×
Assistente Técnico Administrativo
×
Ministério da Fazenda 2009 Ministério da Fazenda 2013 Ministério da Fazenda 2014

Ministério da Fazenda 2012

Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1

Questão 1

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Analise os casos concretos narrados a seguir e classifique-os como sendo resultado de um dos fenômenos listados de acordo com o seguinte código:

C = centralização
D = descentralização
DCON = desconcentração.

Após a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

1.1. Serviço de verificação da regularidade fiscal perante o fisco federal e fornecimento da respectiva certidão negativa de débitos, prestado pela Receita Federal do Brasil. ( )

1.2. Extinção de unidades de atendimento descentralizadas de determinado órgão público federal para que o atendimento passe a ser feito exclusivamente na unidade central. ( )

1.3. Serviços oficiais de estatística, geografia, geologia e cartografia, prestados em âmbito nacional pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. ( )

Questão 2

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção incorreta acerca da remoção.

Questão 3

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que contenha o fundamento do dever de obediência do servidor público, disposto no inciso IV, art.116 da Lei n. 8.112/90.

Questão 4

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Abaixo se encontram relacionadas algumas hipóteses de vacância do cargo público. Analise cada uma das hipóteses e assinale (1) caso ela implique simultaneamente o provimento de novo cargo pelo servidor e (2) para aquelas que não se relacionem a provimento de novo cargo.

Após a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

1. Demissão ( )

2. Exoneração ( )

3. Promoção ( )

4. Aposentadoria ( )

5. Posse em outro cargo inacumulável ( )

6. Readaptação ( )

Questão 5

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A correção ou regularização de determinado ato, desde a origem, de tal sorte que os efeitos já produzidos passem a ser considerados efeitos válidos, não passíveis de desconstituição e esse ato permaneça no mundo jurídico como ato válido, apto a produzir efeitos regulares, denomina-se

Questão 6

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Considerando que a atuação administrativa ora se dá de forma vinculada, ora de forma discricionária, conforme o permissivo legal para que o administrador integre a lei com seu juízo de conveniência e oportunidade, correlacione os atos listados na coluna I com a classificação aposta na coluna II.

Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a coluna I.


Questão 7

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Determinado servidor do Ministério da Fazenda recorre da decisão do Chefe da Divisão de Recursos Humanos – DRH do órgão em que está lotado, que lhe negou o pedido de gozo de sua licença capacitação.
O único fundamento utilizado pelo recorrente centrou-se na ausência de competência do chefe da DRH para decidir a respeito de seu pleito.
O recorrente sustenta que, ante a ausência de previsão específica da competência decisória no regimento interno do órgão para a referida DRH, somente o dirigente máximo poderia decidir o pleito.
Tendo em mente o caso concreto acima narrado e os termos da Lei n. 9.784/99, que regula o processo administrativo em âmbito federal, assinale a opção que contenha a resposta correta.

Questão 8

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A Coordenação-Geral de Recursos Logísticos – CGRL de determinado ministério conduziu o pregão eletrônico que teve por objeto a seleção de empresa para a celebração de contrato de serviços de limpeza e conservação dos móveis e imóveis nas instalações de seus edifícios sede e anexos.
A licitação, dada sua modalidade de pregão eletrônico, foi conduzida utilizando o Sistema Comprasnet.
Em 23/11/2006, após transcorridas as fases do certame no referido sistema, não houve qualquer registro dos licitantes de eventual intenção de recurso, não havendo informação de protocolo ou chegada pela via do correio de qualquer peça impressa neste sentido.
Esgotado o prazo recursal sem manifestação dos licitantes, a CGRL encaminha à imprensa ofi cial a adjudicação do objeto do certame à empresa vencedora “X” e a homologação do procedimento licitatório. Tudo no mesmo dia 23/11/2006, atos esses que somente vieram a ser publicados em 27/11/2006.
Em 27/11/2006 chega ao protocolo da CGRL a peça recursal impressa, oriunda da licitante “Y”, protocolada em 24/11/2006.
Tratando de descobrir o motivo pelo qual a empresa “Y” não cadastrou sua intenção de recurso no Comprasnet, o pregoeiro entra em contato com o órgão central do sistema de logística e tecnologia da informação do governo federal e dele obtém, por e-mail, a confirmação de que o sistema estava com falhas operacionais que já estavam sendo corrigidas.
Dito isto, o pregoeiro retornou o pregão à fase de intenção de recurso em 27/11/2006, reagendou-o para o dia 29/11/2006 e, prevenindo-se do ocorrido anteriormente, cuidou de inserir a informação de que “no caso de o sistema não registrar a referida intenção de recurso deverá ser protocolada junto ao Ministério até o dia 01/12/2006.” Houve fechamento do prazo no dia 29/11/2006 sem que houvesse licitantes que recorressem.

