×
Auditor Fiscal da Receita Federal
×
Receita Federal 2005 Receita Federal 2012 Receita Federal 2014

Receita Federal 2009

Analista Tributário da Receita Federal

* As numerações que você vê abaixo não correspondem à numeração original da prova. Alguns ajustes foram necessário para colocar estas questões no sistema
Questão 1

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em relação às informações do texto, assinale a opção correta.

A produção brasileira de petróleo e gás certamente dará um salto quando estiverem em operação os campos já descobertos na chamada camada do pré-sal. Embora essa expansão só possa ser efetivamente assegurada quando forem delimitadas as reservas, e os testes de longa duração confirmarem a produtividade provável dos campos, simulações indicam que o Brasil terá um saldo positivo na balança comercial do petróleo (exportações menos importações), da ordem de 1 milhão de barris diários.
Com isso, o petróleo deverá liderar a lista dos produtos que o Brasil estará exportando mais ao fim da próxima década. O petróleo é negociado para pagamento a vista (menos de 90 dias). Então, é um volume de recursos que pode ter, de fato, forte impacto nas finanças externas do país.
Como é uma riqueza finita, a prudência e a experiência econômica recomendam que o Brasil tente poupar ao máximo essa renda adicional proveniente das exportações de petróleo. O mecanismo mais usual é conhecido como fundo soberano, por meio do qual as divisas são mantidas em aplicações seguras que proporcionem, preferencialmente, bom retorno e ainda contribuam positivamente para o desenvolvimento da economia brasileira. Os resultados dessas aplicações devem ser direcionados para investimentos internos que possibilitem avanços sociais importantes (educação, infraestrutura, meio ambiente, ciência e tecnologia).
(O Globo, Editorial, 13/10/2009)

Questão 2

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção correta a respeito do texto.

Aferrado à valorização do aqui e agora, o sábio indiano Svâmi garante que “só o presente é real”, o que equivale a considerar o passado e o futuro como puras ilusões. Viver no presente implica aceitar o primado da ação (o ato) sobre a esperança, o que equivale a trocar a passividade do estado de espera pela manifestação ativa da vontade de fazer. Em outras palavras, importa a flecha mais do que o alvo, o ato mais do que a expectativa.
Como bem acentua Comte-Sponville, a ausência pura e simples de esperança não corresponde à mágoa, traduzida na acepção comum da palavra desespero. O desespero/desesperança é, antes, o grau zero da expectativa, portanto um regime de acolhimento do real sem temor, sem desengano, sem tristeza. Esse regime, ou essa regência, pode ser chamado de beatitude ou de alegria: uma aceitação e uma experiência da plenitude do presente.
(Muniz Sodré. As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006, p.206)

Questão 3

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que apresenta corretamente ideia contida no trecho abaixo.

O período a que, hoje, assistimos se caracteriza pela perda de legitimidade dos governos e dos modelos neoliberais, mas, ao mesmo tempo, por dificuldades de construção de projetos alternativos. Uma das barreiras para a construção de tais projetos é o próprio fato de esses governos estarem engajados em uma estratégia de disputa hegemônica contínua, convivendo com o poder privado da grande burguesia – das grandes empresas privadas, nacionais e estrangeiras, dos bancos, dos grandes exportadores do agronegócio, da mídia privada. Se essa elite econômica não dispõe de grande apoio interno, conta com grandes aliados no plano internacional, especialmente entre os países globalizadores.
(Emir Sader. A nova toupeira: os caminhos da esquerda latinoamericana. São Paulo: Boitempo, 2009)

Questão 4

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que reproduz corretamente ideia contida no trecho abaixo.

A realidade dos juros não se restringe ao mundo das finanças, como supõe o senso comum, mas permeia as mais diversas e surpreendentes esferas da vida prática, social e espiritual.
A face mais visível dos juros monetários – os juros fixados pelos bancos centrais e os praticados nos mercados de crédito – representa apenas um aspecto, ou seja, não mais que uma diminuta e peculiar constelação no vasto universo das trocas intertemporais em que valores presentes e futuros medem forças.
Pode-se, por exemplo, examinar a moderna teoria biológica do envelhecimento como uma troca intertemporal cuja síntese é “viver agora, pagar depois”. A senescência dos organismos é a conta de juros decorrente do redobrado vigor e aptidão juvenis.
(Texto adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005)

Questão 5

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Nas opções, são apresentadas propostas de continuidade do parágrafo abaixo. Assinale aquela em que foram atendidos plenamente os princípios de coesão e coerência textuais.
Duas ameaças simétricas rondam a determinação dos termos de troca entre presente e futuro. A miopia temporal envolve a atribuição de um valor demasiado ao que está próximo de nós no tempo, em detrimento do que se encontra mais afastado. A hipermetropia é a atribuição de um valor excessivo ao amanhã, em prejuízo das demandas e interesses correntes.
(Eduardo Giannetti. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005)

Questão 6

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que constitui continuação coesa, coerente e gramaticalmente correta para o texto de Luiz Gonzaga Beluzzo, adaptado do Valor Econômico de 14 de outubro de 2009.
A marca registrada das crises capitaneadas pela finança é o colapso dos critérios de avaliação da riqueza que vinham prevalecendo. As expectativas dos possuidores de riqueza capitulam diante da incerteza e não é mais possível precificar os ativos. Os métodos habituais que permitem avaliar a relação risco/rendimento dos ativos sucumbem diante do medo do futuro. A obscuridade total paralisa as decisões e nega os novos fluxos de gasto.

Questão 7

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Muniz Sodré (As estratégias sensíveis: afeto, mídia e política), mas estão desordenados. Ordene-os, indique a ordem dentro dos parênteses e assinale a opção que corresponde à ordem correta.

( ) Ao redor do que se tem chamado de “imprensa de opinião” ou de “publicismo”, organizaram-se os espaços públicos das democracias inaugurais na modernidade ocidental.

( ) O espaço público realiza, modernamente, a mediação dos interesses particulares da sociedade civil, visando principalmente a preservar as garantias dos direitos individuais frente ao poder do Estado. É aí fundamental o papel da imprensa.

( ) É preciso deixar claro, contudo, que, a despeito de sua grande importância, a imprensa não defi ne o espaço público. Ele não é um puro espaço de comunicação e, sim, uma potência de conversão do individual em comum, o que não deixa de comportar zonas de sombras ou de opacidades não necessariamente comunicativas.

( ) Assim, a ampliação técnica da tradicional esfera pública pelo advento da mídia ou de todas as tecnologias da informação não implica necessariamente o alargamento da ação política.

( ) Por outro lado, vem definhando a representação popular, que era o motor político do espaço público e base da sociedade democrática, fenômeno que remonta ao século XIX, quando a experiência da soberania popular se converteu em puro diálogo, senão em mera encenação espetacular.

