Questões de Educação - Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação - 2019
Limpar pesquisa
Questão: 1 de 16
373507
Banca: UFPR
Órgão: UFPR
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
Tecnologias educacionais são produtos e equipamentos que facilitam o processo de aprendizagem e permitem que as pessoas desenvolvam competências necessárias à vida social.
O uso das TIC na educação funciona como ferramenta na busca de transmissão do conhecimento.
A tecnologia educacional requer locais específicos para sua instalação e pessoal qualificado para operá-la, razão pela qual sua dimensão material é tão relevante.
A educação tecnológica deve começar com a preparação do aluno na construção de uma visão crítica para a prática responsável do livre-arbítrio, condição imprescindível para o uso seguro da tecnologia disponibilizada.
A incorporação de novas tecnologias implica a substituição das “velhas” ou “convencionais”, para assegurar sua constante evolução.
Questão: 2 de 16
370986
Banca: UFG
Órgão: UFG
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
suporte tecnológico desvinculado do planejamento pedagógico.
recurso fim em si mesmo do processo de ensino aprendizagem.
regulador do trabalho do professor.
mediação do processo de ensino e aprendizagem.
Questão: 3 de 16
370985
Banca: UFG
Órgão: UFG
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
a inexistência de cursos de formação docente que contenham disciplinas sobre o funcionamento de redes e de computadores.
o desconhecimento por parte dos docentes das TICs e do funcionamento dos sistemas e dos processadores dos computadores.
a falta de incentivo e investimento por parte do poder público para montagem e ambiente virtuais nas escolas privadas.
a dificuldade dos docentes em integrar as TICs ao processo de ensino e aprendizagem.
Questão: 4 de 16
352162
Banca: IDECAN
Órgão: IF/Baiano
Cargo(s): Técnico em Assuntos Educacionais
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
O importante nas instituições educativas é tão somente que as TICs sejam inseridas nas salas de aula.
No contexto atual, é necessário que os professores, de modo direto ou indireto, incorporem às suas práticas as novas TICs.
O sistema educacional público não precisa se preocupar com a promoção da sociedade da informação.
O uso das TICs significa o uso de cadernos e canetas em sala de aula.
O ambiente virtual de aprendizagem devem contemplar somente os cursos de Educação à Distância.
Questão: 5 de 16
350154
Banca: UFPR
Órgão: UFPR
Cargo(s): Pedagogo
Ano: 2019
Matéria/Assunto: Educação > Tecnologias Educacionais / Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Educação
Muitos docentes ainda tendem a ver os equipamentos eletrônicos de seus alunos como focos de distração, mas cabe ao professor utilizar tais dispositivos a seu favor, utilizando o domínio técnico que a maioria dos estudantes tem sobre tais equipamentos para tornar as atividades de ensino mais motivadoras e interessantes.
As TIC se constituem como recurso pedagógico importante, e dada a sua importância no mundo contemporâneo, em diversas situações, o domínio desses recursos é tão importante quanto o dos próprios objetivos pedagógicos.
Conforme o uso, as TIC podem tornar a solução de tarefas educacionais excessivamente fáceis, o que pode comprometer o objetivo pedagógico de levar o aluno à reflexão e à busca de soluções para os problemas, de forma que os docentes devem evitar lançar mão desse tipo de recurso em classe.
Docentes que não tiveram formação para o uso de TIC nas atividades educacionais tendem a resistir à adoção de tais dispositivos, porque não sabem como utilizá-los pedagogicamente, sendo necessário formar uma nova geração de docentes para se obter o uso apropriado das novas tecnologias na educação.
A infraestrutura para a apropriação e uso de novas tecnologias melhorou no país, mas ainda há grande desigualdade entre instituições educativas, especialmente entre as escolas de etapas e níveis diferentes, pois o perfil do aluno é condição para o uso de novas tecnologias no processo educativo.