Acerca do caso concreto acima narrado e tendo em mente as fontes do direito administrativo acerca do tema licitações, em especial a doutrina pátria e a jurisprudência do TCU, analise as questões a seguir, assinalando verdadeiro(V) ou falso(F) ao final de cada assertiva.
Após análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Houve violação ao princípio da publicidade, pela falta de publicação da revogação da homologação do certame em órgão oficial.

( ) O princípio da publicidade foi atendido com a informação do cancelamento da homologação, bem como com a reabertura do prazo para a interposição de recurso tendo sido registrado no sítio eletrônico do Comprasnet.

( ) Segundo o princípio da razoabilidade, considerando-se ser o certame sob análise um pregão eletrônico, cuja tônica é a celeridade, seria excesso de formalismo submeter todos os atos à publicação de forma impressa.

( ) A despeito de a modalidade em tela ser pregão eletrônico, não é exigível dos licitantes o acompanhamento da licitação em sítio eletrônico, sendo necessária a veiculação de todos os atos decisórios em diário oficial.

Questão 9

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Acerca da dispensa de licitação em razão da pessoa a ser contratada, analise as questões a seguir, assinalando verdadeiro(V) ou falso(F) ao final de cada assertiva. Concluída a análise, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) Apenas a administração pública direta, autarquias e fundações públicas poderão contratar bens ou serviços sob o fundamento do art. 24, VIII da Lei n. 8.666/93, sem a devida licitação.

( ) As previsões de dispensa de licitação constantes dos incisos VIII e XVI do art. 24 da Lei n. 8.666/93 referem-se tanto às entidades que desenvolvam atividade econômica, quanto às prestadoras de serviços públicos.

( ) É circunstância necessária para caracterizar a excepcionalidade da contratação direta de instituição brasileira incumbida regimental ou estatutariamente da pesquisa, do ensino, ou do desenvolvimento institucional que haja pertinência entre o objeto da contratação e o ramo de atividade da entidade.

Questão 10

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Dona Gertrudes, servidora pública federal, atua no atendimento ao público do protocolo da instituição em que trabalha, sendo a servidora mais antiga de seu setor.

Restam apenas dois anos para a sua aposentadoria e, enquanto aguarda este tempo, dona Gertrudes só comparece ao trabalho por que esta é a sua fonte de renda, mas já não encontra mais motivação para agir com eficiência e perfeição.

O atendimento ao público, Dona Gertrudes deixa aos mais jovens esta tarefa, ainda que todos do setor estejam atendendo e haja formação de fila do lado de fora do balcão, ela exclama: – Já fiz muito esse serviço, isso agora é com vocês!

Em compensação, como servidora mais velha do setor, dona Gertrudes conhece o trabalho como a palma de sua mão e está sempre atualizada com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinente ao serviço de protocolo e gestão documental.

Todos vivem solicitando as fichas ou a pasta preta de dona Gertrudes, já que computador ela diz não ser coisa do seu tempo e se recusa a utilizá-lo.

Diante da situação problema acima narrada e tendo em mente o código de ética do servidor público federal, após proceder à leitura dos seis itens que se seguem, assinale a opção que contenha os itens que representam regras éticas do Decreto n. 1.171/1994 infringidas pela conduta da servidora supracitada.

1. Jamais retardar qualquer prestação de contas, na condição essencial da gestão dos bens, direitos e serviços da coletividade a seu cargo.

2. Ter consciência de que seu trabalho é regido por princípios éticos que se materializam na adequada prestação dos serviços públicos.

3. Apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exercício da função.

4. Manter-se atualizado com as instruções, as normas de serviço e a legislação pertinentes ao órgão onde exerce suas funções.

5. Deixar de utilizar os avanços técnicos e científicos ao seu alcance, ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

6. Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

Questão 11

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Em relação aos Poderes do Estado, é correto afirmar que:

Questão 12

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Marque a opção correta.

Questão 13

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção correta.

Questão 14

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Quanto à garantia constitucional do devido processo legal, é correto afirmar que:

Questão 15

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Podem impetrar mandado de segurança coletivo:

Questão 16

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Quanto à atribuição de nacionalidade, marque a opção incorreta.

Questão 17

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção incorreta.

Questão 18

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Marque a opção correta.

Questão 19

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção incorreta.

Questão 20

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
É correto afirmar, quanto ao orçamento público, que

Questão 21

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
São gêneros documentais encontrados nos arquivos, exceto:

Questão 22

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indique o que distingue o arquivo do centro de documentação, da biblioteca e do museu.

