×
Analista - Normas Contábeis e de Auditoria Analista - Planejamentos e Execução Financeira/Contador Analista - Sistemas Inspetor Analista - Infraestrutura de TI Analista - Recursos Humanos Analista - Mercado de Capitais Analista - Planejamento e Execução Financeira Analista - Arquivologista
×

CVM 2010

Agente Executivo

* As numerações que você vê abaixo não correspondem à numeração original da prova. Alguns ajustes foram necessário para colocar estas questões no sistema
Questão 1

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Em relação às ideias do texto, assinale a opção correta.

Um passo fundamental para que não nos enganemos quanto à natureza do capitalismo contemporâneo e o significado das políticas empreendidas pelos países centrais para enfrentar a recente crise econômica é problematizarmos, com cuidado, o termo neoliberalismo: “começar pelas palavras talvez não seja coisa vã”, escreve Alfredo Bosi em Dialética da Colonização.

A partir da década de 1980, buscando exprimir a natureza do capitalismo contemporâneo, muitos, principalmente os críticos, utilizaram esta palavra que, por fim, se generalizou. Mas o que, de fato, significa? O prefixo neo quer dizer novo; portanto, novo liberalismo. Ora, durante o século XIX deu-se a construção de um liberalismo que viria encontrar a sua crise definitiva na I Guerra Mundial em 1914 e na crise de 1929. Mas desde o período entre guerras e, sobretudo, depois, com o término da II Guerra Mundial, em 1945, tomou corpo um novo modelo, principalmente na Europa, que de certa forma se contrapunha ao velho liberalismo: era o mundo da social-democracia, da presença do Estado na vida econômica, das ações políticas inspiradas na reflexão teórica do economista britânico John Keynes, um crítico do liberalismo econômico clássico que viveu na primeira metade do século XX. Quando esse modelo também entrou em crise, no princípio da década de 1970, surgiu a perspectiva de reconstrução da ordem liberal. Por isso, novo liberalismo, neoliberalismo.
(Grupo de São Paulo, disponível em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/5158/9/, acesso em 28/10/2010)

Questão 2

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O processo de verificação que certifica se todas as coisas ocorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos denomina-se:

Questão 3

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo

» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta a sua ideia principal.

O potencial das energias propriamente “limpas” e renováveis é enorme, comparativamente ao que já existe: ventos, marés, correntes marítimas e fluviais, energia solar. Elas deverão constituir um nó importante na matriz energética mundial. Entretanto, admite-se que ainda assim continuarão sendo apenas complementares e não suficientes para substituir o petróleo.

Um dos problemas dessas energias limpas é que o seu potencial não é regularmente distribuído no mundo entre as nações consumidoras. O Saara, Mogavi e o Nordeste brasileiro são exemplos de ricos potenciais de energia solar, mas em que isso beneficia os grandes consumidores do norte da Europa? O Nordeste brasileiro, assim como a região de Bengala e outras regiões tropicais, tem enorme potencial eólico. Mas não são só eles: a Dinamarca produz 75% da energia que consome pelos ventos. Poucos países podem rivalizar com o Brasil quanto à energia hidrelétrica. Nenhuma dessas fontes energéticas limpas e renováveis poderá, por si, constituir-se no sucessor do petróleo em nível mundial.
(Pergentino Mendes de Almeida disponível em http://www.correiocidadania.com.br/content/view/4881/9/, acesso em 29/10/2010)

Questão 4

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Abaixo encontram-se arroladas seis fases do planejamento organizacional. Após avaliá-las individualmente, ordene-as conforme a sequência em que elas devem ser executadas pela organização.

Ao final, selecione a opção que expresse a ordem sequencial correta.

(1) Avaliação de objetivos e planos.
(2) Implantação.
(3) Avaliação do contexto.
(4) Definição dos meios de execução.
(5) Verificação de objetivos e planos disponíveis.
(6) Definição dos mecanismos de controle.

Questão 5

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.
Até agora os jornalistas e os jornais se apoiavam na ideia de que eles sabiam o que era bom para os leitores.____________________________________________________________
Não é uma mudança simples, pois afeta um conjunto de valores e rotinas associadas à atividade informativa.
(http://www.observatoriodaimprensa.com.br/, acesso em 1/11/2010)

Questão 6

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a assertiva correta acerca da visão estratégica na organização contemporânea.

Questão 7

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que preenche de forma coesa, coerente e gramaticalmente correta o trecho a seguir.

