Questões sobre Geografia

Questão 1
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
Conforme dispõe a Lei n.º 12.527/11, agir com dolo ou má-fé na análise das solicitações de acesso à informação ensejará ao agente público que praticar a conduta ilícita a pena de,

Questão 2
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
João, interessado em obter informações sobre o andamento de um pedido de interesse geral junto à Secretaria da CETESB, é informado pelo funcionário que não poderá ter acesso à informação requerida. Nesse caso, o que poderá fazer João?

Questão 3
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
A curva diária da concentração de ozônio (na Região Metropolitana da Cidade de São Paulo) indica o registro de um pico de ocorrência máximo por volta de 15h (horário local e sem considerar o horário de verão). As concentrações são em geral, mais reduzidas durante a noite, iniciando progressivamente, curva de elevação a partir das 7h, atingindo o máximo às 15h e reduzindo após esse horário. O máximo de ocorrência das concentrações de ozônio está associado a:

Questão 4
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
Segundo o artigo n.º 58 do Regulamento da Lei n.º 997/76, aprovado pelo Decreto n.º 8.468/76 e alterado pelo Decreto n.º 47.397/02, o Licenciamento Ambiental pressupõe a existência de três tipos de licenças:

Questão 5
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
“O zoneamento ambiental, como uma ferramenta de planejamento integrado, aparece como uma solução possível para o ordenamento do uso racional dos recursos, garantindo a manutenção da biodiversidade, os processos naturais e serviços ambientais ecossistêmicos. Esta necessidade de ordenamento territorial faz-se necessária frente ao rápido avanço da fronteira agrícola, a intensificação dos processos de urbanização e industrialização associados à escassez de recursos orçamentários destinados ao controle dessas atividades”.
(MMA, Disponível em: http://www.ibama.gov.br/areas-tematicas/ zoneamento-ambiental. Acesso: Jan. 2013).

O Zoneamento Ecológico-Econômico do Brasil – ZEE, como instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente, está regulamentado no instrumento legal:

Questão 6
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
O Decreto n.º 6.040, de 2007, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais – PNPCT. Em seu artigo 3.º define quem são os Povos e Comunidades Tradicionais como sendo “I – Povos e Comunidades Tradicionais: grupos culturalmente diferenciados e que se reconhecem como tais, que possuem formas próprias de organização social, que ocupam e usam territórios e recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas gerados e transmitidos pela tradição”. Esses povos e comunidades tradicionais se distribuem pelo território nacional, inclusive também no interior de Unidades de Conservação de uso sustentável. Do ponto de vista legal, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) prevê o uso sustentável dos recursos naturais por povos e comunidades tradicionais em três categorias de Unidades de Conservação de uso sustentável, a saber:

Questão 7
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
A figura a seguir indica uma mapa onde a superfície de cada microrregião é modificada em função da variável analisada (anamorfose). Neste caso, representa o volume de poupança depositado nos bancos.


Anamorfose do volume de poupança depositado nos bancos

(Thery, Herve; Mello-Thery, Neli Aparecida de, 2012. Disponível em DOI: 10.7154/RDG.2012.0112.0005. Acesso em: Jan. 2013)

A análise da figura permite identificar, corretamente, que a imagem indica

Questão 8
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
O artigo 2.º da resolução CONAMA 01/86 estabelece que “Dependerá de elaboração de estudo de impacto ambiental e respectivo relatório de impacto ambiental - RIMA, a serem submetidos à aprovação do órgão estadual competente, e do IBAMA em caráter supletivo, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente, tais como: (...) VII - Obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos”.

Dentre as obras hidráulicas listadas a seguir, assinale a alternativa correta.

Questão 9
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
O relevo da Serra do Mar no litoral sudeste brasileiro atua como uma barreira à umidade do ar proveniente do oceano, resultando em acréscimo dos totais pluviométricos nesta área. Em alguns pontos da escarpa e na meia encosta da Serra do Mar, próximos ao litoral do estado de São Paulo, os totais pluviométricos anuais superam 4 000 mm. Alguns eventos pluviométricos extremos superam os 300 mm em um período de 24 horas. Nesses locais, de declividades acentuadas, estreita planície litorânea e elevada concentração populacional é comum a ocupação de áreas com risco de deslizamentos. Esses deslizamentos nesses locais ocorrem, potencialmente, porque o solo saturado pelos elevados totais pluviométricos e a retirada da cobertura vegetal com cortes e aterros não planejados, resultam em uma instabilidade do terreno ocasionando a ruptura do equilíbrio da vertente e sua descida.