Questão 8

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Os trechos a seguir constituem um texto adaptado de O Globo, Editorial, 14/10/2009, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a sequência correta.

( ) Esse quadro se alterou significativamente: em volume, a produção nacional de petróleo vem se mantendo próxima aos patamares de consumo doméstico. A redução dessa dependência no campo da energia foi acompanhada por um salto expressivo nas exportações brasileiras (que cresceram uma vez e meia na última década), com razoável equilíbrio entre produtos básicos e manufaturados na pauta de vendas.

( ) Apesar de a economia brasileira ter ainda um grau de abertura relativamente pequeno para o exterior — se comparado à média internacional —, o câmbio sempre foi apontado com um dos fatores mais vulneráveis do país. No passado, o Brasil era muito dependente de petróleo importado e de insumos essenciais para a indústria.

( ) Além desse equilíbrio, os programas de ajuste macroeconômico têm garantido uma estabilidade monetária que ampliou o horizonte de investimentos e as possibilidades de um desenvolvimento sustentável de longo prazo.

( ) Tal promoção foi reforçada pela capacidade de reação da economia brasileira à recente crise financeira, a mais grave que o mundo atravessou desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

( ) Assim, as principais agências classificadoras de risco promoveram a economia brasileira para a categoria daquelas que não oferecem risco cambial aos investidores estrangeiros.

Questão 9

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto adaptado do Jornal do Brasil, Editorial, 7/10/2009.

Vários, e de distintos naipes, foram os questionamentos __1__ construção do IDH como tal. Por que não mortalidade infantil de crianças abaixo de 5 anos de idade em vez de expectativa de vida? Por que não incluir outros indicadores, tais como nível de pobreza, déficit habitacional, acesso __2__ água potável e saneamento básico? Por que não acrescentar outras dimensões relacionadas __3__ meio ambiente (que afeta o padrão de vida desta e das próximas gerações), aos direitos civis e políticos, __4__ segurança pessoal e no trabalho, __5__ facilidade de locomoção? Qual a confiabilidade dos dados fornecidos por quase duas centenas de países? Há uma escassez de informação em relação __6__ maioria das dimensões sugeridas para uma comparação internacional, sem contar __7__ confiabilidade dos dados.

Questão 10

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em relação ao texto, assinale a opção correta.

Sintoma do arrefecimento da ideologia nos mais variados âmbitos da vida social, há uma distinção, presente no meio acadêmico, segundo a qual, enquanto nas décadas passadas as grandes celeumas intelectuais tinham como pano de fundo embates ideológicos, hoje as disputas girariam basicamente em torno de divergências metodológicas. A discussão em torno do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – cujo ranking divulgado este ano mostra um ligeiro avanço da pontuação do Brasil, embora o país continue na 75ª colocação – não poderia fugir à regra.
Criado pelos economistas Mahbub ul Haq e Amartya Sen e calculado pelo Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud), o Índice de Desenvolvimento
Humano, ao longo dos anos, vem recebendo uma série de críticas da comunidade científica internacional.
Críticas metodológicas, por pressuposto. Baseado em três dimensões fundamentais do desenvolvimento humano, o IDH combina indicadores socioeconômicos, relacionados à renda (medida pelo Produto Interno Bruto per capita), à saúde (entendida como a capacidade de se levar uma vida longa e saudável, expressa pela expectativa de vida ao nascer) e à educação (medida pela alfabetização da população acima de 15 anos associada às taxas de matrícula do ensino fundamental ao superior).
(Jornal do Brasil, Editorial, 7/10/2009)

Questão 11

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a justificativa correta para o emprego de vírgula.

A economia real nos Estados Unidos e na Europa segue em compasso de espera. Isso significa que o produto e o emprego seguem em declínio, (1) mas a uma velocidade menor.
Seja como for, as injeções de liquidez, os programas de compra de ativos podres,(2) as garantias oferecidas pelas autoridades e a capitalização das instituições financeiras não fizeram pouco. Além de construir um piso para a deflação de ativos, as intervenções de provimento de liquidez suscitaram,(3) diriam os keynesianos,(3) um movimento global no interior da circulação financeira. O inchaço da circulação financeira teve efeitos mesquinhos sobre a circulação industrial,(4) ou seja,(4) sobre a movimentação do crédito e da moeda destinada a impulsionar a produção e o emprego.
Observa-se,(5) no entanto,(5) um rearranjo dentro do estoque de riqueza que responde aos preços esperados dos ativos “especulativos” por parte dos investidores que sobreviveram ao colapso da liquidez. Agarrados aos salva-vidas lançados com generosidade pelo gestor em última instância do dinheiro — esse bem público objeto da cobiça privada — os senhores da finança tratam de restaurar as práticas e operações de “normalização dos mercados”, isto é, aquelas que levaram à crise.
(Luiz Gonzaga Beluzzo, adaptado do Valor Econômico de 14 de outubro de 2009)

Questão 12

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em relação aos elementos do texto, assinale a opção correta.

Um ano após o agravamento da crise financeira, o
Brasil tem mais de US$ 230 bilhões em reservas. Tanto o Tesouro como grandes empresas voltaram a lançar títulos no exterior, com sucesso. A valorização do real se tornou, então, um fenômeno inevitável, que reflete o enfraquecimento do dólar no mercado internacional e o fluxo positivo de capitais no país.
No entanto, dado o ritmo de crescimento projetado para o ano que vem, o mais provável é que a demanda por importações aumente e a pressão em favor do real diminua.
Enquanto isso, além de uma paulatina liberalização do câmbio, o que pode ser feito no curto prazo é a continuidade da acumulação de reservas cambiais, com o Banco Central comprando no mercado excedentes de divisas. Qualquer invencionice só estimularia operações especulativas no câmbio, que acabariam provocando uma valorização ainda mais indesejável da moeda nacional.
(O Globo, Editorial, 14/10/2009, adaptado.)

Questão 13

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal

» Esta questão foi anulada pela banca.
Em relação à função do “se”, assinale a opção correta.