Questão 23

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O princípio arquivístico que fundamenta as atividades nos arquivos é o

Questão 24

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A principal finalidade dos arquivos é

Questão 25

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
São características do documento de arquivo, exceto,

Questão 26

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Quando os documentos estão em curso ou são consultados com frequência e são mantidos nos escritórios, podemos afirmar que eles estão na idade documental

Questão 27

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que identifica qual a primeira rotina a ser realizada no protocolo.

Questão 28

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que identifica qual a rotina do protocolo que retira do documento elementos para sua localização.

Questão 29

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indique qual o instrumento arquivístico que operacionaliza a avaliação de documentos.

Questão 30

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indique qual a justificativa para a existência do arquivo intermediário.

Questão 31

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Os documentos sigilosos, quando chegam ao protocolo, devem

Questão 32

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Quando eu preciso de um método de ordenação de documentos simples e direto para a pesquisa não depender de um índice auxiliar, posso utilizar o método

Questão 33

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1

» Esta questão foi anulada pela banca.
Indique qual o valor que os documentos devem apresentar para serem identificados como de idade permanente.

Questão 34

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A gestão de documentos é um conjunto de procedimentos e operações técnicas. Assinale a opção que identifica uma de suas fases básicas.

Questão 35

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indique, entre as opções a seguir, qual o conceito ou princípio arquivístico que fundamenta a avaliação de documentos.

Questão 36

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1

» Esta questão foi anulada pela banca.
A classificação de documentos de arquivo acumulados pelas atividades-meio da Administração Pública Federal é feita com qual instrumento?

Questão 37

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
De acordo com a legislação arquivística, os documentos de guarda defi nitiva acumulados pela Administração Pública Federal devem ser

Questão 38

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indentifique, entre as opções a seguir, quem elabora a política arquivística brasileira.

Questão 39

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Indique o que acelera o desaparecimento das tintas dos documentos e enfraquece o papel.

Questão 40

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Acerca dos documentos digitais, assinale a opção correta.

Questão 41

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O conceito de forma de Estado está relacionado com o modo de exercício do poder político em função do território de um dado estado, a existência, ou não, da repartição de poderes autônomos é, pois, o núcleo caracterizador do conceito de forma de Estado.

O conceito de forma de governo refere-se à maneira como se dá a instituição do poder na sociedade, e como se dá a relação entre governantes e governados.

O conceito de sistema de governo está ligado ao modo como se relacionam os Poderes Legislativo e Executivo no exercício das funções governamentais.

Apropriando-se das definições acima, assinale a opção que contenha a forma de Estado e de governo, bem como o sistema de governo adotado no Brasil.

Questão 42

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Acerca da organização do Estado e da Administração, analise as afirmativas abaixo, diagnosticando se são verdadeiras(V) ou falsas(F).

Ao final, assinale a opção que apresente a sequência correta.

( ) Entidades administrativas são as pessoas jurídicas que integram a Administração Pública formal brasileira, sem dispor de autonomia política.

( ) Uma entidade administrativa recebe suas competências da lei que a cria ou autoriza a sua criação. Tais competências podem ser de mera execução de leis e excepcionalmente legislativas strito sensu.

( ) As entidades administrativas não são hierarquicamente subordinadas à pessoa política instituidora.

( ) Entidades administrativas são pessoas jurídicas que compõem a administração direta.

Questão 43

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
São princípios do planejamento que compõem a administração estratégica, exceto:

Questão 44

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Os itens a seguir podem ser considerados os elementos mais importantes da estratégia organizacional de determinada organização pública.

Examine-os e estabeleça a correlação com as nomenclaturas existentes na Coluna I. Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para cada um dos itens analisados.

1. ( ) Prover soluções administrativas para as unidades usuárias e cidadãos, contribuindo para a melhoria contínua do serviço público.

2. ( ) Ser referência como unidade de excelência em gestão no âmbito da administração pública federal até 2015.

3. ( ) Legalidade, impessoalidade, espírito de equipe, empreendedorismo, valorização dos servidores.

4. ( )



Questão 45

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
As figuras 2.1, 2.2 e 2.3 abaixo são organogramas-tipo de diferentes configurações organizacionais. Correlacione os organogramas com as formas de organização constantes da Coluna I. Após, assinale a opção que apresenta a sequência correta para os organogramas apresentados.








