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Professor III - História
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Pref. Ribeirão Preto/SP 2013

Professor III - Geografia

Questão 1

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Para criar uma planilha eletrônica para facilitar o cálculo de médias de notas de seus alunos, um professor poderia utilizar o seguinte programa do MS-Office 2010:

Questão 2

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Assinale a alternativa correta, com relação aos conceitos de internet e intranet.

Questão 3

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Para La Taille, a questão do significado ocupa lugar central nas análises de Vygotsky sobre a linguagem. Vygotsky considera que o significado é componente essencial da palavra, sendo, ao mesmo tempo, um ato de pensamento, na medida em que o significado de uma palavra já é, em si, uma generalização. É no significado que se encontra a unidade das duas funções básicas da linguagem:

Questão 4

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Segundo Mantoan, a construção da competência do professor para responder com qualidade às necessidades educacionais especiais de seus alunos em uma escola inclusiva, pela mediação da ética, responde à necessidade

Questão 5

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Para Veiga, o projeto político-pedagógico deve ser considerado como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade. Nesse sentido, a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce o controle técnico burocrático. Para a autora, a luta da escola é para a descentralização em busca de sua

Questão 6

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Aquino (Org.) ao discutir a moralidade e indisciplina reporta a Piaget que afirma “toda moral consiste num sistema de regras, e a essência de toda moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras”. Diz o autor que, para Piaget, a integração entre ação e juízo moral será possível quando o sujeito se sentir obrigado racionalmente, por uma necessidade interna, a agir moralmente, de acordo com princípios universais de justiça e igualdade. Assim, somente poderão construí-la lentamente os indivíduos que tenham oportunidade de estabelecer relações interindividuais com base

Questão 7

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Para Luckesi, a avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado. Segundo o autor,

A avaliação educacional, em geral, e a avaliação da aprendizagem escolar, em particular, são meios e não fins em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e pela prática que as circunstancializam.

                   PORQUE

Entendemos que a avaliação não se dá nem se dará num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica.

Em relação às proposições apresentadas, é correto afirmar que

Questão 8

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Para Oliveira, o aprendizado na escola é um resultado desejável, é o próprio objetivo do processo escolar. Para a autora, o professor tem papel explícito de intervir na zona de desenvolvimento proximal dos alunos, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente, e o único bom ensino, segundo Vygotsky, é aquele

Questão 9

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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) representa um grande avanço da legislação brasileira na medida em que veio garantir a todas as crianças e adolescentes o tratamento com atenção, proteção e cuidados especiais para se desenvolverem e se tornarem adultos conscientes e participativos do processo inclusivo. Nesse sentido, o ECA considera criança a pessoa

Questão 10

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O Conselho Tutelar, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, corresponde a uma forma de a sociedade participar da proteção dos direitos da criança e do adolescente.

Entre suas atribuições, está

Questão 11

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A mãe de um aluno do quinto ano procura pela professora para solicitar que seu filho deixe de participar das aulas de educação física, alegando que ele não gosta de futebol, prefere jogar xadrez. A professora, com fundamento na LDB – Lei n.° 9.394/96, respondeu corretamente que

Questão 12

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A partir de 1996, com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação infantil passou a fazer parte do sistema educacional no Brasil. Com isso, as escolas passaram a se preocupar com a educação da criança pequena. Assim, com base na LDB, é correto afirmar que na educação infantil a avaliação

Questão 13

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A mãe de um aluno do segundo ano do ensino fundamental procurou a professora de seu filho para questionar a presença de uma criança portadora de necessidades educacionais especiais em sua turma. A mãe alegou que seu filho estaria sendo prejudicado em virtude da presença dessa criança, tendo em vista esta não acompanhar o ritmo das aulas, atrapalhando, portanto, o andamento do conteúdo escolar.
Fundamentada na Constituição Federal de 1988, a professora argumentou corretamente que

Questão 14

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental estabelecem que as propostas curriculares das escolas devem visar ao desenvolvimento do educando, assegurando-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania.
Nesse sentido, as escolas deverão adotar, como norteadores das ações pedagógicas, os seguintes princípios:

Questão 15

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As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica consideram o projeto político-pedagógico da escola como como sendo

Questão 16

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Mateus, aluno regularmente matriculado no 7.º ano do ensino fundamental, tem apresentado baixo rendimento escolar. Seu rendimento é inferior ao do grupo, de modo que ele não tem podido acompanhar o desempenho dos demais.