A queda de rentabilidade das exportações se agrava(1) a cada dia em razão da valorização do real. Tudo indica que a moeda nacional deve continuar a se valorizar(2) e o Banco Central (BC), apesar das suas intervenções cada vez maiores, está impotente diante dessa valorização, que torna mais difícil a exportação e favorece a importação, ameaçando o crescimento da indústria nacional. O governo se mostra(3) incapaz de encontrar um modo de compensar esse efeito.
Está-se(4) observando também uma queda no quantum das exportações de manufaturados, de 17,4% nos sete primeiros meses do ano, junto com uma queda de preços de 5,5%, enquanto nos produtos básicos um aumento de 6,5% no quantum correspondeu a uma queda de 16,1% nos preços.
Não se pode(5) pensar que o fluxo de dólares possa diminuir nos próximos anos e, assim, criar um ambiente muito favorável a uma desvalorização, pois os Investimentos Diretos Estrangeiros devem crescer, a Bolsa de Valores acompanhará a melhora da economia e a produção de petróleo, apesar da criação de um fundo especial, aumentará as receitas.
(O Estado de S. Paulo, Editorial, 14/10/2009)

Questão 14

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que apresenta proposta de substituição correta de palavra ou trecho do texto.

Há sociedades que têm a vocação do crescimento, mas sem a vocação da espera. E a resultante, quando não é inflação ou crise do balanço de pagamentos, é uma só: juros altos.
O conflito entre as demandas do presente vivido e as exigências do futuro sonhado é um traço permanente da condição humana. Evitar excessos e inconsistências dos dois lados é um dos maiores desafios em qualquer sociedade. No afã de querer o melhor de dois mundos, o grande risco é terminar sem chegar a mundo algum: a cigarra triste e a formiga pobre.
(Texto adaptado de Eduardo Giannetti. O valor do amanhã: ensaio sobre a natureza dos juros. São Paulo: Companhia das Letras, 2005)

Questão 15

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Com relação a aspectos semânticos e sintáticos do texto, assinale a opção correta.

Aconteceu poucos dias após o início do governo Collor, a partir do congelamento dos depósitos bancários.
Estávamos na longa e irritante fila de um grande banco, em busca da minguada nota de cinquenta a que cada um tinha direito.
Uma fila pode ser tomada como um exercício de psicologia comparada. Se, por absurdo, uma fila assim tivesse de ser formada em um banco americano, aposto que nela reinaria a frustração controlada e a incomunicação. A cena no banco brasileiro era diferente.
Quase todos conversavam animadamente, irmanados na dor de ver seu dinheiro distanciar-se para, quem sabe, não mais retornar.
Havia os ministros da Fazenda, que mediam as possibilidades incertas de recuperar os depósitos, havia os conformados, que aceitavam tudo, se esse fosse o preço a ser pago pela morte do dragão inflacionário.
Havia os que ficavam especulando sobre as alternativas que poderiam ter adotado para escapar ao sequestro.
A opção mais aceita punha nas nuvens o português dono de padaria. Ele, sim, fizera o certo, guardando seu dinheiro debaixo do colchão.
(Boris Fausto. Memória e História. São Paulo: Graal Ltda., 2005)

Questão 16

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Luiz Gonzaga Beluzzo, Valor Econômico de 14 de outubro de 2009. Assinale a opção que apresenta erro gramatical.

Questão 17

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

O IDH é um índice que, pela simplicidade, se (1) disseminou mundialmente, tornando-se (2) um parâmetro de avaliação de políticas públicas na área social, o que não é pouco, levando-se em consideração que há respaldo científico.
No entanto, para além das filigranas metodológicas, é preciso não se perder (3) de vista o ponto fundamental do IDH, que é medir a qualidade de vida para além de indicadores econômicos. Nesse sentido, ele é uma bem-sucedida alternativa ideológica do indicador puro e simples do Produto Interno Bruto, no qual (4) pode camuflar o real nível de bem-estar da maioria da população. Com o IDH, medir desenvolvimento humano passou a ser tão ou mais importante que aferir (5) o mero, e às vezes enganador, desenvolvimento econômico.
(Jornal do Brasil, Editorial, 7/10/2009, adaptado.)

Questão 18

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale o trecho do texto adaptado de Maria Rita Kehl (O tempo e o cão: a atualidade das depressões. São Paulo: Boitempo, 2009) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de concordância e regência da norma escrita formal da Língua Portuguesa.

Questão 19

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção em que o trecho do texto de Emir Sader (A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana) foi transcrito com correção gramatical.

Questão 20

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale o trecho do texto adaptado de Boris Fausto (Memória e História) em que, na transcrição, foram plenamente atendidas as regras de pontuação.

Questão 21

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
En el texto se dice que los cofres públicos españoles:

Questão 22

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
According to the text, at a meeting in June, the leaders of the BRICs agreed on the need to

Questão 23

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
De acuerdo con el texto, el monto de los incumplimientos tributarios:

Questão 24

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
One effect of the global financial crisis, according to the text, will be to cause

Questão 25

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
Según el texto, la baja de los ingresos:

Questão 26

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
La recesión somete a las arcas del Estado a un doble
 
perjuicio: los ingresos caen por la atonía de la actividad
 
y, a la vez, los incumplimientos tributarios se disparan.
 
El Ministerio de Economía y Hacienda de España admite
5
que esa deuda está creciendo y se propone extremar las
 
medidas para intentar cobrarla. La necesidad es acuciante:
 
en un año en que el Gobierno prevé ingresar como mínimo
 
40.000 millones de euros menos de lo que proyectó
 
inicialmente, cada euro recaudado cuenta.
10
Entre enero y agosto de este año se han adoptado
 
medidas cautelares por valor de 753 millones, cantidad
 
24% superior a la de todo el ejercicio 2008, según datos
 
de la Agencia Tributaria (AT), que tiene 37.000 millones de
 
deuda pendiente, con datos a 31 de julio. De esa cantidad,
15
una deuda de algo más de 12.000 millones cuenta con
 
algún tipo de garantía para ser cobrada. La más incierta es
 
la que está en vía ejecutiva (Hacienda intenta ya adoptar
 
medidas como el embargo para cobrarla) y la que figura
 
en periodo de notificación (la fase previa). Ambas partidas
20
suman casi 16.000 millones hasta final de julio. Sólo con
 
recuperar esas cantidades, el fisco ingresaría más dinero
 
que con la subida de impuestos aprobada para 2010, que
 
se acerca a 11.000 millones.
(Elpais.es, 12.10.09 (Texto adaptado)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
The phrase “stopped short of” in paragraph 1 means

Questão 27

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal

» Esta questão foi anulada pela banca.
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
En el texto se dice que el gobierno ecuatoriano ha decido:

Questão 28

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
In June this year, the BRICs, the world’s newest economic
 
grouping, ended their first major summit by calling for a
 
stable, predictable and more diversified international
 
monetary system. But the leaders of Brazil, Russia, India
5
and China, stopped short of criticising the world’s dominant
 
currency, the US dollar. The group repeated calls for a
 
bigger say in the global financial system through greater
 
representation at major institutions, such as the World
 
Bank.
10
But the final statement issued by the leaders made no
 
reference to developing new reserve currencies to challenge
 
the dollar, which Russia had called for at a separate event
 
earlier in the day.
 
