Questões de Estatística - Box Plot e Outliers - Fundação Universidade de Brasília - 2015

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 5

336486

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Estatístico

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Estatística > Estatística avançada / Box Plot e Outliers



O conceito médio da graduação (G) é um indicador
calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos
cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura
apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse
indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de
2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes
a essas distribuições.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
O intervalo interquartílico do indicador G correspondente às instituições públicas é maior que o intervalo interquartílico desse indicador para instituições particulares.

Questão: 2 de 5

336488

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Estatístico

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Estatística > Estatística avançada / Box Plot e Outliers



O conceito médio da graduação (G) é um indicador
calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos
cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura
apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse
indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de
2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes
a essas distribuições.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
Na figura, os diagramas box-plot indicam pelo menos três observações atípicas (outliers).

Questão: 3 de 5

336490

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Estatístico

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Estatística > Estatística avançada / Box Plot e Outliers



O conceito médio da graduação (G) é um indicador
calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos
cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura
apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse
indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de
2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes
a essas distribuições.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
A comparação entre os coeficientes de variação das distribuições do indicador G nas instituições privadas e públicas permite concluir que a primeira distribuição é mais homocedástica que a segunda.

Questão: 4 de 5

336492

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Estatístico

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Estatística > Estatística avançada / Box Plot e Outliers



O conceito médio da graduação (G) é um indicador
calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos
cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura
apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse
indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de
2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes
a essas distribuições.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
De acordo com os coeficientes de assimetria de Pearson, que consideram a média amostral, a mediana e os quartis, sugerem que ambas as distribuições são simétricas.

Questão: 5 de 5

336494

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: FUB

Cargo(s): Estatístico

Ano: 2015

Matéria/Assunto: Estatística > Estatística avançada / Box Plot e Outliers



O conceito médio da graduação (G) é um indicador
calculado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais Anísio Teixeira) para a avaliação da qualidade dos
cursos de graduação das instituições de ensino superior. A figura
apresentada mostra, esquematicamente, as distribuições desse
indicador nas instituições privadas e públicas, referentes ao ano de
2013, e a tabela apresenta algumas estatísticas descritivas referentes
a essas distribuições.


Com base nessas informações, julgue os próximos itens.
O coeficiente percentílico de curtose da distribuição do indicador G nas instituições privadas é inferior ao coeficiente percentílico de curtose desse mesmo indicador nas instituições públicas.