Nesse caso, de acordo com o artigo 13, da Lei n.º 9.394/1996, é correto afirmar que compete

Questão 17

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De acordo com a Constituição Federal de 1988, é correto afirmar que o[a]

Questão 18

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Em conformidade com a Lei n.º 9.795/1999, que dispõe sobre a educação ambiental, é correto afirmar que,

Questão 19

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De acordo com o artigo 6, da Resolução CNE/CEB n.° 07/2010, os sistemas de ensino e as escolas adotarão, como norteadores das políticas educativas e das ações pedagógicas, uma série de princípios. Dentre eles, um que trata do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; do enriquecimento das formas de expressão e do exercício da criatividade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente a da cultura brasileira; da construção de identidades plurais solidárias.

Esse princípio é denominado

Questão 20

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Com relação ao ensino fundamental com duração de 9 (nove) anos, analise as seguintes afirmações, classificando, cada uma, em V (verdadeira) ou F (falsa).

( ) É obrigatória a matrícula no Ensino Fundamental de crianças com 6 (seis) anos completos ou a completar até o dia 30 (trinta) de junho do ano em que ocorrer a matrícula, nos termos da Lei e das normas nacionais vigentes.

( ) Apenas as crianças que completarem 6 (seis) anos após 30 (trinta) de junho do ano em que ocorrer a matrícula deverão ser matriculadas na Educação Infantil (Pré-Escola).

( ) A carga horária mínima anual do Ensino Fundamental regular será de 800 (oitocentas) horas relógio, distribuídas em, pelo menos, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a classificação correta das afirmações, de cima para baixo, de acordo com a Resolução CNE/CEB n.° 07/2010.

Questão 21

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Observe a figura.



Na figura, I e II correspondem respectivamente a:

Questão 22

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Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, a prática da Geografia no ensino fundamental propõe como objeto central do ensino

Questão 23

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No contexto dos objetivos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o ensino da Geografia apresenta grande relevância, pois é uma área do conhecimento

Questão 24

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Essa categoria da Geografia expressa a relação afetiva que as pessoas desenvolvem com o espaço geográfico: uma praça onde se brinca desde criança, um bairro, uma rua e seus moradores. É onde estão as referências pessoais e o sistema de valores que direcionam as diferentes formas de perceber e constituir a paisagem e o espaço geográfico.

O texto trata

Questão 25

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Para Milton Santos (1997), o espaço não é nem uma coisa, nem um sistema de coisas, mas uma realidade relacional.

Portanto, o espaço deve ser considerado como

Questão 26

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A incorporação, pela Geografia, de conceitos como relações sociais de produção, meios de produção, forças produtivas e formação social foi uma das consequências do desenvolvimento de uma nova linha de abordagem, baseada nas teorias

Questão 27

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Para Maria Elena Simielli, nos anos iniciais do ensino fundamental deve ser desenvolvida a alfabetização cartográfica. A ideia é educar o aluno para a visão cartográfica. Para isso, o professor poderá, dentre outras ações,

Questão 28

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Segundo Milton Santos, o Tempo do Mundo é o das empresas multinacionais e o das instituições supranacionais. O Tempo dos Estados-Nações é o tempo dos Estados nacionais e das grandes firmas nacionais. Entre esses dois, haveria um tempo regional – o das organizações regionais supranacionais – em que funcionariam

Questão 29

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Para Milton Santos (1997), no período mais recente da história humana, já não se pode falar de contradição entre uniqueness e globalidade. Ambos (local e global) se completam e se explicam mutuamente. Por isso, quanto mais os lugares se mundializam, mais se tornam singulares e específicos.

Isso significa que

Questão 30

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A chamada “questão palestina” tem sido uma das principais fontes de tensão na região do Oriente Médio desde a criação do Estado de Israel. Algumas questões permanecem como obstáculos ao avanço de propostas de paz entre israelenses e palestinos, dentre as quais se pode destacar a

Questão 31

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Neste século XXI, em que cresce a influência econômica e cultural do Brasil sobre alguns países africanos, ganha destaque a herança colonial portuguesa em ambos os lados do Atlântico. Porém, é oportuno lembrar a advertência feita por Manoel Correia de Andrade (2002) de que a sociedade africana é muito diversa da brasileira, pois

Questão 32

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Observe dois tipos de solos encontrados na região de Ribeirão Preto.



Utilizando como base as informações contidas no Atlas Escolar de Ribeirão Preto, o professor de Geografia pode associar os solos à existência, na região, de rochas

Questão 33

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Na região de Ribeirão Preto, a qualidade dos solos tem grande influência sobre a vegetação natural. Enquanto nas áreas com solos de grande fertilidade encontram-se florestas, nos solos arenosos de menor fertilidade predomina

Questão 34

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Ribeirão Preto destaca-se como importante polo de municípios no cenário econômico e cultural regional e nacional. A força da região capitaneada por Ribeirão Preto é produto de um conjunto de fatores, dentre os quais se pode destacar a(o)

Questão 35

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Segundo Ross, as cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos são áreas

Questão 36

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Considere o texto relacionado a um ecossistema brasileiro.