Questão 46

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A formação da estrutura organizacional que tem como característica positiva o alto grau de especialização e como ponto negativo um alto nível de diferenciação, sendo possível encontrar “organizações dentro de organizações”, denomina-se

Questão 47

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Determinado órgão público federal, após o diagnóstico advindo de sua primeira pesquisa de clima e cultura organizacionais aplicada com o objetivo de melhor gerir as pessoas e minorar os conflitos internos da organização, percebeu que sua comunidade organizacional apresentava resistência à mudança cultural como consequência de três aspectos: lógicos, psicológicos e sociológicos.

A pesquisa revelou que a comunidade organizacional não possuía sensação de pertencimento com o órgão ao qual se vinculava, atuava com pouca ou nenhuma independência e não identificava oportunidades de desenvolvimento vindouras.

Considerando o caso concreto acima narrado, preencha as lacunas no texto abaixo e, ao final, assinale a opção que contenha a resposta correta.

Em relação ao aspecto ____________________ de resistência a mudança, como a ausência de oportunidade de desenvolvimento, é importante focar no fortalecimento do vínculo do aprendizado. Já no que diz respeito à ausência da sensação de pertencimento, aspecto ____________________ da resistência à mudança, é importante atacar o que Keith David chamou de lealdade tribal.

Quanto à pouca independência sentida pela comunidade organizacional, aspecto______________________ da resistência à mudança, recomenda-se reforçar o vínculo com reforço da liberdade e aumento da responsabilidade.

Questão 48

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Acerca do tema atendimento ao cidadão, analise as afirmativas abaixo e identifique se são verdadeiras(V) ou falsas(F). Após, assinale a opção que contenha a sequência correta.

( ) A segurança ao transmitir informações depende do conhecimento que o servidor possui sobre a função, as normas, os procedimentos, a organização, seus produtos e serviços.

( ) É necessário ouvir o que o cidadão tem a dizer para estabelecer uma comunicação sem desgastes.

( ) O servidor atendente deve falar o menos possível. Caso a informação conste dos sistemas da organização, deverá apenas imprimir a tela e entregá-la ao cidadão.

( ) A percepção dos gestos, expressões faciais e da postura do cidadão é fator fundamental. Por intermédio desta percepção, consegue-se captar diferentes reações e assim dispensar tratamento individual e único.

Questão 49

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A respeito do tema comunicação organizacional, assinale a opção considerada incorreta.

Questão 50

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que, em respeito ao princípio da segregação de funções, não pode ser tida como atribuição do serviço de administração de materiais e almoxarifado em uma organização pública.

Questão 51

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção em que o texto foi transcrito com erro no uso do verbo sublinhado.
Animado com os indicadores positivos mais recentes, o governo reforçou ontem o tom otimista sobre a recuperação da atividade econômica, apesar de analistas do mercado financeiro estarem [A] ainda céticos sobre o ritmo do crescimento. O tom otimista foi usado em declarações da Presidenta, do Ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, a quem coube [B] o recado mais importante, ao afirmar [C] que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) vai acelerar nos próximos meses, mas com preços sob controle. Os estímulos dados pelo governo já obteram [D]uma resposta positiva da atividade econômica, mas ainda não produziram plenamente seus efeitos. Por isso a tendência é de recuperação mais à frente, sem que exista [E] risco de a inflação fugir da meta estabelecida para este ano.
(Adaptado do Correio Braziliense, 18 de agosto de 2012)

Questão 52

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
1
Quando o imperador do Brasil, D. Pedro II, resolveu criar
 
o primeiro banco do país, a Caixa Econômica Federal,
 
seu principal objetivo era consagrar a caderneta de
 
poupança como a maior aplicação financeira nacional,
5
facilitar o crédito da população das classes menos
 
favorecidas, valorizar o penhor e o financiamento
 
imobiliário. Naquela época, a poupança era a única
 
forma de economizar dinheiro sem ser debaixo do
 
colchão. A aplicação era muito usada por escravos
10
– principal mão de obra no início das atividades da
 
família real no Brasil – que queriam economizar para
 
comprar a sua carta de alforria. Atualmente o maior
 
motivo que leva o brasileiro a poupar também está
 
relacionado à liberdade. Não de uma prisão ou de
15
um trabalho desumano, ao qual os escravos eram
 
submetidos, mas do aluguel. A maioria dos clientes
 
que deixa o dinheiro na poupança sonha em adquirir
 
a casa própria. Por isso, atualmente a Caixa é a maior
 
fomentadora do crédito para habitação.
(Adaptado de Poupança de D. Pedro II faz 50 anos. In: A História do Pensamento Econômico, ed. Minuano, p.4-5)
Depreende-se das relações de sentido do texto que