Analysts say that as the global recession bites, the four Bric
15
nations are showing a growing willingness to work together.
 
One expert claimed the significance of the summit would
 
be political rather than economic.
(BBC News 16/6/09, adapted)
The most suitable headline for this text would be

Questão 29

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
De acuerdo con el texto, el regreso de fondos depositados en el extranjero:

Questão 30

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
The title of the article suggests that the Brazilian government

Questão 31

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
Según el texto, la economía ecuatoriana:

Questão 32

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ecuador repatriaría la próxima semana 500 millones de
 
dólares de sus reservas internacionales de corto plazo,
 
como parte de las medidas que anunció para enfrentar
 
el embate de la crisis global, informó hoy la ministra de
5
Finanzas, Elsa Viteri.
 
Ecuador, el socio más pequeño de la OPEP, anunció en
 
agosto pasado que repatriará 1 600 millones de dólares de
 
la reserva internacional para aumentar el crédito productivo
 
e irrigar dinero a la inversión. Esa decisión en relación con
10
el dinero depositado en financieras del exterior, que a
 
mediados de agosto se ubicó en 4 000 millones de dólares,
 
fue justificada por el Gobierno con el argumento de que
 
con su economía dolarizada desde el 2000 no se requiere
 
de reservas y se constituyen en ahorro nacional.
15
La economía del país, productor de petróleo, banano y
 
flores y con 14 millones de habitantes, se contrajo un 1,06
 
por ciento en el segundo trimestre del 2009, frente a una
 
expansión de un 8,28 por ciento en el mismo lapso del
 
2008.
(El Universal, 16.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
According to the text, last year the US currency

Questão 33

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ni el propio Gobierno está seguro de que una rebaja en
 
las tasas de interés –actualmente en 4% –pueda contribuir
 
a frenar la acentuada revaluación (más del 18,8% en
 
los últimos meses) que afecta a varios sectores de la
5
economía.
 
Los empresarios achacan al actual nivel de las tasas de
 
interés parte de la galopante apreciación del peso que
 
le resta competitividad a las exportaciones colombianas.
 
Consideran que esta diferencia de intereses está
10
propiciando el ingreso de los llamados capitales golondrinas
 
(de poca duración en la economía) que están debilitando
 
el dólar.
 
El ministro de Hacienda, Óscar Iván Zuluaga no se mostró
 
muy seguro de que el pretendido recorte sea una buena
15
decisión en los actuales momentos en que la inflación
 
sigue cediendo. Admitió, sin embargo, que con las medidas
 
adoptadas “hemos evitado que se revalúe “ el dólar.
(Elespectador.com 19.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
Según el texto, en materia de tasas de interés, los empresarios colombianos:

Questão 34

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ni el propio Gobierno está seguro de que una rebaja en
 
las tasas de interés –actualmente en 4% –pueda contribuir
 
a frenar la acentuada revaluación (más del 18,8% en
 
los últimos meses) que afecta a varios sectores de la
5
economía.
 
Los empresarios achacan al actual nivel de las tasas de
 
interés parte de la galopante apreciación del peso que
 
le resta competitividad a las exportaciones colombianas.
 
Consideran que esta diferencia de intereses está
10
propiciando el ingreso de los llamados capitales golondrinas
 
(de poca duración en la economía) que están debilitando
 
el dólar.
 
El ministro de Hacienda, Óscar Iván Zuluaga no se mostró
 
muy seguro de que el pretendido recorte sea una buena
15
decisión en los actuales momentos en que la inflación
 
sigue cediendo. Admitió, sin embargo, que con las medidas
 
adoptadas “hemos evitado que se revalúe “ el dólar.
(Elespectador.com 19.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
Compared to Canada, according to the text, Brazil

Questão 35

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ni el propio Gobierno está seguro de que una rebaja en
 
las tasas de interés –actualmente en 4% –pueda contribuir
 
a frenar la acentuada revaluación (más del 18,8% en
 
los últimos meses) que afecta a varios sectores de la
5
economía.
 
Los empresarios achacan al actual nivel de las tasas de
 
interés parte de la galopante apreciación del peso que
 
le resta competitividad a las exportaciones colombianas.
 
Consideran que esta diferencia de intereses está
10
propiciando el ingreso de los llamados capitales golondrinas
 
(de poca duración en la economía) que están debilitando
 
el dólar.
 
El ministro de Hacienda, Óscar Iván Zuluaga no se mostró
 
muy seguro de que el pretendido recorte sea una buena
15
decisión en los actuales momentos en que la inflación
 
sigue cediendo. Admitió, sin embargo, que con las medidas
 
adoptadas “hemos evitado que se revalúe “ el dólar.
(Elespectador.com 19.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
En el texto se dice que las tasas de interés que se practican actualmente:

Questão 36

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
Ni el propio Gobierno está seguro de que una rebaja en
 
las tasas de interés –actualmente en 4% –pueda contribuir
 
a frenar la acentuada revaluación (más del 18,8% en
 
los últimos meses) que afecta a varios sectores de la
5
economía.
 
Los empresarios achacan al actual nivel de las tasas de
 
interés parte de la galopante apreciación del peso que
 
le resta competitividad a las exportaciones colombianas.
 
Consideran que esta diferencia de intereses está
10
propiciando el ingreso de los llamados capitales golondrinas
 
(de poca duración en la economía) que están debilitando
 
el dólar.
 
El ministro de Hacienda, Óscar Iván Zuluaga no se mostró
 
muy seguro de que el pretendido recorte sea una buena
15
decisión en los actuales momentos en que la inflación
 
sigue cediendo. Admitió, sin embargo, que con las medidas
 
adoptadas “hemos evitado que se revalúe “ el dólar.
(Elespectador.com 19.10.09)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
The writer claims that Canada and Brazil both appeared to show

Questão 37

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
De acuerdo a un informe de Aduanas, China se consolidó
 
como el principal destino de las exportaciones chilenas con
 
embarques por US$ 8.257 millones –en un intercambio
 
bilateral de US$ 11.881 millones– y el único de los socios
5
comerciales hacia donde nuestros envíos crecieron (6,3%)
 
durante los primeros nueve meses de este año (los envíos
 
totales menguaron un 35%). El incremento registrado en
 
los embarques al gigante asiático fue muy superior a las
 
caídas entre 20% y 68% anotadas en el resto de los países
10
con los que Chile mantiene intercambio comercial, incluso
 
socios tan importantes como la Unión Europea, Aladi y
 
Nafta, destinos a los que Chile exportó productos por un
 
monto menor a US$ 6.700 millones.
 