A ideia de liberalismo sugere uma sociedade estruturada sobre a base do livre-mercado. Na visão dos liberais, o livre-mercado seria o espaço em que o confronto de interesses privados produziria, por meio dos próprios mecanismos econômicos de oferta, procura e preços, uma tendência à harmonia social. __________________________________________________ __________________________________________________ __________________________________________________

Ou seja, a ideia de liberalismo sugere ausência do Estado na economia. No entanto, a rigor, mesmo o liberalismo clássico do século XIX sempre escondeu que o papel decisivo do Estado era agir em função e a favor dos endinheirados: os capitalistas da Inglaterra – berço do liberalismo – jamais deixaram de utilizar a força direta do Estado, por exemplo, para colonizar a Índia.
(Grupo de São Paulo, disponível em http://www.correiocidadania.com.br/ content/view/5158/9/, acesso em 28/10/2010)

Questão 8

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Os Indicadores Balanceados de Desempenho, também conhecidos como BSC, são uma metodologia de gestão com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas. São perspectivas originárias do BSC, exceto:

Questão 9

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo

» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Em relação aos elementos coesivos do texto, assinale a opção correta.

Hoje não há mais dúvida a respeito do aquecimento global e de outros problemas gerados pelo consumo de energia e pela industrialização. Não se pode deter o desenvolvimento e não se pode mantê-lo sem aumento do consumo global de energia. A principal fonte de energia hoje são os combustíveis fósseis e o maior vilão dessa história é a emissão de CO2 na atmosfera (embora não seja o único). Parece irreversível a tendência à sua redução pela adoção de novas e mais eficientes tecnologias e fontes de energia.
Acabar drasticamente e de imediato com as emissões de CO2 e com a utilização de combustíveis fósseis não é possível. Por outro lado, adotar novas tecnologias que aumentem ou estimulem ainda mais o seu consumo, nem pensar.
O século XX viu a consolidação da Era do Petróleo, motor do desenvolvimento mundial desde o final do século XIX até hoje, no começo do século XXI.
Esse ciclo de predominância do petróleo deve ser aos poucos substituído por um predomínio do gás natural, junto com, ou antecedendo, um período de aumento de variedade das fontes de energias e ganho das energias naturais e renováveis (sempre como complementares), do hidrogênio e finalmente da energia atômica.
(Pergentino Mendes de Almeida http://www.correiocidadania.com. br/content/view/4881/9/, acesso em 29/10/2010)

Questão 10

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A forma de organização que pode ser considerada desvantajosa pelo fato de haver desgaste de tempo na tomada de decisões, inibição das ideias dos chefes e divergência entre a direção e a assessoria denomina-se:

Questão 11

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo

» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto, assinale a opção correta.

Nem sempre a abundância de um recurso natural como o petróleo num país traz-lhe prosperidade. A prosperidade dos países árabes mais ricos pelo petróleo é discutível, se a gente não olhar apenas os palácios e o exotismo árabes. A chamada doença holandesa caracteriza a situação de um país que, à mercê de novas riquezas, acaba solapando a sua indústria. Mas o mais terrível, como referência à maldição do petróleo, não é a Holanda, é a Venezuela. E o Brasil, por que não? Surfando nos ciclos do açúcar, do ouro e do café, montamos um país desigual e atrasado, ou como dizia Washington Luiz antes da época da industrialização: “o Brasil é um país essencialmente agrícola”, isto é, especializado em exportar açúcar, café, cacau e tabaco.
Portanto, o pré-sal tanto pode ser uma fonte de recursos que impulsionarão o Brasil para um novo patamar de desenvolvimento e equidade social ou algo mais parecido com o ciclo da canade-açúcar, em que se consolidou uma sociedade colonial injusta, atrasada e sem recursos que não os cedidos pelas metrópoles. Tudo depende de como o pré-sal vier a ser administrado.
(Pergentino Mendes de Almeida disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/4881/9/, acesso em 29/10/2010)

Questão 12

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Na Coluna I estão arroladas vantagens de estruturas organizacionais distintas. Na Coluna II tem-se a identificação das organizações-tipo. Correlacione as colunas indicando as vantagens de cada organização-tipo e, ao final, selecione a opção que expresse a sequência correta para a Coluna I.

Questão 13

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra “pujança”(ℓ.8), destacada no texto abaixo.