Questão 53

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
1
Quando o imperador do Brasil, D. Pedro II, resolveu criar
 
o primeiro banco do país, a Caixa Econômica Federal,
 
seu principal objetivo era consagrar a caderneta de
 
poupança como a maior aplicação financeira nacional,
5
facilitar o crédito da população das classes menos
 
favorecidas, valorizar o penhor e o financiamento
 
imobiliário. Naquela época, a poupança era a única
 
forma de economizar dinheiro sem ser debaixo do
 
colchão. A aplicação era muito usada por escravos
10
– principal mão de obra no início das atividades da
 
família real no Brasil – que queriam economizar para
 
comprar a sua carta de alforria. Atualmente o maior
 
motivo que leva o brasileiro a poupar também está
 
relacionado à liberdade. Não de uma prisão ou de
15
um trabalho desumano, ao qual os escravos eram
 
submetidos, mas do aluguel. A maioria dos clientes
 
que deixa o dinheiro na poupança sonha em adquirir
 
a casa própria. Por isso, atualmente a Caixa é a maior
 
fomentadora do crédito para habitação.
(Adaptado de Poupança de D. Pedro II faz 50 anos. In: A História do Pensamento Econômico, ed. Minuano, p.4-5)
Nas relações de coesão do texto, usa-se o termo

Questão 54

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Os trechos a seguir constituem um texto adaptado do Editorial do Correio Braziliense, de 14/8/2012, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e indique a ordem correta para que componham um texto coerente.

( ) A deterioração do quadro — crescente e generalizada — não permite ver luz no fim do túnel e carrega consigo o Estado de bem-estar social, arduamente construído no pós-guerra.

( ) De outro, o Brasil, que, com os fundamentos econômicos sólidos, conseguiu conviver com o cenário adverso sem grandes solavancos, mas sabe que tem uma espada de Dâmocles sobre a cabeça.

( ) Estados Unidos e União Europeia há cinco anos veem despencar o PIB, a produção e os empregos.

( ) Em poucas ocasiões da história recente, o nosso país enfrentou momentos tão cruciais quanto agora.

( ) As teorias conhecidas mostram-se impotentes para dar resposta eficaz ao problema.

( ) De um lado, uma crise financeira que afeta os mercados mais ricos do planeta.

Questão 55

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que constitui continuação coesa e coerente para o texto a seguir.

Como previsto, a atividade econômica do Brasil iniciou uma fase de retomada na passagem do primeiro para o segundo semestre. Nada ainda indica, contudo, que o ritmo dessa recuperação redunde em alta do PIB. Em junho, as vendas do comércio ficaram 6,1% acima de maio. O saldo de contratações com carteira assinada em julho ficou 1,4% acima do verificado em julho de 2011 — depois de ter caído 44% em maio, na mesma base de comparação.
O índice de atividade econômica do Banco Central (um precursor do PIB) cresceu 0,75% sobre maio, a melhor marca do ano. Mantida a marcha por 12 meses, o que é improvável, a produção subiria 9%.
(Adaptado de Folha de S. Paulo, 20/8/2012)

Questão 56

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção em que o conjunto das informações a seguir não está redigido em um período sintático claro, objetivo e gramaticalmente correto.

Fatores de respaldo para o otimismo do governo:

1) Aumento das vendas no varejo em junho.

2) Dados mais favoráveis do emprego formal em julho.

3) Anúncio de que o Índice de Atividade do Banco Central subiu no mês retrasado.
(Adaptado do Correio Braziliense, 18 de agosto de 2012)

Questão 57

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção em que o fragmento adaptado do Correio Braziliense, de 7 de agosto de 2012, foi transcrito com erros gramaticais.

Questão 58

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que, ao preencher a lacuna no fragmento a seguir, preserva a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto.

Para vencer o atraso, os países pobres precisariam não ter uma série de defeitos que são a própria expressão do atraso. _________ explica o desempenho tão desigual das nações pode ser resumido a um único elemento: a qualidade das instituições. Instituições são o arcabouço da economia e da sociedade.
(Adaptado de Exame. Ano 46, n.7, 18/4/2012, p. 168)

Questão 59

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
1
Num período de alta inadimplência, juros mais
 
baixos e crescimento econômico desacelerado, o
 
lucro dos bancos perde fôlego. Embora os últimos
 
dados divulgados pelo Banco Central apontem uma
5
quebra no endividamento, as principais instituições
 
financeiras do País passaram a endurecer o jogo na
 
hora de conceder empréstimos. Mas, na outra ponta,
 
também começaram a procurar os correntistas para
 
renegociar as dívidas. A política recente do governo
10
de reduzir as taxas cobradas pelos bancos públicos,
 
que desencadeou o mesmo movimento de instituições
 
privadas, foi considerada o gatilho para a nova fase
 
de relacionamentos entre os consumidores e o setor.
 