Las exportaciones chilenas a Estados Unidos cayeron un
15
32% al pasar de US$ 6.625 millones a US$ 4.495 millones;
 
mientras los envíos a Japón bajaron 45% de US$ 3.493
 
millones a US$ 1.501 millones. En relación a Europa, el
 
informe de Aduanas mostró que la cantidad embarcada
 
también disminuyó en los primeros nueve meses del año
20
(49%) respecto del mismo lapso de 2008, debido a la
 
disminución de los envíos a Italia y Holanda.
(Diario Financiero, 20.10.09 (texto adaptado)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
En el texto se dice que las exportaciones chilenas:

Questão 38

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
De acuerdo a un informe de Aduanas, China se consolidó
 
como el principal destino de las exportaciones chilenas con
 
embarques por US$ 8.257 millones –en un intercambio
 
bilateral de US$ 11.881 millones– y el único de los socios
5
comerciales hacia donde nuestros envíos crecieron (6,3%)
 
durante los primeros nueve meses de este año (los envíos
 
totales menguaron un 35%). El incremento registrado en
 
los embarques al gigante asiático fue muy superior a las
 
caídas entre 20% y 68% anotadas en el resto de los países
10
con los que Chile mantiene intercambio comercial, incluso
 
socios tan importantes como la Unión Europea, Aladi y
 
Nafta, destinos a los que Chile exportó productos por un
 
monto menor a US$ 6.700 millones.
 
Las exportaciones chilenas a Estados Unidos cayeron un
15
32% al pasar de US$ 6.625 millones a US$ 4.495 millones;
 
mientras los envíos a Japón bajaron 45% de US$ 3.493
 
millones a US$ 1.501 millones. En relación a Europa, el
 
informe de Aduanas mostró que la cantidad embarcada
 
también disminuyó en los primeros nueve meses del año
20
(49%) respecto del mismo lapso de 2008, debido a la
 
disminución de los envíos a Italia y Holanda.
(Diario Financiero, 20.10.09 (texto adaptado)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
The result of the new Brazilian tax on investments was

Questão 39

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
De acuerdo a un informe de Aduanas, China se consolidó
 
como el principal destino de las exportaciones chilenas con
 
embarques por US$ 8.257 millones –en un intercambio
 
bilateral de US$ 11.881 millones– y el único de los socios
5
comerciales hacia donde nuestros envíos crecieron (6,3%)
 
durante los primeros nueve meses de este año (los envíos
 
totales menguaron un 35%). El incremento registrado en
 
los embarques al gigante asiático fue muy superior a las
 
caídas entre 20% y 68% anotadas en el resto de los países
10
con los que Chile mantiene intercambio comercial, incluso
 
socios tan importantes como la Unión Europea, Aladi y
 
Nafta, destinos a los que Chile exportó productos por un
 
monto menor a US$ 6.700 millones.
 
Las exportaciones chilenas a Estados Unidos cayeron un
15
32% al pasar de US$ 6.625 millones a US$ 4.495 millones;
 
mientras los envíos a Japón bajaron 45% de US$ 3.493
 
millones a US$ 1.501 millones. En relación a Europa, el
 
informe de Aduanas mostró que la cantidad embarcada
 
también disminuyó en los primeros nueve meses del año
20
(49%) respecto del mismo lapso de 2008, debido a la
 
disminución de los envíos a Italia y Holanda.
(Diario Financiero, 20.10.09 (texto adaptado)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
De acuerdo con el texto, en el informe de Aduanas se dice que:

Questão 40

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
1
De acuerdo a un informe de Aduanas, China se consolidó
 
como el principal destino de las exportaciones chilenas con
 
embarques por US$ 8.257 millones –en un intercambio
 
bilateral de US$ 11.881 millones– y el único de los socios
5
comerciales hacia donde nuestros envíos crecieron (6,3%)
 
durante los primeros nueve meses de este año (los envíos
 
totales menguaron un 35%). El incremento registrado en
 
los embarques al gigante asiático fue muy superior a las
 
caídas entre 20% y 68% anotadas en el resto de los países
10
con los que Chile mantiene intercambio comercial, incluso
 
socios tan importantes como la Unión Europea, Aladi y
 
Nafta, destinos a los que Chile exportó productos por un
 
monto menor a US$ 6.700 millones.
 
Las exportaciones chilenas a Estados Unidos cayeron un
15
32% al pasar de US$ 6.625 millones a US$ 4.495 millones;
 
mientras los envíos a Japón bajaron 45% de US$ 3.493
 
millones a US$ 1.501 millones. En relación a Europa, el
 
informe de Aduanas mostró que la cantidad embarcada
 
también disminuyó en los primeros nueve meses del año
20
(49%) respecto del mismo lapso de 2008, debido a la
 
disminución de los envíos a Italia y Holanda.
(Diario Financiero, 20.10.09 (texto adaptado)
1
How long can the run on the dollar continue? Last
 
year’s dollar slump, with its attendant rise in commodity
 
prices, ended when the market put paid to it. This time
 
governments are attempting to slow it down. But it is not,
5
as widely expected, the US government that is doing
 
this. Instead, the Canadian dollar dropped sharply on
 
Tuesday after the Bank of Canada issued a warning over
 
the currency’s recent strength. Brazil’s government went
 
further, imposing capital controls to stop the real gaining
10
at the dollar’s expense. Other countries, it appears, have
 
more to lose from a weak dollar than the US does.
 
Perhaps as a result, there was a day’s pause in the
 
trade that has seen the dollar hit 14-month lows while oil,
 
denominated in dollars, briefl y hit $80 a barrel before falling.
15
Brazil’s imposition of a 2 per cent tax on capital inflows, to
 
both stocks and bonds, showed strong intent. This move
 
brought the real, which has risen 54.5 per cent against the
 
dollar since its nadir, down by 3.8 per cent. The Bovespa
 
stock index, which has tripled since its low, fell 7.5 per cent
20
in dollar terms at one point.
 
Brazil evidently fears that an overpriced real could endanger
 
its recovery. Other exporters will be watching closely.
(Source: the Financial Times October 20- www.ft.com, adapted)
The cause of Brazilian government action, according to the text, is concern

Questão 41

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A afirmação: “João não chegou ou Maria está atrasada” equivale logicamente a:

Questão 42

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Uma escola para filhos de estrangeiros oferece cursos de idiomas estrangeiros para seus alunos. Em uma determinada série, 30 alunos estudam francês, 45 estudam inglês, e 40, espanhol. Dos alunos que estudam francês, 12 estudam também inglês e 3 estudam também espanhol. Dos alunos que estudam inglês, 7 estudam também espanhol e desses 7 alunos que estudam inglês e espanhol, 3 estudam também francês. Por fim, há 10 alunos que estudam apenas alemão. Não sendo oferecidos outros idiomas e sabendo-se que todos os alunos dessa série devem estudar pelo menos um idioma estrangeiro, quantos alunos dessa série estudam nessa escola?

