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Pref. São José do Rio Preto/SP 2011

Professor II - Geografia

Questão 1

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Observando o webmail exposto na figura, assinale a alternativa correta sobre uso de correio eletrônico, a partir de uma mensagem recém-recebida.


Ao clicar no botão

Questão 2

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Assinale a alternativa correta sobre utilização de correio eletrônico, considerando a figura a seguir.

Questão 3

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Um usuário vai preparar uma mensagem utilizando o MS-Outlook 2007, conforme mostrado na figura.


Para anexar nessa mensagem um e-mail recebido anteriormente, uma apresentação do MS-PowerPoint 2007 e um documento do MS-Word 2003, o usuário deve utilizar o(s) seguinte(s) botão(ões), respectivamente.

Questão 4

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No que se refere ao Windows Vista, assinale a alternativa que contém a opção dentre as exibidas na figura, que mantém a sessão na memória e coloca o computador em um estado de baixa energia para que seja possível reiniciar rapidamente o trabalho.

Questão 5

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Assinale a alternativa que contém somente aplicativos do Office e do menu Acessórios do Windows Vista, em sua configuração original, conforme visualizado no alternador de tarefas a seguir.

Questão 6

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Assinale a alternativa correta sobre o Windows Explorer do Windows Vista exibido na figura.

Questão 7

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Para interromper um programa executado na inicialização do Windows Vista, é necessário utilizar a seguinte opção do Painel de Controle:

Questão 8

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Baseando-se na janela apresentada, assinale a alternativa com a ação que será executada pelo site de busca caso seja pressionado o botão Estou com sorte .

Questão 9

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1
Identifique corretamente os itens 1 e 2 encontrados quando se navega na Web.

Questão 10

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1
Para efetuar o download do documento Avaliação do Plano Plurianual 2008-2011, deve-se clicar com o botão secundário do mouse (normalmente é o direito) sobre a figura e escolher a opção

Questão 11

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Araújo, na obra organizada por J. G. Aquino, Diferenças e preconceitos na escola – alternativas teóricas e práticas, referindo-se aos princípios centrais da teoria de Piaget, esclarece que

Questão 12

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Rego (in Aquino), a partir da perspectiva de Vygotsky sobre as relações entre educação, cultura e desenvolvimento, defende a ideia de que

Questão 13

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Mantoan, em sua obra Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer?, propõe que

Questão 14

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Vygostsky, em “A formação social da mente”, afirma que a história do desenvolvimento da linguagem escrita nas crianças possibilita três conclusões importantes para a educação. Uma delas é que

Questão 15

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Vasconcellos, ao comentar a concepção escolanovista de ensino, afirma que

Questão 16

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Vasconcellos, na obra Construção do conhecimento em sala de aula, lembra que a necessidade de o educando superar a contradição entre suas representações e a realidade pode sofrer interferências que dificultam o processo de construção do conhecimento. Sobre esse tema, o autor afirma que

Questão 17

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Hoffmann, em Avaliar para promover: as setas do caminho, tece interessantes reflexôes sobre os estudos paralelos de recuperação. Entre elas:

Questão 18

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Considere as afirmações que seguem.

I. Para promover aprendizagens significativas, deve-se partir das concepções espontâneas das turmas.

II. No período de planejamento, deve-se fazer a avaliação inicial dos alunos para determinar as suas condições prévias.

III. O processo avaliativo não pode ser delimitado em etapas, no início, no meio e no fim do processo educativo.

IV. Para o aluno ser protagonista da sua aprendizagem, deve, em primeiro lugar, mobilizar-se.

Está de acordo com a concepção de Hoffmann sobre avaliação, apenas o contido em

Questão 19

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Luckesi afirma, entre outras ideias relativas ao ensino, à aprendizagem e ao desenvolvimento do educando, que

Questão 20

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Moran ensina que há, de modo geral, três formas de processar a informação na atividade educacional.Segundo esse autor, provavelmente teremos maior repercussão se encadearmos os modos de processamento das informações na seguinte ordem:

Questão 21

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Behrens propõe que, na era digital, a aprendizagem seja colaborativa. Para tanto, entre outras ideias, afirma que

Questão 22

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Masetto pondera, em relação ao uso de novas tecnologias na mediação pedagógica, que

Questão 23

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Analisando as possíveis causas e soluções para o bullying, Beaudoin e Taylor afirmam que

Questão 24

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Solé, reconhecendo o papel estratégico que a competência leitora desempenha na aprendizagem dos alunos, defende, em relação às práticas de leitura na escola, que

Questão 25

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Coll e Monereo relatam diversas características da Sociedade da Informação que são relevantes para a educação. Dentre elas, a preeminência da Cultura do Espetáculo que apresenta, entre outras, a característica de primazia

