Questões de Português - Sintaxe geral - Escrivão de Polícia - 2013

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Questão: 1 de 4

153117

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: PC/DF

Cargo(s): Escrivão de Polícia

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Sintaxe geral

Nos itens a seguir, são apresentados trechos, adaptados, de texto
publicado em jornal de grande circulação. Julgue-os de acordo com
a prescrição gramatical.
No Brasil, as diferentes formas de violência provém de fenômeno histórico: da catequização dos índios a escravidão africana, seguir-se-ão com a colonização mercantilista, o coronelismo, as oligarquias, amparado por um Estado autoritário e burocrático, e manifesta por meio da tirania, da opressão, do abuso de força e da criminalidade.

Questão: 2 de 4

153200

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: PC/DF

Cargo(s): Escrivão de Polícia

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Sintaxe geral

Nos itens a seguir, são apresentados trechos, adaptados, de texto
publicado em jornal de grande circulação. Julgue-os de acordo com
a prescrição gramatical.
É importante consolidar, por meio da educação, principalmente da educação básica, além do domínio das letras e dos números, o cultivo, entre os estudantes, de laços de amizades genuínas, da cooperação, da solidariedade, do espírito comunitário e do exercício da plena cidadania, como contraponto à hipertrofia do ego, à violência generalizada e à banalização da vida.

Questão: 3 de 4

154421

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Banca: VUNESP

Órgão: PC/SP

Cargo(s): Escrivão de Polícia

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Sintaxe geral

É contestável.

É pertinente.

É premeditado.

É compulsório.

É descabido.

Questão: 4 de 4

153199

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Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: PC/DF

Cargo(s): Escrivão de Polícia

Ano: 2013

Matéria/Assunto: Português > Sintaxe / Sintaxe geral

Julgue os itens que se seguem, relativos às ideias e estruturas
linguísticas do texto acima.
Não haveria prejuízo do sentido geral do texto nem das relações sintáticas nele estabelecidas caso à os elementos da enumeração presente no segmento “ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais, culturais e intelectivas” (L.22-24) fossem reorganizados da seguinte forma: ensejadores da acessibilidade às condições materiais, sociais e culturais intelectivas.