Questões de Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação - 2019
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 16
5fae6eda0905e927a9a109b4
Banca: IDECAN
Órgão: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
O importante nas instituições educativas é tão somente que as TICs sejam inseridas nas salas de aula.
No contexto atual, é necessário que os professores, de modo direto ou indireto, incorporem às suas práticas as novas TICs.
O sistema educacional público não precisa se preocupar com a promoção da sociedade da informação.
O uso das TICs significa o uso de cadernos e canetas em sala de aula.
O ambiente virtual de aprendizagem devem contemplar somente os cursos de Educação à Distância.
Questão: 2 de 16
5feb13470905e934e9e52a7e
Banca: UFG
Órgão: Universidade Federal de Goiás
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
a inexistência de cursos de formação docente que contenham disciplinas sobre o funcionamento de redes e de computadores.
o desconhecimento por parte dos docentes das TICs e do funcionamento dos sistemas e dos processadores dos computadores.
a falta de incentivo e investimento por parte do poder público para montagem e ambiente virtuais nas escolas privadas.
a dificuldade dos docentes em integrar as TICs ao processo de ensino e aprendizagem.
Questão: 3 de 16
5feb13480905e934e808839b
Banca: UFG
Órgão: Universidade Federal de Goiás
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
suporte tecnológico desvinculado do planejamento pedagógico.
recurso fim em si mesmo do processo de ensino aprendizagem.
regulador do trabalho do professor.
mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Questão: 4 de 16
5ff5b5970905e92e173ae6dc
Banca: UFPR
Órgão: Universidade Federal do Paraná
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
Tecnologias educacionais são produtos e equipamentos que facilitam o processo de aprendizagem e permitem que as pessoas desenvolvam competências necessárias à vida social.
O uso das TIC na educação funciona como ferramenta na busca de transmissão do conhecimento.
A tecnologia educacional requer locais específicos para sua instalação e pessoal qualificado para operá-la, razão pela qual sua dimensão material é tão relevante.
A educação tecnológica deve começar com a preparação do aluno na construção de uma visão crítica para a prática responsável do livre-arbítrio, condição imprescindível para o uso seguro da tecnologia disponibilizada.
A incorporação de novas tecnologias implica a substituição das “velhas” ou “convencionais”, para assegurar sua constante evolução.
Questão: 5 de 16
63af166534584b040c7d1af7
Banca: IBADE
Órgão: Prefeitura Municipal Vitória/ES
Cargo(s): Professor - Língua Inglesa
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais > Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
oferecem possibilidades inéditas e exclusivas de interatividade entre professor/estudante e estudante/estudante, e de interação com materiais de boa qualidade e de grande variedade, sempre.
são urgentes, porque a informação e a comunicação são o motor da sociedade moderna, e o professor deve atuar como um comunicador e transmissor de conhecimentos utilizando-as.
devem ser introduzidas nos currículos e nas escolas, acompanhadas de mudanças nos modos de ensinar e na própria concepção e organização dos sistemas educativos, de forma crítica e responsiva.
se configuram como um instrumento importante para resolver os problemas do ensino e melhorar definitivamente a qualidade da educação de modo geral, devido à rapidez e ao baixo custo de implementação de internet nas escolas.
)precisam ser inseridas na educação, para a melhoria da qualidade e da eficácia dos sistemas e, por isso, devem-se priorizar as suas características técnicas.