O desafio dos bancos agora consiste em encontrar
15
novas métricas para avaliar o perfil dos clientes antes
 
de conceder empréstimos.
(Adaptado de IstoÉ, 15/8/2012)
Preservam-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao fazer a seguinte alteração em suas estruturas linguísticas.

Questão 60

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
1
Num período de alta inadimplência, juros mais
 
baixos e crescimento econômico desacelerado, o
 
lucro dos bancos perde fôlego. Embora os últimos
 
dados divulgados pelo Banco Central apontem uma
5
quebra no endividamento, as principais instituições
 
financeiras do País passaram a endurecer o jogo na
 
hora de conceder empréstimos. Mas, na outra ponta,
 
também começaram a procurar os correntistas para
 
renegociar as dívidas. A política recente do governo
10
de reduzir as taxas cobradas pelos bancos públicos,
 
que desencadeou o mesmo movimento de instituições
 
privadas, foi considerada o gatilho para a nova fase
 
de relacionamentos entre os consumidores e o setor.
 
O desafio dos bancos agora consiste em encontrar
15
novas métricas para avaliar o perfil dos clientes antes
 
de conceder empréstimos.
(Adaptado de IstoÉ, 15/8/2012)
Considerando que textos oficiais, como relatórios, ofícios ou memorandos, devem, entre outras qualidades, caracterizar-se pelo uso do padrão culto da linguagem, assinale a expressão destacada do texto que não precisa, obrigatoriamente, ser substituída para constar de uma comunicação oficial.

Questão 61

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção correta em relação às estruturas linguísticas do texto.

O Governo decidiu elevar o limite de endividamento da maioria dos estados, numa estratégia correta e oportuna para reforçar a capacidade do setor público de realizar investimentos em obras de infraestrutura.
Na primeira batelada de autorizações, 17 unidades da
Federação ganharam novas margens para contratar operações de crédito com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que poderão somar R$ 42,2 bilhões. São Paulo foi o maior beneficiado, com quase R$ 12 bilhões, seguido da Bahia, com R$ 5,6 bilhões, e do Espírito Santo, com 4,6 bilhões. O Distrito Federal e Minas Gerais serão atendidos na próxima chamada, tão logo seja definido o valor das dívidas que poderão contratar.
O limite de endividamento de cada estado guarda uma proporção com sua capacidade de arrecadação.
Atualmente, a dívida consolidada líquida de cada um não pode exceder a 2%. Esse teto vem sendo rigorosamente observado desde o grande ajuste fiscal realizado no país logo depois da entrada em vigor do Plano Real.
(Adaptado de Correio Braziliense, 20/8/2012)

Questão 62

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que preenche as lacunas do texto a seguir de maneira gramaticalmente correta.

O Programa de Ajuste Fiscal (PAF), que há 15 anos incluiu a renegociação de todas as dívidas estaduais, teve o mérito de estancar antigas hemorragias representadas ___1___emissão de dívida mobiliária (letras dos tesouros estaduais) e ___2___ regras frouxas de contratação de operações de créditos, inclusive com os próprios bancos dos estados. A limpeza foi complementada ___3___Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), verdadeiro patrimônio da moralidade da administração das contas públicas, que limitou os gastos com o tamanho da folha de pessoal. Atualmente, segundo dados do Banco Central, apenas sete das 27 unidades da Federação apresentam algum desequilíbrio de baixa gravidade. ___4___endividamento, a situação é ainda mais animadora, ___5___ média situando-se muito abaixo do limite de 2% da receita líquida (exceto o Rio Grande do Sul, que fechou 2011 com 2,14%). A liberação monitorada de novas contratações de crédito pelos estados que cumpriram o dever de casa é, ___6___, medida que pode ser tomada sem constrangimento.
(Adaptado de Correio Braziliense, 20/8/2012)

Questão 63

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que completa as lacunas do texto de forma gramaticalmente correta e textualmente coerente.

A participação cada vez maior de itens importados no mercado interno não é necessariamente ruim. Parte ___1___itens é composta por insumos e componentes utilizados na produção doméstica, o que pode resultar em produtos mais avançados tecnologicamente e mais baratos. A concorrência dos importados,___2___, força a produção nacional a melhorar sua qualidade e a buscar mais eficiência para não perder mercado,___3___ pode significar ganhos reais para a economia brasileira. Mas a entrada em ritmo cada vez mais intenso de produtos importados pode ser atribuída também ___4___perda de competitividade da indústria brasileira. Cada vez mais dirigentes industriais apontam para velhos problemas que oneram excessivamente a produção local — sistema tributário pesado e complexo, custos trabalhistas, custos administrativos, deficiência de infraestrutura — e continuam sem solução ___5___no curto e no médio prazos.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 18/8/2012)

Questão 64

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.

