Questões de Tecnologia da Informação - Níveis de capacidade e maturidade - 2008

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Questão: 1 de 12

108930

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Banca: FUNRIO

Órgão: IDENE/MG

Cargo(s): Analista DES - Ciências da Computação

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Incompleto.

Indefinido.

Otimizado.

Quantitativamente Gerido.

Realizado.

Questão: 2 de 12

71853

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
No nível gerenciado, é definida a área de processo monitoração e controle de projeto (project monitoring and control), que visa executar correções quando o desempenho do projeto desvia do planejado. Por sua vez, no nível quantitativamente gerenciado (quantitatively managed), é definida a área de processo inovação organizacional e implantação (organizational innovation and deployment), que visa implantar inovações para melhorar os processos organizacionais.

Questão: 3 de 12

71755

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
No nível de maturidade definido (defined), é definida a área de processo gerenciamento de requisitos (requirements management), que visa gerenciar requisitos e identificar as inconsistências entre requisitos, planos e produtos do projeto. Por sua vez, no nível gerenciado (managed), é definida a área de processo gerenciamento de riscos, que visa o planejamento e a execução de atividades destinadas a tratar os riscos.

Questão: 4 de 12

71583

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STJ

Cargo(s): Analista Judiciário - Informática

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade

Quanto ao modelo CMMI, julgue os seguintes itens.
Institucionalização é um aspecto da melhoria de processos, sendo um conceito presente nos níveis de maturidade no modelo CMMI. Para a institucionalização de um processo quantitativamente gerenciado, o modelo CMMI sugere que sejam empregadas técnicas estatísticas para medir e controlar a qualidade do produto, do serviço e os atributos de desempenho do projeto.

Questão: 5 de 12

71492

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: STF

Cargo(s): Analista Judiciário - Análise de Sistemas de Informação

Ano: 2008

Matéria/Assunto: Tecnologia da Informação > Gestão de TI / CMMI - Qualidade de software / Níveis de capacidade e maturidade


Considerando a figura acima, que apresenta uma visão conceitual de alguns elementos presentes no modelo CMMI, julgue os itens
a seguir, com relação a conceitos de modelos de gerência de TI.
Ao avaliar se determinada organização alcançou o nível de capacidade 1 em uma área de processo, um avaliador CMMI deverá atentar para o desempenho satisfatório de práticas específicas associadas a essa área de processos.