“A vegetação estendia-se originalmente dos Estados de Minas Gerais e São Paulo até os estados do sul da Bahia. As maiores concentrações encontravam-se no Planalto Meridional. A extração de madeira para móveis e construções e a expansão das atividades agrícola são as causas do desaparecimento dessa vegetação.”
(Roberto Giansanti. O desafio do desenvolvimento sustentável. São Paulo: Atual, 1998. Adaptado)

O texto trata

Questão 37

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“Nas montanhas da China, do Japão, do Sudeste dos Estados Unidos e de algumas áreas da América do Sul ocorre este tipo de vegetação. Nele as chuvas são bem distribuídas durante o ano, alcançando 1500 mm anuais em média, mas as temperaturas são mais baixas do que na zona tropical.”
(J. B. Conti & S. A. Furlan. Geoecologia: o clima, os solos e a biota, in Jurandyr Ross (org.) Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2008. Adaptado)

A paisagem vegetal descrita no texto corresponde

Questão 38

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Analisando a circulação atmosférica, Conti (2008) afirma que entre as latitudes de 25º e 35º ocorre a

Questão 39

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Observe o mapa apresentado a seguir.



As áreas destacadas no mapa caracterizam-se

Questão 40

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A questão está relacionada ao perfil leste-oeste da região Sudeste.



Assinale a alternativa que identifica, correta e respectivamente, as áreas numeradas com 1, 2 e 3 e o rio.

Questão 41

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Considere o mapa e o texto apresentados a seguir para responder à questão.



Os principais impactos ambientais da região devem-se à presença de garimpos e à expansão da fronteira agrícola. Este bioma é um grande manancial de vida e abundância, hoje considerado o celeiro do país, mas o processo de ocupação coloca em risco a diversidade da sua fauna.

O texto refere-se ao bioma destacado no mapa com o número

Questão 42

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A globalização colocou o desafio ecológico como questão de sobrevivência da humanidade, e a Amazônia se tornou símbolo desse desafio.
(Berta K. Becker et al. (orgs.). Geografia e meio ambiente no Brasil. São Paulo: Hucitec. Adaptado)

Em relação à Amazônia, a preocupação dos países desenvolvidos se concentrou

Questão 43

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Do ponto de vista territorial, a grande preocupação foi com a integração nacional, fazendo com que áreas ocupadas por nações indígenas, por pequenos posseiros e por garimpeiros que viviam isolados integrassem-se ao Brasil econômico, povoado e, até certo ponto, dinâmico. Daí a preocupação em construir estradas que não tinham nenhuma justificativa econômica.
(Manuel C. Andrade. Formação territorial do Brasil, in Becker,
Berta K. et al. (orgs.). Geografia e meio ambiente no Brasil.
São Paulo: Hucitec, 1995. Adaptado)


Andrade analisa a política territorial adotada

Questão 44

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“São Paulo, metrópole brasileira, tem seu papel metropolitano definido por ser o centro que promove a coleta das informações, as armazena, classifica, manipula e utiliza a serviço dos atores hegemônicos da economia, da sociedade, da cultura e da política. Por enquanto, é São Paulo que absorve e concentra esse papel no poder decisório”.
(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. Adaptado)

No texto, os autores justificam o papel de São Paulo como uma metrópole

Questão 45

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A década de 1970 marca a reversão do processo de concentração urbana e industrial na metrópole de São Paulo, quando algumas regiões do estado sobrepujaram em dinamismo o crescimento da metrópole. Entre as consequências dessa mudança de curso, pode-se citar

Questão 46

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Analise os dois mapas para responder à questão.



A análise dos mapas permite afirmar que, entre 1980 e 1996,

Questão 47

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Sobre a indústria de substituição de importações é correto afirmar que

Questão 48

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Nessa região, o meio técnico-científico informacional se implantou sobre um meio mecanizado, portador de um denso sistema de relações, devido, em parte, a uma urbanização importante, ao padrão de consumo das empresas e das famílias, a uma vida comercial mais intensa.
(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. Adaptado)

No texto, os autores apresentam características da região denominada

Questão 49

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Segundo Santos & Silveira, “amplia-se a descentralização industrial, despontam belts modernos e novos fronts na agricultura e especializações comerciais e de serviços se desenvolvem em porções do país que apenas no período atual puderam acolher vetores da modernidade.”
(M. Santos & M. L. Silveira. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. São Paulo: Record, 2001. Adaptado)

No texto, os autores referem-se à

Questão 50

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Assinale a alternativa que identifica corretamente o papel do Estado na organização do espaço brasileiro, nas décadas de 1960 a 1980.



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