Questão 26

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Dentre os princípios do ensino estabelecidos pela Constituição Federal, há aqueles que exigem, explicitamente, regulamentação em lei. Um deles é o da

Questão 27

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É uma das disposições explícitas do Estatuto da Criança e do Adolescente a afirmação de que

Questão 28

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Constitui disposição da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394/96) a explícita afirmação de que os Municípios incumbir-se-ão de

Questão 29

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Os escritórios de gerenciamento de projetos (PMO) podem ser de

I. esfera departamental para apoio a diversos projetos simultâneos.

II. gestão dos projetos interdepartamentais.

III. planejamento estratégico dos projetos e gestão do conhecimento empresarial.

IV. projeto específico separado das operações da empresa.

Um escritório de projeto corporativo atua em

Questão 30

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As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, instituídas pela Resolução CNE/CEB n.º 4, de 2010, estabelecem que

Questão 31

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A Geografia Crítica apresenta um mosaico de orientações metodológicas bastante variado: estruturalistas, existencialistas, analíticos, marxistas (em suas várias nuances), ecléticos etc. Diante desse fato, é possível afirmar que a Geografia Crítica

Questão 32

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Observe o esquema.

(http://teteraconsultoria.com.br/infoescravo/arquivos/2010/11/rede-vpn.gif)

Com base no esquema, o professor de Geografia pode abordar a temática das transformações trazidas ao espaço geográfico pela

Questão 33

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Leia o texto.

A característica principal dos solos da Zona Cafeeira Colombiana é que, em sua maioria, são derivados de cinzas vulcânicas, as quais apresentam alto conteúdo de matéria orgânica e boas características físicas, reduzindo a necessidade de aplicar fertilizantes. Na área onde se produz café o relevo varia desde planos ou levemente ondulados até íngremes.
(http://www.cafedecolombia.com/particulares/es/el_cafe_de_colombia/un_ cafe_sobresaliente/Adaptado)

As características de relevo e solo descritas no texto permitem inferir que o café ocupa áreas

Questão 34

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Trata-se de planaltos de altitude média, variando entre 800 e 1300 m. As rochas sedimentares e basálticas regionais estão sujeitas a desigual profundidade de alteração, as vertentes dos chapadões regionais tendem para um modelo convexo suave. [...] Mais do que pelo seu próprio relevo, esse domínio é marcado por grandes diferenças pedológicas e climáticas em relação aos outros planaltos similares situados no Centro-Sul do país.. [...] É o domínio menos “tropical” do país.
(Aziz Ab’Saber, Os domínios de natureza no Brasil, São Paulo: Ateliê editorial, 2003. p. 18-19)

O texto refere-se ao domínio morfoclimático

Questão 35

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Analise os climogramas 1 e 2.

(Francisco Mendonça & Inês M. Danni-Oliveira, Climatologia, São Paulo: Oficina de textos, 2007. p.132 e 134)

Os climogramas 1 e 2 correspondem, respectivamente, aos climas

Questão 36

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Caracterizando as macroformas do relevo terrestre, Jurandyr Ross apresenta a seguinte descrição:

São áreas de grande complexidade rochosa e estrutural, geradas por efeito de dobramentos acompanhados de intrusões, vulcanismo, abalos sísmicos e falhamentos. [...] São os terrenos mais recentes produzidos pela tectônica. Suas idades estão entre o fim do Mesozóico e do Cenozóico, sendo que sua gênese está relacionada com a tectônica de placas.

(Jurandyr Ross (Org. ), Geografia do Brasil, São Paulo: Edusp, 1995. p. 35) O texto descreve

Questão 37

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A questão está relacionada ao mapa.

(http://cienciaemdia.folha.blog.uol.com.br/images.gif)

Assinale a alternativa que identifica corretamente a vegetação natural predominante nas áreas destacadas no mapa.

Questão 38

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Leia o texto.

(...) é uma região muito peculiar. Associa uma rica biodiversidade a uma aparência árida, esta decorrente, em parte, dos solos ácidos e da ocorrência de apenas duas estações climáticas: uma seca e outra chuvosa. A potencialidade em termos da variedade de frutíferas e plantas medicinais é pouco aproveitada. São produtos ainda desconhecidos, visto que os imigrantes assimilaram muito pouco os costumes da terra, introduzindo os hábitos de suas regiões de origem. O relevo plano, em quase toda a sua extensão, facilita o avanço das máquinas agrícolas que rapidamente desmatam grandes áreas verdes.
(www.race.nuca.ie.ufrj.br/eco/trabalhos/mesa2/4.doc)

O texto destaca as características ambientais e alguns dos problemas na ocupação do domínio morfoclimático

Questão 39

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Analisando a presença da água no Brasil, é correto afirmar que

Questão 40

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Observe a figura.

(www.megaartigos.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/04.jpg)

A análise do conteúdo da figura pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar um problema ambiental crescente:

Questão 41

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Leia a letra da música.