O Brasil é hoje uma das maiores economias do mundo e, mesmo com os notáveis progressos obtidos nos últimos quinze anos, não consegue ocupar a mesma posição no que diz respeito ao desenvolvimento humano. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) brasileiro ainda é um dos mais baixos do mundo, em total disparidade com a pujança econômica conquistada.
(Paulo Itacarambi http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/4779/servicos do_portal/noticias/itens, acesso em 30/10/2010)

Questão 14

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Podem ser consideradas características da organização matricial, exceto:

Questão 15

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Os trechos a seguir compõem um texto adaptado de Carlos Castilho (http://www.observatoriodaimprensa. com.br/, acesso em 1/11/2010).

Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

Questão 16

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A respeito da liderança, assinale a opção que pode ser considerada incorreta, segundo as teorias mais contemporâneas da Administração.

Questão 17

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical na transcrição do texto abaixo.

O neoliberalismo significou: uma diluição das barreiras postas ao(1) comércio e ao movimento de capitais no espaço internacional; o fim dos controles políticos sobre as (2) moedas nacionais; o desmonte das formas diretas ou indiretas de intervenção do Estado na produção e no consumo – por exemplo, com as privatizações(3) ou os cortes de gastos públicos; a destruição das políticas de bem-estar social – por exemplo, com os ataques aos direitos(4) dos trabalhadores. Aqui reside a novidade do neoliberalismo, ou seja, a crítica ao Estado social-democrata, as empresas(5) estatais e à proteção social, identificadas como causa principal do déficit público e da inflação, eixo do debate sobre a crise mundial de meados da década de 1970.
(Grupo de São Paulo, disponível em http://www.correiocidadania.com.br/ content/view/5158/9/, acesso em 28/10/2010)

Questão 18

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Podemos identificar os seguintes termos-chave que defi nem a comunicação efi caz, exceto:

Questão 19

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Os trechos abaixo compõem um texto de José Carlos Moutinho. Disponível em http://www. correiocidadania.com.br/content/view/5162/9/
(acesso em 27/10/2010). Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta.

Questão 20

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São características das equipes eficazes, exceto:

Questão 21

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Energias renováveis limpas e naturais __1__a energia eólica, a hidrelétrica, a solar, a de marés e correntes marítimas, e de gradientes de temperatura. __2__fontes de energia crescem cada vez mais rapidamente e __3__ que venham a contribuir de modo cada vez mais significativo na matriz energética mundial. Mas quase todos os estudiosos concordam que __4__não deverão substituir inteiramente as fontes de energia atuais. __5__importantes complementos. No momento, poucos entusiastas discordam.
(Pergentino Mendes de Almeida http://www.correiocidadania.com.br/content/ view/4881/9, acesso em 29/10/2010)


1 / 2 / 3 / 4 / 5

Questão 22

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Correlacione as colunas abaixo relacionando o nível de maturidade dos liderados com o estilo de liderança indicado, conforme a teoria da liderança situacional. Ao final, selecione a opção que contemple a sequência correta da Coluna I.

Questão 23

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

O IBGE divulgou a Síntese de Indicadores Sociais 2010. Os dados concernentes __1__educação no Brasil são estarrecedores. Em 2009, 14,8% dos jovens de 15 a 17 anos se encontravam fora da escola. E 32,8% daqueles que tinham entre 18 e 24 anos deixaram os estudos sem completar o ensino médio. Por que nossos jovens abandonam __2__ escola? Os principais fatores são __3__ falta de recursos para pagar os estudos e o reduzido número de escolas públicas; o desinteresse; __4__constante repetência, provocada por pedagogias ultrapassadas, desmotivação e frequente ausência de professores; __5__ difi culdade de transporte e __6__ necessidade de ingressar precocemente no mercado de trabalho.
(Frei Betto, disponível em http://www.correiocidadania.com.br/content/ view/5145/55/, acesso em 28/10/2010)


1 / 2 / 3 / 4 / 5 / 6

Questão 24

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Na Coluna I estão identificados quatro métodos de controle e na Coluna II têm-se as respectivas definições de tais métodos. Correlacione corretamente as colunas e, ao final, assinale a opção que expressa a sequência correta da Coluna II.

Questão 25

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Os trechos abaixo constituem um texto de Pergentino Mendes de Almeida disponível em http:// www.correiocidadania.com.br/content/view/4881/9/ (acesso em 29/10/2010), mas estão desordenados.

Ordene-os nos parênteses e indique a sequência correta.

( ) Noventa por cento da energia gerada no motor é apenas calor a ser dissipado, um inconveniente.
Quase todas as alternativas pesquisadas atualmente são mais eficientes, com exceção da lenha e do carvão.