Questão 43

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Duas estradas retas se cruzam formando um ângulo de 90 graus uma com a outra. Qual é o valor mais próximo da distância cartesiana entre um carro que se encontra na primeira estrada, a 3 km do cruzamento e outro que se encontra na outra estrada a 4 km do mesmo cruzamento?

Questão 44

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em uma superfície plana horizontal, uma esfera de 5 cm de raio está encostada em um cone circular reto em pé com raio da base de 5 cm e 5 cm de altura. De quantos cms é a distância entre o centro da base do cone e o ponto onde a esfera toca na superfície?

Questão 45

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Para acessar a sua conta nos caixas eletrônicos de determinado banco, um correntista deve utilizar sua senha constituída por três letras, não necessariamente distintas, em determinada sequência, sendo que as letras usadas são as letras do alfabeto, com exceção do W, totalizando 25 letras. Essas 25 letras são então distribuídas aleatoriamente, três vezes, na tela do terminal, por cinco teclas, em grupos de cinco letras por tecla, e, assim, para digitar sua senha, o correntista deve acionar, a cada vez, a tecla que contém a respectiva letra de sua senha. Deseja-se saber qual o valor mais próximo da probabilidade de ele apertar aleatoriamente em sequência três das cinco teclas à disposição e acertar ao acaso as teclas da senha?

Questão 46

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Obtenha o valor mais próximo da variância amostral da seguinte distribuição de frequências, onde xi representa o i-ésimo valor observado e fi a respectiva frequência.


xi 5 6 7 8 9
fi 2 6 6 4 3

Questão 47

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Três amigas participam de um campeonato de arco e flecha. Em cada tiro, a primeira das amigas tem uma probabilidade de acertar o alvo de 3/5, a segunda tem uma probabilidade de acertar o alvo de 5/6, e a terceira tem uma probabilidade de acertar o alvo de 2/3. Se cada uma das amigas der um tiro de maneira independente dos tiros das outras duas, qual a probabilidade de pelo menos dois dos três tiros acertarem o alvo?

Questão 48

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal

» Esta questão foi anulada pela banca.
O modelo de regressão linear múltipla Y= α + βX + γZ + ε é ajustado às observações Yi, Xi e Zi, que constituem uma amostra aleatória simples de tamanho 23. Considerando que o coeficiente de determinação calculado foi R2 = 0,80, obtenha o valor mais próximo da estatística F para testar a hipótese nula de não-existência da regressão.

Questão 49

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sejam X, Y e Z três pontos distintos de uma reta. O segmento XY é igual ao triplo do segmento YZ. O segmento XZ mede 32 centímetros. Desse modo, uma das possíveis medidas do segmento XY, em centímetros, é igual a:

Questão 50

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em um determinado período de tempo, o valor do dólar americano passou de R$ 2,50 no início para R$ 2,00 no fim do período. Assim, com relação a esse período, pode-se afirmar que:

Questão 51

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a única opção correta.

Questão 52

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 53

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 54

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 55

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 56

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 57

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a única opção correta.

Questão 58

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal

» Esta questão foi anulada pela banca.
Sobre os direitos sociais, assinale a única opção correta.

Questão 59

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
São cargos privativos de brasileiro nato:

Questão 60

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre as competências da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, assinale a única opção correta.

Questão 61

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Marque a opção incorreta.

Questão 62

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Marque a opção incorreta.

Questão 63

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O poder hierárquico e o poder disciplinar, pela sua natureza, guardam entre si alguns pontos característicos comuns, que os diferenciam do poder de polícia, eis que

Questão 64

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em se tratando de permissão e concessão da prestação de serviço público, ante o disposto na Lei nº 8.987/95, marque a opção incorreta.

Questão 65

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Entre os direitos assegurados aos servidores públicos, inclui-se o de greve, nos limites da legislação específica, conforme art. 37/ VII da Constituição, mas o Supremo Tribunal Federal, recentemente, firmou entendimento, que hoje predomina, no sentido de que,

Questão 66

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O controle externo da Adminisrtação Pública, no que está afeto ao Tribunal de Contas da União (TCU), compreende

Questão 67

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Na Administração Pública Federal, entre outros princípios estabelecidos na Constituição (Título III, Capítulo VII, art. 37), vigora o de que

Questão 68

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Marque a opção correta.

Questão 69

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Considerando o disposto na Lei nº 9.784/99, a qual regula o processo administrativo, no âmbito da Administração Pública Federal, marque a opção incorreta.

Questão 70

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
De acordo com o disposto na Lei nº 9.784/99, que regula o processo administrativo, no âmbito da Admistração Pública Federal, a Administração deve anular seus próprios atos e pode revogá-los, sendo que

Questão 71

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A Constituição Federal, entre outras limitações ao poder de tributar, estabelece a isonomia, vale dizer, veda o tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente. Sobre a isonomia, é correto afirmar que:

Questão 72

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Entre outras limitações ao poder de tributar, que possuem os entes políticos, temos a de cobrar tributos em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado. Sobre essa limitação, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Depois, escolha a opção que seja adequada às suas respostas:

I. a irretroatividade da lei tributária vem preservar o passado da atribuição de novos efeitos tributários, reforçando a própria garantia da legalidade, porquanto resulta na exigência de lei prévia, evidenciando-se como instrumento de otimização da segurança jurídica ao prover uma maior certeza do direito;

II. o Supremo Tribunal Federal tem como referência, para análise da irretroatividade, o aspecto temporal da hipótese de incidência, ou seja, o momento apontado pela lei como sendo aquele em que se deve considerar ocorrido o fato gerador;

III. a mesma lei que rege o fato é também a única apta a reger os efeitos que ele desencadeia, como a sujeição passiva, extensão da responsabilidade, base de cálculo, alíquotas, deduções, compensações e correção monetária, por exemplo;

IV. a lei instituidora ou majoradora de tributos tem de ser, como regra, prospectiva; admite-se, porém, a sua retroatividade imprópria.