Tataraneto do inseto

Jorge Mautner e Nelson Jacobina
Uns transmitem malária Outros, outras doenças Mas há uma política de agrotóxicos pelo ar Cada inseto tem um neto Tataraneto de outro inseto De acordo com uma lei estabelecida De driblar sempre a morte Com a vida Cada neto de outro inseto Fica mais forte tomando inseticida (http://crissmyass.blogspot.com/2008/04/jorge-mautner-poeta-e-profeta.html)
O conteúdo da letra da música pode servir de ponto de partida para o professor de Geografia abordar

Questão 42

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Nos anos de 1970, as dez maiores cidades do mundo somavam 114 milhões de pessoas. Em 2025, abrigarão 234 milhões. Até lá, 136 centros urbanos vão se tornar novas megacidades. Sobre esse fato, é correto afirmar que

Questão 43

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Leia os itens a seguir, sobre o processo de urbanização nas regiões brasileiras.

I. Foi impulsionada pela fundação de Brasília, em 1960, e pelas rodovias que interligaram a nova capital às outras regiões do país. A ocupação do espaço rural por atividades agropecuárias modernas acentuou as migrações e a tendência à urbanização.
II. A estrutura agrária, assentada sobre minifúndios familiares em paralelo com grandes latifúndios, contribuiu para reter a força de trabalho no campo e controlar o ritmo do êxodo rural. Por outro lado, o insuficiente desenvolvimento do mercado regional reduziu o poder de atração exercido pelas cidades.

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às regiões

Questão 44

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No Brasil, o processo de desconcentração industrial acelerou-se na década de 1990 atingindo, principalmente, a Região Metropolitana de São Paulo. Porém, estudiosos do fenômeno denominaram o processo de “desconcentração concentrada”, pois

Questão 45

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Inegavelmente, a China tornou-se um dos países mais destacados do mundo. Sobre a China, são feitas as seguintes afirmações:

I. O forte crescimento econômico do país tem sido acompanhado pela sensível redução do número de subnutridos.
II. As desigualdades regionais têm se tornado mais evidentes e grandes áreas do norte e do oeste do país se contrapõem à estreita faixa litorânea industrializada e mais rica.
III. A introdução do capitalismo aprofundou as diferenças sociais e transformou, pelo menos, parte da sociedade que começa a contestar os baixos salários e o desemprego.
IV. A abertura sociopolítica tem proporcionado o aumento do êxodo rural e o processo de urbanização foi muito rápido, tendo a China, atualmente, 75% da população urbana.

Está correto somente o que se afirma em

Questão 46

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A constituição do Nafta representou uma estratégia de Washington, voltada, principalmente, para a hipótese de fracasso da Rodada Uruguai do Gatt. O federalismo europeu da Alemanha unificada procurou instrumentalizar a unificação continental da maneira mais favorável à projeção da influência nacional sobre a Europa Central. O projeto do Mercosul respondeu tanto à política de superação das rivalidades históricas entre o Brasil e a Argentina como à estratégia de inserção das duas economias nacionais no mercado mundial.
(Demétrio Magnoli, Relações Internacionais: teoria e história, São Paulo. Saraiva, 2004. p.188)

Da leitura do texto, é correto concluir que

Questão 47

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» Esta questão foi anulada pela banca.
No BrOffice.org 3.2 Calc, é INCORRETO afirmar

Questão 48

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Leia a notícia.

A fabricante asiática Foxconn e suas clientes, Apple, HP e Dell, falharam na tentativa de melhorar os padrões de trabalho para seus funcionários, de acordo com um grupo de ativistas de Hong Kong.
O grupo Students & Scholars Against Corporate Misbehaviour (SACOM) afirma que, apesar das clientes terem prometido cooperar com a Foxconn para melhorar os padrões de trabalho e torná-los aceitáveis, muitos dos problemas persistem.
A Apple é acusada de ter uma responsabilidade especial sobre o caso devido a suas demandas de produção, pois a maior parte dos produtos da empresa é montada nas fábricas da Foxconn de Shenzen, que é inteiramente dedicada à produção de iPads.

(http://www.adrenaline.com.br/tecnologia/noticias/8415/apple-e-foxconn-naoatingem-padroes-minimos-de-qualidade-do-trabalho.html)

A forma de colaboração entre empresas, que aparece no conteúdo da notícia, é característica

Questão 49

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A questão está relacionada às pirâmides etárias da Amazônia em 1970 e em 2000.

A leitura das pirâmides etárias e os conhecimentos sobre a dinâmica demográfica brasileira permitem afirmar que a população amazônica

Questão 50

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Leia o texto do IBGE, sobre a importância do estudo da dinâmica demográfica brasileira para o planejamento governamental.