( ) E, segundo, porque é uma solução completamente ineficiente: um automóvel utiliza em média apenas 10% da energia da gasolina que consome para mover-se.

( ) O sistema atual tem de mudar algum dia.
Primeiro, porque o motor de combustão interna está destruindo o meio ambiente a longo prazo, isto é, o próprio mundo.

( ) Isso é possível por meio de pequenas geradoras de energia capazes de promover a captura e sequestro do carbono na produção (e não no consumo) da energia.

( ) Mas tal solução significa mudar inteiramente o modelo econômico de oferta e distribuição de energia – ou seja, um sucateamento de tudo o que foi investido há mais de um século pelas grandes empresas de produção e distribuição de petróleo, em termos de usinas, reservatórios, sistemas de distribuição, frota de veículos, posto de serviços etc.

( ) Um dos problemas, então, da conversão (idealmente total) para veículos elétricos reside em como anular as emissões de CO2 necessárias para abastecê-los de energia.

Questão 26

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São vantagens da avaliação 360 Graus, exceto:

Questão 27

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo

» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Em relação ao texto, assinale a opção correta.

Onde as sociedades são mais justas, equilibradas, honestas e onde as necessidades sociais são mais satisfeitas, há menor risco para a atividade jornalística. Com esse cenário, os governos são mais honestos e o Estado é mais transparente; as empresas privadas menos corruptas e corruptoras e os cidadãos mais íntegros. Com isso, a atividade jornalística é mais segura e não necessita ir a fundo e substituir as tarefas delegadas ao Judiciário, à política e à polícia. Nem cobrar do Estado, por meio de estratégias investigativas que, para chegar à denúncia, envolvem o risco físico dos repórteres e jornalistas em geral. Assim, onde há mais corrupção em vários níveis do Estado e onde os negócios públicos são mais obscuros, envolvendo setores privados, todo bom jornalista corre mais risco, porque ele é o último recurso da voz pública, do cidadão, da esperança.
(Francisco José Castilhos Karam disponível em http://www.observatoriodaimprensa.com.br/, acesso em 1/11/2010)

Questão 28

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a única opção que não pode ser considerada como fase do processo de controle.

Questão 29

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de Cristina Spera, disponível em http://www1.ethos. org.br/EthosWeb/pt/4774/servicos_do_portal/noticias/itens/(acesso em 2/11/2010).

Assinale a opção em que o fragmento foi transcrito de forma gramaticalmente correta no que se refere ao uso dos sinais de pontuação.

Questão 30

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São características das organizações que aprendem, exceto:

Questão 31

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
As décadas finais do século XIX testemunharam a entrada do capitalismo numa nova fase, a monopolista, cujo resultado mais visível foi a expansão neocolonial. São características definidoras desse imperialismo contemporâneo, exceto:

Questão 32

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São consideradas ferramentas de qualidade total, exceto:

Questão 33

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Atritos permanentes decorrentes de disputas imperialistas, profundas rivalidades políticas assentadas em extremado nacionalismo e constituição de dois blocos antagônicos de alianças entre países, a Tríplice Aliança e a Tríplice Entente, confi guram, entre outros aspectos, o quadro histórico que resultou na

Questão 34

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O conceito de downsizing aplicado à gestão significa:

Questão 35

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O período entre as duas guerras mundiais do século XX foi assinalado pela emergência de regimes totalitários. Relativamente a essa realidade que marcou profundamente as décadas de 1920 e 1930, em larga medida causadora da Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Questão 36

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a assertiva que contenha três condições para que a organização cumpra seu papel no processo de criação do conhecimento organizacional.

Questão 37

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A partir de meados do século XIX, esboçavam-se, em determinadas áreas do território brasileiro, mudanças no sentido da modernização econômica do país. Entre as opções que se seguem, assinale a que identifica o nome de célebre empreendedor desse período, que atuou em diversos setores, como o de construção de ferrovias e de navios, além da implantação de serviço de gás e da importante atuação como banqueiro.

Questão 38

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
As classificações relativas aos conceitos constantes da Coluna I encontram correspondência na Coluna

II. Estabeleça as correlações devidas e, ao final, selecione a opção que contemple a sequência correta para a Coluna I.

Questão 39

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
No Brasil, a Primeira República (1889-1930), também conhecida como República Velha, caracterizou-se por

Questão 40

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A conservação de acervos documentais exige uma série de cuidados específicos. Selecione a assertiva que contemple as medidas adequadas de conservação.

