Questões de Direito Penal - Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro) - 2019

Limpar pesquisa

Configurar questões
Tamanho do Texto
Modo escuro

Questão: 1 de 9

324311

copy

Banca: VUNESP

Órgão: DAEM - Marília/SP

Cargo(s): Procurador Jurídico

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Penal > Legislações específicas / Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro)

admite, apenas, a forma consumada, não havendo possibilidade de criminalização da figura tentada.

admite, apenas, a forma dolosa, não havendo possibilidade de criminalização da figura culposa.

admite redução de pena para partícipe que colaborar espontaneamente com as autoridades, mas não goza da mesma benesse o autor do crime.

só se configura se for cometido de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa.

tem por objeto material, apenas, o produto de ilícitos definidos na legislação como crimes, excluídas as contravenções penais.

Questão: 2 de 9

321988

copy

Banca: VUNESP

Órgão: TJ/RO

Cargo(s): Juiz de Direito Substituto

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Penal > Legislações específicas / Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro)

As medidas assecuratórias de bens só podem ser decretadas se a requerimento do Ministério Público ou mediante representação da Autoridade Policial.

Decretada medida assecuratória de bens, comprovada posteriormente a origem lícita, o juiz determinará a liberação, mantendo, contudo, a constrição de bens suficientes à reparação dos danos e demais encargos decorrentes da infração penal.

O crime de lavagem de dinheiro é sempre de competência da Justiça Federal.

A prisão temporária, cabível na fase de inquérito, quando decretada em investigação por crime de lavagem de dinheiro, terá prazo de 30 (trinta) dias, prorrogável por igual período, em caso de extrema necessidade.

A prisão temporária pode ser decretada de ofício pelo Judiciário, mas, no caso de representação pela Autoridade Policial, o Juiz, antes de decidir, ouvirá o Ministério Público.

Questão: 3 de 9

314410

copy

Banca: CESPE / Cebraspe

Órgão: CGE/CE

Cargo(s): Auditor de Controle Interno - Área de Correição

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Penal > Legislações específicas / Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro)

O conceito de infração penal anterior apresentado na Lei n.º 9.613/1998 é restrito: ele exclui os crimes de menor potencial ofensivo.

Para a configuração do crime de lavagem de dinheiro, é indispensável que a organização criminosa tenha concorrido, de qualquer modo, para a prática da infração penal anterior.

O crime de lavagem de dinheiro é crime material: a ocultação de valores provenientes de infração penal anterior só produz resultado depois de esses valores serem introduzidos no sistema financeiro pela organização criminosa.

O crime de lavagem de dinheiro é crime plurissubjetivo: fica configurado quando a operação de ocultar bens ou valores provenientes de infração penal anterior for realizada especificamente por organização criminosa.

O crime de lavagem de dinheiro será crime permanente se for praticado na modalidade de ocultar os valores provenientes de infração penal anterior, estendendo-se a sua execução até que os objetos materiais da lavagem se tornem conhecidos.

Questão: 4 de 9

291112

copy

Banca: FCC

Órgão: MPE/MT

Cargo(s): Promotor de Justiça Substituto

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Penal > Legislações específicas / Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro)

a pena será aumentada de metade, se os crimes definidos na Lei no 9.613/1998 forem cometidos de forma reiterada ou por intermédio de organização criminosa.

somente constitui o crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores se o valor em pecúnia envolvido tiver decorrido de um dos crimes referidos no rol exaustivo da Lei no 9.613/1998.

a lei de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores, muito embora criminalize a conduta de ocultar ou dissimular a utilização de bens, direitos ou valores provenientes de determinados crimes, é omissa quanto à tipificação das condutas de importar ou exportar bens com valores não correspondentes aos verdadeiros.

não é punível a tentativa de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores.

é adotada nos tribunais superiores brasileiros a doutrina norte-americana que aponta a existência de três fases distintas do crime de “lavagem” de bens, direitos e valores: a colocação, o encobrimento e a integração.

Questão: 5 de 9

Desatualizada

284204

copy

Banca: VUNESP

Órgão: Pref. Ribeirão Preto/SP

Cargo(s): Procurador do Município

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Direito Penal > Legislações específicas / Lei nº 9.613/1998 (Lavagem de dinheiro)

O Conselho de Controle de Atividades Financeiras – COAF não pode aplicar penas administrativas.

Em caso de indiciamento de servidor público, este será afastado, sem prejuízo de remuneração e demais direitos previstos em lei.

No processo por crime de lavagem, caso o acusado seja citado por edital, o prazo prescricional permane­cerá suspenso, mas não o processo.

Por expressa previsão legal, o crime tentado é puni­do da mesma forma que o crime consumado.

Nos crimes de lavagem não há previsão legal para substituição de penas privativas de liberdade por penas restritivas de direitos.

Questão Desatualizada