR.
Questão 94

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<script>
    var a1, a2, a3
    a1 = prompt("?:")
    a2 = prompt("?:")
    a3 = parseInt(a1) + parseInt(a2) // "+" soma
    alert("veja = " + a3) // "+" combina
</script>
Com base nesse trecho de código JavaScript, julgue os itens a seguir.

Ao se executar esse código em uma página HTML, serão exibidas duas caixas de entrada de dados e uma caixa de mensagem para o usuário.
Questão 95

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<script>
    var a1, a2, a3
    a1 = prompt("?:")
    a2 = prompt("?:")
    a3 = parseInt(a1) + parseInt(a2) // "+" soma
    alert("veja = " + a3) // "+" combina
</script>
Com base nesse trecho de código JavaScript, julgue os itens a seguir.

Por ser um código JavaScript, o trecho em questão é executado do lado servidor.
Questão 96

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Acerca dos conceitos de análise e projeto de sistemas em engenharia de software, julgue os itens subsequentes.
O objetivo da tarefa de validação, realizada na etapa de análise de requisitos, consiste em assegurar que o software atenderá às necessidades levantadas pelo cliente.
Questão 97

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Acerca dos conceitos de análise e projeto de sistemas em engenharia de software, julgue os itens subsequentes.
Na atividade de levantamento de requisitos, as características de qualidade que o sistema deve possuir e que estão relacionadas às suas funcionalidades são denominadas requisitos funcionais.
Questão 98

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Acerca dos conceitos de análise e projeto de sistemas em engenharia de software, julgue os itens subsequentes.
Aspectos como arquitetura do sistema, linguagem da programação utilizada e padrão de interface gráfica são especificados na atividade de implementação do processo de desenvolvimento.
Questão 99

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Acerca dos conceitos de análise e projeto de sistemas em engenharia de software, julgue os itens subsequentes.
Os testes de integração servem para verificar se o sistema desenvolvido está em conformidade com os requisitos levantados.
Questão 100

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
O propósito da fase de transição de serviço é oferecer serviços que sejam necessários ao uso operacional do negócio.
Questão 101

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
O processo de gerenciamento de segurança da informação está incluso nos processos de desenho de serviço.
Questão 102

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
O gerente de demanda deve participar da elaboração de acordos de nível de serviço.
Questão 103

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
No ciclo de desenho de serviço, cabe ao gerente do nível de serviço a produção e manutenção de um catálogo de serviços preciso.
Questão 104

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
Após a investigação e detecção da origem de um problema, o processo de gerenciamento de incidentes deve ser focado na proposição de uma solução rápida, que pode ser uma solução de contorno.
Questão 105

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Em relação aos processos e às fases do ciclo de vida da biblioteca de gerenciamento de projetos ITIL, versão 3, julgue os itens a seguir.
Os processos de gerenciamento de capacidade e avaliação de serviço fazem parte do ciclo de transição de serviço.
Questão 106

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A respeito das principais instruções da linguagem SQL, julgue os itens subsecutivos.
A instrução create assertion <nome-asserção> check <predicado> é utilizada para definir restrições de integridade.
Questão 107

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A respeito das principais instruções da linguagem SQL, julgue os itens subsecutivos.
O operador BETWEEN-AND retornará verdadeiro se o valor da coluna na cláusula WHERE for maior ou igual ao primeiro valor e menor ou igual ao segundo valor.
Questão 108

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A respeito das principais instruções da linguagem SQL, julgue os itens subsecutivos.
SELECT é uma instrução de controle de banco de dados que permite recuperar o conteúdo de uma ou mais tabelas.
Questão 109

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A respeito das principais instruções da linguagem SQL, julgue os itens subsecutivos.
Em uma consulta SQL que contém as cláusulas WHERE e HAVING, a cláusula WHERE é aplicada às linhas no conjunto de resultados.
Questão 110

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Considerando o diagrama precedente, que representa o modelo entidade-relacionamento de um sistema de aluguel de livros de uma repartição pública, julgue os itens que se seguem.

No modelo apresentado, um empréstimo contém vários itens, entretanto um item só pode estar contido em um único empréstimo.
Questão 111

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Considerando o diagrama precedente, que representa o modelo entidade-relacionamento de um sistema de aluguel de livros de uma repartição pública, julgue os itens que se seguem.

As entidades Usuário, Empréstimo e Livro são classificadas como fracas.
Questão 112

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Considerando o diagrama precedente, que representa o modelo entidade-relacionamento de um sistema de aluguel de livros de uma repartição pública, julgue os itens que se seguem.

O atributo marcado com um asterisco em cada tabela indica que aquela é a chave primária da tabela, sendo necessária a especificação do seu tipo naquele momento.
Questão 113

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Considerando o diagrama precedente, que representa o modelo entidade-relacionamento de um sistema de aluguel de livros de uma repartição pública, julgue os itens que se seguem.

Livro_Empréstimo é uma entidade associativa, composta pelas chaves das duas entidades principais, Livro e Empréstimo.
Questão 114

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Acerca dos conceitos de bancos de dados, julgue os itens seguintes.
Uma solução para evitar a redundância controlada de informações é o uso do compartilhamento de dados; dessa forma, cada informação é armazenada uma única vez.
Questão 115

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Acerca dos conceitos de bancos de dados, julgue os itens seguintes.
Em sistemas gerenciados de banco de dados, a independência dos dados refere-se à capacidade de modificar a estrutura lógica ou física do banco, sem a necessidade de uma reprogramação dos programas de aplicativos.
Questão 116

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Acerca dos conceitos de bancos de dados, julgue os itens seguintes.
Em um projeto de banco de dados, a modelagem conceitual define quais dados vão aparecer no banco de dados, mas sem considerar a sua implementação.
Questão 117

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A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em engenharia de software, julgue os seguintes itens.
Denomina-se polimorfismo o fato de duas ou mais classes de superclasses diferentes possuírem um método com a mesma assinatura, mas com comportamentos diferentes.
Questão 118

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A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em engenharia de software, julgue os seguintes itens.
O conjunto de valores das características de determinado objeto é denominado estado.
Questão 119

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A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em engenharia de software, julgue os seguintes itens.
Quando uma classe é subclasse de várias superclasses, mas somente herda características de uma classe, a herança é do tipo simples.
Questão 120

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A respeito dos conceitos de análise orientada a objetos em engenharia de software, julgue os seguintes itens.
Uma das vantagens de se utilizar encapsulamento em orientação a objetos é impedir o acesso direto aos atributos de um objeto.


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