Questão 73

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O art. 154, inciso I, da Constituição Federal, outorga à União o que se costuma chamar de competência tributária residual, permitindo que institua outros impostos que não os previstos no art. 153. Sobre estes impostos, é incorreto afirmar que:

Questão 74

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
“A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados − IPI para geladeiras, fogões, máquinas de lavar e tanquinhos, produtos da linha branca, que encerraria no próximo dia 31, foi prorrogada por mais três meses. A partir de 10 de novembro entra em vigor uma nova tabela cujas alíquotas passam a ser estabelecidas com base na eficiência energética dos produtos, de acordo com a classificação do Programa Brasileiro de Etiquetagem, coordenado pelo Inmetro.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira pelo ministro da Fazenda Guido Mantega. “Nós estamos desonerando mais os produtos que consomem menos energia”, explicou. A medida vale até 31 de janeiro de 2010.
Segundo ele, as geladeiras, que antes do IPI baixo tinham uma alíquota de 15%, e recuou para 5%, poderão manter essa mesma alíquota reduzida, mas somente para os produtos da chamada classe “A”, ou seja, com menor consumo de energia. As geladeiras da classe “B” passarão a ter uma alíquota de 10% e o restante voltará a ter um IPI de 15%.”
(Extraído do site www.fazenda.gov.br, notícia de 29.10.2009).

Na notícia acima, identificamos um importante aspecto do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados. Assinale, entre as opções que se seguem, aquela que explica e justifica tal aspecto, isto é, somente aquele que a notícia mencionada destacou.

Questão 75

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o ISS – Imposto sobre Serviços de qualquer natureza, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Depois, escolha a opção que seja adequada às suas respostas:

I. o artigo da Constituição Federal que prevê a cobrança do ISS remete à lei complementar a definição dos serviços de qualquer natureza sujeitos à tributação;

II. a lei complementar que definir os serviços sujeitos à tributação pelo ISS está adstrita à base econômica “serviços de qualquer natureza”;

III. a lei complementar que definir os serviços sujeitos à tributação pelo ISS não pode definir como serviços sujeitos à incidência do ISS aquelas espécies atribuídas constitucionalmente à competência tributária dos estados;

IV. em face da lei complementar, cabe ao Município, ou ao Distrito Federal, mediante lei própria, instituir o ISS. Normalmente, as leis municipais copiam a lista de serviços passíveis de tributação constante da lei complementar, exercendo, pois, plenamente, a sua competência tributária.

Questão 76

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Consoante o que dispõe o art. 111 do Código Tributário Nacional, interpreta-se literalmente a legislação tributária que disponha, entre outros, sobre a outorga de isenção. Tal artigo, embora sofra algumas críticas de parte da doutrina, no sentido de que não se deva lançar mão isoladamente da técnica de interpretação literal, vem tendo acolhida em diversos julgados oriundos de tribunais superiores. Como exemplos de aplicação de tal princípio, podemos apontar as seguintes situações, com exceção de:

Questão 77

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o lançamento, procedimento administrativo que faz nascer a obrigação tributária, é correto afirmar que:

Questão 78

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
De acordo com o disposto no artigo 175 do Código Tributário Nacional, excluem o crédito tributário a isenção e a anistia. Sobre estas, comparadas a outros benefícios dos quais resultam renúncia de receita, podemos afirmar, exceto, que:

Questão 79

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre a dívida ativa tributária, é incorreto afirmar que:

Questão 80

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o sigilo fiscal, previsto no art. 198 do Código Tributário Nacional, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Escolha, em consequência, a opção que seja adequada às suas respostas:

I. é vedada a divulgação para qualquer fim, como regra, por parte da Fazenda Pública e de seus funcionários, de qualquer informação obtida em razão do ofício, sobre a situação econômica ou financeira dos sujeitos passivos ou de terceiros;

II. não é vedado o fornecimento de informações para autoridade judiciária, mediante requisição, no interesse da justiça;

III. é dominante o entendimento de que pode o Juiz, nos autos de uma execução fiscal, atender a pedido do exequente de oficiar à Secretaria da Receita Federal do Brasil solicitando cópia da declaração de bens e renda do executado, de modo a permitir a identificação de bens penhoráveis;

IV. de outra forma, não se admite o disposto no item III no caso de uma execução de sentença.

Questão 81

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A Constituição Federal de 1988 deu novo tratamento à Previdência Social no Brasil em relação às constituições pretéritas. O conceito de Seguridade Social colocado no Título da Ordem Social constitui em um novo paradigma constitucional à medida que:

Questão 82

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Tendo em vista os princípios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção incorreta.

Questão 83

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Pedro Luís, servidor público estadual concursado, deseja se filiar ao regime geral de previdência. Assim, entra com requerimento na Secretaria de Administração do Estado pedindo que não seja mais descontado o valor da contribuição para o sistema estadual de previdência própria pública decorrente do cargo público efetivo que exerce na repartição estadual. Com relação ao pedido formulado por Pedro Luís, é correto afirmar que:

Questão 84

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Com relação ao segurado empregado, assinale a opção correta.

Questão 85

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal

» Esta questão foi anulada pela banca.
A arrecadação e recolhimento das contribuições destinadas à Seguridade Social devem ser feitos com a cooperação dos entes e pessoas envolvidos com o fato gerador da contribuição social. A respeito dessa cooperação imposta pela lei, assinale a assertiva incorreta, nos termos da legislação de custeio previdenciário em vigor.

Questão 86

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Na busca da efetiva arrecadação da contribuição social, a legislação previdenciária de custeio dispõe sobre a responsabilidade solidária. Sabendo que a solidariedade nunca é presumida, resultando da lei ou da vontade das partes, assinale a assertiva incorreta com relação às pessoas solidárias pelo cumprimento das obrigações para com a Seguridade Social decorrentes de obra.

Questão 87

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Obra de construção civil realizada em grande shopping da cidade não contém prova regular e formalizada do montante dos salários pagos durante a sua execução. Assim, pode-se concluir que:

Questão 88

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Nos termos da legislação de custeio, quem não é obrigado a exibir todos os documentos e livros relacionados com as contribuições previstas na Lei nº 8.212/91:

Questão 89

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Além do pagamento das contribuições sociais, as empresas tem outras obrigações para com o fisco. Antônio José, empresário contribuinte individual, desejando cumprir com todas as suas obrigações fiscais, pede ao contador que seja elaborada a folha de pagamento das remunerações pagas ou creditadas por sua empresa.

De acordo com a situação-problema apresentada acima e das obrigações acessórias da empresa, é correto afirmar que:

Questão 90

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A empresa contratante de serviços executados mediante cessão ou empreitada de mão-de-obra, inclusive em regime de trabalho temporário, deverá reter determinado valor e recolher a importância retida. Assinale a assertiva correta com relação a qual o valor a ser retido e em nome de quem será recolhido.

Questão 91

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A empresa Gregório, Irmãos & Cia. Ltda., possuindo Disponibilidades de R$ 2.730,00, Imobilizações de R$ 3.270,00 e Dívidas de R$ 2.900,00, realizou duas transações:

1.ª compra de uma máquina por R$ 2.000,00, pagando 20% de entrada; e

2.ª venda de um equipamento por R$ 3.000,00, perdendo 30%.