Juros altos, pobreza de planejamento financeiro e facilidade excessiva para obter crédito levam ao superendividamento do consumidor, conforme(1) pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Avaliação semelhante fez o Fundo Monetário Internacional (FMI), em julho, em contraste com(2) o otimismo do Banco Central (BC). O presidente do BC defende os estímulos da Fazenda ao crédito e ao consumo para ajudar a empurrar a atividade econômica.
As dívidas comprometem, em média, 42% da renda familiar — muito além dos 30% considerados pela Proteste como limite. O levantamento, baseado em entrevistas com 200 famílias de São Paulo e do Rio, constataram(3) que na classe C o endividamento está acima(4) da média e compromete 46,2% da renda familiar. Em média, cada pesquisado tem três dívidas diferentes. E pelo menos uma é no cartão de crédito, cujos(5) juros são exorbitantes, da ordem de 238% ao ano. Muitos devedores declaram não ter condições de pagar as faturas no vencimento.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 19/8/2012)

Questão 65

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1

» Esta questão foi anulada pela banca.

» Essa questão pode ter algum problema e está sendo revisada. Em breve estará corrigida.
Assinale a opção incorreta em relação ao uso das estruturas linguísticas do texto.

Nem a desvalorização do real, que os torna mais caros no mercado interno, nem a queda da demanda estão sendo suficientes para conter o aumento da participação dos importados no consumo doméstico de produtos industrializados, que se registra desde 2003.
No segundo trimestre deste ano, a cotação do dólar em reais aumentou 10% e o consumo interno de itens industriais diminuiu 3,8% na comparação com igual período de 2011. O encarecimento dos importados, associado à contração da demanda, deveria afetar mais duramente o consumo desses itens do que o de produtos nacionais, mas está ocorrendo o inverso. A fatia dos produtos importados no mercado brasileiro continua a crescer e, no período abril-junho, alcançou o recorde de 24% do total, de acordo com levantamento da Fiesp. Isso significa que a produção da indústria nacional cai em ritmo mais acentuado do que o da redução do consumo.
(Adaptado de O Estado de S. Paulo, 18/8/2012)

Questão 66

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Em relação ao uso do sinal indicativo de crase, assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do fragmento a seguir.

Será necessário aceitar que há um princípio darwiniano regendo ___(1)___ ascensão e ___(2)___ queda de setores da economia mundial. Um país não consegue ser bom em tudo, e alguns setores tendem ___(3) desaparecer em uma parte do mundo para florescer do outro lado do planeta. Por essa dinâmica, alguns setores tendem até ___(4)___ definhar no Brasil. A diminuição da fatia industrial na economia frequentemente se dá de forma natural e lenta, como parte do desenvolvimento das nações. Por isso, não costuma ser encarada como um transtorno, mas como mais uma etapa rumo ___(5)___ maturidade econômica.
(Adaptado de Exame. Ano 46, n.7, 18/4/2012, p. 48)

Questão 67

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção que corresponde a erro gramatical inserido na transcrição do texto.

Os problemas estruturais enfrentados pela(1) economia nas últimas décadas — inflação aguda, endividamento público elevado, crédito internacional restrito, entre outros(2) — afetaram profundamente a(3) capacidade de investimento do país, em especial na infraestrutura, cujo horizonte é de longo prazo. Ainda na fase de superação destes problemas estruturais, para retomar investimentos, a economia brasileira teve que se(4) apoiar na mobilização de grupos privados, nem sempre dentro de uma situação ideal, mas na que foi possível naquele momento. E com resultado positivo, pois, graças à(5) privatizações e concessões de serviços públicos, passos foram dados e o país não parou.
(Adaptado do Editorial, O Globo, 16/8/2012)

Questão 68

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção em que o trecho transcrito e adaptado de O Globo, de 16/8/2012, respeita a correção gramatical.

Questão 69

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Assinale a opção em que o trecho, adaptado do Editorial de O Estado de S. Paulo, de 13/8/2012, está correto e adequado para compor um documento oficial, como um ofício.

Questão 70

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Desconsiderando as medidas exatas a serem obedecidas, assinale o trecho inicial de um ofício que respeita as normas de redação de comunicados oficiais.