Questão 41

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
No Brasil das últimas décadas do século XIX, o colapso final do Segundo Reinado encerrou um ciclo de crises. A propósito desse quadro, que marca o fim do regime monárquico, assinale a opção correta.

Questão 42

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Correlacione a Coluna I com a Coluna II indicando tratar-se de produto da descentralização ou da desconcentração administrativa e, ao final, assinale a opção correta.

Questão 43

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Tal como ocorrido em escala mundial, o Brasil também sofreu os efeitos da Crise de 1929, que atingiu fortemente o café, sustentáculo econômico da República Velha. Relativamente ao cenário de crise vivido pelo país nos anos 1920, ao movimento de 1930 e à Era Vargas (1930-1945), assinale a opção correta.

Questão 44

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O dever da Administração de dar transparência aos seus atos denomina-se:

Questão 45

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A Segunda Guerra (1939-1945) foi decisiva para a nova configuração geopolítica mundial, assentada em bases bastante distintas das existentes até então. No que concerne ao cenário vivido pelo mundo nas décadas que se seguiram ao fim do conflito, em 1945, é correto afirmar que

Questão 46

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Correlacione as colunas abaixo e, ao final, selecione a opção que expresse a correlação correta.

Questão 47

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A URSS saiu da Segunda Guerra como a única potência em condição de fazer frente aos EUA, ao tempo em que liderava a formação do bloco de países socialistas. No que se refere ao processo de construção e de crise do socialismo soviético, assinale a opção correta.

Questão 48

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que contemple a distinção essencial entre as entidades políticas e as entidades administrativas.

Questão 49

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Protagonista de um dos mais espetaculares êxitos econômicos do mundo contemporâneo, a China conheceu uma difícil trajetória desde 1949, quando Mao Tsé-Tung assumiu o poder e proclamou a República Popular. O atual milagre chinês resulta da

Questão 50

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A lei que cria entidade da administração indireta assegurando-lhe mecanismos de autonomia administrativa, financeira e gerencial, a fi m de que ela possa atingir seus objetivos, entre eles o de assegurar a prestação de serviços públicos adequados, está criando:

Questão 51

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Nas décadas que se seguiram à Segunda Guerra Mundial, o Brasil viveu rica experiência democrática, a despeito das sucessivas crises políticas pelas quais passou. Essa experiência foi interrompida pelo golpe de 1964. Sob o ponto de vista econômico, o período entre 1946 e 1964 foi marcado, entre outros aspectos, pela

Questão 52

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São regras de direito público que obrigam às empresas estatais federais a despeito de sua natureza jurídica de direito privado, exceto:

Questão 53

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Bem mais que mero golpe militar, 1964 pode ser entendido como a vitória do projeto de modernização do capitalismo brasileiro pela via politicamente autoritária. Nesse sentido, pode-se dizer que o governo Castelo Branco voltou-se para o combate à inflação e para o reequilíbrio das finanças públicas.

No governo Médici, fatores internos e externos possibilitaram o milagre brasileiro que, entre 1969 e 1973, permitiu ao país ostentar altíssimas taxas de crescimento econômico. Em linhas gerais, esse crescimento assentou-se, essencialmente, em dois pilares:

Questão 54

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
São características dos órgãos públicos, exceto:

Questão 55

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A crise do regime autoritário, esboçada nas eleições legislativas de 1974, estendeu-se por uma década.

A distensão “lenta, gradual e segura” completou-se ao fim do governo João Figueiredo, com a eleição do civil Tancredo Neves. Relativamente ao processo histórico que marca essa transição e a implantação da Nova República, assinale a opção correta.

Questão 56

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Ao final de cada uma das alternativas da coluna I insira o número constante da coluna II que contemple a correspondência mais adequada. Após, assinale a opção que apresenta a sequência correta para a coluna I.

Questão 57

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Particularmente conhecida com os ataques de 11 de Setembro de 2001, entre muitos outros atos igualmente terroristas de que participou ou estimulou, a Al Qaeda pode ser defi nida como uma organização

Questão 58

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que contemple regras aplicáveis tanto às pessoas jurídicas de direito público, quanto às pessoas jurídicas de direito privado pertencentes à Administração Pública, independentemente de seu objeto social.