Concluídas as operações, e devidamente registradas, pode-se afirmar com certeza que essa firma tem:

Questão 92

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Observemos o seguinte fato contábil: pagamento, mediante a emissão de cheque, de uma duplicata antes do vencimento, obtendo-se um desconto financeiro, por essa razão. Para que o registro contábil desse fato seja feito em um único lançamento, deve-se utilizar a

Questão 93

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Determinada empresa, cujo exercício social coincide com o ano-calendário, pagou a quantia de R$ 1.524,00 de prêmio de seguro contra incêndio no dia 30 de setembro de 2007.

A apólice pertinente a essa transação cobre riscos durante o período de primeiro de outubro de 2007 a 30 de setembro de 2008.

Considerando o princípio da competência de exercícios, o Contador da empresa registrou o pagamento dos gastos na conta Seguros a Vencer.

No balanço patrimonial de 31 de dezembro de 2007, após as apropriações de praxe, o saldo desta conta, “Seguros a Vencer”, deverá ser de

Questão 94

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
No encerramento do exercício social, quando ainda resta saldo não utilizado na conta Provisão para Devedores Duvidosos, necessário se faz contabilizar a reversão desse saldo. Nesse caso, o lançamento de ajuste a ser feito deverá ser:

Questão 95

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale abaixo a opção que contém uma afirmativa falsa.

Questão 96

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A empresa Hélices Elíseas S.A. já tinha máquinas e equipamentos adquiridos em outubro de 2007, por R$ 8.000,00, quando comprou outra, em primeiro de abril de 2008, por R$ 6.000,00 e mais outra, por R$ 10.000,00, em primeiro de outubro de 2008.

Sabendo-se que a vida útil desses equipamentos é de apenas dez anos, podemos dizer que, no balanço de 31 de dezembro de 2008, o seu valor contábil será de

Questão 97

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A Companhia Alimentos Genéricos S.A. extraiu do seu Livro Razão, em 31 de dezembro de 2008, as seguintes contas e respectivos saldos:


Ao fim do exercício, o inventário de mercadorias foi calculado em R$ 3.800,00, o imposto de renda foi provisionado em 25% do lucro líquido contábil e o restante do lucro foi transferido para reservas.

Ao elaborarmos o balancete geral de verificação, a partir dos dados listados, certamente, encontraremos saldos contábeis, devedores e credores, no valor de

Questão 98

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
No balanço de encerramento do exercício social, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia.

No ativo patrimonial, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, compondo os seguintes grupos:

Questão 99

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Em relação ao encerramento do exercício social e à composição dos grupos e subgrupos do balanço, assinale abaixo a opção falsa.

Questão 100

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A Companhia Cereais Sereias, em 31 de dezembro de 2008, apresentou o seguinte rol de contas e saldos:


Ao realizar o levantamento do balanço patrimonial, o Contador da empresa certamente encontrará um Ativo total no valor de

Questão 101

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre as definições constantes da Convenção de Viena de 1969 (CVDT), pode-se afirmar que:

Questão 102

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
No direito e na jurisprudência brasileiros, pode-se afirmar, sobre a relação entre direito tributário interno e tratados internacionais, que:

Questão 103

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre a condição jurídica do estrangeiro no Brasil, pode-se afirmar que

Questão 104

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre a Organização Mundial do Comércio (OMC) e os acordos firmados em seu âmbito, pode-se afirmar que:

Questão 105

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o Fundo Monetário Internacional (FMI), é correto afirmar que:

Questão 106

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Um dos mais significativos avanços advindos da criação da Organização Mundial de Comércio está relacionado ao mecanismo de solução de controvérsias comerciais. Sobre o mesmo é correto afirmar que:

Questão 107

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre a Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), é incorreto afirmar que:

Questão 108

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O Acordo sobre Valoração Aduaneira define procedimentos para se determinar o valor a ser considerado pelas autoridades aduaneiras para a imposição dos tributos incidentes sobre a importação de um bem. Considerando tais procedimentos, assinale a opção correta.

Questão 109

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O Acordo sobre Regras de Origem compôs o pacote de acordos fechados no marco da Rodada Uruguai e integra, consequentemente, o marco normativo da Organização Mundial do Comércio. Sobre o mesmo, é correto afirmar que:

Questão 110

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O objetivo precípuo do Seguro de Crédito à Exportação (SCE) é:

Questão 111

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Constata-se que os princípios orçamentários do equilíbrio e da unidade foram respeitados quando ocorrem, respectivamente:

Questão 112

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Segundo a Constituição Federal, um dos instrumentos em que se materializa o processo de planejamento do Governo Federal é o Plano Plurianual – PPA. Assinale a opção em que a afirmação se aplica inteiramente a esse instrumento.

Questão 113

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A respeito da classificação orçamentária da receita, é correto afirmar:

Questão 114

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção correta, em relação à classificação programática e econômica da despesa, no âmbito da Administração Federal.

Questão 115

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção falsa a respeito dos créditos adicionais.

Questão 116

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção correta a respeito do ciclo orçamentário no âmbito da Administração Federal brasileira.

Questão 117

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A movimentação de recursos do orçamento entre órgãos e entre unidades de um mesmo órgão é uma necessidade intrínseca à execução do orçamento. Assinale a opção falsa a respeito da descentralização de créditos e descentralização financeira.

Questão 118

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a opção que indica uma exceção aos objetivos do decreto de programação financeira, no âmbito federal.

Questão 119

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Para fins de cumprimento da “regra de ouro” estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal – LC nº 101/2000 –, não devem ser computados os ingressos decorrentes de:

Questão 120

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
A respeito dos recursos transferidos mediante convênios, enquanto não utilizados, é correto afirmar:

Questão 121

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
De uma forma geral, pode-se afirmar que os projetos possuem as seguintes características, exceto:

Questão 122

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o planejamento baseado em cenários, é correto afirmar que:

Questão 123

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Uma adequada compreensão do tema ‘processo decisório’ implica ter como corretas as seguintes afirmações, exceto:

Questão 124

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
O trabalho em equipe pressupõe que a (o):

Questão 125

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Ao optar pela liderança situacional, um gestor de pessoas deve:

Questão 126

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre o tema ‘comunicação organizacional’, é correto afirmar que:

Questão 127

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
No âmbito da gestão da informação e do conhecimento, é correto pressupor que:

Questão 128

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Para uma adequada prática da função controle, é necessário saber que:

Questão 129

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Assinale a afirmativa correta.

Questão 130

Receita Federal 2009 - ESAF - Analista Tributário da Receita Federal
Sobre a incorporação de novas tecnologias de informação, é correto afirmar que:



Provas de Concursos » Esaf 2009