Acerca dessas asserções assinale opção correta.

Questão 10
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
Determinado município pretende instalar um parque industrial e para isso estabelece políticas de incentivo a esses empreendimentos, como isenção de impostos, doação de terrenos, entre outros benefícios. O parque industrial que será instalado apresenta potencial de produção de material particulado e gases com possível perda da qualidade do ar (embora dentro dos padrões mínimos de qualidade do ar exigidos pela legislação) e propensos à dispersão pelo ar. Os dados oficiais do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) indicam que a direção predominante do vento, na região, e do quadrante NW (noroeste), em especial nos meses de outono e inverno. Considerando apenas os aspectos relacionados à circulação do vento e a dispersão dos poluentes, assinale a alternativa com os setores mais apropriados para a instalação deste parque industrial.

Questão 11
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
A resolução CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente) número 01/86, dispõe sobre os critérios básicos e diretrizes gerais para a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental – RIMA. Em seu artigo 6.º, inciso I, estabelece que o estudo de impacto ambiental desenvolverá atividades técnicas de “Diagnóstico ambiental da área de influência do projeto com completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área, antes da implantação do projeto”.

Nessa etapa de elaboração do RIMA, devem ser considerados os seguintes aspectos:

Questão 12
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
As Unidades de Conservação (UCs) são criadas por Decreto presidencial ou Lei. Essas UCs estão divididas em dois grandes grupos – o de Proteção Integral e o de Uso Sustentável – e ao todo em 12 categorias. Assinale a alternativa que representa uma categoria de UC de Proteção Integral.

Questão 13
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
O artigo 3.º, inciso III da Lei federal n.º 12.651/12, que trata do novo Código Florestal conceitua Reserva Legal, corretamente, como sendo:

Questão 14
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
As Áreas de Preservação Permanente (APP) são definidas como sendo uma “área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, facilitar o fluxo gênico de fauna e flora, proteger o solo e assegurar o bem-estar das populações humanas (artigo 3.º, inciso II, Lei n.º 12.651/2012, de 25 de maio de 2012).

Em determinada área é necessário mapear o limite da APP conforme o artigo 4.º, que estabelece para os cursos d’água natural perene e intermitente: “a) 30 (trinta) metros, para os cursos d’água de menos de 10 (dez) metros de largura”.

Fazendo uso de um sistema de informação geográfica e dos mapas apropriados, que recurso deve ser utilizado para delimitar e mapear esses limites?

Questão 15
Matéria: Geografia
CETESB 2013 - VUNESP - Geógrafo
A Cartografia Temática, ao representar um tema, como por exemplo, uso e ocupação da terra, pressupõe a existência de três aspectos a serem considerados: o qualitativo, representado pelo símbolo (≠), o ordenado (O) e o quantitativo (Q). No processo de mapear, cada um desses três aspectos representam/respondem a uma questão. Em sequência, os aspectos qualitativo, ordenado e quantitativo respondem às seguintes questões:

 
×
AFO e Contabilidade Pública Administração Arquivologia Assistência Social e Saúde Pública Atualidades Comunicação Conhecimentos Bancários Direito Administrativo Direito Civil Direito Constitucional Direito Eleitoral Direito Penal Militar Direito Processual Civil Direito Processual Penal Direito Processual Penal Militar Direito Processual Tributário Direito Processual do Trabalho Direito Tributário Direito da Criança, do Adolescente e do Idoso Direito do Trabalho Direito penal e processual penal - Leis extravagantes Direitos Humanos Economia Finanças Geografia História Informática Básica Inglês Legislação de Trânsito e da PRF Organização e competência Português Racioc. Lógico e Matemático Regulação Sociologia do Direito Tecnologia da Informação Ética
×
Assuntos de Questões sobre Geografia:
Cartografia Educação em Geografia Geografia Física Geografia Humana Globalização Legislação Ambiental