Questões de Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação - 2019

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Questão: 1 de 16

373507

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Banca: UFPR

Órgão: UFPR

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

Tecnologias educacionais são produtos e equipamentos que facilitam o processo de aprendizagem e permitem que as pessoas desenvolvam competências necessárias à vida social.

O uso das TIC na educação funciona como ferramenta na busca de transmissão do conhecimento.

A tecnologia educacional requer locais específicos para sua instalação e pessoal qualificado para operá-la, razão pela qual sua dimensão material é tão relevante.

A educação tecnológica deve começar com a preparação do aluno na construção de uma visão crítica para a prática responsável do livre-arbítrio, condição imprescindível para o uso seguro da tecnologia disponibilizada.

A incorporação de novas tecnologias implica a substituição das “velhas” ou “convencionais”, para assegurar sua constante evolução.

Questão: 2 de 16

370986

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Banca: UFG

Órgão: UFG

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

suporte tecnológico desvinculado do planejamento pedagógico.

recurso fim em si mesmo do processo de ensino aprendizagem.

regulador do trabalho do professor.

mediação do processo de ensino e aprendizagem.

Questão: 3 de 16

370985

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Banca: UFG

Órgão: UFG

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

a inexistência de cursos de formação docente que contenham disciplinas sobre o funcionamento de redes e de computadores.

o desconhecimento por parte dos docentes das TICs e do funcionamento dos sistemas e dos processadores dos computadores.

a falta de incentivo e investimento por parte do poder público para montagem e ambiente virtuais nas escolas privadas.

a dificuldade dos docentes em integrar as TICs ao processo de ensino e aprendizagem.

Questão: 4 de 16

352162

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Banca: IDECAN

Órgão: IF/Baiano

Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

O importante nas instituições educativas é tão somente que as TICs sejam inseridas nas salas de aula.

No contexto atual, é necessário que os professores, de modo direto ou indireto, incorporem às suas práticas as novas TICs.

O sistema educacional público não precisa se preocupar com a promoção da sociedade da informação.

O uso das TICs significa o uso de cadernos e canetas em sala de aula.

O ambiente virtual de aprendizagem devem contemplar somente os cursos de Educação à Distância.

Questão: 5 de 16

350154

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Banca: UFPR

Órgão: UFPR

Cargo(s): Pedagogo

Ano: 2019

Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação

Muitos docentes ainda tendem a ver os equipamentos eletrônicos de seus alunos como focos de distração, mas cabe ao professor utilizar tais dispositivos a seu favor, utilizando o domínio técnico que a maioria dos estudantes tem sobre tais equipamentos para tornar as atividades de ensino mais motivadoras e interessantes.

As TIC se constituem como recurso pedagógico importante, e dada a sua importância no mundo contemporâneo, em diversas situações, o domínio desses recursos é tão importante quanto o dos próprios objetivos pedagógicos.

Conforme o uso, as TIC podem tornar a solução de tarefas educacionais excessivamente fáceis, o que pode comprometer o objetivo pedagógico de levar o aluno à reflexão e à busca de soluções para os problemas, de forma que os docentes devem evitar lançar mão desse tipo de recurso em classe.

Docentes que não tiveram formação para o uso de TIC nas atividades educacionais tendem a resistir à adoção de tais dispositivos, porque não sabem como utilizá-los pedagogicamente, sendo necessário formar uma nova geração de docentes para se obter o uso apropriado das novas tecnologias na educação.

A infraestrutura para a apropriação e uso de novas tecnologias melhorou no país, mas ainda há grande desigualdade entre instituições educativas, especialmente entre as escolas de etapas e níveis diferentes, pois o perfil do aluno é condição para o uso de novas tecnologias no processo educativo.