Questão 59

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
As últimas décadas do século XX assistiram à consolidação de um longo processo histórico, basicamente – mas não exclusivamente – caracterizado pela conformação de um mercado efetivamente mundial. A essa nova realidade, comumente chamada globalização, agregam-se vários elementos, exceto:

Questão 60

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O princípio da Administração Pública que se fundamenta na ideia de que as restrições à liberdade ou propriedade privadas somente são legítimas quando forem necessárias e indispensáveis ao atendimento do interesse público denomina-se:

Questão 61

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Um aspecto marcante da História Contemporânea é que, nas últimas décadas, o mundo parece ter acordado para as questões globais do meio ambiente.

Dois séculos depois de iniciada a Revolução Industrial, a ideia de desenvolvimento sustentável tende a ganhar densidade. Relativamente a esse tema, assinale a opção incorreta.

Questão 62

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A competência para punir internamente um subordinado decorre do poder:

Questão 63

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Em relação aos fluxos comerciais e financeiros da ordem global contemporânea, assinale a opção correta.

Questão 64

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A coluna I contém alguns exemplos de atos administrativos praticados no exercício do poder de polícia. A coluna II contém as fases do ciclo de polícia que culminam na prática dos atos administrativos listados na coluna I. Correlacione as colunas I e II e, ao final, assinale a opção que expresse a correlação correta.

Questão 65

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Analisando o quadro apresentado pela população mundial, na atualidade, pode-se afirmar que o número de habitantes do planeta continua a aumentar, mas esse crescimento ocorre em ritmo diferente daquele verificado nos dois últimos séculos. A propósito do tema, assinale a opção correta.

Questão 66

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
As instruções e demais atos administrativos normativos expedidos pela Comissão de Valores Mobiliários no regular exercício de suas competências decorre do Poder:

Questão 67

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Relativamente à população brasileira, assinale a opção correta.

Questão 68

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Escolha, na coluna II, a forma mais adequada para extinção dos atos administrativos da coluna I.

Após, assinale a opção que contemple a sequência correta.

Questão 69

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Quanto às atividades econômicas e à distribuição territorial da população brasileira, assinale a opção incorreta.

Questão 70

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O atributo do ato administrativo que tem por consequência a inversão do ônus da prova, em favor da Administração, no que diz respeito à existência de vício no ato administrativo, denomina-se:

Questão 71

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a assertiva que não pode ser caracterizada como ato administrativo.

Questão 72

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O sistema financeiro nacional é formado por instituições:

Questão 73

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A organização do sistema financeiro obedece a critérios que levam em conta:

Questão 74

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A teoria do desvio de finalidade visa controlar a finalidade do ato administrativo por intermédio do controle de dois outros elementos desse mesmo ato.
Assinale a opção que contemple os dois elementos do ato administrativo utilizados no controle da sua finalidade.

Questão 75

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A CVM, como autarquia federal à qual compete a fiscalização do mercado de valores mobiliários, tem competência para:

Questão 76

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Assinale a opção que contemple uma espécie de ato em que é possível identificar o atributo da autoexecutoriedade do ato administrativo.

Questão 77

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Regulação e auto-regulação são modalidades de intervenção na economia que:

Questão 78

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Relativamente aos princípios que regem o processo administrativo em âmbito federal, assinale a opção que contenha princípio tipicamente processual.

Questão 79

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A competência da CVM visa a garantir o regular funcionamento do mercado de valores mobiliários porém não recai sobre:

Questão 80

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
O princípio do processo administrativo que caracteriza uma de suas principais diferenças para os processos judiciais e que faz com que a Administração deva procurar conhecer o fato efetivamente ocorrido denomina-se:

Questão 81

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Para atuar no mercado de valores mobiliários, qualquer empresa deve:

Questão 82

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Competindo à CVM o registro para que uma sociedade por ações seja qualificada como aberta, exige-se:

Questão 83

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Dadas as normas vigentes no Brasil, pode-se afirmar que:

Questão 84

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A presença de corretores de valores mobiliários:

Questão 85

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Admitindo-se que ações de mesma espécie e classe são coisas fungíveis,

Questão 86

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A multiplicidade de instituições financeiras que atuam no mercado de valores mobiliários deve-se a:

Questão 87

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
Dizer companhia aberta significa:

Questão 88

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A inclusão de derivativos no conceito de valor mobiliário, tal como dispõe o art. 2º da Lei n.

6.385/1976, e as alterações posteriores, leva a concluir que:

Questão 89

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
A importância do mercado secundário de valores mobiliários visa a:

Questão 90

CVM 2010 - ESAF - Agente Executivo
As alterações da Lei n. 6.385/1976, em 2001, visaram a:



Provas de Concursos » Esaf 2010