Ignorar a evolução e as contradições do processo de mudanças demográficas constitui uma grave lacuna na capacidade de reflexão sobre as condições de vida e reprodução da população brasileira e, em especial, de seus contingentes mais pobres. Além disso, dificulta a utilização de instrumentais adequados para a formulação de políticas e dispêndios de recursos socialmente eficazes.
(www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/indic_sociosaude/2009/com_din.pdf)

Dentre as mudanças demográficas importantes ocorridas nas últimas décadas, que devem ter impacto sobre as políticas governamentais, destaca-se

Questão 51

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A área plantada dos grandes monocultivos avançou consideravelmente em relação à área ocupada pelas culturas de menor porte, mais comumente direcionadas ao abastecimento interno. Apenas quatro culturas de larga escala ocupavam, em 1990, quase o dobro da área total ocupada por outros 21 cultivos. Entre 1990 e 2009, a distância entre a área plantada dos monocultivos e estas mesmas 21 culturas aumentou 125%, sendo que a área plantada destas últimas retrocedeu em relação a 1990. A monocultura cresceu não só pela expansão da fronteira agrícola, mas também pela incorporação de áreas destinadas a outros cultivos.
(www.ecodebate.com.br/2011/03/29/agronegocio-nao-garante-segurancaalimentar-artigo-de-raquel-junia/)

Entre os quatro cultivos, destaca-se a cana-de-açúcar. Os outros três cultivos, fortemente relacionados ao comércio nacional e internacional, são:

Questão 52

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Observe o gráfico.

(Prefeitura de São José do Rio Preto. Conjuntura econômica 2010. Secretaria de Agricultura e Abastecimento/Coord. de Assistência Técnica Integral/Escritório de Desenvolvimento Rural de São José do Rio Preto)

Com base nos conhecimentos sobre o espaço agrário paulista e a região de São José do Rio Preto em particular, pode-se concluir que o gráfico destaca a evolução da área plantada com

Questão 53

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Analise as afirmações sobre o espaço agrário dos países africanos.

I. A colonização europeia ocupou as áreas de solos mais férteis com monoculturas de exportação, como o cacau e o café, estrutura que se mantém até os dias atuais.
II. O cultivo de cereais e de oliveiras desenvolve-se, principalmente, na região do Chifre da África, aproveitando as características do clima semiárido.
III. Na região do Sahel, às margens do Saara, o clima estável propiciou o desenvolvimento da fruticultura irrigada, voltada para a exportação.
IV. A agricultura voltada para o mercado interno ainda se caracteriza pelo uso de instrumentos rudimentares, apresentando baixo rendimento por hectare plantado.

Está correto somente o contido em

Questão 54

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Leia a notícia a seguir.

O governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) subiu o tom das críticas nesta terça-feira e acusou os parlamentares da bancada do Nordeste de quererem “roubar” o Estado fluminense nas discussões sobre a distribuição dos royalties da exploração do pré-sal. Parlamentares da bancada nordestina disseram que vão apresentar, em plenário, duas emendas alterando o texto que cria o sistema de partilha na produção e na exploração do gás e óleo da camada do pré-sal. A ideia é ampliar a participação dos Estados e municípios não produtores na distribuição dos royalties. Para o governador, se houver uma mudança para as áreas licitadas, será preciso abrir uma discussão sobre a Zona Franca de Manaus, com fundos setoriais do Nordeste e Norte e até com o Fundo de Participação dos Estados, que acaba privilegiando Estados nordestinos.
(http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u656855.shtml)

Assinale a alternativa que melhor sintetiza as questões presentes no texto.

Questão 55

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A questão está relacionada ao mapa apresentado a seguir.

(Marcello Martinelli, Mapas de Geografia e cartografia temática, São Paulo. Contexto. 2009)

A elaboração do mapa foi realizada utilizando-se

Questão 56

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Analise as figuras que caracterizam projeções cartográficas.

(Vincenzo R. Bochicchio, Atlas Mundo Atual, São Paulo. Atual. 2003)

A associação correta entre a figura e a projeção é

Questão 57

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Embora sujeitos à inventividade do elaborador, de acordo com o fenômeno que será representado, todo mapa deve obedecer a padrões que asseguram a sua decodificação universal. Todo mapa deve conter, então, os seguintes elementos:

Questão 58

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Durante a aula, o professor de Geografia analisa as cidades africanas e começa a discutir o fenômeno da favelização. Em seguida, apresenta exemplos do mesmo fenômeno em outras partes do mundo e, inclusive, no Brasil. Esse procedimento denomina-se

Questão 59

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O ensino de Geografia na Educação Básica deve priorizar o estudo do espaço, do território, da paisagem e do lugar em suas diferentes escalas. O trabalho com a categoria lugar deve

Questão 60

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Dentre os objetivos gerais para a área de Geografia, definidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que o aluno, após completar o ciclo do ensino fundamental, seja capaz de



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