Questão 71

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A proposição é logicamente equivalente à proposição:

Questão 72

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Se Marta é estudante, então Pedro não é professor. Se Pedro não é professor, então Murilo trabalha. Se Murilo trabalha, então hoje não é domingo. Ora, hoje é domingo.
Logo,

Questão 73

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Em uma cidade as seguintes premissas são verdadeiras: Nenhum professor é rico. Alguns políticos são ricos. Então, pode-se afirmar que:

Questão 74

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Dadas as matrizes calcule o determinante do produto

Questão 75

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Dado o sistema de equações lineares

O valor de x + y + z é igual a

Questão 76

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Sorteando-se um número de uma lista de 1 a 100, qual a probabilidade de o número ser divisível por 3 ou por 8?

Questão 77

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Uma caixa contém 3 bolas brancas e 2 pretas. Duas bolas serão retiradas dessa caixa, uma a uma e sem reposição, qual a probabilidade de serem da mesma cor?

Questão 78

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O número de centenas ímpares e maiores do que trezentos, com algarismos distintos, formadas pelos algarismos 1, 2, 3, 4 e 6, é igual a

Questão 79

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Dos aprovados em um concurso público, os seis primeiros foram Ana, Bianca, Carlos, Danilo, Emerson e Fabiano. Esses seis aprovados serão alocados nas salas numeradas de 1 a 6, sendo um em cada sala e obedecendo a determinação de que na sala 1 será alocado um homem. Então, o número de possibilidades distintas de alocação desses seis aprovados é igual a

Questão 80

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Uma reunião no Ministério da Fazenda será composta por seis pessoas, a Presidenta, o Vice-Presidente e quatro Ministros. De quantas formas distintas essas seis pessoas podem se sentar em torno de uma mesa redonda, de modo que a Presidenta e o Vice-Presidente fiquem juntos?

Questão 81

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O sistema operacional Windows 7 da Microsoft está disponível em 5 versões. A mais simples delas é a

Questão 82

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
A Microsoft permite que os arquivos do Word, Excel, PowerPoint e OneNote da suíte Office 2010 sejam armazenados na Web, tornando possível que os arquivos sejam acessados, exibidos, editados e compartilhados de qualquer lugar. A solução que viabiliza isto é a

Questão 83

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Distribuição Linux é um sistema operacional Unix-like, incluindo o kernel Linux e outros softwares de aplicação, formando um conjunto. Distribuições (ou “distros”) podem ser mantidas por organizações comerciais ou por projetos comunitários. São exemplos de distribuições Linux:

Questão 84

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O BrOffice é uma suíte para escritório gratuita e de código aberto. Um dos aplicativos da suíte é o Calc, que é um programa de planilha eletrônica e assemelha-se ao Excel da Microsoft. O Calc é destinado à criação de planilhas e tabelas, permitindo ao usuário a inserção de equações matemáticas e auxiliando na elaboração de gráficos de acordo com os dados presentes na planilha. O Calc utiliza como padrão o formato:

Questão 85

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Web browser (em inglês), browser ou navegador de Internet é um programa que permite a seus usuários interagir com documentos eletrônicos de hipertexto, como as páginas HTML e que estão armazenados em algum endereço eletrônico da Internet, denominado:

Questão 86

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Hoje, nas Redes Locais (LAN) cabeadas, o meio de transmissão mais utilizado é o

Questão 87

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O Correio Eletrônico é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo e-mail é aplicado aos sistemas que utilizam a Internet e são baseados no protocolo

Questão 88

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
O componente mais proeminente da Internet é o Protocolo de Internet (IP), que provê sistemas de endereçamento na Internet e facilita o funcionamento da Internet nas redes. O IP versão 4 (IPv4) é a versão inicial usada na primeira geração da Internet atual e ainda está em uso dominante. Ele foi projetado para endereçar mais de 4,3 bilhões de computadores com acesso à Internet. No entanto, o crescimento explosivo da Internet levou à exaustão de endereços IPv4. Uma nova versão de protocolo foi desenvolvida, denominada:

Questão 89

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Quando um visitante de um sítio Web se conecta a um servidor que está utilizando um protocolo específico de segurança, ele irá notar, na barra de endereços, que o protocolo de comunicação passa a ser https:// (no lugar do http:// padrão). Além disso, a maioria dos browsers (como o Internet Explorer por exemplo) mostram no browser o desenho de um cadeado. Quando este cadeado está sendo mostrado, o usuário passa a ter a tranquilidade de saber que as informações fornecidas àquele Website não poderão ser interceptadas no seu trajeto. Este protocolo específico de segurança é o

Questão 90

Ministério da Fazenda 2012 - ESAF - Assistente Técnico Administrativo - Gabarito 1
Para a verificação de uma assinatura digital numa mensagem eletrônica, basta ter acesso



Provas de Concursos » Esaf 2012